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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 110/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Física Sem Mistérios

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto Física Sem Mistérios tem como propósito tornar o aprendizado da Física mais acessível e significativo para alunos do Ensino Médio das escolas públicas. Por meio da realização de experimentos práticos e demonstrações interativas, busca-se desmistificar conceitos físicos tradicionalmente vistos como difíceis, promovendo maior interesse e engajamento dos estudantes. A iniciativa envolve temas de mecânica, fluidostática, ondas, óptica, termologia e eletricidade, sempre associados a situações do cotidiano, possibilitando a compreensão dos fenômenos e estimulando a curiosidade científica.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: E. E. Comendadora Ana Cândida de Figueiredo e E. E. Paula Frassinetti.

Número Estimado de Participantes: 70

Locais de Realização: UFLA – Câmpus Paraíso; E. E. Comendadora Ana Cândida de Figueiredo e E. E. Paula Frassinetti.

Data de Início: 28/08/2025

Data de Término: 10/12/2025

Justificativa: A Física é frequentemente percebida pelos estudantes do Ensino Médio como uma disciplina complexa e distante da realidade. Essa percepção contribui para a desmotivação, dificuldades de aprendizagem e baixos índices de desempenho escolar. O projeto visa suprir essa lacuna, proporcionando experiências práticas que relacionam a teoria ao cotidiano dos alunos, despertando neles o gosto pela ciência e pela investigação. Além disso, contribui para a formação cidadã e para o fortalecimento do vínculo entre a universidade e a comunidade escolar.

Caracterização dos Beneficiários: Alunos do Ensino Médio da rede pública, predominantemente de perfil socioeconômico vulnerável, além de professores e comunidade escolar.

Objetivos:

Objetivo Geral

Desmistificar a Física no Ensino Médio por meio de atividades práticas que facilitem a compreensão dos conceitos científicos, tornando o aprendizado mais dinâmico e atrativo.

Objetivos Específicos

Realizar experimentos de diferentes áreas da Física (mecânica, fluidostática, óptica, termologia, eletricidade e ondas) com estudantes do Ensino Médio.
Estimular o interesse dos alunos pela ciência e pelas carreiras em áreas tecnológicas.
Promover a interação entre os estudantes universitários do BICT e a comunidade escolar.
Contribuir para o fortalecimento da extensão universitária como ferramenta de impacto social.

Metas:

Realizar capacitação em física de agosto a setembro/2025.
Desenvolver, em tutoria, ao menos 06 experimentos de física.
Garantir a participação no Congresso Unificado da UFLA.

Fundamentação Teórica:

A Física Experimental configura-se como uma estratégia pedagógica capaz de integrar ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), favorecendo aprendizagens ativas, criativas e interdisciplinares. A investigação com experimentos de baixo custo mostra que essa abordagem aproxima o ensino de Física do método científico e fortalece a aquisição de conhecimento, além de transformar práticas docentes (FERREIRA, 2023).

Experiências em escolas de Ensino Médio têm demonstrado que projetos voltados à experimentação em Física ampliam a motivação dos estudantes e estimulam o interesse por carreiras científicas e tecnológicas. O projeto Física Sem Mistério, por exemplo, busca aproximar os alunos do universo da ciência por meio da realização de experimentos acessíveis e demonstrações interativas, despertando maior engajamento e perspectivas de escolha profissional em áreas das ciências exatas (LIMA et al., 2025).

Além disso, iniciativas que incentivam a divulgação científica e a popularização da Física no Ensino Médio mostram que oficinas experimentais contribuem para reduzir a percepção de dificuldade da disciplina, ao proporcionar vivências práticas e contextualizadas (SILVA et al., 2021).

Pesquisas recentes confirmam que a inserção de atividades experimentais no ensino de Física favorece o desenvolvimento cognitivo e socioemocional, promovendo aprendizagens significativas e maior interação entre estudantes e professores (DUMINELLI et al., 2022). Mais recentemente, discute-se a necessidade de políticas e estratégias institucionais para consolidar projetos de ensino e extensão que aproximem a Física da realidade dos estudantes, potencializando tanto a formação cidadã quanto a preparação profissional para o mundo do trabalho (MOTA, 2025).

Metodologia:

O projeto será desenvolvido em escolas públicas parceiras, envolvendo turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. As atividades serão organizadas em 4 encontros por turma, estruturados da seguinte forma:

- Apresentação teórica breve: contextualização do conceito físico.
- Realização do experimento: demonstração prática conduzida pelos alunos do BICT, com participação ativa dos estudantes do Ensino Médio.
- Discussão e reflexão: diálogo sobre as aplicações cotidianas do fenômeno.
-Registro e avaliação: aplicação de questionários curtos para identificar percepções e aprendizagem.

Os experimentos incluem, entre outros:

- Mecânica: foguetes, carrinho ventilador, roldanas, giroscópio com pneu de bicicleta.
- Fluidostática: elevador hidráulico, robô hidráulico, balão de ar quente.
- Ondas: telefone de latas, interferência de ondas com smartphone, tubo acústico.
- Óptica: caleidoscópio, microscópio com laser, arco-íris na água, difração no cabelo humano, lentes convergentes e divergentes

Impactos na Formação Discente: O projeto possibilita aos estudantes universitários o desenvolvimento de competências pedagógicas e científicas relacionadas ao ensino de Física experimental, como a capacidade de planejar e conduzir atividades didáticas, comunicar conceitos de forma acessível e estimular a curiosidade científica. Além disso, promove habilidades de liderança, trabalho em equipe e fortalecimento da vivência extensionista e interdisciplinar.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: iniciativa articula conteúdos curriculares do curso de BICT (ensino), aplica-os em práticas concretas no contexto escolar por meio da realização de experimentos de Física para alunos do Ensino Médio (extensão) e estimula a produção de materiais didáticos e experimentais que podem ser sistematizados em artigos, relatórios e propostas de inovação pedagógica (pesquisa aplicada).

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto contribui para a inclusão educacional e científica de jovens da rede pública, tornando a Física mais próxima, prática e significativa. Promove a interação entre saber acadêmico e o cotidiano dos estudantes, amplia o interesse pelas ciências exatas, incentiva políticas públicas voltadas à inovação educacional e estimula a escolha por carreiras em áreas STEM, reduzindo desigualdades de acesso à formação científica de qualidade.

Resultados Esperados:

Maior interesse e motivação dos alunos do Ensino Médio pelo estudo da Física.
Desenvolvimento de competências de comunicação científica e prática pedagógica nos alunos do curso BICT.
Fortalecimento do vínculo entre universidade e comunidade local.
Produção de material didático (apostilas e vídeos curtos dos experimentos).

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

O impacto do projeto será avaliado por meio de:

- Questionários aplicados aos alunos participantes.
- Relatos dos professores das escolas.
- Observação do nível de participação e envolvimento dos estudantes.

Cronograma:

- Planejamento e capacitação da equipe universitária: 21 de agosto a 12 de setembro de 2025.
- Execução nas escolas: de 15 de setembro a novembro de 2025, em 4 encontros por turma do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.
- Avaliação e sistematização dos resultados: novembro – dezembro de 2025.

Descrição Resumida: O projeto de extensão Física Sem Mistério, desenvolvido no âmbito do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIN) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), tem por finalidade promover a popularização científica por meio de atividades experimentais e interativas de Física, destinadas a estudantes do Ensino Médio, contribuindo para a formação acadêmica e cidadã dos participantes.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • JULIANA NUNES SANTOS - Início: 01/09/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • RONALDO DO NASCIMENTO ARAUJO - Início: 01/09/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: DIEGO BEDIN MARIN

Setor: INSTITUTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

E-mail Institucional: diego-marin[em]ufla.br

E-mail Alternativo: db.marin[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 01/09/2025 - 19:38:20

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 03/09/2025 - 10:35:12

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • DIEGO BEDIN MARIN: De 27/08/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
02/09/2025 - 18:21:49Projeto de Extensão aprovado pelo Colegiado de Extensão e enviado para o Diretor para aprovação. (DIONE ANDRADE LARA)
03/09/2025 - 10:35:12Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 110/2025 (FERNANDO HENRIQUE FERRARI ALVES)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.95.5

Créditos