Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 55/2025
Título: APOIO EDUCACIONAL
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto consiste elaboração de conteúdo, mentoria de redação e ministração de aulas sobre temas estudados em Grupos de Estudo e no Curso de Graduação de Direito da UFLA, com base na análise de demandas do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), meio de ingresso em universidades públicas, bem como seleção de bolsas em universidades particulares. Objetiva-se contribuir na preparação dos alunos de escolas públicas da região para as provas do PAS e do ENEM, ampliando a base argumentativa dos alunos para a redação e discutindo temas relevantes, em especial, aqueles abarcados pela área de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 100
Locais de Realização: UFLA e Escolas Públicas de Lavras e região
Data de Início: 01/06/2025
Data de Término: 31/12/2026
Justificativa: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) configura-se como a principal porta de acesso ao ensino superior no Brasil. Vários são os desafios na preparação para o exame. Destacam-se, nesse sentido, as provas de redação e nas áreas de Ciências Humanas, que demandam habilidades de leitura crítica, argumentação e interpretação de contextos históricos e sociais. O projeto se justifica, em sentido mais amplo, pela importância de democratizar o acesso ao ensino superior, contribuindo com a formação cidadã dos estudantes e ampliando suas oportunidades educacionais. Nesse sentido, o projeto busca, igualmente, estimular a preparação e engajamento para inserção no ensino superior desde o início do ensino médio, por meio do Processo de Avaliação Seriada (PAS). A dedicação voltada para estudantes de escolas públicas, que tradicionalmente alcançam resultados menos satisfatórios no ENEM do que os alunos de escolas privadas, visa a auxiliar no nivelamento da disputa por uma vaga em cursos superiores nas universidades. O esforço é relevante, igualmente, para o compartilhamento de experiências, práticas exitosas e perspectivas por parte de estudantes que recentemente conquistaram seus lugares em uma das mais prestigiosas universidades públicas do país. Nesse viés, o projeto proporciona aos discentes do curso de Direito da UFLA a oportunidade de aplicarem o conhecimento adquirido em sala de aula, desenvolvendo habilidades de comunicação, responsabilidade social e senso crítico.
Caracterização dos Beneficiários: Alunos do ensino médio de escolas públicas de Lavras e região
Objetivos:
Objetivo Geral Contribuir para a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de alunos de escolas públicas da região de Lavras, especialmente nas áreas de redação e Ciências Humanas, por meio da elaboração de conteúdos, mentorias e aulas baseadas em temas relevantes e recorrentes no exame. Objetivos Específicos - Identificar os principais temas abordados nas provas de redação e Ciências Humanas do ENEM nos últimos anos; - Estimular a participação em processos de seleção seriados, como o PAS; - Promover encontros temáticos e grupos de estudo entre os discentes do curso de Direito da UFLA para aprofundamento dos conteúdos; - Produzir conteúdo digital acessível e contextualizado para os estudantes da rede pública da região de Lavras; - Oferecer mentorias personalizadas de redação para estudantes interessados; - Realizar oficinas e aulas expositivas em escolas públicas ou espaços comunitários.
Metas:
Envolver, no mínimo, 5 estudantes do curso de Direito como mentores e monitores do projeto; Produzir 6 vídeos temáticos por ano com conteúdo voltado para a preparação para o PAS e o ENEM; Corrigir e orientar, no mínimo, 60 redações de estudantes da rede pública; Alcançar ao menos 100 alunos de escolas públicas da região ao longo do ano letivo por meio de aulas e oficinas; Apresentação de, no mínimo, 5 trabalhos no CONEX.
Fundamentação Teórica:
A proposta apoia-se na perspectiva freiriana de educação como prática transformadora, que reconhece o aluno como sujeito ativo do processo de aprendizagem. A teoria da pedagogia problematizadora, segundo Paulo Freire, orienta a abordagem dialógica utilizada nas oficinas e mentorias, valorizando o conhecimento prévio dos estudantes e a contextualização social dos temas abordados. O projeto se fundamenta em estudos sobre letramento argumentativo (Koch, 2007) e competências exigidas pela matriz do ENEM, especialmente no eixo de intervenção social e capacidade de articulação de diferentes saberes.
Metodologia:
O projeto parte de um diagnóstico inicial, com o levantamento das temáticas mais frequentes no ENEM e dos principais desafios enfrentados por alunos da rede pública na prova de redação. Na fase de preparação, os grupos irão realizar reuniões periódicas para formação teórica e prática, análise de provas anteriores e discussão de temas atuais. Os grupos elaborarão videoaulas, materiais didáticos, planos de aula, entre outros. O projeto envolve, ainda, a realização de oficinas temáticas e mentorias em escolas públicas ou instituições parceiras, com enfoque em práticas de escrita e análise de textos. Por fim, tem-se a fase de acompanhamento e avaliação, com correção de redações periódicas e devolutivas individuais, além de questionários de avaliação com os participantes.
Impactos na Formação Discente: A participação no projeto proporciona aos estudantes do curso de Direito o desenvolvimento de competências como empatia, liderança, didática, oratória, organização e responsabilidade social. O contato direto com a realidade da educação básica e com a diversidade de contextos sociais amplia a compreensão crítica sobre o papel do Direito na promoção da equidade. O projeto também favorece a integração entre teoria e prática, ao permitir que os discentes apliquem conceitos jurídicos e sociais em contextos reais de formação cidadã.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto integra o tripé universitário ao articular o ensino, por meio do aprofundamento de conteúdos do curso de Direito em grupos de estudo e atividades pedagógicas; a pesquisa, pelo levantamento e análise dos temas mais cobrados no ENEM, além do monitoramento dos impactos do projeto; e a extensão, aplicando os conhecimentos adquiridos na universidade em ações práticas voltadas à comunidade escolar, promovendo troca de saberes e vivências.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: A proposta busca reduzir desigualdades educacionais e ampliar o acesso ao ensino superior por meio do fortalecimento de competências dos estudantes da rede pública. Ao oferecer atividades gratuitas e de qualidade, o projeto atua como uma ponte entre a universidade e a sociedade, promovendo inclusão, justiça social e mobilidade educacional. A troca entre universidade e comunidade também fortalece o vínculo da UFLA com a realidade regional, aproximando seus saberes das demandas locais.
Resultados Esperados:
Melhoria no desempenho dos estudantes participantes na redação e nas questões de Ciências Humanas do ENEM. Aumento da participação em processos de seleção seriados, como o PAS. Ampliação da capacidade de argumentação, leitura crítica e produção textual dos alunos envolvidos. Formação cidadã e crítica tanto dos estudantes atendidos quanto dos universitários envolvidos no projeto. Fortalecimento da relação entre universidade e comunidade local.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Quantitativos: - Número de estudantes envolvidos (tanto da universidade quanto das escolas públicas); - Número de participações dos estudantes envolvidos no PAS; - Quantidade de redações corrigidas e mentorias oferecidas; - Número de videoaulas gravadas; - Número de aulas ministradas em instituições parceiras; - Número de trabalhos apresentados no CONEX. Qualitativos - Avaliação da satisfação dos participantes por meio de formulários; - Análise comparativa de desempenho dos alunos em redações antes e depois da intervenção; - Relatos dos discentes da UFLA sobre o impacto da experiência em sua formação.
Cronograma:
Diagnóstico inicial: junho/2025 Elaboração dos planos de trabalho de cada grupo temático: junho/2025 Definição das instituições parceiras e estabelecimento de relações interinstitucionais: junho/2025 Desenvolvimento das videoaulas: junho, julho e agosto/2025 Mentoria de redação: agosto, setembro, outubro e novembro/2025 Desenvolvimento das aulas presenciais: junho, julho e agosto/2025 Ministração das aulas presenciais: setembro, outubro e novembro/2025 Acompanhamento e avaliação dos resultados: novembro e dezembro/2025 Diagnóstico inicial: fevereiro, março e abril/2026 Elaboração dos planos de trabalho de cada grupo temático: abril e maio/2026 Definição das instituições parceiras e estabelecimento de relações interinstitucionais: maio e junho/2026 Desenvolvimento das videoaulas: junho, julho e agosto/2026 Mentoria de redação: agosto, setembro, outubro e novembro/2026 Desenvolvimento das aulas presenciais: junho, julho e agosto/2026 Ministração das aulas presenciais: setembro, outubro e novembro/2026 Acompanhamento e avaliação dos resultados: novembro e dezembro/2026
Descrição Resumida: O projeto consiste elaboração de conteúdo, mentoria de redação e ministração de aulas sobre temas relevantes, com base na análise de demandas ENEM, objetivando contribuir na preparação dos alunos de escolas públicas da região e estimular o engajamento para inserção no ensino superior.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: PEDRO IVO RIBEIRO DINIZ
Setor: DEPARTAMENTO DE DIREITO
E-mail Institucional: pedrodinizufla.br
E-mail Alternativo: pedrocedin.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 22/05/2025 - 16:50:41
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 22/05/2025 - 17:47:45
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.91.4
Créditos