UFLA SIG

Sistema Integrado de Gestão
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de AvaliaçõesAutorização da Chefia
Informações de Registro

Número de Registro: 5/2026

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Biodanza como prática integrativa de Promoção à Saúde dos Servidores da UFLA

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Visando atender à Política de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal e mitigar fatores que podem estar desencadeando adoecimento mental, a implantação da prática de Biodanza na UFLA voltada aos servidores constitui uma alternativa que poderá trazer benefícios na redução do estresse ocupacional, da sensação de sobrecarga emocional, das dores musculoesqueléticas e do adoecimento psicossomático.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras:

Juliana Maria Pereira
Fisioterapeuta integrativa, com especialização em Biodanza
Professora de Metodologia de Desenvolvimento Humano em Biodanza
Pesquisadora em Neurobiologia Comportamental aplicada à Saúde
Telefone: (35) 99965-1600

E-mail: julianabusatte@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3942568304784166

Número Estimado de Participantes: 20

Locais de Realização: Centro de Cultura da PROEC. Encontros semanais com grupos de servidores que tenham interesse em partcipar do projeto.

Data de Início: 25/02/2026

Data de Término: 25/02/2028

Justificativa: No Brasil e no mundo, os indicadores de adoecimento mental têm tido aumentos alarmantes, refletindo no absenteísmo, dependência química e tentativa de auto extermínio. Na UFLA, a principal causa de absenteísmo por doença dos servidores, também é o adoecimento mental (SIASS/UFLA, 2025). Por ser a Biodanza uma prática integrativa com benefícios reconhecidamente comprovados na saúde mental, esta constitui uma alternativa para ser implantada no contexto institucional.

Caracterização dos Beneficiários:

A presente proposta fundamenta-se na importância e na necessidade da oferta e do fortalecimento de ações
preventivas em saúde voltadas à redução do estresse ocupacional, da sobrecarga emocional e do adoecimento psicossomático. Os beneficiários (servidores) poderão usufruir de forma gratuita dessa ação semanal no campus da Universidade. A prática é voltada para todos os servidores, independentemente de condicionamento físico ou experiência em dança, por não se tratar de uma coreografia, mas de vivências corporais espontâneas.

Objetivos: Os objetivos esperados com a implantação do projeto são individuais e singulares envolvendo a: a) redução de tensões musculares e dores crônicas, b) melhora da postura, da mobilidade e da respiração, c) aumento da disposição física e funcional, d) redução do estresse, da ansiedade e da fadiga mental, e) melhora do humor, da concentração e do equilíbrio emocional f) fortalecimento da autoestima, da autoconfiança e da percepção positiva de si e g) prevenção do esgotamento emocional (burnout) e fortalecimento dos vínculos interpessoais

Metas:

A possibilidade de participação das aulas/encontros semanais de Biodanza na UFLA permitirá aos servidores usufruírem de mais uma possibilidade de acesso gratuito à atividades de promoção à saúde ofertadas pela instituição.
Espera-se que a participação no projeto gere impactos positivos na qualidade de vida, no clima organizacional e no desempenho funcional dos servidores.

Fundamentação Teórica:

A Política Nacional de Práticas Integrativas foi instituída em 2006 pelo Ministério da Saúde para ampliar as abordagens de cuidado em saúde que vão além da medicalização tradicional, promovendo integralidade, humanização e autocuidado.
Por meio da Portaria nº 249/2017 - SES/MG, a Biodanza foi incorporada ao rol de 29 práticas integrativas e complementares reconhecidas no SUS, podendo ser oferecida na Atenção Básica e em outros níveis de cuidado.
A Biodanza é descrita como uma prática com epistemologia interdisciplinar, integrando saberes da biologia, antropologia, psicologia e sociologia para compreender o ser humano em sua totalidade. A prática enfatiza o encontro afetivo e a interação social como fatores essenciais para a saúde e a transformação pessoal (Nota técnica nº03/2018, SES/RG)
O modelo teórico original de Rolando Toro, parte da observação clínica de pacientes e experiências psicocorpóreas que ligam movimento, emoção e processos neurovegetativos, sugerindo que vivências integradas podem produzir mudanças profundas no comportamento e na qualidade de vida . Ao longo das décadas, esse modelo incorporou observações sobre respostas autonômicas, comportamento emocional e plasticidade neural, ainda que nem sempre estejam formalizadas em pesquisas científicas amplas (T.A.Rolando, 2014).

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS – PNPIC. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 849, de 27 de março de 2017. Inclui a Biodanza e outras práticas no rol das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do SUS. Diário Oficial da União, Brasília, 28 mar. 2017.
TORO ARANEDA, Rolando. Educação Biocêntrica. São Paulo: Triom, 2014.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual da Saúde. Nota Técnica nº 03/2018 – Biodanza como Prática Integrativa e Complementar em Saúde. Porto Alegre: SES/RS, 2018.

Metodologia:

Serão ministradas 3 aulas abertas em fevereiro como o objetivo de apresentar a proposta Biodanza aos servidores interessados. As aulas abertas serão divulgadas no meios de comunicação institucional.
A partir do momento da inscrição, os servidores participarão do grupo de atividades semanais. As sessões em grupo serão conduzidas por uma facilitadora qualificada, que orientará as vivências em grupos, favorecendo um espaço de acolhimento, expressão e interação.

Impactos na Formação Discente: Espera-se impactos indiretos na formação discente, pois, o aumento na qualidade de vida reflete no desempenho funcional dos servidores que são os agentes da formação discente.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Intenção futura de submeter o projeto ao Comitê de Ética em pesquisa para coletar e publicar os dados/resultados do projeto

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Benefícios na saúde dos servidores

Resultados Esperados: Espera-se que a participação no projeto gere impactos positivos na qualidade de vida, no clima organizacional e no desempenho funcional dos servidores e tragam resultados individuais como, por exemplo, redução de tensões e dores, melhora na respiração e na mobilidade, aumento na disposição, redução do estresse, redução da ansiedade, melhora do equilíbrio emocional e da concentração, dentre outros fatores.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Os grupo formado de servidores trabalhará com feedback semanal das experiências vivenciadas. Feedbacks semanais constitui uma característica metodológica da prática de Biodanza.

Cronograma:

Encontros semanais - todas as quartas- feiras de 15:30 as 17:00 (encontros de 90 minutos). A partir do terceiro encontro, não é permitido a entrada de novos participantes.

Caso ocorra grande procura, há possibilidade de abrir nova turma no horário noturno

Descrição Resumida: Biodanza como prática integrativa de Promoção à Saúde dos Servidores da UFLA

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: FLAVIA ALVARENGA FERNANDES BRUZI

Setor: COORDENADORIA DE SAÚDE OCUPACIONAL E SEGURANÇA DO TRABALHO/CSO/DDP/DAE/PROGEPE

E-mail Institucional: flaviabruzi[em]ufla.br

E-mail Alternativo: fbruzi[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 05/02/2026 - 08:25:56

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 09/02/2026 - 16:07:39

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • FLAVIA ALVARENGA FERNANDES BRUZI: De 12/01/2026 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
09/02/2026 - 16:07:39Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEEC e registrado com sucesso. (CARLOS EDUARDO SILVA VOLPATO)
Autorização da Chefia

Link do Arquivo: AUTORIZAÇÃO PARA EXECUAÇÃO DO PROJETO - PRO-REITOR.pdf


Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.98.4

Créditos