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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 92/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Práticas docentes inclusivas

Programa de Extensão: A Fisica na Educacao Basica: parceria universidade-escolas-sociedade

Resumo da Proposta: O programa de extensão Práticas docentes inclusivas está vinculado a componente curricular NFM1877 - Prática Extensionista: Educação Inclusiva dos cursos G018 - Física (Licenciatura Plena) e G015 - Matemática (Licenciatura Plena). As atividades desenvolvidas contemplam ações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), a Escola e a Universidade, visando o planejamento, o desenvolvimento e a socialização de práticas docentes na educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Ao pensar em atividades e estratégias adaptadas em colaboração com docentes do AEE permitirá que entendam como relacionar as informações dos Planos Individuais de desenvolvimento com seus conhecimentos acadêmicos, permitindo a elaboração e desenvolvimento de atividades específicas para cada estudante atendido.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras:

Escolas estaduais e municipais de lavras e região
CENAV
APAE
CEDET

Número Estimado de Participantes: 15

Locais de Realização: Na escola parceira e/ou no DFM

Data de Início: 11/08/2025

Data de Término: 19/12/2026

Justificativa: Os estudantes com necessidades educacionais específicas estão em salas de aula regulares. Componentes curriculares voltados á educação especial e ensino inclusivo são relativamente recentes e são ofertados em nossos cursos de Licenciatura do departamento DFM. Neste sentido este projeto se justifica pela importância de compartilhar com a escola os saberes docentes voltados para educação especial e ensino inclusivo. Este projeto permite que os licenciandos dêem significado aos aspectos teóricos discutidos em sala de aula. Ao interagir com docentes responsáveis pelo atendimento educacional especializado (AEE) é esperado que entendam a complexidade da elaboração de estratégias e a importância do trabalho colaborativo entre os professores das salas regulares e os das salas de recurso.

Caracterização dos Beneficiários:

licenciandos dos cursos de Física e Matem
docentes do AEE das escolas parceiras
docentes das salas regulares com estudantes atendidos

Objetivos:

Aproximar os licenciandos da realidade das escolas regulares em relação à educação especial e ensino inclusivo.
Proporcionar ao licenciandos que se apropriem de estratégias do AEE
Proporcionar aos licenciandos a oportunidade de elaborar e desenvolver estratégias do AEE com estudantes atendidos.
Enfatizar a importância do trabalho colaborativo entre os professores das salas regulares e os das salas de recurso.

Metas:

Conhecer o trabalho dos docentes do AEE
Entender a importância do trabalho colaborativo
Elaborar e desenvolver atividades adaptadas para estudantes do AEE

Fundamentação Teórica:

A educação especial na perspectiva inclusiva garante o acesso e a participação de todos estudantes, garantindo o direito à educação de todos em seus diversos níveis.
Mesmo com a legislação assegurando a educação, a efetiva participação dos estudantes da educação especial continua sendo um desafio.
A política de educação inclusiva defende o direito à educação de todos os estudantes, sem discriminação ou exclusão (Brasil, 2008). Com ela, os estudantes da educação especial têm a garantia de acesso e de aprendizado na escola regular.
O docente do AEE tem a responsabilidade de estudar o caso de cada estudante atendido encaminhado pela escola, em colaboração com a família e outros profissionais externos que o acompanham. Ele reconhece e desenvolve estratégias relacionadas às necessidades educacionais específicas de cada um. O trabalho colaborativo com o professor da sala regular possibilita que este profissional desenvolva estratégias e recursos pedagógicos que eliminem as barreiras específicas das disciplinas para a plena participação e aprendizagem.
A educação inclusiva, apoiada pela educação especial, oportuniza ganhos para todos os envolvidos no processo educativo, permitindo a vivência com as diferenças humanas e um convívio mais completo na sociedade.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008.

Metodologia: Integrar a comunidade escolar, em especial a equipe AEE e professores regentes de estudantes com necessidades especiais específicas, e a formação de futuros professores de física, promovendo o ensino inclusivo dos estudantes do ensino médio em Lavras. A metodologia envolve a criação de um espaço de aprendizagem colaborativo, onde licenciandos e professores da escola, da sala de recurso e da sala regular, interagem, resultando na elaboração e desenvolvimento atividades e estratégias adaptadas.

Impactos na Formação Discente:

Desenvolvimento de habilidades pedagógicas voltadas para a inclusão;
compreensão da importância da colaboração entre diferentes profissionais da educação para a inclusão;
ampliação de seus portfólio com estratégias para atuar com a diversidade.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Este projeto de extensão leva os licenciandos para as escolas, permitindo que desenvolvam atividades com estudantes atendidos pelo AEE. Além deste caráter extensionista, é uma atividade vinculada à formação inicial dos licenciandos, na qual serão desenvolvidas diversas competências inerentes às suas formações. Todo este processo precisa ser analisado, tendo em vista a identificação das necessidades dos estudantes atendidos, a importância do trabalho colaborativo, as adaptações possíveis e sua potencialidade, correspondendo a um trabalho de pesquisa.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

A relação com a sociedade está relacionada com o ganho dos estudantes atendidos, seja em relação ao seu processo de inclusão e seus aprendizados, além do processo colaborativo e atroca de experiência entre a escola e a universidade.
O Impacto social está relacionado com a inclusão e desenvolvimento de todos os estudantes envolvidos, tanto os atendidos como os licenciandos.

Resultados Esperados: Esperamos que o trabalho colaborativo entre licenciandos, professores do AEE e da sala regular, adaptando atividades para estudantes atendidos, promova não apenas uma formação mais significativa para os licenciandos mas também a inclusão dos estudantes atendidos. Esperamos também que os licenciandos se apropriem das estratégias visando a criação de um ambiente de aprendizagem inclusivo.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Frequência nas atividades
Caderno de campo descrevendo as interações colaborativas
Planos de aula e discussão com os pares
Adequação das atividades propostas
Materiais e recursos acessíveis propostos
Apropriação de conhecimentos sobre AEE e práticas inclusivas.
Desenvolvimento de habilidades para o trabalho colaborativo.
Ampliação da sensibilidade e conscientização sobre a importância da inclusão.

Cronograma:

As ações serão desenvolvidas por semestre letivo da universidade.
Semana 1 encontros de discussão e planejamento na Universidade
Semana 2 visita à escola e contato com os professores
Semanas 2 a 6 Estudo e elaboração de atividades, mantendo contato com os professores
Semanas 7 e 8 Desenvolvimento das atividades na escola
Semana 9 Análise dos desenvolvimentos
Semana 10 e 11 Elaboração de atividades, mantendo contato com os professores
Semana 12 e 13 Desenvolvimento das atividades na escola
Semana 14 Análise dos desenvolvimentos
Semana 15 e 16 Sistematização das atividades para comporem um volume da Coleção Mosaico Inclusivo
Semana 17 Retorno à escola para compartilhar os resultados com os envolvidos

Descrição Resumida: Práticas inclusivas com estudantes da educação básica. Consistiu na elaboração e desenvolvimento de atividades adaptadas para estudantes público alvo da educação especial, em um trabalho colaborativo com docentes do AEE e da sala de aula regular.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: HELENA LIBARDI

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICA

E-mail Institucional: hlibardi[em]ufla.br

E-mail Alternativo: hlibardi[em]dex.ufla.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 17/07/2025 - 18:02:06

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 19/07/2025 - 11:36:56

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • HELENA LIBARDI: De 17/07/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
19/07/2025 - 11:32:37Projeto de Extensão aprovado pelo Coordenador do Programa e enviado para o Chefe de Departamento para aprovação. (IRAZIET DA CUNHA CHARRET)
19/07/2025 - 11:36:56Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (MARIO HENRIQUE ANDRADE CLAUDIO)
22/07/2025 - 12:09:47Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 92/2025 (ANDREZA CRISTINA BEEZAO MOREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

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Créditos