UFLA SIG

Sistema Integrado de Gestão
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 118/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Escola Anual de Ciências Naturais

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O desenvolvimento econômico e social de um país passa, necessariamente, pela melhora da formação educacional de sua população. Nesse contexto, a universidade, enquanto geradora de conhecimento, tem um papel relevante nesse processo, uma vez que, o conhecimento nela produzido tem de ser disseminado amplamente na sociedade, indo além do ambiente acadêmico que é frequentado exclusivamente por especialistas. A universidade deve atuar para garantir o processo de difusão e aproximação do conhecimento, direcionando-o não apenas a especialistas, mas também à população em geral, a estudantes da Educação Básica, e seus professores. Estes últimos desempenham um papel fundamental como agentes de transformação social, pois, juntos com outros agentes de suma relevância, atuam no processo de formação dos cidadãos críticos e atuantes. Dessa forma, este projeto visa atuar na difusão do conhecimento produzido pela comunidade científica junto à sociedade, buscando despertar um maior interesse pelo conhecimento científico e os processos envolvidos em sua construção.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 150

Locais de Realização: Preferencialmente nas dependências da UFLA

Data de Início: 02/01/2024

Data de Término: 31/12/2026

Justificativa:

A UFLA, reconhecida como um centro de excelência em ensino, pesquisa e extensão, já implementou ações voltadas para despertar o interesse pelas ciências. Dentre essas ações, destaca-se o Programa de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (BIC Júnior), inaugurado em 2002, que dentre outros propósitos, busca incentivar os alunos do ensino médio de escolas públicas a participarem de projetos de pesquisa na universidade.
Com a promulgação da Resolução MEC/CNE/CES nº 7/2018, que estabelece que as atividades de extensão devem representar, no mínimo, 10% da carga horária curricular total dos cursos de graduação, integradas à matriz curricular desses cursos, torna-se imperativo alinhar as práticas acadêmicas a essa regulamentação. Nesse contexto, diversas iniciativas na EACN mostram-se propícias para contribuir significativamente para a integração da carga horária das atividades de extensão.
Além disso, a participação de alunos de graduação e pós-graduação não apenas enriquecerá suas experiências acadêmicas, mas também os transformará em agentes disseminadores do conhecimento gerado pela instituição, fortalecendo a interface entre a universidade e a sociedade.
Paralelamente, a formação científica da população, tanto em níveis básicos quanto superiores, assume extrema importância. Em um mundo onde o nível de conhecimento da população é indicativo do desenvolvimento de um país nos aspectos científico, cultural, social, econômico, entre outros, a aproximação da população com as ciências naturais tende a ser benéfica a curto, médio e longo prazo.

Caracterização dos Beneficiários:

A UFLA nos últimos anos tem buscado através de vários projetos de extensão uma aproximação com a população do Município de Lavras e também com municípios vizinhos. Assim, vemos que a universidade de uma forma geral tem o dever de fomentar o interesse de alunos do ensino fundamental e médio, principalmente aqueles advindos da rede pública de ensino. Contudo, o despertar do interesse por uma determinada área do conhecimento deve começar logo nos primeiros anos do ensino. Dessa forma, o público alvo dessa proposta são alunos do ensino fundamental e médio, principalmente da rede pública de ensino, aos quais esperamos incitar a curiosidade e através dela o interesse pela ciência.
Além deste alunos, estamos abertos à participação de qualquer pessoa interessada na promoção da educação em ciências. Nossa intenção é criar uma atmosfera inclusiva e acolhedora para pessoas de todas as idades, níveis de educação e origens. A diversidade do público enriquecerá as discussões e atividades do evento.

Objetivos:

Promover o interesse pela ciência:
Estimular a participação ativa dos estudantes;
Fomentar a cultura científica;
Promover o interesse pelo ensino superior.

Metas:

realizar a capacitação dos discentes de graduação para atuarem como tutores e monitores;
desenvolver apostilas para auxiliar no desenvolvimento das atividades;
realizar visitas guiadas aos laboratórios do DFI;
Promover bate-papos entre os estudantes do CEDET e os discentes de graduação;
incentivar a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos estudantes em suas respectivas escolas;

Fundamentação Teórica:

O ensino de ciências e o fomento ao interesse científico são de extrema importância para uma nação por diversas razões. Em primeiro lugar, a ciência é um dos principais motores do progresso humano, pois é através dela que desenvolvemos tecnologias e soluções para os problemas que enfrentamos como sociedade [1,2].
Além disso, a ciência é fundamental para a compreensão do mundo que nos cerca e para a tomada de decisões informadas em diversas áreas, como saúde, meio ambiente, economia, entre outras. O conhecimento científico é também um patrimônio da humanidade, um bem público que deve ser compartilhado e usado para o benefício de todos [3,4].
O ensino de ciências também é importante para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de entender e questionar as informações que recebem e de participar de debates importantes para a sociedade. A ciência é um campo em constante evolução e o interesse científico permite que as pessoas acompanhem essas mudanças e se mantenham atualizadas sobre as descobertas e avanços da ciência [5].
No contexto atual, em que enfrentamos desafios globais como as mudanças climáticas, a pandemia de COVID-19 e a crescente desigualdade social, é ainda mais importante investir na ciência e na educação científica. Como destaca a UNESCO em seu Relatório de Ciência da UNESCO de 2021, "a ciência é um imperativo ético, social e econômico para alcançar um desenvolvimento humano inclusivo e sustentável" [6].
Em resumo, o ensino de ciências e o fomento ao interesse científico são fundamentais para o desenvolvimento humano, a tomada de decisões informadas, a formação de cidadãos críticos e conscientes e a solução dos desafios globais que enfrentamos. Portanto, é essencial que governos, instituições de ensino e a sociedade em geral invistam na ciência e na educação científica.
[1] MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Currículo de Ciências para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
[2] MARTINS, I. C. B.; TEIXEIRA, R. A educação científica e a formação do cidadão: reflexões sobre o papel da escola e do professor. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 95, p. 263-284, jan./mar. 2017.
[3] ZANETIC, J. Importância da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento do Brasil. Revista USP, São Paulo, n. 99, p. 90-97, set./nov. 2013. e CUNHA, D. N. D.; CUNHA, P. M. D.; PEREIRA, C. M. D. S. Iniciação científica: um caminho para a formação do cientista. Cadernos de Graduação-Ciências Exatas e Tecnológicas, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 48-53, 2015.
[4] FARIA, L. O.; BARROS, L. A. B. C. O ensino de ciências e a formação do cidadão crítico. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 1-11, jul./dez. 2014.
[5] JACOBUCCI, D. F. A importância da divulgação científica na formação do cidadão. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, Franca, v. 4, n. 3, p. 25-34, 2015.
[6] UNESCO. Relatório de Ciência da UNESCO 2021: O caminho para 2030. Paris: UNESCO, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377458. Acesso em: 19 abr. 2023.

Metodologia:

Planejamento e Organização: a comissão organizadora da EACN será composta pelos membros desse projeto, os quais ficarão responsáveis por criar equipes nas seguintes áreas: Engenharias, Física, Química e Biologia, cada equipe será compostas por docentes e estudantes dos respectivos cursos de graduação envolvidos na temática da escola;
Definição de Local e Data: a 1ª EACN será realizada no Centro de Convenções da UFLA e nos anfiteatros do departamentos de Física (DFI), Química (DQI) e Biologia (DBI). Será realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2024;
Divulgação: será criado um plano de divulgação da EACN, onde serão criados perfis em mídias sociais tais quais: Instagram, Facebook, Tiktok, dentre outros; assim como um Site para a realização das atividades e inscrições no evento. Promoveremos ativamente a EACN em escolas públicas de Lavras e entre os cursos da UFLA que participarão da feira de ciências;
Preparação dos Alunos e Professores: No início do período letivo de 2024 realizaremos a divulgação da EACN nas escolas de Lavras e sequencialmente ofereceremos cursos de formação para os professores das escolas convidadas;
Feira de Ciências: será organizada nas instalações da UFLA e contará com estandes para apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos durante o ano de 2024. Os estudantes dos cursos de graduação da UFLA irão orientar e avaliar os projetos;
Mostra da UFLA: paralelamente à Feira de Ciências, será organizado uma mostra de ciências da UFLA. Os cursos de graduação em Engenharia Física, Química, Ciências Biológicas e Física apresentarão seus projetos de pesquisa, experimentos e atividades relacionadas às ciências;
Mini-Cursos: serão oferecidos mini-cursos aos estudantes das escolas participantes, ministrados por professores e estudantes da UFLA, e deverão abordar temáticas das áreas de ciências naturais.
Programação Cultural: A escola também contará com eventos culturais, que vão desde palestras à apresentações artísticas;
Avaliação: Após o evento, será realizada uma avaliação detalhada dos resultados, coletando feedback dos participantes para aprimorar as edições futuras.
Relatórios e Documentação: Manteremos registros detalhados de todas as etapas do processo de organização, incluindo orçamentos, relatórios de atividades e resultados.

Impactos na Formação Discente:

A envolvimento em atividades de extensão pode gerar diversos impactos positivos na formação dos estudantes, incluindo:

Desenvolvimento de habilidades de comunicação e liderança: Ao desempenhar papéis de tutores e monitores em atividades de extensão, os estudantes têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades de comunicação e liderança. Isso ocorre pela necessidade de explicar conceitos complexos de forma clara e objetiva aos participantes.

Aprendizagem mais significativa: A participação em atividades de extensão pode conduzir a uma aprendizagem mais significativa. Os estudantes precisam aplicar seus conhecimentos em situações práticas e reais, consolidando assim conceitos e compreendendo sua relevância para a sociedade.

Desenvolvimento do senso crítico: A interação com os alunos pode contribuir para o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes, uma vez que os questionamentos dos participantes frequentemente desafiam conceitos estabelecidos, introduzindo novas perspectivas para as discussões.

Contribuição para a formação de novos cientistas: O envolvimento em atividades de extensão pode inspirar e despertar o interesse dos alunos pela ciência, desempenhando um papel crucial na formação de futuros cientistas e pesquisadores.

Fortalecimento da relação entre a universidade e a sociedade: Por fim, a participação em atividades de extensão desempenha um papel fundamental no fortalecimento dos laços entre a universidade e a sociedade. Isso contribui para a democratização do conhecimento e promove a cidadania ao facilitar o acesso a informações relevantes.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

No âmbito acadêmico, a interligação entre ensino, pesquisa e extensão é conhecida como a tríade universitária. Essa tríade é considerada uma base essencial para a formação do estudante, possibilitando a integração entre teoria e prática, a geração de conhecimento científico e a aproximação da instituição de ensino com a sociedade.

No contexto do presente projeto de extensão, a relação entre ensino, pesquisa e extensão pode se manifestar de diversas maneiras, destacando-se algumas delas:

Ensino e extensão: Por meio das atividades envolvendo os estudantes do CEDET, os universitários têm a oportunidade de colocar em prática a docência, aplicando os conceitos teóricos adquiridos em sala de aula. Além disso, os universitários podem desempenhar papéis como tutores e monitores, compartilhando conhecimentos com os alunos do CEDET e contribuindo para a sua formação.

Pesquisa e extensão: Durante a execução do projeto de extensão, podem surgir temas e questões que exigem investigação e análise científica. Dessa forma, os estudantes têm a possibilidade de desenvolver projetos de pesquisa derivados das atividades de extensão, enriquecendo tanto o conhecimento teórico quanto o prático, e contribuindo para a produção de conhecimento científico relevante.

Ensino, pesquisa e extensão: A interconexão entre ensino, pesquisa e extensão pode ocorrer de maneira integrada, por meio de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar. Os temas e problemas emergentes na extensão podem se tornar objetos de análise e pesquisa científica, promovendo a produção de conhecimento relevante e a formação integral dos estudantes.

Essa relação tríplice capacita os estudantes para o desenvolvimento de competências e habilidades que extrapolam a esfera técnica, viabilizando o exercício da cidadania e o compromisso com a sociedade. Ademais, a interação entre ensino, pesquisa e extensão representa um indicador crucial de qualidade para a instituição de ensino superior, contribuindo para sua reputação e reconhecimento tanto no meio acadêmico quanto na sociedade em geral.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

O propósito central deste projeto é difundir o conhecimento em ciências naturais entre estudantes do ensino médio da rede pública, promovendo simultaneamente o interesse pela ciência e pelo ensino superior. Assim, o projeto estabelece uma conexão substancial com a sociedade ao buscar enriquecer a formação de jovens estudantes, potenciais futuros profissionais qualificados capazes de impulsionar avanços científicos e tecnológicos benéficos para a comunidade em geral.

Adicionalmente, o impacto social do projeto é notável, uma vez que a divulgação do conhecimento em física e do método científico pode contribuir significativamente para a compreensão e resolução de desafios enfrentados pela sociedade. Além disso, o projeto visa impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações, com o objetivo de aprimorar a qualidade de vida das pessoas. Vale ressaltar ainda que o projeto desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade de oportunidades educacionais, concentrando seus esforços especialmente em atender os alunos da rede pública de ensino.

Resultados Esperados:

Como resultado, esperamos:
Fomento à Curiosidade e Cultura Científica: Esperamos despertar e fortalecer o interesse dos estudantes pelas ciências naturais, estimulando sua curiosidade científica e sua vontade de explorar o mundo ao seu redor.
Melhoria na Qualidade da Educação em Ciências: Com a oferta de minicursos ministrados por estudantes e docentes dos cursos de graduação envolvidos neste projeto, visamos contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de ciências nas escolas participantes.
Inclusão e Equidade: Buscamos promover a inclusão de estudantes de escolas públicas, especialmente aqueles com baixo IDEB. Queremos que todos os estudantes tenham igualdade de oportunidades para participar e se envolver com as atividades científicas da EACN.
Participação Ativa dos Alunos: Desejamos que os estudantes sejam protagonistas de sua própria aprendizagem, envolvendo-se ativamente na realização de experimentos, apresentações de projetos e debates científicos durante a EACN.
Desenvolvimento de Habilidades: Esperamos que os participantes desenvolvam habilidades de comunicação, pensamento crítico, trabalho em equipe e resolução de problemas, essenciais tanto para a educação quanto para a vida cotidiana.
Articulação com a Comunidade: A EACN promoverá a articulação entre a UFLA, escolas municipais e estaduais, escolas privadas e a Secretaria de Educação local, estabelecendo parcerias duradouras para fortalecer a educação em ciências na região.
Divulgação Científica: A EACN atuará como uma plataforma de divulgação científica, compartilhando os projetos desenvolvidos pelos estudantes e docentes da UFLA com a comunidade local e atraindo a atenção para questões científicas relevantes.
Inspiração para Carreiras Científicas: Pretendemos inspirar estudantes a considerar carreiras nas áreas de ciências naturais, incentivando-os a continuidade dos estudos e carreiras em campos científicos.
Contribuição para a SNCT: A EACN se integrará à programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2024, contribuindo para tornar esse evento ainda mais abrangente e impactante em termos de popularização da ciência no país.
Esses impactos e resultados esperados refletem o compromisso da EACN em promover a educação em ciências, a inclusão, a igualdade de oportunidades e a divulgação científica, contribuindo para o desenvolvimento educacional e científico de nossa comunidade.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Os indicadores de acompanhamento e avaliação são ferramentas essenciais para medir o progresso e o impacto do projeto. Aqui estão alguns indicadores que podem ser relevantes para a Escola Anual de Ciências Naturais (EACN):

Participação Estudantil:
Número total de estudantes envolvidos na feira de ciências.
Proporção de estudantes de escolas públicas em relação ao total de participantes.
Nível de participação de estudantes do ensino médio e fundamental.

Diversidade e Inclusão:
Percentual de representatividade étnico-racial e de gênero entre os participantes.
Envolvimento de estudantes com deficiência nas atividades.

Desenvolvimento de Projetos:
Número de projetos científicos apresentados.
Avaliação da qualidade e inovação dos projetos pelos avaliadores.
Percentual de projetos continuados ou aprimorados após a feira.

Avaliação dos Participantes:
Feedback dos estudantes, professores e colaboradores sobre a experiência na EACN.
Taxa de satisfação dos participantes em relação às atividades e organização do evento.

Alcance e Divulgação:
Número de visualizações e interações nas redes sociais.
Cobertura da imprensa local e regional.
Eficácia das estratégias de divulgação e promoção.

Impacto a Longo Prazo:
Número de estudantes que continuaram envolvidos em atividades científicas após o evento.
Participação em programas acadêmicos e científicos por ex-participantes.
Mudanças percebidas nas atitudes e interesses dos estudantes em relação às ciências.

Sustentabilidade:
Avaliação da sustentabilidade do evento em edições futuras.
Estabelecimento de parcerias duradouras com escolas, instituições e patrocinadores.

Esses indicadores podem ser ajustados e personalizados com base nos objetivos específicos do projeto e nas métricas consideradas mais importantes para avaliar o sucesso da EACN.

Cronograma:

Mês 1: Revisão e ajuste do planejamento detalhado do evento.
Mês 1: Análise das atividades programadas e revisão do orçamento físico-financeiro, se necessário.
Mês 2: Detalhamento das atividades e responsabilidades da equipe organizadora.
Mês 2: Revisão das estratégias de execução das atividades pré-evento.
Meses 2 e 3: Seleção dos membros das equipes de apoio e organização.
Meses 3 a 6: Treinamento e capacitação da equipe para suas respectivas funções
Meses 4 e 5: Confirmação das parcerias estabelecidas.
Meses 5 e 6: Garantia da disponibilidade dos recursos necessários, incluindo infraestrutura e materiais.
Mês 7: Refinamento do plano de comunicação e divulgação.
Mês 8: Comunicação com os participantes, instituições parceiras e público-alvo.
Meses 6 e 9: Realização dos mini-cursos preparatórios para as escolas públicas.
Mês 10: Coordenação e acompanhamento das equipes de alunos dos cursos de graduação na preparação de suas apresentações.
Meses 9 e 10: Últimos ajustes nas atividades e infraestrutura.
Meses 9 e 10: Revisão e testes finais de todas as atividades programadas.
Mês 10: Realização da Escola Anual de Ciências Naturais (EACN) durante a SNCT.
Meses 11 e 12: Avaliação de resultados e impactos da EACN.
Meses 11 e 12: Preparação de relatórios finais e prestação de contas.

Descrição Resumida: A EACN é um evento que promove o envolvimento de estudantes do ensino médio e fundamental com as ciências naturais. Composta por uma mostra de ciências, feira de projetos, mini-cursos e atividades, a EACN é coordenada por docentes da UFLA, contando com equipes de estudantes universitários. O evento busca inclusão étnico-racial e de gênero, estabelece parcerias com escolas e secretarias de educação, premia os melhores projetos e oferece oportunidades de desenvolvimento aos estudantes premiados.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • ELISA MONTEZE BICALHO - Início: 14/12/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ELISANGELA JAQUELINE MAGALHAES - Início: 14/12/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JEFFERSON ADRIANO NEVES - Início: 14/12/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LARISSA FONSECA ANDRADE VIEIRA - Início: 14/12/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • PAULO RICARDO DA SILVA - Início: 14/12/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: JEFFERSON ESQUINA TSUCHIDA

Setor: DEPARTAMENTO DE FÍSICA

E-mail Institucional: jefferson.tsuchida[em]ufla.br

E-mail Alternativo: jetsuchida[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 14/12/2023 - 17:07:32

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 15/12/2023 - 15:07:13

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • JEFFERSON ESQUINA TSUCHIDA: De 14/12/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
15/12/2023 - 15:07:13Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (CLEVERSON FILGUEIRAS)
18/12/2023 - 16:43:01Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 118/2023 (MARIANA ESTEVES MANSANARES)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.86.2

Créditos