Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 48/2024
Título: Apoio à implantação do setor de desenvolvimento de sistemas de automação industrial na empresa Redes Tecnologia e Serviços
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: A proposta se baseia na prestação de consultoria técnica à empresa lavrense Redes Tecnologia e Serviços, formalizada por meio do regime de colaboração esporádica, já autorizada pelo Departamento de Automática e pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Portaria 553, de 1º de Agosto de 2024), com carga horária de 136 horas. Trata-se de uma atividade de extensão realizada no âmbito do Departamento de Automática, com a participação principal de um coordenador, docente, especialista na área de automação industrial, envolvendo também o Núcleo de Estudos em Automação Industrial (NEAUTI), sendo que o conhecimento adquirido durante as atividades de extensão também poderá ser trazido para dentro da sala de aula, o que é muito importante.
Área Temática: Tecnologia e Produção
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 5
Locais de Realização: As atividades serão realizadas na sede da empresa Redes Tecnologia e Serviços e remotamente, no caso de reuniões em salas virtuais.
Data de Início: 05/09/2024
Data de Término: 30/12/2024
Justificativa: As micro, pequenas e médias empresas desempenham um papel fundamental na economia brasileira, seja pela geração de riquezas, seja pela empregabilidade. Todavia, o empresário nem sempre tem condições de contratar especialistas para desempenhar funções específicas, seja pela falta de pessoal qualificado, seja pela falta de interesse do pessoal qualificado em mudar de emprego. Apesar de contar com um parque industrial consolidado, o município de Lavras-MG possui poucas empresas atuando na área de desenvolvimento de sistemas de automação dedicados ao segmento industrial, muitas vezes obrigando que serviços de desenvolvimento e manutenção de sistemas industriais sejam contratados fora do município. Percebendo essa carência, a empresa Redes Tecnologia e Serviços decidiu ampliar seu portfólio, destinando alguns de seus colaboradores para o novo setor e abrindo vagas de estágio (parcialmente preenchidas por estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação), sendo que a universidade, pode e deve apoiar essas empresas, vez que conta com corpo qualificado nas mais diversas áreas do conhecimento. Esse tipo de apoio é viabilizado por meio de convênios, acordos de cooperação e consultorias, todos partes de um dos tripés da universidade, a extensão universitária. Assim se concretiza a aproximação da universidade com o mercado ou com a sociedade. A atividade de extensão não necessariamente deve ser gratuita, pois o profissional se dedica à solução de problemas diversos, relacionados à suas expertises e aprofunda na solução por meio do conhecimento que é gerado e realimenta o sistema ensino aprendizagem.
Caracterização dos Beneficiários: A empresa Redes Tecnologia e Serviços, já estabelecida no mercado como referência no fornecimento de soluções na área de Tecnologia de Informação (TI) e que deseja expandir sua atuação para a área de Tecnologia de Automação (TA), gerando novas oportunidades de negócio e postos de trabalho para a sociedade em geral, especialmente para o profissionais que atuam na área de automação industrial (como é o caso dos egressos do curso de Engenharia de Controle e Automação). Por outro lado, a universidade se beneficia em vários sentidos, por exemplo: a aproximação da instituição com o mercado/sociedade; a expansão da rede de contato, o que abre as portas para vagas de estágio e emprego para nossos egressos; a atualização dos docentes, por meio do contato com produtos, tecnologias e soluções empregadas no ano corrente. Por fim, a sociedade em geral é beneficiada, especialmente o município de Lavras, pois o apoio à expansão de uma empresa local pode ser entendido como apoio à abertura de postos de trabalho/estágio no município.
Objetivos: Transferir conhecimento tecnológico da área de automação industrial do Departamento de Automática da UFLA para empresa privada do município de Lavras (que atua nacionalmente). De forma específica, o trabalho objetiva assessorar e treinar profissionais para prover a empresa Redes Tecnologia e Serviços de habilitação para elaboração e execução de projetos na área de sistemas de automação industrial. Além disso, permitir o envolvimento de membros do Núcleo de Estudos em Automação Industrial (NEAUTI) nas referidas atividades, oportunizando aos estudantes o envolvimento com demandas reais de mercado de trabalho.
Metas: Levar conhecimento acadêmico para o setor privado; absorver conhecimento mercadológico por meio do contato com tecnologias recentes e técnicas atuais de comercialização, elaboração e execução de projetos; permitir que membros do NEAUTI se envolvam com as metas anteriores. Realimentar o sistema ensino/aprendizagem por meio de solução de problemas reais de engenharia.
Fundamentação Teórica: As principais áreas do conhecimento relacionadas ao projeto são: Instrumentação Industrial; Informática Industrial e Redes de Dados Industriais.
Metodologia: O projeto será executado com o envolvimento do coordenador e de membros do NEAUTI nas atividades previstas no plano de trabalho já aprovado no âmbito do Departamento de Automática. Por meio de reuniões presenciais na sede da empresa e reuniões virtuais com seus clientes (já estabelecidos ou potenciais), as atividades previstas contemplam orientação técnica para a elaboração de propostas comerciais, orientação técnica para o desenvolvimento de projetos em andamento, orientação para consolidação de equipe técnica, acompanhamento e avaliação dos resultados obtidos pela equipe técnica, ministração de palestras e minicursos aos colaboradores da empresa e aos estudantes envolvidos no trabalho.
Impactos na Formação Discente: Prevê-se que o impacto na formação dos discentes envolvidos com o projeto seja muito significativo, levando-os ao contato com o setor corporativo e tecnologias atuais, além de representar um caminho para futuras oportunidades de estágio e atuação profissional. Toda a atividade demandará aprofundamento dos conhecimentos e pesquisas de tecnologias de vanguarda de forma que os envolvidos agregarão muito conhecimento na área. No que se refere à coordenação e execução, os conhecimentos adquiridos serão repassados para os estudantes da universidade dentro de sala de aula.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Por si, a mencionada colaboração esporádica é uma atividade de extensão, caracterizando-se pelo apoio de um membro do setor acadêmico ao setor privado. A contrapartida também é relevante, pois permite que o docente se atualize por meio do contato com tecnologias atuais e consequentemente aperfeiçoe suas atividades de ensino e pesquisa. Por meio do projeto em questão, pretende-se ampliar ambos os aspectos (apoio ao setor privado e contrapartida), a partir do envolvimento de outros membros da comunidade acadêmica em seu escopo.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Projeto está diretamente relacionado ao apoio à implantação de um novo setor em uma empresa sediada no município de Lavras-MG, e consequentemente relacionado à criação de vagas no mercado de trabalho e estágios.
Resultados Esperados: Consolidação do setor de desenvolvimento de sistemas de automação industrial na empresa Redes Tecnologia e Serviços. Promoção do nome da Universidade, escola de Engenharia e Curso de Controle e Automação, pois o sucesso dos trabalhos refletirá em uma imagem positiva de nossa instituição como um todo.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Quantidade de oportunidades comerciais prospectadas e concretizadas; Quantidade de projetos elaborados e executados; Quantidade de vagas de estágio/emprego geradas.
Cronograma: Setembro de 2024 - reuniões iniciais de alinhamento, palestra sobre sistemas de automação industriais, prospecção de oportunidades comerciais e reuniões com possíveis clientes; Outubro de 2024 - reuniões com possíveis clientes e assessoramento à elaboração de propostas comerciais; Novembro de 2024 - assessoramento à elaboração de propostas comerciais, orientações para elaboração de projetos; Dezembro de 2024 - orientações para elaboração de projetos e orientações para execução de projetos, reunião de encerramento junto ao NEAUTI e elaboração do relatório final.
Descrição Resumida: Este projeto se baseou em apoio técnico prestado à empresa lavrense Redes Tecnologia e Serviços por meio do regime de colaboração esporádica do docente responsável pela coordenação do Núcleo de Estudos em Automação Industrial (NEAUTI). O setor de desenvolvimento de sistemas de automação industrial da empresa se encontrava em fase de implantação e o principal objetivo foi o fornecimento de apoio para consolidá-lo.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: DIMITRI CAMPOS VIANA
Setor: DEPARTAMENTO DE AUTOMÁTICA
E-mail Institucional: dimitriufla.br
E-mail Alternativo: dimicampgmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 04/09/2024 - 11:33:03
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 04/09/2024 - 11:41:25
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.83.1
Créditos