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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 113/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Transformando resíduos em produtos: um desafios para estudantes do ensino médio

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: A química sempre foi vista ou malvista e estigmatizada como uma ciência difícil, complicada e ruim, pois é associada à poluição, à toxicidade e outros rótulos pouco amigáveis. O estreitamento entre a ciência química e alunos do ensino médio, por meio de projetos envolvendo sustentabilidade, química verde e economia circular pode quebrar essa barreira e fazer com que essa ciência seja vista como algo a serviço da sociedade e do bem-estar. Segundo César Zuco: “...sem o desenvolvimento proporcionado pela ciência Química, a vida, hoje, seria chata, curta e dolorida!” Assim, grupos de estudantes do ensino médio desenvolverão projetos em laboratório com enfoque em utilização de resíduos agroindustriais na obtenção de produtos. Os alunos serão incentivados a investigar o reaproveitamento de resíduos agroindustriais na preparação de novos materiais, explorando conceitos de química verde, valorização de resíduos e inovação sustentável. A proposta busca despertar o interesse pela ciência, desenvolver habilidades investigativas e ampliar a compreensão do papel da ciência na resolução de problemas ambientais, sociais e econômicos. Além disso, o desenvolvimento desses projetos visa fomentar a replicação dos conteúdos e atividades realizadas dentro da universidade para a escola, por meio de apresentação dos projetos em feiras de ciência e nas salas de aula. Essa ferramenta é vantajosa em vários aspectos pois pode contribuir com: o aprendizado de um maior número de estudantes, a conscientização de que a química é uma ciência “do bem”, a popularização da ciência, além do gosto pela ciência. Esse projeto também pode vir a ser um catalisador para o aumento do número de estudantes que optam por fazer um curso superior, mais especificamente, os cursos de química, uma vez que o interesse pelo ensino superior vem diminuindo.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Colégio IMP, Lavras-MG

Número Estimado de Participantes: 10

Locais de Realização: Departamento de Química, Universidade Federal de Lavras, Lavras-MG

Data de Início: 10/07/2025

Data de Término: 10/07/2026

Justificativa: É necessário que os estudantes do ensino médio tenham contato mais efetivo e real com a ciência e com o ambiente acadêmico e entendam o que é "fazer ciência". Esse projeto tem o objetivo de desmistificar a "química" e tirar a ideia de ciência difícil e complicada. Mostrar aos estudantes, por meio do desenvolvimento de projetos com temas voltados ao cotidiano e visando resolver problemas reais, como a química pode ser interessante e, ao mesmo tempo, extremamente relevante para o bem-estar social. Somado a isso, os projetos estarão sempre relacionados a conceitos de sustentabilidade e economia circular. Assim, pretende-se educar o cidadão em formação no sentido de dar a ele argumentos e ferramentas para defender e contribuir para o uso consciente dos recursos, transmitindo responsabilidade ambiental. Outro ponto importante é que esse projeto visa despertar o interesse dos estudantes do ensino médio pelo ensino superior, mostrando que o conhecimento adquirido tem valor real, e que pode ser usado para melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Caracterização dos Beneficiários: Estudantes e professores do ensino médio ligados diretamente aos projetos e, indiretamente, toda a comunidade escolar. Discentes de graduação e pós graduação da UFLA que serão os monitores/orientadores dos estudantes do ensino médio.

Objetivos:

Desenvolver projetos voltados ao uso de resíduos na obtenção de produtos;
Desmistificar a química;
Fomentar o interesse dos estudantes do ensino médio pela química;
Replicar os conteúdos e atividades realizadas dentro da universidade nas escolas;
Promover o aumento do número de interessados nos cursos de química da UFLA.

Metas:

1. Criar grupos de estudantes do ensino médio e seus professores e, junto aos monitores da UFLA, elaborarmos projetos envolvendo a valorização de resíduos agroindustriais;
2. Trazer os grupos para a universidade para que possam desenvolver os projetos nos laboratórios do Departamento de Química e outros laboratórios da UFLA;
3. Realizar encontros periódicos para desenvolver atividades relacionadas aos conceitos de sustentabilidade, economia circular e química verde;
4. Planejar e fazer apresentações do projeto em feiras de ciência e em salas de aula para replicar os conhecimentos, fomentar o interesse dos estudantes e captar mais alunos interessados em participar dos projetos.

Fundamentação Teórica:

“Odeio Química” era o refrão de uma música que fez muito sucesso nos anos 1980. Para se ter uma ideia do preconceito que envolve a ciência química, existe até um termo “Quimicofobia” ou “Quimiofobia” que significa, segundo a IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry), um "medo irracional de produtos químicos"[1]. Obviamente não é uma fobia na definição médica e não pode ser tratada clinicamente, porém, descreve o preconceito de que a química está relacionada a tudo que é tóxico e perigoso. Outro ponto é que é vista pelos estudantes do ensino médio como uma ciência muito complexa e abstrata, que não tem nada a ver com a vida real[2]. Esse preconceito causa uma resistência no aprendizado da química e gera uma ideia completamente absurda sobre essa ciência. Segundo Albano e Delou[2], muitos problemas conceituais em Química são causados por falta de práticas e aulas experimentais, aulas descontextualizadas e fragmentação. Mas, esses são problemas infraestruturais que acabam por dificultar o processo pedagógico de ensino- aprendizagem de Química de forma a criar obstáculos que parecem ser da disciplina, mas que na verdade são da falta de políticas, gestão, infraestrutura e investimentos na educação.
Para além desse problema, Andrade e Zeidler[3] mostram que práticas experimentais que se estruturam a partir de uma abordagem investigativa e pelos pressupostos da Química Verde e Sustentável, promovem o rompimento do preconceito, possibilitando aos estudantes a ressignificação, ou construção, de novos conhecimentos químicos que deem preferência a utilização de reagentes de fontes renováveis e de fácil degradação, evitando a geração e uso de materiais perigosos e, ressignificando, a prevenção e minimização da geração de resíduos.
O interesse em desenvolver materiais e métodos considerados, ambientalmente, mais corretos, como forma de superar os problemas ambientais faz emergir discussões acerca da Química Verde e da Química Sustentável, as quais têm, em comum, projeto, fabricação e uso benigno de produtos e serviços químicos eficientes, efetivos, seguros e inofensivos às pessoas e ao ambiente[4].
Com relação ao baixo interesse por cursos superiores pelos estudantes do ensino médio, dados do Censo Superior de 2023[4] mostram que, dos concluintes do ensino médio em 2022, apenas 27% ingressaram na educação superior em 2023. Outro dado mostra que os 44% dos estudantes que concluíram o ensino médio articulado com a educação profissional (integrado ou concomitante) ingressaram na educação superior no ano seguinte. Isso mostra que, quando o estudante tem a oportunidade de um maior contato prático com o tema, tem maior motivação e tende a querer se aperfeiçoar, entendendo a utilidade real do conhecimento e todas as vantagens que esse conhecimento pode trazer para seu futuro.

1. IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry) Acesso em 07/07/2025: http://busca-tox.com/05pub/glosario%20terminos%20toxicologicos%20toxicologia% 20repetto.pdf

2. Albano, W.M.; Delou, C.M.C. Principais dificuldades apontadas no ensino-aprendizagem de química para o ensino médio: revisão sistemática.
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5700/version/6023

3. Andrade, R.S.; Zeidler, V.G.Z. Proposições acerca da experimentação formativa para Educação Química. Ciência & Educação, Bauru, v. 29, e23012, 2023.
https://doi.org/10.1590/1516-731320230012

4. Censo Superior 2023, acesso em 07/07/2025: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados

Metodologia:

1. Estabelecer um grupo de discentes de graduação e pós graduação para serem os monitores;
2. Elaborar, com o grupo de monitores, um plano de ação para ser aplicado aos estudantes do ensino médio;
3. Organizar os grupos de estudantes do ensino médio e seus professores;
4. Agendar encontros periódicos com os grupos no Laboratório de Inorgânica do DQI. Nesses encontros ocorrerão: i) Discussões sobre conceitos que serão abordados como: resíduos, sustentabilidade, química verde, economia circular, etc). Serão encontros formativos;
ii) Fundamentação e elaboração do Projeto (escrita do projeto); iii) Elaboração do Planejamento Experimental; iv) Desenvolvimento dos experimentos no laboratório;
v) Análise dos dados e discussão dos resultados obtidos;
5. Apresentar o projeto em feira de ciência;
6. Apresentar o projeto em salas de aula;
7. Fazer a avaliação de todo o processo por meio de questionários.

Impactos na Formação Discente: Os discentes (de graduação e pós graduação) da universidade envolvidos no projeto atuarão como monitores/orientadores dos estudantes do ensino médio, desenvolvendo competências em liderança, didática, comunicação científica e responsabilidade social. A vivência extensionista também amplia sua visão interdisciplinar e sua atuação como agente transformador.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto articula: Ensino ao integrar conteúdos de química, meio ambiente e inovação; Pesquisa, com o desenvolvimento de metodologias de reaproveitamento de resíduos e avaliação de suas propriedades e Extensão, ao levar o conhecimento científico à comunidade escolar e contribuir para a formação de uma consciência ambiental coletiva.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A aproximação entre universidade e escolas públicas fortalece o vínculo com a comunidade, democratiza o acesso ao conhecimento e promove a cidadania científica. A valorização de resíduos locais contribui para o reconhecimento de problemas ambientais regionais e estimula soluções inovadoras e sustentáveis, com potencial de aplicação real.

Resultados Esperados: Estudantes do ensino médio mais engajados e preparados para a vida acadêmica e cidadã. Maior interesse por um curso superior. Produção de materiais sustentáveis a partir de resíduos agroindustriais. Divulgação científica por meio de feiras, relatórios e oficinas. Fortalecimento da cultura de sustentabilidade nas escolas parceiras e, na comunidade em geral.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

1. Participação em feira e ciências.
2. Preparação de materiais para divulgação do projeto como: paineis, maquetes, demostração de experimentos, pitch, etc.
3. Questionários de avaliação de aprendizagem e impacto.
4. Registros de acompanhamento das atividades (relatórios, fotos, vídeos, feiras, apresentações).

Cronograma:

Mês
1-2: Montar o grupo de monitores e elaborar plano de ação
3-5: Encontros formativos, elaboração do Projeto e do Planejamento Experimental
6-10: Desenvolvimento dos experimentos no laboratório; análise dos dados e discussão dos resultados obtidos;
11-12: Avaliação e divulgação do projeto por meio de apresentações em feiras de ciência, salas de aula, pitch.

Descrição Resumida: Desenvolvimento de projetos relacionados ao uso de resíduos na preparação de produtos, por alunos do ensino médio. Serão abordados conceitos de química verde, economia circular e sustentabilidade.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • BEATRIZ PEREIRA DOS SANTOS - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • RONALD SOUZA GOULART - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

  • MARIA LUCIA BIANCHI - Início: 10/07/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

  • CECILIA BALDOINO FERREIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Não Institucional - Início: 10/07/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • WANDERLÉIA FERNANDA SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Não Institucional - Início: 10/07/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

  • Gabriel Martins Carvalho - Início: 10/07/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Ana Laura de Sousa Pereira - Início: 10/07/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Camila Marra Abras - Início: 10/07/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Maria Clara Souza Mesquita - Início: 10/07/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Júlia Lopes Corrêa - Início: 10/07/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: MARIA LUCIA BIANCHI

Setor: DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

E-mail Institucional: bianchi[em]ufla.br

E-mail Alternativo: bianchi[em]dqi.ufla.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 02/09/2025 - 14:52:42

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 04/09/2025 - 10:21:03

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • MARIA LUCIA BIANCHI: De 08/07/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
04/09/2025 - 10:21:03Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (JONAS LEAL NETO)
04/09/2025 - 11:30:10Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 113/2025 (PAULO SERGIO CASTILHO PRETE)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

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Créditos