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Índice:
Número de Registro: 47/2022
Título: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE LAVRAS - MG
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta:
A infância é uma fase da vida de muitos aprendizados, sendo então uma época muito interessante para a realização de educação nutricional com o objetivo de formar hábitos alimentares adequados. A realização de educação nutricional em escolas tem se mostrado efetiva por ser realizada em grupos, tendo as próprias crianças influenciando umas às outras.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 500
Locais de Realização: Escolas de educação infantil públicas e privadas de Lavras - MG.
Data de Início: 11/07/2022
Data de Término: 31/12/2025
Justificativa:
A realização de educação nutricional em escolas tem se mostrado efetiva por ser realizada em grupos, tendo as próprias crianças influenciando umas às outras.
Caracterização dos Beneficiários: Pré-escolares entre 2 e 6 anos de idade.
Objetivos:
O objetivo geral do projeto é estimular uma alimentação saudável para crianças de 2 a 6 anos incompletos, de forma dinâmica e criativa. Além disso, levar conhecimento sobre nutrição e alimentação saudável, para que elas possam construir novos hábitos e consequentemente ter uma relação amigável com os variados grupos de alimentos.
Metas: Melhorar os hábitos alimentares e a aceitação das crianças quanto ao consumo de lanches e preparações mais saudáveis constantes do cardápio escolar e em seu domicílio.
Fundamentação Teórica:
O período da educação infantil engloba crianças entre 0 a 6 anos de idade (ou creche e pré-escola), constituindo um grupo com elevada vulnerabilidade biológica, sujeita a diversos agravos nutricionais, além de episódios de falta de apetite às refeições básicas e/ou alimentos. Isto decorre de vários fatores que podem estar relacionados a uma maior seletividade em relação aos alimentos, fácil acesso a guloseimas, além da incidência de infecções e verminoses. Esta fase é caracterizada pelo amadurecimento da habilidade motora, da linguagem e das habilidades sociais relacionadas à alimentação, sendo este um grupo vulnerável que depende dos pais ou responsáveis para receber alimentação adequada. A fase pré-escolar envolve comportamentos e atitudes que persistirão no futuro, podendo determinar uma vida saudável, à medida que um conjunto de ações que envolvem o ambiente familiar e escolar forem favoráveis ao estímulo e a garantia de práticas alimentares adequadas. É possível proporcionar melhores condições para o desenvolvimento do potencial de crescimento adequado e a manutenção da saúde integral das crianças, envolvendo aspectos educacionais, sociais, culturais e psicológicos.
Metodologia:
Visando a melhora do estado nutricional dos escolares e promoção da saúde, serão desenvolvidas atividades com alunos de 2 a 6 anos incompletos, em escolas da cidade de Lavras. A didática proposta ocorrerá em 7 encontros, que acontecerão durante o período de aula, segundo roteiro:1º: Realizar a Avaliação Antropométrica e observar a rotina das crianças.2º: Os Cinco Sentidos Humanos - Mostrar a importância dos cinco sentidos humanos. Colocar em uma caixa vários alimentos, e as crianças com os olhos vendados, irão pegar o alimento e descobrir qual alimento é e classificar de acordo com sua textura, formas, cheiros, cores, sabores, produtos derivados. Após a resposta de cada aluno, retirar a venda e comentar a importância do consumo de cada alimento.3º: Identificação dos sabores - Levar alimentos do segundo encontro, já descascados e cortados. As crianças irão prová-los e de acordo com suas opiniões, classificá-los como: doce, azedo, amargo e salgado.4º: De onde vêm os alimentos? Mostrar a origem dos alimentos, o cuidado e a valorização do meio ambiente e comentar sobre os alimentos industrializados. Focar principalmente no consumo errado de alimentos industrializados.5º: Elaboração de um prato saudável - Mostrar formas de higiene e realizar em conjunto o prato saudável.6º: Como forma de observar o que as crianças aprenderam, deixar com que elas separem os alimentos que acham que fazem bem para saúde e os que não fazem. 7º: Realizar uma segunda Avaliação Antropométrica e conversar com as crianças sobre qual atividade elas mais gostaram, suas dificuldades e opiniões. Para garantir a continuidade de hábitos saudáveis de alimentação, serão criados panfletos contendo instruções didáticas, dicas e mito ou verdade, que deverão ser entregues aos pais com o intuito de conscientização, para que possam apoiar os filhos na continuidade dessa jornada saudável. No primeiro e no sétimo encontros serão executadas atividades, de acordo com a idade das crianças, para avaliação dos conhecimentos sobre alimentos, de forma a avaliar se a educação nutricional foi efetiva ou não. Posteriormente ao desenvolvimento da educação nutricional com as crianças de 2 a 6 anos, pretende-se adaptar a metodologia para crianças de 7 a 10 anos.
Impactos na Formação Discente: Os alunos poderão desenvolver, na prática, todas as ferramentas de educação alimentar e nutricional (EAN) aprendidas em sala de aula e conviver com a realidade das crianças, observando o quanto as ferramentas de EAN implicam na melhoria do consumo e escolhas alimentares desses pré-escolares.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
O presente projeto tem o objetivo promover o crescimento dos alunos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A realização desse projeto permitirá que o que foi aprendido em sala de aula seja aplicado na prática, trazendo benefícios para a comunidade. Além disso, o projeto poderá gerar resultados quantitativos que podem embasar futuros projetos de pesquisa.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Esse projeto visa, integralmente, melhorar os hábitos alimentares e consumo alimentar das crianças de nosso município, considerando que é nesta faixa etária que se implementam os hábitos, em especial, os hábitos alimentares, que irão perdurar por toda a vida adulta e, em especial, irão determinar as condições de saúde futuras desse público infantil.
Resultados Esperados:
Espera-se que a educação nutricional auxilie a elevação do conhecimento das crianças (pré-escolares e escolares) sobre alimentos, de forma a contribuir para a formação de hábitos alimentares adequados.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Para acompanhamento e avaliação destas atividades, os pais que concordarem com a participação das crianças nas Atividades de EAN na escola responderão a um questionário no início e no final do trabalho, com informações a respeito da frequência e escolhas alimentar dessa crianças no domicílio. Na escola também será aplicada uma ferramenta que permitirá observar a melhora na aceitação das crianças quanto aos alimentos saudáveis presentes no lanche escolar.
Cronograma:
Durante o período de estudos remotos os alunos estarão criando instrumentos de educação nutricional e montando todas as oficinas de educação nutricional, bem como materiais orientativos que utilizarão nas escolas e para os pais e/ou responsáveis pelas crianças quando retornarem os estudos presenciais. Considerando-se o retorno presencial a sequência das atividades será: 1 - Convite a todas as escolas, públicas e particulares, da zona urbana e rural, para participarem do respectivo projeto de extensão; 2 - Contato com escolas interessadas; 3 - treinamento da equipe; 4 - Reunião com escolas participantes e com os pais e/ou responsáveis pelos pré-escolares, bem como orientações quanto ao TCLE, que receberão através das crianças; 5 - Realização dos encontros em escola piloto; 6 - avaliação dos resultados em escola piloto; 7 - adequação da metodologia para aplicação em outras escolas; 8 - realização da educação nutricional em todas escolas interessadas, públicas e privadas, da zona rural e urbana; 9 -avaliação dos resultados, adaptação da metodologia do projeto para outras faixas etárias, 10 - execução de projeto piloto em outras faixas etárias; 11 - avaliação dos resultados; 12 - escrita de novo projeto, com as adaptações necessárias, 13 - elaboração de resumos para apresentação do projeto no CONEX e em outros congressos.
Descrição Resumida: A realização de educação nutricional em escolas com o objetivo de formar hábitos alimentares adequados tem se mostrado efetiva por ser realizada em grupos, tendo as próprias crianças influenciando umas às outras. A partir disso o projeto envolveu a realização de oficinas de educação alimentar e nutricional e aplicação de questionário aos responsáveis pelos pré-escolares para verificação do nível de aprendizado das crianças nessas oficinas de EAN.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: MELISSA GUIMARAES SILVEIRA REZENDE
Setor: DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
E-mail Institucional: melissa_silveiraufla.br
E-mail Alternativo: melnutricaohotmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 06/07/2022 - 11:05:41
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 15/07/2022 - 15:59:49
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 10/08/2022 - 14:01:58
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos