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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 91/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Clube de Ciências nas Escolas da Educação Básica

Programa de Extensão: A Fisica na Educacao Basica: parceria universidade-escolas-sociedade

Resumo da Proposta: Apresentamos aqui a proposta de um projeto de extensão vinculado ao Curso de Graduação de Física (Licenciatura) (CGFIS) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que tem características associadas aos processos de divulgação e letramento científico. O projeto estará associado a dois Componentes Curriculares Extensionistas (CCE), que estão previstos na matriz curricular do curso 2024-1, no terceiro e quinto períodos, Projeto de Extensão 1 em Física (NFM1875) e Projeto de Extensão 2 em Física (NFM1876), respectivamente. Esta é uma proposta de trabalho de divulgação e letramento científico tendo como material de divulgação os conteúdos que são discutidos na formação inicial dos futuros professores de Física, isto é, nos primeiros períodos do curso e outros de interesse dos estudantes da escola parceira.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Secretaria Estadual de Educação e escolas públicas de Lavras e região.

Número Estimado de Participantes: 100

Locais de Realização: Dependências do DFM/ICET/UFLA e da escola parceira

Data de Início: 01/08/2025

Data de Término: 31/12/2027

Justificativa:

Em uma época em que as fakenews proliferam e abrangem, inclusive, a ciência, é fundamental
o desenvolvimento de ações que aproximem a ciência e o seu entendimento da população de
maneira geral. A física em especial, tem o papel de nos ajudar a entender a natureza a nossa
volta e, no entanto, é fortemente rejeitada pelos estudantes por ser considerada de difícil
entendimento. O projeto tem o papel de tentar desmistificar essa dificuldade, trazendo para
perto dos estudantes discussões sobre temas que sejam do interesse deles, em um espaço
alternativo às salas de aula.

Caracterização dos Beneficiários: Estudantes e professores da educação básica; licenciandos do curso de Física/UFLA e professores que formam professores de Física.

Objetivos:

Geral: Oportunizar aos estudantes da educação básica acesso a discussões sobre fenômenos físicos cotidianos e outros problemas das ciências naturais atuais, a partir da realização de pequenos experimentos investigativos e outras metodologias, tendo como foco a contribuição para a construção de uma sociedade cientificamente letrada.
Específicos: 1) Organizar um Clube de Ciências em uma escola da rede estadual de Lavras. 2) Preparar junto aos estudantes da educação básica participantes do Clube, experimentos simples e de caráter investigativo que abordem fenômenos da mecânica, da termodinâmica e da hidrodinâmica, do eletromagnetismo e da ótica, possíveis de serem realizados em espaços públicos. 3) Elaborar roteiros investigativos e planejamentos de execução desses experimentos para um público leigo. 4) Redigir relatórios acerca do desenvolvimento das ações que apontem os resultados alcançados e as dificuldades encontradas para a concretização das propostas, na forma de narrativas pedagógicas. 5) Desenvolver junto aos estudantes da educação básica da escola parceira, os experimentos preparados ao longo do semestre, em uma Mostra de Ciências. 6) Divulgar junto a comunidade escolar os resultados alcançados com as atividades, através de vídeos, palestras e oficinas, disponibilizados nos canais do DFM e do ICET ou outras mídias sociais.

Metas:

1- Levantamento dos possíveis temas que serão abordados nas reuniões do clube.
2- Estudos acerca dos temas e das metodologias definidas para cada atividade e preparação dos licenciandos para atuarem como mediadores no processo de divulgação científica.
3- Organização do Clube de Ciências na escola parceira, com seleção dos participantes, criação do regulamento do clube, entre outras ações iniciais.
4- Planejamento das atividades.
5- Realização dos experimentos e produção dos materiais de divulgação.
6- Redação das narrativas pedagógicas e do relatório final.
7- Avaliação dos resultados.

Fundamentação Teórica:

Mancuso, Lima e Bandeira (1996) definem o Clube de Ciências como tendo o propósito
de despertar o interesse dos participantes pela ciência, através da ampliação do conheci-
mento científico e tecnológico do estudante clubista. Nesse contexto, o Clube de Ciências
pode representar um elo entre escola e sociedade, pois eliminaria a relação de hierarquia
presente nas escolas, priorizando a centralidade nas características e necessidades dos
participantes, que definem sobre o que querem discutir e pesquisar.
Menezes, Scrhoeder e Silva (2012) descrevem os Clubes de Ciências como espaços de promoção da alfabetização científica, pois o objetivo maior dos clubistas não é um ensino de ciências dirigido para formação de futuros cientistas, mas sim, um ensino com abordagem na compreensão dos conhecimentos científicos que promovam a disseminação de atitudes e valores primordiais para realização de escolhas mais concisas e sólidas para a promoção de um mundo mais reflexivo e melhor (Machado; Silva, 2019, p.29).
Por outro lado, Cachapuz et al. (2005), argumentam que o processo de alfabetização
científica contribui para que os estudantes utilizem os conhecimentos na vida diária, com
a finalidade de melhorar as condições de vida, assim como o conhecimento de si mesmo.
Além disso, a partir da alfabetização científica, relacionada com o significado da ciência
e da tecnologia, criam-se condições para que as pessoas compreendam e intervenham
socialmente sobre situações que impactam suas vidas e o planeta.
A partir desse contexto, os Clubes de Ciências, concebidos como espaços de alfabetização científica, podem se transformar numa possibilidade concreta para professores da educação básica e estudantes, em colaboração com licenciandos e professores formadores de professores, se engajarem em atividades que conduzam à prática do “fazer ciência”
com vistas à formação de cidadãos mais críticos, capazes de participar das discussões
contemporâneas (Machado; Silva, 2019).

Metodologia:

As atividades serão planejadas e desenvolvidas ao longo do semestre e serão realizadas nas
dependências da escola parceira, no local identificado pela equipe do projeto como adequado
para atender os estudantes da educação básica que farão parte do Clube de Ciências. No
âmbito de cada ACE serão listadas as atividades com potencial de serem levados para o
público da escola. Essas atividades serão objeto de estudo e aprimoramento por parte dos
discentes envolvidos, sob a orientação dos docentes. Dentre o elenco de atividades selecionadas pelos licenciandos, os estudantes poderão escolher as que forem de maior interesse e propor outras a partir desse elenco inicial.

Impactos na Formação Discente:

O desenvolvimento das ações extensionistas garantirá uma formação vinculada
à prática, com experimentação de intervenções para a sala de aula e para a escola
inovadoras, testadas no âmbito do projeto, ampliando as perspectivas de desenvolvimento de ações.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: As ações extensionistas que comporão a curricularização da extensão estabelecerão uma conexão entre a atividade de ensino, visto que todas as ações previstas estão vinculadas diretamente a disciplinas da matriz curricular, com as demandas oriundas das escolas parceiras e dos professores da educação básica. A partir dessa conexão podem surgir temas e problemas a serem desenvolvidos através de novas pesquisas que tenham como objeto essas demandas, podendo ser parte dos temas de Trabalho de Conclusão de Curso dos licenciandos, por exemplo.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Além dos impactos do projeto Clube de Ciências associados com o acesso dos professores da educação básica a novas propostas de atividades de educação científica, da divulgação dos vídeos e mesmo através de possíveis empréstimos de materiais originados do desenvolvimento das ações, ou seja, além da divulgação da ciência, podemos ampliar esses impactos ao incluir os estudantes da educação básica de uma forma mais direta. Dado que o projeto faz parte do programa A Física na Educação Básica: parceria universidade-escolas-sociedade, nada mais natural do que se pensar em uma conexão direta com a escola, além da conexão com a sociedade, atendendo a demandas específicas da escola parceira, através dos seus estudantes. Na elaboração dos planos de trabalho individuais dos licenciandos serão levados em conta os problemas e temas geradores que possam ser associados com os interesses dos estudantes. Os resultados esperados são: 1) Popularização da física como ciência capaz de dar explicações para fenômenos da natureza, o que tem o potencial de ampliar o interesse por essa área do conhecimento. 2) Aumento do interesse pela área de Ensino de Física, com reflexos na procura pelo curso. 3) Contribuição para o letramento científico dos estudantes da educação básica.

Resultados Esperados:

1) Aumento do repertório de atividades experimentais possíveis de serem realizadas fora
dos laboratórios didáticos, com possibilidades de empréstimo desses materiais aos docentes
da educação básica de Lavras. 2) Produção de materiais didáticos acerca das atividades
experimentais que serão incorporados aos materiais de apoio das respectivas disciplinas. 3)
Organização de um banco de atividades que serão acessíveis, via empréstimos, aos professores de Física e de Ciências de Lavras e região. 4) Produção de materiais de divulgação que serão disponibilizados no canal YouTube do DFM e do ICET, ou em outras mídias sociais. 5) Produção de relatórios sobre o desenvolvimento das ações que serão publicizados através dos sites do DFM.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: 1- Participação dos professores nas ações - n de professores envolvidos; 2- Qualidade dos materiais didáticos produzidos - visualizações e uso por professores; 3- Impactos das ações na escola parceira - envolvimento dos integrantes do projeto (alunos e professores da educação básica); 4- Resultados da pesquisa em ensino de Física - ampliação da procura por parte dos licenciandos de temas para desenvolvimento dos TCC's vinculados as ações extensionistas e também aumento da publicação sobre o tema.

Cronograma: Cronograma semestral 1 mês de aula - levantamento dos possíveis temas 1 mês - Organização do Clube de Ciências na escola parceira, com seleção dos participantes, criação do regulamento do clube, entre outras ações iniciais 1 e 2 meses - Estudos acerca dos temas e das metodologias definidas para cada atividade e preparação dos licenciandos para atuarem como mediadores no processo de divulgação científica 1 e 2 meses - Planejamento das atividades 2, 3 e 4 meses - Realização dos experimentos e produção dos vídeos de divulgação 4 mês - Redação das narrativas pedagógicas e do relatório final 4 mês - Avaliação dos resultados.

Descrição Resumida: Oportunizar discussões e explicações científicas sobre fenômenos e problemas cotidianos, conduzidas pelos licenciandos nas dependências da escola parceira, discussões e pesquisas, conversas com especialistas, entre outros tipos de ações, a fim de permitir o desenvolvimento de uma formação científica crítica. Recursos necessários: transporte-500,00/sem e consumo-500,00/sem que serão previstos anualmente na matriz orçamentária do DFM

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • JEFFERSON ADRIANO NEVES - Início: 19/07/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: IRAZIET DA CUNHA CHARRET

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICA

E-mail Institucional: iraziet[em]ufla.br

E-mail Alternativo: iraziet[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 19/07/2025 - 11:30:58

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 19/07/2025 - 11:36:36

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • IRAZIET DA CUNHA CHARRET: De 19/07/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
19/07/2025 - 11:33:01Projeto de Extensão aprovado pelo Coordenador do Programa e enviado para o Chefe de Departamento para aprovação. (IRAZIET DA CUNHA CHARRET)
19/07/2025 - 11:36:36Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (MARIO HENRIQUE ANDRADE CLAUDIO)
22/07/2025 - 11:54:10Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 91/2025 (ANDREZA CRISTINA BEEZAO MOREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.93.4

Créditos