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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 109/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Apresentação dos principais aspectos do Bem-Estar Animal para estudantes do ensino fundamental

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto visa conscientizar os estudantes do Ensino Fundamental do Núcleo de Educação da Infância (NEDI) da UFLA a respeito dos principais aspectos do bem-estar animal. Para isso, serão utilizados conceitos da Educação Humanitária, que se baseia na análise de como podemos viver com respeito e compaixão por todos os seres, convidando os estudantes a vislumbrar soluções e a tomar atitudes individuais para melhorar o mundo considerando a perspectiva da saúde única (humana, animal e ambiental), também considerada na educação humanitária . As bases da Educação Humanitária serão aplicadas no projeto, sendo elas: fornecer informações precisas; incentivar os três Cs (Curiosidade, Criatividade e Crítica); instigar os três Rs (Reverência, Respeito e Responsabilidade); oferecer escolhas positivas que beneficiem a nós mesmos, a outras pessoas, à Terra e aos animais (WEIL, 2013). Serão apresentadas atividades lúdicas, visto que atraem mais a atenção das crianças e facilitam a compreensão. Portanto, a proposta resume-se em aplicar diferentes formas de abordagem para as crianças sobre essa temática na intenção de contribuir para que elas se tornem pessoas ativas na promoção do bem-estar animal, em casa, com seus familiares e também em seus outros círculos de convivência.

Área Temática: Meio Ambiente

Instituições Parceiras: Núcleo de Educação da Infância - NEDI / UFLA

Número Estimado de Participantes: 6

Locais de Realização: Núcleo de Educação da Infância - NEDI / UFLA

Data de Início: 07/11/2023

Data de Término: 31/10/2024

Justificativa: O bem-estar animal precisa ser trabalhado desde a infância, para que as crianças passem a ser mais conscientes e desenvolvam uma visão mais crítica sobre a vida dos animais. É importante que conheçam as necessidades dos animais, além de compreender que eles são seres sencientes. Com isso, esse projeto de extensão possibilitará a relação da equipe de trabalho com os estudantes do ensino fundamental, o que será de enriquecimento para ambos, onde a troca de conhecimentos e experiências proporcionará o desenvolvimento de ambas as partes. Um projeto como esse impacta positivamente na sociedade, ao difundir assuntos tão importantes para as crianças, que possivelmente os transmitirão para seus conviventes, possibilitando uma mudança de atitude.

Caracterização dos Beneficiários: Estudantes do ensino fundamental I.

Objetivos: Com esse projeto, objetiva-se apresentar aos alunos do ensino fundamental do NEDI / UFLA, os principais aspectos do bem-estar animal. De maneira simples e fácil compreensão, levar a informação à geração que tomará as decisões no futuro, de modo que impactem positivamente no mundo através de atitudes respeitosas e escolhas adequadas nos assuntos que envolvam animais.

Metas:

Espera-se, a partir das informações sobre bem-estar animal apresentadas aos estudantes, melhorar o relacionamento entre a sociedade e os animais, respeitando-se as individualidades e necessidades das espécies, promovendo a mudança na visão sobre a natureza.
Em decorrência disso, busca-se que os alunos participantes levem esse conhecimento e o apliquem como forma de exercício de cidadania com respeito a todos os animais.

Fundamentação Teórica:

A relação entre os homens e os animais foi alterada com a evolução social e principalmente com o isolamento dos homens nas cidades. Nessa relação ambas as partes são influenciadas surtindo efeitos, geralmente bons para os homens e muitas vezes maléficos para os animais (BROOM; MOLENTO, 2004; SANTOS et al., 2014). Sendo assim, para a relação se manter saudável é preciso cuidar da saúde e do bem-estar do animal, respeitando as cinco liberdades do bem-estar animal (SANTOS et al., 2014).
Bem-estar é um conceito científico e histórico que preconiza medidas para melhorar a vida dos animais. Essas medidas podem influenciar no comportamento, sendo este reflexo de uma condição de saúde mensurável (BROOM, 2011). O conceito de bem-estar animal faz referência às tentativas de um indivíduo de se adaptar ao ambiente em que está inserido.Trata-se de uma experiência individual e não é algo que o homem possa aplicar ao animal, limitando-se a contribuir disponibilizando os meios que viabilizem a melhora no grau de bem-estar. Ao ser mensurado, o grau de bem-estar não sendo algo absoluto, pode ser positivo ou negativo, variando em uma escala de muito bom a muito ruim (BROOM; MOLENTO, 2004).
O bem-estar animal está relacionado com as cinco liberdades, apesar disso, elas são apenas uma orientação, sendo necessária a avaliação das medidas relativas à individualidade (BROOM, 2011). Para que o bem estar de um indivíduo seja avaliado é preciso ter conhecimento sobre a biologia desse indivíduo (BROOM; MOLENTO, 2004). A avaliação do bem-estar pode ser subjetiva, por isso recomenda-se o uso de métodos já estabelecidos, sendo importante avaliar de forma quantitativa sempre que possível (BROOM, 2011).
Sobre os indicadores de bem estar, alguns são mais importantes quando estão sendo avaliados problemas de curto prazo, como frequência cardíaca e atividade da adrenal, enquanto outros são mais importantes quando trata-se de problemas de longo prazo, como medidas de comportamento, função do sistema imunológico e estágio da doença (BROOM; MOLENTO, 2004; BROOM, 2011). No entanto, a interpretação das alterações deve ser cuidadosa no momento da avaliação do bem-estar, uma vez que pode refletir a interferência de diversos fatores (BROOM; MOLENTO, 2004).
O público tende a se sensibilizar com animais com os quais as pessoas prontamente se identificam, como cães e cavalos, em relatos de dor ou imagens perturbadoras. O mesmo não ocorre com ratos, ovelhas ou galinhas na mesma situação (BROOM; MOLENTO, 2004). Porém, o bem-estar faz referência a todos os animais. A capacidade do animal sofrer ou ser afetado negativamente independe da natureza da sua utilização ou da sua interação com os humanos (BROOM; MOLENTO, 2004). O coelho, por exemplo, para cada situação em que está inserido é visto de forma diferente, no entanto, sendo animal de estimação, animal de laboratório, animal criado para a produção de carne ou animal selvagem, ele é um coelho que sente dor e tem função cognitiva (BROOM, 2011).

Metodologia:

O projeto utilizará as bases da Educação Humanitária e da Saúde Única, abordando a saúde animal, ambiental e humana em conjunto, na temática do bem-estar animal.
Para fornecer informações precisas sobre o assunto serão desenvolvidas diversas atividades por meio de diferentes dinâmicas com os alunos.

Impactos na Formação Discente: Esse projeto de extensão possibilitará a relação dos discentes da equipe de trabalho com os estudantes do ensino fundamental, o que será de enriquecimento para ambos, onde a troca de conhecimentos e experiências proporcionará o desenvolvimento de ambas as partes. É importante a integração do que é aprendido na universidade com a prática, e a transmissão desse conhecimento através da extensão. Outros projetos do mesmo foco, que foram de grande sucesso são levados como exemplo, e a base teórica tem sustento em obras e trabalhos que levaram anos de pesquisa.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A presente proposta oportunizará aos discentes envolvidos, a partir da pesquisa sobre os temas a serem trabalhados, e das técnicas pedagógicas a serem utilizadas, a experiência das atividades de ensino e de extensão a serem desenvolvidas junto aos estudantes do ensino fundamental.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Um projeto como esse impacta positivamente na sociedade ao abordar junto a crianças do ensino fundamental temas tão importantes, que possivelmente os transmitirão para seus conviventes, promovendo sua mudança de atitude.

Resultados Esperados: Melhorar o relacionamento entre a sociedade e os animais, respeitando-se as individualidades e necessidades das espécies, promovendo a mudança na visão sobre a natureza. Em decorrência disso, busca-se que os alunos participantes levem esse conhecimento e o apliquem como forma de exercício de cidadania com respeito a todos os animais.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Os impactos dos temas a serem trabalhados junto aos alunos deverão ser acompanhados e avaliados a partir dos retornos obtidos junto às professoras das turmas participantes em reuniões periódicas com as professoras responsáveis por elas, além das eventuais atividades de feed-back a serem desenvolvidas junto às turmas.

Cronograma:

out/2023 - submissão do projeto para aprovação;
nov/2023 - preparação, aplicação, acompanhamento e avaliação das atividades;
dez/2023 - avaliação e elaboração de relatório parcial;
mar a set/2024 - preparação, aplicação, acompanhamento e avaliação das atividades;
out/2024 - avaliação e elaboração de relatório final;

Descrição Resumida: Com esse projeto, objetiva-se apresentar aos alunos do ensino fundamental do NEDI / UFLA, os principais aspectos do bem-estar animal. De maneira simples e fácil compreensão, pretende-se levar importantes informações sobre aspectos do bem-estar animal à geração que tomará as decisões no futuro, de modo que impactem positivamente no mundo através de atitudes respeitosas e escolhas adequadas nos assuntos que envolvam os animais.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • MARIA RAQUEL ISNARD MOULIN - Início: 06/10/2023 - Término: 31/10/2024 - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: SERGIO ALVES BAMBIRRA

Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINARIA

E-mail Institucional: bambirra[em]ufla.br

E-mail Alternativo: sbambirra[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador em: 06/10/2023 - 16:37:32

Aprovado pela Chefia em: 25/10/2023 - 11:12:25

Aprovado pela PROEEC em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • SERGIO ALVES BAMBIRRA: De 06/10/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
25/10/2023 - 11:12:25Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (ANA PAULA PECONICK)
25/10/2023 - 12:42:51Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 109/2023 (PRISCILLA ROCHELE BARRIOS CHALFUN)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos