UFLA SIG

Sistema Integrado de Gestão
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 25/2026

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Prática Extensionista em Física: Gênero,Etnia, Diversidade e Direitos Humanos

Programa de Extensão: A Fisica na Educacao Basica: parceria universidade-escolas-sociedade

Resumo da Proposta:

Este projeto de extensão é a base do componente curricular de Atividade Curricular de Extensão (ACE) NFM1878 – Prática Extensionista: Gênero, Etnia, Diversidade e Direitos
Humanos, no âmbito do curso de Licenciatura em Física. O objetivo é permitir que as e os estudantes utilizem o conhecimento da Física como ferramenta de análise crítica da realidade social, planejando e socializando ações que abordem gênero, raça, etnia, diversidade e direitos humanos na Educação Básica. A iniciativa busca preparar futuros docentes para lidar com a diversidade em sala de aula de forma inclusiva, fortalecendo o vínculo entre universidade e sociedade por meio do planejamento e realização de oficinas temáticas e produção de materiais didáticos.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: UFLA, Escolas da Educação Básica de Lavras e região, Secretaria Municipal de Educação de Lavras e Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Número Estimado de Participantes: 250

Locais de Realização: Laboratório de Ensino de Física (DFM/UFLA), espaços formais (escolas) e não formais em Lavras e região.

Data de Início: 09/03/2026

Data de Término: 09/03/2028

Justificativa: O projeto atende à necessidade de curricularização da extensão, integrando-se a disciplinas de formação pedagógica do curso de Física. A proposta justifica-se pela urgência de preparar licenciandas e licenciandos para compreender e se posicionar diante das desigualdades, utilizando a Física para estudar problemas ligados à diversidade. A análise de dados sobre essas temáticas reafirma o respeito às identidades como um direito inalienável, transformando a ciência em instrumento de cidadania. Para a execução, prevê-se auxílio financeiro para materiais de consumo das oficinas e deslocamento da equipe.

Caracterização dos Beneficiários: Comunidade de Lavras e região, preferencialmente estudantes da Educação Básica de escolas públicas de Lavras e região.

Objetivos:

Planejar práticas pedagógicas que utilizem a Física para discutir gênero, raça, etnia e direitos humanos na Educação Básica.
Fomentar a formação docente integrada entre teoria e prática pedagógica.
Conscientizar estudantes da Educação Básica sobre as desigualdades sociais por meio de contextos científicos e tecnológicos.

Promover o diálogo entre a universidade e as escolas parceiras.

Metas:

Realizar encontros formativos semanais com as licenciandas e os licenciandos sobre extensão e temas de diversidade.
Desenvolver e implementar oficinas temáticas em pelo menos 3 escolas da Educação Básica da região.
Produzir materiais didáticos específicos que articulem conceitos de Física com questões de gênero, raça, etnia e direitos humanos.
Alcançar um público estimado de 250 participantes da comunidade escolar ao longo do projeto.

Fundamentação Teórica: O projeto alinha-se à perspectiva de uma educação científica socialmente relevante, em que a Física serve como ferramenta para a leitura e transformação do mundo. A fundamentação baseia-se na necessidade de a formação docente abordar questões sociais urgentes. Utilizamos a obra "Educação em direitos humanos e formação de professores(as)" (2014) como guia. Para as discussões de gênero e etnia, apoiamo-nos em "Gênero e diversidade na escola" (2009) e na obra de Luana Tolentino (2023), que fornecem subsídios para utilizar dados e evidências científicas na visibilização de discriminações. Complementarmente, autores como Alias (2016) e Torres (2010) orientam a inclusão da diversidade no currículo e a equidade de gênero na prática pedagógica.

Metodologia:

As atividades semestrais serão distribuídas em 51 horas, estruturadas em encontros semanais com duas vertentes principais:
Formação Teórica e Planejamento: Encontros com as e os estudantes para estudo sobre temas de gênero, raça, etnia, diversidade e direitos humanos, subsidiando a elaboração de oficinas e materiais didáticos.
Desenvolvimento e Implementação: Ações conduzidas pelas e pelos discentes em escolas parceiras, incluindo oficinas, jogos, situações-problema e tarefas investigativas que utilizem a Física como mediadora.
A docente responsável junto com as professoras e os professores das escolas acompanharão as etapas, oferecendo orientações e demandas.

Impactos na Formação Discente: O projeto contribui para a formação de futuros docentes de Física, preparando-as(os) para lidar com a diversidade em sala de aula de forma respeitosa e inclusiva. Promove a (auto)formação docente ao articular o conhecimento científico com o engajamento social e a prática pedagógica real. Além disso, estimula as licenciandas e os licenciandos a compreender e se posicionarem diante das desigualdades, transformando a ciência em um instrumento de promoção da cidadania.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A proposta estabelece uma conexão profunda entre os três pilares. O ensino manifesta-se na aplicação dos conhecimentos das disciplinas pedagógicas e específicas. A extensão ocorre na interação direta com as escolas e a comunidade. A pesquisa emerge da análise e reflexão sobre a prática, permitindo que as e os discentes investiguem o impacto de suas ações, podendo até constituir dados para artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto contribui para fortalecer o vínculo entre universidade, escola e sociedade ao levar discussões acadêmicas essenciais para o ambiente escolar. O impacto social reside na conscientização de estudantes da Educação Básica sobre desigualdades sociais e na reafirmação de que o respeito às identidades e especificidades é um direito social inalienável. Fomenta a colaboração contínua entre a universidade, educação básica e sociedade.

Resultados Esperados: Espera-se o fortalecimento do ensino de Física na Educação Básica com uma visão crítica e socialmente engajada. Almeja-se o desenvolvimento profissional de docentes e discentes, a consolidação da colaboração entre universidade e escolas locais, e a produção efetiva de materiais didáticos que intersecionem Física, gênero e diversidade.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

A avaliação será contínua e processual. Os indicadores incluem:
Frequência e participação nos encontros semanais de formação.
Qualidade e pertinência dos materiais didáticos produzidos
Relatório escrito final contendo registros reflexivos e narrativas das ações desenvolvidas nas escolas.
Pareceres e devolutivas das(os) docentes das escolas parceiras que acompanharem as ações.

Cronograma: Este projeto de extensão, com duração de dois anos, terá seu cronograma de ações detalhado no plano de trabalho do componente curricular de ACE, que será elaborado em conjunto com as instituições parceiras e discentes no início de cada período letivo.

Descrição Resumida: Base do componente curricular de Atividade Curricular de Extensão (ACE) NFM1878 no âmbito do curso de Licenciatura em Física. Com duração de dois anos, visa articular teoria e prática, permitindo que as e os estudantes utilizem o conhecimento científico da Física como ferramenta de análise crítica da realidade social. O foco é planejar e desenvolver ações que abordem gênero, etnia, diversidade e direitos humanos junto a estudantes da Educação Básica, promovendo o pensamento crítico e a cidadania

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • Débora Resende Pereira Barbosa - Início: 09/03/2026 - Término: Não definido - Vínculo: Inativo
  • - - Início: 09/03/2026 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Maíra Duarte Passos - Início: 09/03/2026 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: AMANDA CASTRO OLIVEIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICA

E-mail Institucional: amanda[em]ufla.br

E-mail Alternativo: amanda2711[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 11/02/2026 - 19:15:32

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 20/02/2026 - 18:27:16

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • AMANDA CASTRO OLIVEIRA: De 11/02/2026 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
20/02/2026 - 16:32:49Projeto de Extensão aprovado pelo Coordenador do Programa e enviado para o Chefe de Departamento para aprovação. (IRAZIET DA CUNHA CHARRET)
20/02/2026 - 18:27:16Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (MARIO HENRIQUE ANDRADE CLAUDIO)
05/03/2026 - 21:07:05Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 25/2026 (ANDREZA CRISTINA BEEZAO MOREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.98.7

Créditos