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Índice:
Número de Registro: 38/2022
Título: Educação Ambiental: Importância da gestão de resíduos sólidos. Ciclo 2022 - 2024
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto visa utilizar ferramentas diversas no intuito de criar uma conscientização ambiental coletiva sobre a gestão de resíduos, e assim contribuir com a otimização da gestão de resíduos e a sustentabilidade.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 15
Locais de Realização: As ações presenciais poderão abranger: UFLA, escolas, empresas e outras instituições da cidade de Lavras. As ações online serão realizadas nas redes sociais e sites relacionados ao tema.
Data de Início: 15/06/2022
Data de Término: 31/12/2024
Justificativa: A geração de resíduos sólidos é uma das consequências de todas as atividades desenvolvidas pelo homem, porém a destinação adequada dos resíduos sólidos ainda hoje não esta amplamente divulgada ou não há divulgação ampla sobre o assunto, portanto é necessário o desenvolvimento de ações para divulgar e ajudar a sociedade a fazer a destinação correta dos resíduos sólidos.
Caracterização dos Beneficiários: O assunto trabalhado neste projeto é de interesse a todos, portanto os beneficiários serão todos que o projeto conseguir alcançar, sem restrição de características especifica.
Objetivos: O objetivo é apresentar ao público a importância da gestão de resíduos sólidos, gerando assim uma consciência coletiva.
Metas:
Descrever os resíduos sólidos e como são gerados; Identificar a forma correta de destinar adequadamente os resíduos sólidos. Realizar ações para divulgação do conhecimento.
Fundamentação Teórica:
Um dos maiores desafios da sociedade moderna é o equacionamento da geração excessiva e da disposição final adequada dos resíduos sólidos (JACOBI e BESEN, 2011). A gestão e a disposição inadequada dos resíduos sólidos causam impactos socioambientais, tais como degradação do solo, comprometimento dos corpos d'água e mananciais, intensificação de enchentes, contribuição para a poluição do ar e proliferação de vetores de importância sanitária nos centros urbanos e catação em condições insalubres nas ruas e nas áreas de disposição final (Besen et al., 2010). É cada vez mais evidente que a adoção de padrões de produção e consumo sustentáveis e o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos podem reduzir significativamente os impactos ao ambiente e à saúde (JACOBI e BESEN, 2011). A educação ambiental constitui um processo informativo e formativo dos indivíduos, desenvolvendo habilidades e modificando atitudes em relação ao meio, tornando a comunidade educativa consciente de sua realidade global (Aguiar, 2012). Uma finalidade da educação ambiental é despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental com uma linguagem de fácil entendimento que contribui para que o indivíduo e a coletividade construam valores sociais, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente (DIAS, 1992). Um programa de educação ambiental eficiente deve promover, simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atividades e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental (SOARES e SALGUEIRO, 2007).
Metodologia:
- Identificação na literatura dos tipos de resíduos; - Pesquisa de campo sobre os tipos de resíduos problemáticos e as principais duvida sobre o tema; - Identificação do processo correto para destinação para cada tipo de resíduos; - Realização de ações para divulgar o recolhimento adequado com resíduos, podendo esta ação haver parcerias com empresas e instituições que recebam resíduos; - Realização de eventos para difundir o conhecimento.
Impactos na Formação Discente: O projeto irá impactar de forma efetiva tanto na formação acadêmica, profissional, como também na formação humana e cidadã dos envolvidos, durante o desenvolvimento do projeto ocorrera o aprimoramento de habilidades, crescimento pessoal e profissional, incorporação de novas práticas, trocas de experiências, visão crítica acerca da realidade e das desigualdades, trabalho em equipe, possibilidades de participação em eventos e de produção científica.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O meio ambiente é um assunto transversal na educação, sendo a gestão de resíduos sólidos uma das áreas relevantes, o aprendizado sobre o tema é importante na construção profissional, o desenvolvimento de pesquisas sobre o objeto é continuo, pois a cada dia novos resíduos são gerados, alem da melhoria de processos já existentes, durante o projeto a aproximação com as pesquisas é essencial para promover e divulgar os trabalhos disponíveis. Como consequência do projeto tanto a comunidade universitária, como a local, terão a oportunidade de conhecer mais sobre o assunto, tendo em vista que o objetivo da extensão de levar a todos o conhecimento Serpa atendido no projeto.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto irá gerar impacto na transferência do conhecimento a comunidade universitária e local, ainda irá propiciar a interação entre os setores da sociedade. Poderá ser geradas parcerias entre empresas e instituição para viabilizar as ações. Um ponto importante é levar soluções a sociedade para uma demanda desafiadora.
Resultados Esperados: Gerar uma conscientização ambiental coletiva sobre a gestão de resíduos
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Como indicador será identificado a quantidade de ações, eventos e participação do publico.
Cronograma:
1° Etapa: estudo teórico 2° Etapa: estudo local da necessidade referente a gestão de resíduos sólidos 3° Etapa: realização de eventos e atividades 4° Etapa: elaboração de relatório
Descrição Resumida: Projeto com formação continua referente à gestão de resíduos sólidos, despertando na comunidade educativa a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental e sustentável.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: DYEGO MARADONA ATAIDE DE FREITAS
Setor: DIRETORIA DE MEIO AMBIENTE/DMA/PROINFRA
E-mail Institucional: dyegofreitasufla.br
E-mail Alternativo: dyego_freitasyahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 15/06/2022 - 17:11:33
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 04/07/2022 - 17:09:04
Histórico de Coordenação:
Não possui ou não foi definido(a)
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos