UFLA SIG

Sistema Integrado de Gestão
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 45/2022

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Explorando a Química com alunos da educação básica de Lavras vinculados ao CEDET

Programa de Extensão: PAST: Programa de Apoio à Sobredotação e Talento

Resumo da Proposta: A Química é uma das disciplinas presentes no currículo básico escolar que, em diversas ocasiões, é considerada de difícil compreensão pelos estudantes. Dentre os motivos para tal fato, apontamos a forma a qual os conceitos são abordados, que por vezes possuem caráter abstrato, que fogem do cotidiano dos estudantes, ou que apresentam características de memorização. Desse modo, o uso de estratégias diversificadas de ensino, que visem aproximar os conceitos abordados do cotidiano do estudante, bem como desmistificar a química como uma ciência de memorização, podem contribuir para a promoção da Alfabetização Científica, de habilidades cognitivas e argumentativas dos alunos. Neste sentido, o presente projeto tem como objetivo instigar o interessante dos estudantes pelas ciências, fomentar a UFLA, como um espaço aberto a população, que desenvolve ensino, pesquisa e extensão e auxiliar os estudantes no processo de construção de conhecimentos relacionados as ciências, mais especificamente a química, para a promoção da Alfabetização Científica. Os estudantes que participarão do projeto estão vinculados ao CEDET-Lavras MG, licenciandos do curso de Química da UFLA e docentes de ambas as instituições. Além das atividades diversificadas para o ensino de ciências, os alunos terão a oportunidade de conhecer e ocupar os espaços da universidade. Assim, esperamos que além das habilidades desenvolvidas a partir das estratégias diversificadas de ensino, os integrantes do projeto percebam que a Universidade é um espaço que eles podem ocupar, seja por meio da participação em projetos ou ingresso no ensino superior. E ainda, reconheçam a importância da Universidade para o desenvolvimento local, regional e nacional no que tange ao ensino, pesquisa e extensão.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: CEDET - Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento

Número Estimado de Participantes: 20

Locais de Realização: UFLA – ICN – Departamento de Química

Data de Início: 01/08/2022

Data de Término: 31/12/2025

Justificativa: A aprendizagem envolvendo a química na Educação Básica têm sido um desafio para os alunos, pois na maioria das vezes os conhecimentos abordados não estão relacionados a vivência deles. O que se observa é a predominância de um ensino tradicional, ou seja, descontextualizado e sem estabelecer relações com as questões sociais, ambientais e tecnológicas, e sem priorizar a promoção da Alfabetização Científica. De acordo com Lima e colaboradores (2000), o ensino de Química apresenta poucas discussões de aspectos que sobressaem os conceituais, limitando-se, na maioria das vezes, à memorização de fórmulas, estruturas, definições e nomenclatura de compostos. Nesse cenário Santos e Schnetzler (2010) indicam que o ensino de Química seja mais contextualizado proporcionando mais sentido para o aluno. Para que isso ocorra sugere-se que as atividades didáticas tenham relação com o cotidiano de quem se aprende, proporcionando o desenvolvimento de habilidades necessárias para a formação do estudante como cidadão crítico e reflexivo diante das distintas situações do seu dia a dia. No presente projeto apresenta-se como proposta a aplicação de estratégias diversificadas que podem permitir aos alunos o desenvolvimento de habilidades como: elaboração de hipóteses, tomada de decisão, trabalho em grupo e posicionamento crítico, além da promoção da Alfabetização Científica.

Caracterização dos Beneficiários: Os estudantes que participarão do projeto estão vinculados ao CEDET, Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento. O CEDET atende escolas de educação básica da cidade de Lavras envolvendo estudantes que manifestaram talento e interesse por diferentes áreas do conhecimento. Os estudantes frequentam as atividades no contraturno escolar.

Objetivos:

Este projeto tem como objetivos:
- Instigar o interessante dos estudantes pelas ciências;
- Fomentar a UFLA, como um espaço aberto a população, que desenvolve ensino, pesquisa e extensão;
- Auxiliar os estudantes no processo de construção de conhecimentos relacionados as ciências, mais especificamente a química, para a promoção da Alfabetização Científica;
- Analisar as aplicações das atividades de maneira crítica e reflexiva pensando na formação de professores, na construção dos conhecimentos pelos alunos e no desenvolvimento de habilidades argumentativas e cognitivas.

Metas:

- Realizar encontros periódicos com os alunos do CEDET para desenvolver as atividades (experimentos, rodas de conversa, jogos, visitas para conhecer os diferentes espaços da universidade, outras);
- Elaborar atividades envolvendo aspectos da ciência, tecnologia, sociedade e ambiente;
- Planejar a aplicação das atividades e executá-las com estudantes da educação básica de Lavras.

Fundamentação Teórica:

A Química é uma das disciplinas presentes no currículo básico escolar que, em diversas ocasiões, é considerada de difícil compreensão pelos estudantes. Dentre os motivos para tal fato, apontamos a forma a qual os conceitos são abordados, que por vezes possuem caráter abstrato, que fogem do cotidiano dos estudantes, ou que apresentam características de memorização. Desse modo, o uso de estratégias diversificadas de ensino, que visem aproximar os conceitos abordados do cotidiano do estudante, bem como desmistificar a química como uma ciência de memorização, podem contribuir para a promoção da Alfabetização Científica, de habilidades cognitivas e argumentativas dos alunos.
Nesse sentido, consideramos neste projeto que o uso de diferentes estratégias de ensino pode contribuir para a construção do conhecimento dos alunos, uma vez que, elas têm sido pensadas e desenvolvidas com o objetivo de superação das dificuldades e preconcepções equivocadas relacionadas à química e também de modo a promover uma maior participação do estudante na construção do conhecimento. Segundo Silva (2011), o uso de diferentes estratégias para abordar os conceitos de química se faz necessário, visto que, com a evolução da sociedade é de fundamental importância que ocorra mudanças no sistema de ensino. Ainda segundo o autor, as aulas tradicionais são consideradas pelos alunos, cansativas e pouco atrativas e, desse modo, tal modelo deve ser substituído por estratégias diferenciadas promovendo a estimulação do estudante tornando a aprendizagem mais significativa.
Priorizamos que o desenvolvimento das estratégias diversificadas seja baseado na abordagem didática do ensino por investigação por possibilitar que os estudantes busquem explicações para uma determinada situação problema, proponha hipóteses, avaliem dados utilizando os conhecimentos científicos estudados, desenvolvendo assim, suas habilidades cognitivas, argumentativas e aquelas relacionadas à Alfabetização Científica (SUART; MARCONDES, 2018).
Carvalho (2018), define ensino por investigação como sendo o ensino dos conteúdos programáticos os quais o professor estabelece condições para que o estudante i) pense, considerando a estrutura do conhecimento, ii) fale, salientando seus argumentos e os conhecimentos construídos, e iii) escreva, expondo suas ideias elaboradas de forma clara.
Dessa forma, oferecer aos alunos situações em que eles possam investigar buscando soluções de forma consciente sobre os problemas do mundo que estão relacionados com os conhecimentos científicos podem proporcionar o processo de Alfabetização Científica.

Metodologia:

De maneira geral, o delineamento metodológico abarca as ações principais:
I) Reconhecimento dos estudantes.
II) Elaboração e aplicação das atividades que serão executadas com os estudantes. Durante a elaboração das atividades serão solicitadas versões e seus respectivos planejamentos para a aplicação, possibilitando o acompanhamento, análise e reelaboração.
III) Encontros periódicos com os alunos do CEDET para o desenvolvimento das atividades.
IV) Encontros formativos envolvendo a formação inicial de professores. Ao longo do desenvolvimento do projeto serão agendados encontros com os integrantes abrangendo leituras e discussões teóricas que fundamentarão a elaboração e aplicação das atividades e análises dos dados. Tais encontros objetivam inserir os licenciandos em posição ativa no processo de reflexão sobre as suas práticas e concepções.
V) Análise dos dados. As versões dos planejamentos, desenvolvimento das atividades e questionários respondidos pelos alunos da Educação Básica serão analisados.

Impactos na Formação Discente: O projeto envolve a participação de discentes do curso de química licenciatura propiciando momentos de reflexão e prática sobre a sua atuação profissional, o que pode impactar sua atuação como futuro professor.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto integra a tríade ensino, pesquisa e extensão em todo o seu âmbito. Todo o processo de elaboração e aplicação das atividades está atrelado aos licenciandos do curso de química, que estarão cursando disciplinas da área de ensino de química e realizando os estágios supervisionados. A extensão, como eixo principal, é tida como as aplicações das atividades com os alunos do CEDET, disponibilizando a eles o conhecimento construído com o ensino e a pesquisa na Universidade. E a pesquisa está conectada as várias ações que serão realizadas, desde a análise dos materiais desenvolvidos até a investigação dos processos que ocorrerão durante a aplicação das atividades.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto tem relação direta com a sociedade vinculando alunos da educação básica com o que tem sido desenvolvido na Universidade, mais especificamente com a área de ensino de química. Também atenderá uma demanda da própria sociedade, através do elo com o projeto CEDET fomentando um ambiente de complementação e suplementação educacional de apoio ao aluno dotado e talentoso. Além de possibilitar o desenvolvimento de uma perspectiva crítica e reflexiva dos estudantes que pode impactar em suas decisões no âmbito social.

Resultados Esperados:

Acreditamos que a aplicação de estratégias diversificadas com o ensino de química possa auxiliar os alunos da Educação Básica no desenvolvimento de habilidades argumentativas, cognitivas e no processo de tomada de decisão, considerando que as relações ciência, tecnologia, sociedade e ambiente poderão ser amplamente abordadas.
Também é esperado que o projeto auxilie os alunos a perceberem que a Universidade é um espaço que eles podem ocupar, seja por meio da participação em projetos ou ingresso no ensino superior. Além de reconhecerem a importância da Universidade para o desenvolvimento local, regional e nacional no que tange ao ensino, pesquisa e extensão.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

- realização de reuniões com os licenciandos que estarão participando e com os responsáveis do CEDET para feedback das atividades;
- aplicação de questionários de avaliação das estratégias usadas aos estudantes e responsável do CEDET.
A avaliação do projeto é compreendida como processual e ocorrerá ao longo de todo o desenvolvimento das ações. Consideramos que durante os encontros formativos serão discutidos aspectos que precisam ser reformulados ou adaptados para os diferentes momentos. Ao final do projeto também pretende-se solicitar a todos os envolvidos que redijam uma autoavaliação contemplando as ações e o envolvimento nas mesmas.

Cronograma:

Encontros formativos - durante todo o período de desenvolvimento do projeto.
Estudos teóricos - durante todo o período de desenvolvimento do projeto.
Desenvolvimento das atividades com os estudantes do CEDET - durante todo o período de desenvolvimento do projeto, com exceção dos períodos de recesso.

Descrição Resumida: Participação em atividades de extensão envolvendo alunos de escolas da educação básica de Lavras vinculados ao CEDET

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • DAMARIS DOS SANTOS REIS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 26/01/2023 - Vínculo: Inativo
  • FERNANDA CAROLINY ESTAWSK DO AMARAL - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • FERNANDA CAROLINY ESTAWSK DO AMARAL - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 29/02/2024 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA - Início: 29/07/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARIANNA MEIRELLES JUNQUEIRA - Início: 29/07/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • RENATA REIS PEREIRA - Início: 29/07/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • a - Início: 01/03/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
08/01/202431/12/202519/01/2024 - 11:16:15Nenhuma

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA

Setor: DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

E-mail Institucional: josefina[em]ufla.br

E-mail Alternativo: josefina[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 05/08/2022 - 09:29:01

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 05/08/2022 - 09:58:30

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 10/08/2022 - 13:59:30

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA: De 29/07/2022 a 31/12/2023.
  • JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA: De 19/01/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
05/08/2022 - 09:24:32Projeto de Extensão reprovado pelo Colegiado de Extensão. Motivo: Ajustar a área temática e inserir o público-alvo (estudantes da educação básica) (PAULO RICARDO DA SILVA)
05/08/2022 - 09:32:15Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (PAULO RICARDO DA SILVA)
05/08/2022 - 09:58:30Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (FABIANO MAGALHAES)
10/08/2022 - 13:59:30Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)
19/01/2024 - 13:43:33A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Finalizado' para 'Registrado'. (DIEGO FELIPE ALVES DE ALMEIDA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.86.2

Créditos