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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de AvaliaçõesAutorização da Chefia
Informações de Registro

Número de Registro: 77/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: EduCom Ciência

Programa de Extensão: Prosas na Ciência: contribuições da UFLA rumo ao processo dialógico da Comunicação Pública da Ciência

Resumo da Proposta: Promoção de oficinas de educomunicação, como foco na Comunicação Pública da Ciência, Tecnologia e Inovação (CPCTI), em escolas públicas, para que jovens, especialmente do Ensino Médio, produzam, eles mesmos, vídeos de divulgação científica, amparados por monitores do projeto. A ideia é que aprendam e coloquem em prática as principais etapas da produção de vídeos, discutam o lugar da ciência no dia a dia, ao mesmo tempo em que sejam também capacitados para uma leitura crítica da mídia, útil diante da torrente midiática da sociedade contemporânea. Os produtos em vídeo feitos pelos estudantes do ensino básico serão veiculados nas mídias da Universidade ao final de cada semestre de trabalho, o que, além de popularizar o conhecimento envolvido em cada pauta, vai permitir estimular os jovens das escolas públicas no interesse pela ciência e pelo ensino superior.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras:

Fapemig
Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet)
Escolas públicas de Lavras e região

Número Estimado de Participantes: 150

Locais de Realização: Coordenadorias de Comunicação Social e de Divulgação Científica/UFLA, escolas da cidade e demais espaços da UFLA.

Data de Início: 19/05/2023

Data de Término: 31/12/2025

Justificativa:

O Estatuto da Criança e do Adolescente (LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990) assegura a esse público o direito à informação, à cultura e a produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Portanto, a produção de conteúdos de ciência voltados para suas especificidades é um passo importante no horizonte dos programas de CPCTI.

A divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação nas esferas públicas é entendida como essencial para estimular a argumentação pública sobre os diversos temas que são objetos da ciência, o que traz reflexos sobre decisões individuais e coletivas capazes de melhorar a qualidade de vida da população. Temas da CTI permeiam decisões críticas no nível social (saúde, educação, segurança pública, etc.), e em uma democracia, em que a deliberação pública deve ser essencial (DIETZ, 2013), a participação pública aumenta a legitimidade das decisões e prepara os cidadãos para discussões futuras. É essencial o envolvimento dos jovens nesse processo.

Caracterização dos Beneficiários: Os beneficiários diretos são jovens que tenham entre 10 e 17 anos, predominantemente os que estejam no Ensino Médio, além de professores do ensino básico. O projeto também, com a veiculação de seus produtos, alcançará os pais dos estudantes, além de todo o público seguidor das mídias institucionais da Universidade.

Objetivos:

Contribuir para que se estabeleça, desde a juventude, um relacionamento ativo com a ciência e com o método científico, ao mesmo tempo em que os produtos em vídeo feitos pelos participantes possam estimular todo o público adulto nas reflexões científicas.
Incluir o público do ensino básico no processo de produção de conteúdos por meio da Educomunicação, de forma dar voz às comunidades, além de promover condições para uma leitura crítica da mídia, para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e para o interesse pelo ensino superior e a carreira científica.

Metas:

Realizar 6 oficinas de CPC semestralmente com estudantes do Ensino Médio, para que produzam, sob orientação da equipe do projeto, vídeos sobre ciência pautados em suas comunidades.
Produzir e publicar semestralmente, nas mídias oficiais da UFLA, ao menos 3 vídeos de ciência oriundos das oficinas de CPC com estudantes do Ensino Médio, pautados por suas comunidades.

Fundamentação Teórica: No trabalho com os jovens serão utilizados os preceitos da Educomunicação como paradigma orientador, estimulando uma efetiva CPCTI, um diálogo já contemplado por estudos acadêmicos (TUMA et al, 2019). O trabalho apresentará benefícios para os estudantes, ao contribuir para que exerçam leitura crítica da mídia, desenvolvam habilidades de comunicação, aproximem-se do fazer científico, sintam suas vozes ativas e valorizadas pela Universidade, tornando-se protagonistas, além de vislumbrar as possibilidades que terão ao ingressar no ensino superior.

Metodologia:

Reuniões do grupo gestor para delimitação das estratégias de execução do projeto.
Estabelecimento de parcerias com escolas e instituições a serem contempladas em cada semestre do projeto.
Planejamento do conteúdo das oficinas e convite a profissionais que ficarão responsáveis por ministrar cada encontro.
Realização das oficinas semanais com os participantes, por meio de metodologias ativas de aprendizagem e com avaliação contínua da equipe gestora do projeto.
Divulgações periódicas, nas mídias da Universidade, sobre o andamento do projeto.
Fechamento dos vídeos produzidos pelos estudantes e divulgação nas mídias institucionais.
Avaliação semestral do projeto e implementação de melhorias.

Impactos na Formação Discente: O projeto colabora para a formação dos estudantes de graduação e pós-graduação que são bolsistas na CCS e atuam na produção do quadro, além de colaborar na formação dos estudantes de ensino básico participantes do projeto.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A relação entre ensino, pesquisa e extensão estabelece-se da seguinte forma: as fontes para as respostas às crianças serão pesquisadores da UFLA, que fornecem o conteúdo com base na produção científica desenvolvida na Instituição ou fora dela; a adaptação das informações complexas da ciência para que se tornem acessíveis ao público serão feitas em articulação com o ensino, pela participação de equipes da pedagogia, com o suporte dos profissionais da CCS; e a extensão se caracteriza pela inclusão de públicos externos (estudantes do ensino básico e seus professores) na dinâmica de pautar os quadros e avaliar os produtos finais, de forma que possam ter acesso de qualidade a conteúdos científicos.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

Participação direta do público jovem na produção de conteúdos, gerando maior envolvimento deles, de suas famílias e de suas comunidades com os materiais de ciência a serem divulgados.
Os conteúdos, destinados a espaços não-formais de educação, poderão também constituir recurso a ser utilizado por professores nos espaços formais de formação.
Ampliação do vínculo das equipes de divulgação científica da UFLA com escolas locais.
Aumento do conhecimento da equipe de Comunicação e Divulgação Científica sobre os hábitos e percepções dos públicos, a partir da interação direta com eles durante as atividades, o que se reverterá em informações importantes para novos planejamentos de CPCT.
Capacitação profissional dos bolsistas envolvidos com o projeto e oferta a estudantes de graduação participantes de uma oportunidade de formação profissional e aquisição de experiência na área da divulgação e ensino de ciências.
Estímulo ao interesse pela ciência como recurso para compreensão do mundo e como subsídio para decisões no dia a dia e discussão das deliberações públicas de interesse público, iniciando esse processo já no ensino básico.

Resultados Esperados:

Divulgação de 18 vídeos produzidos pelo próprio público jovem, com conteúdos que auxiliem tanto no estímulo ao interesse desse público pela ciência, quanto no interesse dos adultos que terão contato com os produtos finais.
Contribuição para o estímulo ao ensino inovador das ciências nas escolas de Lavras, com reflexos também para as famílias das crianças.
Contribuição com reflexões sobre a aplicação da educomunicação na CPCTI.
Elevação da participação pública nas discussões sobre Ciência, Tecnologia e Inovação.
Por meio da educomunicação, incentivo aos jovens não só para que “consumam” informações científicas, mas para que participem ativamente no levantamento e discussão de temáticas da ciência.
Elevação do conhecimento prático das equipes envolvidas com a CPCTI na UFLA, advindo do contato direto com os públicos, oportunizando o aperfeiçoamento das ações de CPCTI na Universidade.
Contribuição para o processo de curricularização da extensão universitária, instituída pela Resolução CNE/CES 7/2018.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Número de escolas envolvidas na produção do quadro.
Número de jovens alcançados.
Número de pesquisadores da UFLA participantes do quadro.
Indicadores de engajamento das divulgações nas mídias institucionais.
Avaliações qualitativas apresentadas pelas equipes das escolas sobre a recepção dos quadros entre as crianças.

Cronograma:

Meses 1 a 2 - Planejamento das oficinas, reuniões de alinhamento na equipe e definição das instituições participantes.
Meses 3 a 35 - Articulação das parcerias, adaptações de planejamentos, realização de oficinas semanais, finalização de vídeos e veiculação.
Mês 36 - Avaliação final do trabalho.

Descrição Resumida: Projeto de Comunicação Pública da Ciência, Tecnologia e Inovação (CPCTI), desenvolvido por meio da educomunicação e voltado para jovens, predominantemente estudantes do ensino médio. Inclui promoção de oficinas periódicas de educomunicação, a partir das quais os próprios participantes produzem vídeos de CPCTI a serem veiculados pela Universidade.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ISADORA CRISTINA SILVA PADUA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • PAULO RICARDO DA SILVA - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JOSE ROBERTO PEREIRA - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • ANA ELIZA FERREIRA ALVIM DA SILVA - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CIBELE MARIA GARCIA DE AGUIAR PEREIRA - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • GLAUCIA DA SILVA MENDES MORAES - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SAMARA APARECIDA RESENDE AVELAR - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • Greicielle dos Santos - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Alessandra Freitas de Sousa Reis Evangelista - Início: 19/05/2023 - Término: 25/03/2024 - Vínculo: Inativo
  • Raphaela - Início: 19/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Rodrigo de Souza Alves - Início: 19/04/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Ivan José Ferreira Silva - Início: 11/04/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ANA ELIZA FERREIRA ALVIM DA SILVA

Setor: DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

E-mail Institucional: anaeliza.alvim[em]ufla.br

E-mail Alternativo: anaeliza.alvim[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 22/05/2023 - 10:22:20

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 14/07/2023 - 13:34:34

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • ANA ELIZA FERREIRA ALVIM DA SILVA: De 19/05/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
22/05/2023 - 10:31:17Projeto de Extensão enviado para a PROEC para aprovação. (ANA ELIZA FERREIRA ALVIM DA SILVA)
14/07/2023 - 13:34:34Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (PRISCILLA ROCHELE BARRIOS CHALFUN)
Autorização da Chefia

Link do Arquivo: Solicita autorização para projeto de extensão.pdf


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