Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 92/2025
Título: Práticas docentes inclusivas
Programa de Extensão: A Fisica na Educacao Basica: parceria universidade-escolas-sociedade
Resumo da Proposta: O programa de extensão Práticas docentes inclusivas está vinculado a componente curricular NFM1877 - Prática Extensionista: Educação Inclusiva dos cursos G018 - Física (Licenciatura Plena) e G015 - Matemática (Licenciatura Plena). As atividades desenvolvidas contemplam ações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), a Escola e a Universidade, visando o planejamento, o desenvolvimento e a socialização de práticas docentes na educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Ao pensar em atividades e estratégias adaptadas em colaboração com docentes do AEE permitirá que entendam como relacionar as informações dos Planos Individuais de desenvolvimento com seus conhecimentos acadêmicos, permitindo a elaboração e desenvolvimento de atividades específicas para cada estudante atendido.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras:
Escolas estaduais e municipais de lavras e região CENAV APAE CEDET
Número Estimado de Participantes: 15
Locais de Realização: Na escola parceira e/ou no DFM
Data de Início: 11/08/2025
Data de Término: 19/12/2026
Justificativa: Os estudantes com necessidades educacionais específicas estão em salas de aula regulares. Componentes curriculares voltados á educação especial e ensino inclusivo são relativamente recentes e são ofertados em nossos cursos de Licenciatura do departamento DFM. Neste sentido este projeto se justifica pela importância de compartilhar com a escola os saberes docentes voltados para educação especial e ensino inclusivo. Este projeto permite que os licenciandos dêem significado aos aspectos teóricos discutidos em sala de aula. Ao interagir com docentes responsáveis pelo atendimento educacional especializado (AEE) é esperado que entendam a complexidade da elaboração de estratégias e a importância do trabalho colaborativo entre os professores das salas regulares e os das salas de recurso.
Caracterização dos Beneficiários:
licenciandos dos cursos de Física e Matem docentes do AEE das escolas parceiras docentes das salas regulares com estudantes atendidos
Objetivos:
Aproximar os licenciandos da realidade das escolas regulares em relação à educação especial e ensino inclusivo. Proporcionar ao licenciandos que se apropriem de estratégias do AEE Proporcionar aos licenciandos a oportunidade de elaborar e desenvolver estratégias do AEE com estudantes atendidos. Enfatizar a importância do trabalho colaborativo entre os professores das salas regulares e os das salas de recurso.
Metas:
Conhecer o trabalho dos docentes do AEE Entender a importância do trabalho colaborativo Elaborar e desenvolver atividades adaptadas para estudantes do AEE
Fundamentação Teórica:
A educação especial na perspectiva inclusiva garante o acesso e a participação de todos estudantes, garantindo o direito à educação de todos em seus diversos níveis. Mesmo com a legislação assegurando a educação, a efetiva participação dos estudantes da educação especial continua sendo um desafio. A política de educação inclusiva defende o direito à educação de todos os estudantes, sem discriminação ou exclusão (Brasil, 2008). Com ela, os estudantes da educação especial têm a garantia de acesso e de aprendizado na escola regular. O docente do AEE tem a responsabilidade de estudar o caso de cada estudante atendido encaminhado pela escola, em colaboração com a família e outros profissionais externos que o acompanham. Ele reconhece e desenvolve estratégias relacionadas às necessidades educacionais específicas de cada um. O trabalho colaborativo com o professor da sala regular possibilita que este profissional desenvolva estratégias e recursos pedagógicos que eliminem as barreiras específicas das disciplinas para a plena participação e aprendizagem. A educação inclusiva, apoiada pela educação especial, oportuniza ganhos para todos os envolvidos no processo educativo, permitindo a vivência com as diferenças humanas e um convívio mais completo na sociedade. BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008.
Metodologia: Integrar a comunidade escolar, em especial a equipe AEE e professores regentes de estudantes com necessidades especiais específicas, e a formação de futuros professores de física, promovendo o ensino inclusivo dos estudantes do ensino médio em Lavras. A metodologia envolve a criação de um espaço de aprendizagem colaborativo, onde licenciandos e professores da escola, da sala de recurso e da sala regular, interagem, resultando na elaboração e desenvolvimento atividades e estratégias adaptadas.
Impactos na Formação Discente:
Desenvolvimento de habilidades pedagógicas voltadas para a inclusão; compreensão da importância da colaboração entre diferentes profissionais da educação para a inclusão; ampliação de seus portfólio com estratégias para atuar com a diversidade.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Este projeto de extensão leva os licenciandos para as escolas, permitindo que desenvolvam atividades com estudantes atendidos pelo AEE. Além deste caráter extensionista, é uma atividade vinculada à formação inicial dos licenciandos, na qual serão desenvolvidas diversas competências inerentes às suas formações. Todo este processo precisa ser analisado, tendo em vista a identificação das necessidades dos estudantes atendidos, a importância do trabalho colaborativo, as adaptações possíveis e sua potencialidade, correspondendo a um trabalho de pesquisa.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
A relação com a sociedade está relacionada com o ganho dos estudantes atendidos, seja em relação ao seu processo de inclusão e seus aprendizados, além do processo colaborativo e atroca de experiência entre a escola e a universidade. O Impacto social está relacionado com a inclusão e desenvolvimento de todos os estudantes envolvidos, tanto os atendidos como os licenciandos.
Resultados Esperados: Esperamos que o trabalho colaborativo entre licenciandos, professores do AEE e da sala regular, adaptando atividades para estudantes atendidos, promova não apenas uma formação mais significativa para os licenciandos mas também a inclusão dos estudantes atendidos. Esperamos também que os licenciandos se apropriem das estratégias visando a criação de um ambiente de aprendizagem inclusivo.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Frequência nas atividades Caderno de campo descrevendo as interações colaborativas Planos de aula e discussão com os pares Adequação das atividades propostas Materiais e recursos acessíveis propostos Apropriação de conhecimentos sobre AEE e práticas inclusivas. Desenvolvimento de habilidades para o trabalho colaborativo. Ampliação da sensibilidade e conscientização sobre a importância da inclusão.
Cronograma:
As ações serão desenvolvidas por semestre letivo da universidade. Semana 1 encontros de discussão e planejamento na Universidade Semana 2 visita à escola e contato com os professores Semanas 2 a 6 Estudo e elaboração de atividades, mantendo contato com os professores Semanas 7 e 8 Desenvolvimento das atividades na escola Semana 9 Análise dos desenvolvimentos Semana 10 e 11 Elaboração de atividades, mantendo contato com os professores Semana 12 e 13 Desenvolvimento das atividades na escola Semana 14 Análise dos desenvolvimentos Semana 15 e 16 Sistematização das atividades para comporem um volume da Coleção Mosaico Inclusivo Semana 17 Retorno à escola para compartilhar os resultados com os envolvidos
Descrição Resumida: Práticas inclusivas com estudantes da educação básica. Consistiu na elaboração e desenvolvimento de atividades adaptadas para estudantes público alvo da educação especial, em um trabalho colaborativo com docentes do AEE e da sala de aula regular.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: HELENA LIBARDI
Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICA
E-mail Institucional: hlibardiufla.br
E-mail Alternativo: hlibardidex.ufla.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 17/07/2025 - 18:02:06
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 19/07/2025 - 11:36:56
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.94.0
Créditos