Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 24/2024
Título: Construção de um Horto botânico com plantas nativas de interesse da comunidade Lavrense e região
Programa de Extensão: Promoção do desenvolvimento sócio regional por meio da estruturação de ações de extensão em interface com a pesquisa nos cursos
Resumo da Proposta: A proposta consiste na construção de um horto de plantas nativas no setor de botânica da UFLA. Será elaborado um questionário para identificar os usos e demandas da comunidade em relação às plantas nativas e, a partir destas, será realizada a seleção das espécies que serão cultivadas no horto. Após o estabelecimento das mudas, serão realizadas atividades em escolas, praças e outros locais de interação com a comunidade para doação das mudas e divulgação científica de suas propriedades, usos e importância ecológica.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras:
Prefeituras de Lavras e região; Escolas Públicas e Privadas de Lavras e região; Escolas Técnicas de Lavras e Região; Universidade públicas e privadas;
Número Estimado de Participantes: 25
Locais de Realização: O Horto de plantas nativas será construído no Setor de Botânica da Universidade Federal de Lavras e contará com um espaço dedicado ao preparo de mudas de espécies nativas de interesse da comunidade de Lavras e região. As atividades de extensão serão realizadas em conjunto com escolas, prefeituras municipais da região e em espaços públicos de fácil acesso.
Data de Início: 15/05/2024
Data de Término: 14/05/2027
Justificativa: Em vista das constantes mudanças climáticas e ambientais, a educação científica e ambiental e a preservação de espécies, principalmente as nativas, torna-se cada vez mais importante. Levando em consideração que a atividade de extensão proporciona uma aproximação da universidade junto à comunidade, este projeto visa a manutenção e preservação de espécies nativas de interesse da população de Lavras e Região, proporcionando um espaço aberto a todos, com acesso à mudas e informações, para conscientização sobre a importância ecológica de diferentes espécies, seus usos e a necessidade de sua preservação.
Caracterização dos Beneficiários: Alunos de ensino fundamental, médio e superior, moradores de Lavras e região, Professores e alunos do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras.
Objetivos:
Avaliar através de questionários, as plantas nativas de interesse da sociedade de Lavras e região; Construir estrutura física do Horto no Setor de Botânica da UFLA; Cultivar mudas de plantas nativas; Proporcionar formação profissional, pessoal e acadêmica dos membros participantes do projeto; Realizar ações em escolas e em praças municipais para doação de mudas e conscientização da importância da preservação da flora nativa, demonstrando suas aplicações e benefícios para a humanidade.
Metas:
Obter uma lista de plantas nativas de interesse da população de Lavras e região; Coletar sementes para produção de mudas das espécies de interesse; Realizar seis visitas técnicas; Ministrar quatro cursos de extensão; Organizar um evento técnico-científico; Realizar doze palestras sobre o tema; Publicar três resumos em anais de eventos científicos; Desenvolver junto ao projeto um trabalho de conclusão de curso; Publicar resultados em periódico indexado; Apresentar três pitches.
Fundamentação Teórica:
A conservação da biodiversidade é fundamental para a manutenção dos ecossistemas saudáveis e funcionais (Wagner;Lima, 2024). A perda de espécies nativas devido à degradação do habitat, fragmentação do território e mudanças climáticas tem sido uma preocupação global. A preservação das espécies nativas não apenas mantém a diversidade genética, mas também sustenta os processos ecológicos essenciais, como a polinização, a ciclagem de nutrientes e a regulação do clima (Carvalho; Silva; Medeiros, 2009). A ecologia de comunidades destaca a interdependência entre as espécies e a importância de cada uma para a estabilidade do ecossistema. A presença e a abundância de espécies nativas influenciam a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas, afetando diretamente a saúde e o bem-estar da comunidade humana que depende desses serviços ecossistêmicos. A educação ambiental desempenha um papel crucial na conscientização e engajamento da comunidade na conservação da biodiversidade (Souza; Salvi, 2012). Ao fornecer informações sobre a importância das espécies nativas e os impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente, a educação ambiental pode promover mudanças de comportamento e atitudes em relação à natureza e à sustentabilidade. Por fim, a sustentabilidade é essencial para garantir a conservação a longo prazo das espécies nativas e dos ecossistemas em que habitam. Práticas sustentáveis, como o uso racional dos recursos naturais, a redução da poluição e o manejo adequado do solo, são fundamentais para minimizar os impactos negativos sobre a biodiversidade e promover o desenvolvimento sustentável. Ao integrar esses conceitos teóricos, o projeto visa criar um horto de plantas nativas como uma ferramenta prática para a conservação das espécies locais, enquanto promove a conscientização e o engajamento da comunidade através de atividades educacionais e eventos de divulgação. Dessa forma, o projeto busca contribuir para a preservação da biodiversidade e a promoção da sustentabilidade ambiental na região de Lavras e arredores. BADKE, Marcio Rossato et al. Construção e implementação de um horto medicinal: um projeto de extensão universitária. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 32, 2019. BEVILAQUA, G. A. P. et al. Aspectos técnicos da instalação de hortos de plantas bioativas. 2012. COSTA, A. D. et al. Formação de educadores/educadoras ambientais: reflexões a partir de um projeto de extensão no Horto Florestal Olho D'Água da Bica, Cuité-PB. 2017. Perda e Conservação dos Recursos Genéticos Vegetais / por Julita Maria Frota Chagas Carvalho, Marina Medeiros de Araújo Silva e Maria Jaislanny Lacerda e Medeiros, Campina Grande: Embrapa Algodão, 2009 SILVA, A. M. da .; FERNANDES, L. C. M. .; CRUZ, F. dos S. .; SANTOS, C. A. G. . Produção de mudas de árvores nativas e repovoamento vegetal no horto florestal olho d’água da bica (CES/UFCG). Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/643. SOUZA, D. C. de ; SALVI, R. F. A PESQUISA EM EDUCAÇAO AMBIENTAL: UM PANORAMA SOBRE SUA CONSTRUÇÃO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp.111-129. ISSN 1983-2117. VIEIRA et al. Horto de plantas medicinais da ufgd aberto à comunidade: do cultivo orgânico ao fitoterápico. In: Saberes e experiências com a produção orgânica e agroecológica [recurso eletrônico]. / Alzira Salete Menegat, Euclides Reuter de Oliveira (organizadores). – Dourados, MS : UFGD, 2022. 252p. WAGNER, C., LIMA, R. A. (2024). Estratégias de conservação e uso sustentável de áreas protegidas na região Amazônica: uma revisão sistemática. Journal of Biotechnology and Biodiversity, 12(1), 015–023.".
Metodologia:
Considerando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, este projeto começará seu diálogo com a sociedade de Lavras e região por meio de uma pesquisa-ação. Este caminho metodológico, situado no campo da pesquisa qualitativa, possibilita uma aproximação entre universidade, educação básica e sociedade. Nesta perspectiva, os participantes da pesquisa são reconhecidos como sujeitos capazes de intervir na realidade, com saberes e práticas que dialogam com a universidade em uma via de mão dupla. Em razão da heterogeneidade dos grupos de pessoas envolvidos na pesquisa, lançaremos mão de dois métodos de coleta de dados: entrevistas e questionários. As entrevistas serão realizadas quando o número de participantes for pequeno, por meio de entrevistas semi-estruturadas. Em grupos com grande número de participantes, serão aplicados questionários. O objetivo das entrevistas e questionários é observar as demandas, usos, cultivo e conhecimento sobre plantas nativas da população. A partir destes dados, procederemos por meio da análise de conteúdo para levantar as categorias que irão orientar tanto nossas ações de construção, desenvolvimento e manutedo horto de plantas nativas, quanto nossas atividades de ensino-aprendizagem. A construção do horto será realizada de acordo com Bevilaqua et al. (2012). BEVILAQUA, G. A. P. et al. Aspectos técnicos da instalação de hortos de plantas bioativas. 2012. DE SOUZA MINAYO, Maria Cecília; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Editora Vozes Limitada, 2011. ESTEVES CAMPOS, Elisabete Ferreira. Ensino, pesquisa, extensão: contribuições da pesquisa-ação. Rev. Actual. Investig. Educ, San José , v. 20, n. 1, p. 533-551, Apr. 2020 .
Impactos na Formação Discente:
Um projeto de extensão como a Construção de um Horto Botânico com plantas nativas de interesse da comunidade Lavrense e região pode ter diversos impactos positivos na formação discente. Aqui estão algumas possibilidades: Aprendizado prático e interdisciplinar: Os estudantes envolvidos no projeto terão a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em um ambiente real. Eles aprenderão sobre botânica, ecologia, conservação e manejo de plantas nativas, além de desenvolver habilidades práticas de cultivo e manutenção. Desenvolvimento de habilidades técnicas: Os discentes ganharão experiência em atividades como plantio, poda, irrigação, identificação de espécies e manejo de pragas. Essas habilidades são valiosas para futuras carreiras na área ambiental. Interação com a comunidade: O projeto envolverá a comunidade local, permitindo que os estudantes interajam com moradores, escolas e outros grupos interessados. Isso promove a responsabilidade social e a conexão com a realidade local. Conscientização ambiental: O horto botânico pode ser usado como espaço educativo para visitas guiadas, palestras e oficinas. Isso aumenta a conscientização sobre a importância da biodiversidade e da conservação das plantas nativas. Pesquisa e inovação: Os discentes podem conduzir pesquisas relacionadas às plantas do horto, como estudos de propagação, adaptação ao clima local ou uso medicinal. Isso estimula a criatividade e a busca por soluções inovadoras. Networking e oportunidades profissionais: Participar do projeto permite que os estudantes conheçam profissionais da área, criando oportunidades para estágios, colaborações e futuras carreiras.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
A relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão é fundamental em projetos acadêmicos como o Horto Botânico com plantas nativas. Vamos explorar cada uma dessas dimensões: Ensino: O projeto oferece oportunidades práticas de aprendizado para os estudantes. Eles aplicam conceitos teóricos em atividades reais, como cultivo, identificação de espécies e manejo. Os discentes podem participar de cursos, disciplinas ou oficinas relacionadas ao horto, aprofundando seu conhecimento. Pesquisa: O horto é um ambiente propício para pesquisas científicas. Os estudantes podem investigar questões como adaptação de plantas nativas, conservação, propagação e uso sustentável. A pesquisa contribui para o avanço do conhecimento na área botânica e ecológica. Extensão: O projeto envolve a comunidade local, promovendo a interação entre universidade e sociedade. Visitas guiadas, palestras e oficinas educam e conscientizam. A extensão também inclui ações práticas, como plantio de mudas em áreas públicas ou escolas. Em resumo, o horto botânico integra essas três dimensões, enriquecendo a formação dos discentes, contribuindo para a pesquisa científica e beneficiando a comunidade.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
A Construção de um Horto Botânico com plantas nativas de interesse da comunidade Lavrense e região tem um impacto social significativo e uma relação estreita com a sociedade. Aqui estão alguns pontos relevantes: Educação ambiental: O horto botânico serve como um espaço educativo para a comunidade. Visitas guiadas, palestras e oficinas podem aumentar a conscientização sobre a biodiversidade local, a importância das plantas nativas e a conservação do meio ambiente. Acesso público: O horto é um local aberto ao público, proporcionando um ambiente agradável para passeios, contemplação e aprendizado. Isso aproxima as pessoas da natureza e promove o bem-estar. Preservação cultural: Plantas nativas muitas vezes têm significados culturais e históricos. O horto pode preservar espécies tradicionais e promover o conhecimento sobre o patrimônio natural da região. Benefícios à saúde: A interação com a natureza tem efeitos positivos na saúde mental e física. O horto oferece um espaço para relaxamento e conexão com o verde. Engajamento comunitário: O projeto envolve a comunidade local, incentivando a participação ativa. Os moradores podem contribuir com ideias, voluntariado e cuidado das plantas. Pesquisa e conservação: O horto pode ser usado para pesquisas científicas sobre plantas nativas, incluindo conservação, propagação e uso sustentável. Isso beneficia toda a sociedade. Em resumo, o projeto não apenas contribui para a formação acadêmica dos discentes, mas também fortalece os laços entre a universidade e a comunidade, promovendo a conscientização ambiental e o bem-estar geral.
Resultados Esperados: Espera-se obter um espaço com boa infraestrutura, dedicado à produção de espécies nativas e aberto à comunidade de Lavras e região para promover capacitação tanto dos membros internos quanto externos à UFLA. Espera-se também a realização de eventos, publicações técnico-científicas e disseminação de conhecimento para conscientização da importância da preservação da flora nativa, demonstrando suas aplicações e benefícios para a humanidade em ações de educação ambiental.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Número de Espécies Conservadas: Acompanhar a quantidade de espécies nativas que são mantidas e preservadas no horto botânico ao longo do tempo. Sobrevivência das Mudas: Acompanhar a taxa de sobrevivência das mudas plantadas no horto botânico para garantir o sucesso do cultivo das espécies nativas. Participação da Comunidade: Medir o envolvimento da comunidade local através do número de participantes em eventos, workshops e atividades educacionais realizadas. Feedback da Comunidade: Coletar feedback e avaliações da comunidade local sobre as atividades do projeto, para identificar áreas de melhoria e ajustes necessários.
Cronograma:
Dimensionamento e construção do Horto de Plantas Nativas Mês 1 ao 12 Levantamento e produção das mudas nativas Mês 6 ao 24 Ações de educação ambiental e distribuição das mudas Mês 12 ao 24 Trabalho de conclusão de curso Mês 24 ao 36 Participação e apresentação em eventos Mês 24 ao 36 Evento técnico-científico Mês 30 ao 36 Apresentação de pitches Mês 30 ao 36 Escrita e publicação de artigo em periódico indexado Mês 30 ao 36
Descrição Resumida: Projeto de extensão visando a manutenção e preservação de espécies nativas de interesse da população de Lavras e Região, proporcionando um espaço aberto a todos, com acesso à mudas e informações, para conscientização sobre a importância ecológica de diferentes espécies, seus usos, a necessidade de sua preservação e para capacitação de membros internos e externos à universidade.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: THIAGO ALVES MAGALHAES
Setor: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
E-mail Institucional: thiago.magalhaesufla.br
E-mail Alternativo: thiagomagalhaes.biologiagmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 14/05/2024 - 16:32:14
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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