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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 91/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Atenção preventiva e educativa em saúde do idoso na SSVP: interface entre a fisioterapia reabilitativa e atividade física.

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Este projeto tem ligação interdisciplinar com outras áreas da Saúde e com a área da educação, uma vez que suas atividades estão dentro da linha de raciocínio e pratica de órgão mundiais. Segundo a OMS, a reabilitação é “um conjunto de medidas que ajudam pessoas com deficiências ou prestes a adquirir a terem e manterem uma funcionalidade ideal na interação com seu ambiente” (OMS, 2011, p.100). Pode ser definida também como uma estratégia para equalização de oportunidades e integração social de todas quem necessitam de cuidados. Esse projeto está vinculado ao Grupo de estudos e pesquisa em ergonomia e biomecânica – GEPEB – da Universidade Federal de Lavras. Este é um grupo de pesquisa interdisciplinar, composto por professores de diferentes áreas da saúde: educação física, nutrição, educação e fisioterapia. Este Núcleo desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Assim, o presente projeto e os alunos envolvidos estarão sempre em contato com as outras áreas da saúde e educação com uma relação bastante próxima tanto para coleta/análise/discussão de dados, como para a troca de informações e conhecimentos. Todos estes aspectos reforçam a relação interdisciplinar do presente projeto com outros projetos e cursos da área da saúde e educação. O projeto sugerido nesse novo formato, Atenção Preventiva e Educativa em Saúde do Idoso - SSVP”, busca-se e atuar em contextos multiprofissionais e interdisciplinares na perspectiva da gestão de diferentes questões que surgem individual e coletivamente na velhice. Diante das demandas de cuidado, o professor e aluno envolvido no projeto de extensão, deverá ser capaz de compreender, criar, gerir, desenvolver e avaliar formas de apoio ao idoso e seus familiares, considerando questões biológicas, psicológicas e sociais da velhice. Assim, todos estes aspectos reforçam a interação entre extensão e pesquisa no que diz respeito à inovação da proposta, aplicação prática e busca de novos conhecimentos científicos.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: Departamento de Educação Física e SSVP

Número Estimado de Participantes: 30

Locais de Realização:

Vila São Vicente de Paulo – SSPV
Rua São Vicente de Paulo, 275 – Vila Murad – Lavras Mg

Data de Início: 01/08/2023

Data de Término: 01/08/2026

Justificativa: O motivo que nos leva a discutir sobre este tema refere-se à carência de programas específicos e de recursos humanos capacitados para prestar atendimento humanizado à pessoa idosa. Para que o cuidado do idoso seja realizado de forma humanizada, visto ser este um paciente especial que requer um atendimento diferenciado, a equipe de saúde deve estar atenta a uma série de alterações físicas, psicológicas e sociais que normalmente ocorrem nesses pacientes, e que justificam um cuidado diferenciado. A Educação em Saúde congrega atividades para a promoção da saúde, para a modificação do estilo de vida, para a diminuição dos fatores de risco e prevenção específica de doenças, para a manutenção e recuperação da saúde e, por fim, para a reabilitação. Nesta opção educativa, o profissional de saúde, em função de sua habilitação e responsabilidade, desempenha o papel de facilitador do processo de mudança. Toda e qualquer intervenção interdisciplinar educativa terá maiores chances de sucesso, se estiver incluída em programas que promovam pequenas, mas importantes mudanças, por um longo período de tempo. Neste sentido, a Educação em Saúde buscar discutir o processo ampliado das questões referentes aos aspectos sociais, de saúde e ambientais, importantes para uma melhor qualidade de vida. A busca da qualidade de vida é tão importante quanto à avaliação da condição clínica do idoso. É um importante subsídio para o desenvolvimento de intervenções mais sensíveis e eficazes, levando em consideração a perspectiva do próprio paciente, tornando-o capaz de realizar tarefas relevantes da rotina diária e interagir socialmente, no trabalho, na família e com os amigos. As intervenções padronizadas em saúde e a interface entre fisioterapia e educação física, com o objetivo de aumentar o nível de qualidade de vida adequada ajudando-o a alcançar a longevidade.

Caracterização dos Beneficiários: O projeto visa atender 30 indivíduos idosos cadastrados e residentes na Vila Vicentina, na cidade de Lavras – Mg.Idosos de ambos os sexos, com condições plenas de comunicação e interação interpessoal e que necessitam de prevenção e reabilitação – fisioterapia geral / exercício físico.

Objetivos: Propor ações de saúde junto aos idosos da Sociedade de São Vicente de Paulo, voltadas para o seu bem-estar, mostrando a importância da fisioterapia preventiva e reabilitativa para a qualidade de vida da população idosa.

Metas: Desta forma, espera-se contribuir para a formação dos alunos de graduação em diferentes cursos da área da saúde e educação, atuando diretamente com a população idosa; contribuir para a formação de profissionais mais sensibilizados ao cuidado em saúde, com perfil e interesse para atuação na saúde coletiva; Dezenas de acompanhamentos por mês (prevenção, reabilitação); Diminuição de quadros de patologias; Aumento da autoestima dos idosos.

Fundamentação Teórica: O envelhecimento é um processo fisiológico natural a que está sujeito todo ser humano. A capacidade funcional e de trabalho dos tecidos e órgãos do corpo humano, que é plena durante a infância, adolescência e fase adulta, apresenta um grande declínio com o passar dos anos, principalmente a partir da sexta década de vida, propiciando surgimento de doenças e condições sociais que podem diminuir a qualidade de vida das pessoas idosas ou criar uma dependência funcional nas suas atividades diárias (Ministério da Saúde, 2003). No Brasil, o processo de envelhecimento populacional vem ocorrendo, de forma rápida e intensa, desde a década de 60, quando se observou uma queda brusca nas taxas de fecundidade e de mortalidade da população, levando à modificação de sua estrutura etária (Carvalho et al, 2008). O contínuo envelhecimento da população aumenta a incidência e a prevalência de problemas relacionados à idade, como as doenças crônicas e as deficiências ou incapacidades funcionais a elas relacionadas. A doença crônica é, por sua vez, a maior causa de incapacidade, especialmente entre os mais velhos. À semelhança do que se tem verificado em outros países, o Brasil registra um crescente aumento no número de pessoas idosas e, consequentemente, das doenças crônicas e incapacidades. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, até 2015 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Para tantos indivíduos, as imagens negativas da velhice se apresentam como um declínio geral e irreversível do ser/estar no mundo, principalmente no que tange às incapacidades. São situações que interferem no dia-a-dia do idoso, que precisa aprender a lidar com as perdas sofridas ao longo de sua vida. O aumento na prevalência de doenças crônicas não-transmissíveis vem ocorrendo de maneira rápida no Brasil. Estudo recente realizado com idosos brasileiros identificou que 62,1% dos entrevistados referiram ter mais de três doenças (Santos et al., 2010), enquanto dados nacionais demonstram que a ocorrência de doenças crônicas não-transmissíveis é responsável pela maior parte da carga de doenças na população (66,3%), comparado às doenças infecciosas (23,5%) e causas externas (10,2%) (Schramm et al, 2004). Em relação especificamente sobre a patologia tratadas pela fisioterapia, podemos afirmar que a fisioterapia é uma ciência de grande valia, atende diversas faixas etárias e diversas patologias, sua importância vem crescendo com o tempo e com seus promissores resultados. Com o passar do tempo deixou de ser apenas curativa, cuidando apenas daqueles que já tinham uma doença instalada e passou a ser preventiva buscando a manutenção da boa saúde. A utilização da termoterapia (calor), crioterapia (frio), cinesioterapia (movimento), entre outras técnicas tem ajudado a tratar diversos tipos de doenças em diversas idades, desde da pediatria, passando por atletas de alta performance, até idosos, todos podem contar com a fisioterapia como uma ciência que possibilita uma melhor qualidade de vida e que vem se aprimorando cada vez mais (FISIOTERAPIA NO BRASIL, 1998). Por sua vez, a prática regular de atividade física tem se mostrado bastante benéfica nestes aspectos, reduzindo o risco de diabetes, obesidade, dislipidemia e promovendo inúmeros benefícios cardiovasculares. Desta forma, a atividade física é uma importante estratégia de prevenção e controle das doenças cardiovasculares e metabólicas. Porém, a execução de atividades físicas sem qualquer orientação ou triagem de risco prévia pode aumentar o risco, cardiovascular entre outros, durante a prática de atividade física, principalmente em pessoas que já apresentam um risco cardiovascular aumentado, como cardiopatas, hipertensos, diabéticos, obesos e dislipidêmicos. Desta forma, é de fundamental importância da interface e a implantação de programas de reabilitação e atividade física que, sobretudo, maximizem os benefícios e minimizem os riscos individuais. A universidade pode atuar como pólo capacitador, oferecendo todos os indicativos para intervir de forma multidisciplinar na saúde do idoso, articulando ações que viabilizem um resgate produtivo do ser, trabalhando o mesmo de forma global, valorizando os aspectos individuais da população com mais de 60 anos (SAFONS, 2003).

Metodologia: O Programa de Extensão, do qual pertence presente projeto de extensão, é formado por um grupo interdisciplinar de professores/pesquisadores e alunos, sendo constituído por um interesse comum que é o estudo e o desenvolvimento de práticas educativas e de saúde voltadas ao cuidado da população idosa. Para tanto, a equipe vem buscando a discussão e a interação real de ideias e conhecimentos entre professores, alunos, profissionais e a própria comunidade (aqui representada pelos idosos), com o objetivo maior de compartilhar as vivências curriculares e sociais de cada membro para o desenvolvimento de novas ferramentas e habilidades para a prevenção de doenças e promoção da saúde. O presente Projeto possui diferentes intervenções de acordo com o seu objetivo. As intervenções do Projeto compreenderão as seguintes atividades: a) aulas de alongamento; b) aulas de exercícios aeróbios e resistidos; c) aulas temáticas; d) Atendimentos fisioterápicos de prevenção e reabilitação na fisioterapia geral; e) Interface entre fisioterapia e exercícios físicos na fase final dos tratamentos . Todas as intervenções do presente projeto serão descritas com maiores detalhes abaixo. - Aulas de Alongamento: As aulas terão duração média de 30 minutos e envolverão exercícios de mobilização articular e alongamento dos principais grupos musculares. As aulas de alongamento serão conduzidas por cada monitor (alunos de graduação) de maneira diferente, porém, elas apresentam uma estrutura similar. Durante as aulas, os exercícios deverão ser explicados e demonstrados de maneira clara e, na execução correta dos exercícios, respeitando as limitações individuais. Será entregue a todos os indivíduos um folheto com exercícios básicos para que eles possam continuar a prática de forma correta e independente da presença do monitor. - Aulas Supervisionadas de exercícios aeróbios e resistidos: As aulas supervisionadas de exercícios aeróbios serão ministradas pelos alunos de graduação e supervisionadas pelo coordenador do presente Projeto. Cada aula supervisionada tem duração média de 30 minutos. Estas aulas supervisionadas têm o objetivo tanto dar apoio a uma prática segura de exercícios, como também de criar autonomia para a execução de uma atividade física benéfica e saudável. Durante estas aulas, os monitores do Projeto (alunos de graduação) orientarão a prática de exercícios físicos aeróbios (controle da intensidade, da duração, do tipo de exercício e da frequência semanal do de treinamento) e resistido (controle da intensidade, número de exercícios, execução correta dos movimentos, número de séries, número de repetições, intervalos de descanso, etc.). - Aulas Temáticas: As aulas temáticas serão oferecidas esporadicamente ao longo do ano (atividade pontual), com o objetivo de estimular a comunidade da Vila Vicentina a realizar atividades físicas diversificadas. Nestas aulas temáticas os idosos terão contato com novas experiências motoras, ou seja, as aulas são compostas por propostas diversificadas, como atividades lúdicas (jogos e brincadeiras), exercícios de equilíbrio, movimentos para melhora postural, atividades rítmicas (com música), exercícios para o desenvolvimento da força e resistência muscular, etc. – Atendimentos fisioterapia geral (traumato-ortopédica, respiratória e neurológica): Cada paciente será avaliado de maneira minuciosa e será aplicado o tratamento preventivo e reabilitativo conforme a patologia apresentada. – Interface: conforme procedimento acima, nessa face poderá ser solicitado a presença de um graduando em educação física (bolsistas/ monitor) para acompanhar junto com o fisioterapeuta a fase final do processo de reabilitação (AVDs). Vale lembrar que nessa fase o educador físico não está reabilitando/ fisioterapia. Entendemos que os papéis são diferente e se complementam nessa fase final do tratamento onde a proposta é estimular o idoso a voltar a realizar atividade de vida cotidiana.

Impactos na Formação Discente: A Constituição Brasileira, no artigo 207, expõe que as universidades devem obedecer ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. (BRASIL, 1988). Assim sendo, a Extensão Universitária denota prática acadêmica que estabeleça uma postura da Universidade na sociedade em que se insere. Seu papel é baseado em um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, por meio do qual se promove uma interação que transforma não apenas a Universidade, mas também os setores sociais com os quais ela interage.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Esse projeto está vinculado ao Grupo de estudos e pesquisa em ergonomia e biomecânica – GEPEB – da Universidade Federal de Lavras. Este é um grupo de pesquisa interdisciplinar, composto por professores de diferentes áreas da saúde: educação física, nutrição, educação e fisioterapia. Este Núcleo desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Assim, o presente projeto e os alunos envolvidos estarão sempre em contato com as outras áreas da saúde e educação com uma relação bastante próxima tanto para coleta/análise/discussão de dados, como para a troca de informações e conhecimentos. Todos estes aspectos reforçam a relação interdisciplinar do presente projeto com outros projetos e cursos da área da saúde e educação. É importante destacar que outros projetos semelhantes já foram executados sob a responsabilidade do seu atual coordenador, com apoio do departamento de educação física e da universidade em programas de Extensão. Diante das demandas de cuidado, o professor e aluno envolvido no projeto de extensão, deverá ser capaz de compreender, criar, gerir, desenvolver e avaliar formas de apoio ao idoso e seus familiares, considerando questões biológicas, psicológicas e sociais da velhice. Assim, todos estes aspectos reforçam a interação entre extensão e pesquisa no que diz respeito à inovação da proposta, aplicação prática e busca de novos conhecimentos científicos. O Projeto também terá uma interface com a graduação, contribuindo para a formação de melhores profissionais, uma vez que disponibilizará uma importante oportunidade para que os graduandos apliquem os conhecimentos aprendidos em aula. Além disso, estes graduandos (bolsistas e voluntários) passarão por reuniões de planejamento com o professor coordenador para aprenderem e dessa forma, espera-se contribuir para a formação dos alunos de graduação em diferentes cursos da área da saúde e educação, atuando diretamente com a população idosa, contribuir para a formação de profissionais mais sensibilizados ao cuidado em saúde, com perfil e interesse para atuação na saúde coletiva. O coordenador é docente das disciplinas de “Cinesiologia”, “Biomecânica da Atividade Física”, “Estagio IV na área de saúde”, Fisioterapeuta e Profissional de Educação Física.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Atualmente o número de idosos vem crescendo consideravelmente, consequentemente o índice de doenças características dessas fases, também vem aumentando. Diante disso, os idosos necessitam de tratamentos que possibilitam uma melhor qualidade de vida e uma expectativa de vida maior. Neste sentido, é essencial manter e controlar o perfil de risco dos idosos. A fisioterapia reabilitativa, juntamente com outras ciencias, são fundamentais e reconhecidos pela sua eficiência e seriedade para com os tratamentos pelo Brasil. A prática regular de atividade física tem se mostrado bastante benéfica nestes aspectos, prevenindo e controlando o diabetes, a obesidade e a dislipidemia, além dos seus inúmeros benefícios cardiovasculares. Desta forma, a interface entre fisioterapia reabilitativa e exercício físico se torna uma importante estratégia de prevenção, reabilitação e controle das doenças.

Resultados Esperados: Desta forma, espera-se contribuir para a formação dos alunos de graduação em diferentes cursos da área da saúde e educação, atuando diretamente com a população idosa; contribuir para a formação de profissionais mais sensibilizados ao cuidado em saúde, com perfil e interesse para atuação na saúde coletiva; Dezenas de acompanhamentos por mês (prevenção, reabilitação); Diminuição de quadros de patologias; Aumento da autoestima dos idosos.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Atividades de planejamento estratégico são necessárias tanto para mensurar os resultados obtidos, quanto para avaliar o andamento dos objetivos globais e específicos do projeto
E isso se faz por meio do acompanhamento de metas e indicadores do planejamento estratégico: progresso rumo aos objetivos, avaliar desempenho pessoal, fornecer insumos para a formulação de feedbacks e controle do planejamento estratégico.

Cronograma:

Data de início: 1 de junho de 2021. Duração 24 meses. Segue abaixo o cronograma das atividades propostas: Aprovação do projeto pelo presidente do Conselho central de Lavras da SSVP (aprovado); Montagem e adequação do espaço (realizado); Equipamento para reabilitação e prevenção (adquiridos);
Divulgação do projeto junto aos idosos da SSVP; Treinamento e calibração contínua dos alunos: durante todo o período de vigência do projeto; Atendimento aos idosos e Desenvolvimento de Intervenções: de agosto de 2023 a agosto de 2026; Redigir e enviar relatórios quando solicitados pela Universidade/ PROEC; Redigir resumos e participação em evento científico (conforme calendário disponível no período de vigência do projeto).

Descrição Resumida: Este projeto tem ligação interdisciplinar com outras áreas da Saúde e com a área da educação, uma vez que suas atividades estão dentro da linha de raciocínio e pratica de órgão mundiais. Pode ser definida também como uma estratégia para equalização de oportunidades e integração social de todas quem necessitam de cuidados. .

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ANA GABRIELA DE SOUZA CARVALHO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: MARCO ANTONIO GOMES BARBOSA

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: marco.fisioedu[em]ufla.br

E-mail Alternativo: gepeb[em]def.ufla.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador em: 13/07/2023 - 21:26:55

Aprovado pela Chefia em: 27/07/2023 - 15:52:19

Aprovado pela PROEEC em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • MARCO ANTONIO GOMES BARBOSA: De 13/07/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
27/07/2023 - 15:52:19Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA)
01/09/2023 - 09:27:05Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 91/2023 (CHRYSTIAN ARAUJO PEREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos