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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 62/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Projeto de Reforma Centro de Evangelização Aparecida (CEAP): Construindo um Espaço de Aprendizado e Envolvimento Comunitário

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta:

O projeto de extensão visa a elaboração de projetos de arquitetura e engenharia para a reforma e adequação de edificação do Centro de Evangelização Aparecida (CEAP), associação organizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Lavras que faz um trabalho social para atender população vulnerável. O objetivo é transformar o espaço existente em um ambiente funcional, confortável e acessível para a realização de cursos, palestras e reuniões com a comunidade local. Serão desenvolvidos os projetos estrutural, arquitetônico, elétrico e hidrossanitário, garantindo que as novas instalações atendam às necessidades das atividades previstas, com segurança e eficiência.
A reforma buscará proporcionar um espaço adequado para a realização de diversas atividades, com ambientes flexíveis, bem iluminados e ventilados, assegurando o conforto dos usuários. O projeto também oferecerá aos alunos de Engenharia Civil a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em um projeto real, contribuindo para o fortalecimento social da comunidade atendida pela paróquia.

Área Temática: Tecnologia e Produção

Instituições Parceiras: Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Centro de Evangelização Aparecida

Número Estimado de Participantes: 8

Locais de Realização: Centro de Evangelização Aparecida e UFLA

Data de Início: 05/05/2025

Data de Término: 31/08/2025

Justificativa:

A reforma para adequação da edificação do CEAP é essencial para criar um ambiente adequado à realização de cursos, palestras e reuniões comunitárias. O espaço atual não oferece as condições necessárias para essas atividades, limitando a participação e o engajamento da comunidade local. A intervenção proporcionará um local funcional e confortável, favorecendo o desenvolvimento social e educacional.
Além disso, o projeto oferece uma oportunidade prática para os alunos de Engenharia Civil aplicarem seus conhecimentos em projetos reais, desenvolvendo habilidades em diferentes áreas da engenharia e contribuindo para a melhoria das condições de vida da comunidade atendida.

Caracterização dos Beneficiários:

Os beneficiários deste projeto são os membros da comunidade atendida pelo CEAP e pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que incluem crianças, jovens, adultos e idosos, com ênfase em pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Além disso, o projeto também beneficia os alunos do curso de Engenharia Civil da UFLA, que terão a oportunidade de trabalhar em um projeto real, desenvolvendo suas habilidades práticas em diversas áreas da engenharia e contribuindo para a melhoria das condições de vida na comunidade. Esses alunos poderão aplicar seus conhecimentos em um contexto social, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Objetivos: O objetivo do projeto é elaborar os projetos de arquitetura e engenharia necessários para a reforma de uma edificação do CEAP, criando um espaço funcional e acessível para cursos, palestras e reuniões comunitárias. O projeto visa proporcionar um ambiente seguro e confortável, ao mesmo tempo em que oferece aos alunos de Engenharia Civil uma experiência prática no desenvolvimento de projetos reais.

Metas:

1 - Elaborar os projetos de engenharia (estrutural, arquitetônico, elétrico e hidrossanitário): Desenvolver todos os projetos necessários para a reforma da edificação, garantindo que atendam às necessidades da comunidade e cumpram as normas de segurança e acessibilidade.
2 - Promover o engajamento dos alunos de Engenharia Civil: Garantir que pelo menos 5 alunos, do curso de Engenharia Civil da UFLA e do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unilavras, participem ativamente do projeto, aplicando seus conhecimentos e contribuindo para a realização das diferentes etapas do planejamento e execução dos projetos.

Fundamentação Teórica:

A reforma e adequação de edificações voltadas para o uso comunitário são fundamentais para promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida das populações atendidas. Estudos sobre a importância do ambiente construído no bem-estar social destacam que a funcionalidade e o conforto de um espaço impactam diretamente na realização de atividades educacionais, culturais e sociais. Nesse contexto, a adequação de edificações existentes é uma solução eficiente para atender às necessidades da comunidade, sem a necessidade de grandes investimentos em novas construções.
Além disso, a realização de projetos de reforma exige a integração de diferentes áreas da engenharia, como a engenharia estrutural, elétrica e hidrossanitária, que garantem a segurança, a eficiência e a sustentabilidade das obras. A aplicação de normas técnicas, como as regulamentações de acessibilidade e eficiência energética, é essencial para garantir que o novo espaço seja seguro, acessível e adequado às necessidades de todos os usuários, incluindo pessoas com deficiência. A escolha de materiais sustentáveis e soluções de baixo impacto ambiental também é crucial para reduzir o impacto da obra no meio ambiente.
Por fim, a execução de projetos de engenharia em parceria com a comunidade proporciona aos alunos de cursos como Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo uma oportunidade prática para aplicar os conhecimentos adquiridos, desenvolvendo habilidades técnicas e sociais. O envolvimento dos alunos no projeto reforça a importância da extensão universitária, ao permitir a integração entre ensino, pesquisa e ação social, contribuindo tanto para a formação profissional dos estudantes quanto para o desenvolvimento da comunidade local.

Metodologia:

Este projeto será desenvolvido em três fases: diagnóstico da edificação, elaboração dos projetos e acompanhamento da reforma. Na primeira fase, será feito um levantamento das condições da edificação para identificar as necessidades de adequação. Na segunda fase, os alunos de Engenharia Civil e Arquitetura, sob supervisão dos professores, desenvolverão os projetos estruturais, arquitetônicos, elétricos e hidrossanitários, considerando normas de acessibilidade, segurança e sustentabilidade. Durante essa etapa, haverá reuniões com a associação paroquial para garantir que as soluções atendam às necessidades da comunidade.
Na terceira fase, o acompanhamento da execução da reforma será realizado, com os alunos monitorando a aplicação dos projetos e verificando o andamento da obra.

Impactos na Formação Discente:

Este projeto proporcionará aos alunos de Engenharia Civil e Arquitetura uma experiência prática valiosa, permitindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula em um contexto real de reforma e adequação de uma edificação. Através do desenvolvimento de projetos estruturais, arquitetônicos e de instalações, os estudantes terão a oportunidade de trabalhar de forma integrada com outras áreas da engenharia e arquitetura, além de interagir com a comunidade atendida pela associação paroquial. Essa experiência proporcionará um aprendizado mais completo e aprofundado, desenvolvendo habilidades técnicas e sociais essenciais para a formação de profissionais competentes.
Além dos ganhos técnicos, o projeto também terá um grande impacto na formação pessoal dos alunos, estimulando a reflexão sobre o papel social da profissão. O envolvimento em uma ação que visa melhorar a qualidade de vida da comunidade contribuirá para o desenvolvimento da empatia e do compromisso social dos estudantes. Ao se envolverem na reformulação de um espaço que servirá como ponto de encontro para cursos e atividades comunitárias, os alunos terão a oportunidade de vivenciar diretamente o impacto de suas ações no bem-estar coletivo, consolidando a importância de um profissional consciente de seu papel na transformação da sociedade.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

O projeto de reforma e adequação da edificação envolve diretamente os alunos de Engenharia Civil e Arquitetura, promovendo uma integração entre as áreas de ensino, pesquisa e extensão. Os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em sala de aula para desenvolver projetos estruturais, arquitetônicos e de instalações, mas também são incentivados a buscar soluções inovadoras e sustentáveis, por meio de pesquisa aplicada, que atendam às necessidades da comunidade. Assim, o ensino se conecta com a prática, a pesquisa com a busca por melhorias e a extensão com a ação direta na sociedade.
Além disso, a participação neste projeto proporciona aos alunos uma vivência prática da importância da extensão universitária. Ao colaborar com a comunidade paroquial, os estudantes não apenas desenvolvem suas habilidades técnicas, mas também compreendem a relevância de seu trabalho para o bem-estar social.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto de reforma e adequação da edificação visa, sobretudo, beneficiar a comunidade paroquial, oferecendo um espaço funcional e acolhedor para cursos, palestras e reuniões. Ao proporcionar melhorias no ambiente, o projeto contribui para a inclusão social e o fortalecimento de vínculos comunitários. Esse espaço não será apenas uma edificação reformada, mas um ponto de encontro e de desenvolvimento para os moradores, ampliando as oportunidades de acesso à educação, cultura e participação social. A comunidade será diretamente impactada, pois terá à disposição um ambiente adequado para atividades que promovem a cidadania e o fortalecimento do laço social.

Resultados Esperados: Os resultados esperados para este projeto incluem a criação de um espaço totalmente reformado e adequado, que atenda às necessidades da comunidade paroquial, proporcionando um ambiente funcional, seguro e confortável. Espera-se que a edificação reformada se torne um centro ativo de integração social, fomentando a participação da comunidade e o acesso a oportunidades educacionais e culturais. Além disso, o projeto proporcionará aos alunos de Engenharia Civil e Arquitetura uma vivência prática e enriquecedora, contribuindo para sua formação profissional e despertando neles a importância de atuar de forma ética e responsável na construção do bem-estar coletivo.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Serão utilizados indicadores de acompanhamento e avaliação que permitirão mensurar os resultados e ajustes necessários ao longo de sua execução. O principal indicador será a execução e entrega dos projetos de engenharia (estrutural, arquitetônico, elétrico e hidrossanitário) dentro dos prazos estabelecidos, com a qualidade técnica exigida. Além disso, será feita uma avaliação da satisfação da comunidade atendida, por meio de questionários e feedbacks durante e após a implementação do espaço reformado, para verificar se as necessidades da população foram atendidas e se o ambiente está funcionando adequadamente.

Cronograma:

Semana 1: Reunião inicial com a equipe para alinhar objetivos e definir o escopo do projeto.
Semana 2: Visita à edificação para levantamento de medidas, diagnóstico das condições atuais e identificação das necessidades da comunidade.
Semanas 3 a 8: Desenvolvimento dos projetos de engenharia (arquitetônico, estrutural, elétrico e hidrossanitário), garantindo soluções funcionais e seguras.
Semanas 8 e 10: Revisão e ajustes nos projetos, assegurando a adequação às necessidades identificadas.
Semana 11: Apresentação dos projetos à paróquia e à comunidade beneficiada para coleta de feedback.
Semanas 12 a 13: Finalização dos projetos e entrega da documentação técnica.

Descrição Resumida: O projeto de extensão visa elaborar projetos de arquitetura e engenharia para a reforma e adequação do CEAP (Centro de evangelização Aparecida). A iniciativa também proporciona formação prática a estudantes de engenharia e arquitetura, unindo conhecimento técnico e responsabilidade social.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • PRISCILLA ABREU PEREIRA RIBEIRO - Início: 05/04/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • WISNER COIMBRA DE PAULA - Início: 05/04/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • a - Início: 14/04/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: PRISCILLA ABREU PEREIRA RIBEIRO

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

E-mail Institucional: priscilla.ribeiro[em]ufla.br

E-mail Alternativo: priabreupereira[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 14/04/2025 - 10:56:57

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 03/06/2025 - 19:58:45

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • PRISCILLA ABREU PEREIRA RIBEIRO: De 05/04/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
03/06/2025 - 19:58:45Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (FRANCISCO SCINOCCA)
04/06/2025 - 10:05:22Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 62/2025 (LEONARDO SCHIASSI)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.94.0

Créditos