Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 078/2021
Título: Brincando e Aprendendo
Programa de Extensão: PROGRAMA DE EXTENSÃO EM PARADESPORTO E RECREAÇÃO - PREPARE
Resumo da Proposta: O Projeto visa oferecer a introdução da prática de recreação/lazer dentro de projetos gratuitos de iniciação esportiva do município de Lavras, buscando a não especialização precoce de crianças e jovens ao treinamento desportivo, abrangendo diversas atividades lúdicas e jogos, com acompanhamento dos treinamentos específicos, aproximando o máximo possível da situação esportiva, de forma que o aluno sinta prazer na realização das atividades e desenvolva as suas habilidades motoras básicas necessárias, bem como os ganhos intelectuais, emocionais e psicossociais. O projeto atenderá a crianças e jovens de Lavras, compreendendo a realização de parcerias com projetos de iniciação esportiva, introduzindo os métodos recreacionais, com avaliação pré e pós-introdução das atividades recreacionais na iniciação esportiva. O projeto também realizará pesquisas na área de avaliação psicossocial dos atletas, visando a aplicação dos resultados na própria prescrição do treinamento para crianças e jovens.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras:
Prefeitura Municipal de Lavras CRIA - Centro Regional de Iniciação ao Atletismo
Número Estimado de Participantes: 40
Locais de Realização: Ginásio poliesportivo da UFLA e parcerias
Data de Início: 01/07/2013
Data de Término: 30/09/2030
Justificativa:
O aspecto cultural é um fator importante para determinar as atividades a serem selecionadas para as aulas de Educação Física. Cada aluno tem um estilo próprio e identifica-se com as modalidades que vão ao encontro dos seus interesses e características. MACHADO e PRESOTO (2001) defendem a iniciação esportiva, como parte de um Programa de Educação Física que deve ser abordada como aprendizagem e desenvolvimento motor, com táticas e regras básicas e sem muita exigência técnica, física ou tática, tendo como objetivo cooperar para a formação integral do aluno (físico, cognitivo e afetivo-social), podendo, a partir daí ser uma preparação técnica para os esportes escolares. O esporte cada vez mais vem revolucionando as escolas do país. A primeira preocupação educativa deve ser uma organização correta da percepção e do controle do próprio corpo. Visando à importância do esporte na educação, no desenvolvimento humano, e em consequência do curso de Educação Física na Universidade Federal de Lavras (UFLA) pensamos em um dialogo teórico-prático, isto é, oportunizar aos graduandos do curso uma experiência entre as abordagens estudadas em sala de aula (sendo o foco na abordagem recreativa ) e a execução destas abordagens para crianças que participam de projetos de extensão na UFLA.
Caracterização dos Beneficiários: Alunos de escolas do município.
Objetivos:
O Projeto visa oferecer a introdução da prática de recreação/lazer dentro de projetos gratuitos de iniciação esportiva do município de Lavras, buscando a não especialização precoce de crianças e jovens ao treinamento desportivo, abrangendo diversas atividades lúdicas e jogos, com acompanhamento dos treinamentos específicos, aproximando da situação esportiva, de forma que os alunos sintam prazer na realização das atividades e desenvolvam as suas habilidades motoras básicas necessárias, bem como ganhos intelectuais, emocionais e psicossociais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Oportunizar a vivência lúdica orientada e diversificar as atividades da Educação Física; - Democratizar a prática de atividades lúdicas e incentivar a participação em jogos e brincadeiras; - Promover a integração entre os alunos do curso de Educação Física com as atividades realizadas no Campus.
Metas: Atender crianças do município de Lavras com práticas lúdicas em programas de iniciação esportiva.
Fundamentação Teórica:
Educação Física e o lúdico A Educação Física (EF) trabalha com o corpo e o movimento, com as formas de expressão corporal, uma comunicação através do corpo, à maneira mais dinâmica de se expressar. Seus conteúdos se dão através de jogos, esportes, danças, ginásticas e lutas (ANTUNES, 2002). É a partir de jogos ou brincadeiras que passamos a conhecer o próprio corpo, sua função e principalmente sua importância para o desenvolvimento corporal. A EF corresponde a uma nova expectativa, como linguagem e conhecimento a ser sistematizado. É através do movimento e da reflexão que auxiliam na construção do ser humano integral, crítico, criativo, independente, autônomo e cooperativo, que conseguimos perceber a importância que o movimento representa nessa formação (SOLER, 2003). Um de seus objetivos deve ser o desenvolvimento de atitudes e conceitos, como participação, cooperação, solidariedade, autonomia, criatividade, fraternidade, dentre tantos outros (ANTUNES, 2002). Por vários motivos, a formação lúdica possibilita ao educador conhecer-se como pessoa, saber de suas possibilidades, desbloquear resistências e ter uma visão clara sobre a importância do jogo e do brinquedo para a vida da criança, do jovem e do adulto (ALMEIDA, 2006). Para obter essas características nas aulas, o professor poderá trabalhar o ensino com o movimento, incluindo o aspecto lúdico, que não se caracteriza apenas por jogos ou brincadeiras, mas sim um aprendizado. E o que trás a ludicidade para a sala de aula seria o engajamento e iniciativa do próprio agente pedagógico (o educador): a “atitude lúdica” do educador e dos educandos, a forma de expressão e de comunicação utilizada nas dinâmicas de aula. Porém, muitas escolas não aproveitam o lúdico como um instrumento para facilitar o aprendizado da criança. Mas se a atividade lúdica for criada com vista a estimular certos tipos de aprendizagem no desenvolvimento infantil, irá permitir a ação intencional, a afetividade, a construção de representações mentais, os aspectos lógicos e cognitivos, a manipulação de objetos e o desenvolvimento de ações sensório-motoras e também as trocas nas interações sociais, a qual ajudará no convívio com a sociedade e com outras crianças. A ludicidade muda o comportamento infantil, buscando a autonomia da criança e valorizando a afetividade que envolve o processo do aprender. Brincando, as crianças aprendem a cooperar com os companheiros, a obedecer as regras do jogo, a respeitar os direitos dos outros, a assumir responsabilidade, a dar oportunidades aos demais; enfim, a viver em sociedade (ROJAS, 2006). Experiências do fazer pedagógico Os professores precisam “assumir-se enquanto produtores de sua formação” busca-se argumentar que essa “formação passa por processos de investigação, diretamente articulados com as práticas educativas”. (NÓVOA, 1992, p. 28). Nesse sentido, a construção da identidade profissional do futuro educador físico se desenvolverá na confluência entre momentos de formação e momentos de prática profissional, situados na dinâmica de um projeto onde o professor, enquanto sujeito da própria formação, constrói seus saberes ancorados na superação da fragmentação do conhecimento, favorecendo a visão e o trabalho compartilhado no contexto educacional. A formação do graduado em Educação Física deve assegurar a indissociabilidade teoria-prática por meio da prática como componente curricular. Nesse sentido, articular a teoria e a prática muitas vezes, se torna uma tarefa difícil, uma realidade muito visível no Curso de Educação Física. Diante do exposto pode-se salientar que tanto a teoria, como a prática, alicerçam aulas mais significativas, enquanto aprendizado e construção do trabalho pedagógico do professor. Na inter-locução da práxis pedagógica Dalla Corte (2010, p. 175) define que “a teoria tem a finalidade de ordenar, organizar, significar e explicar os fatos emergentes do contexto vivido, porém sem a prática a teoria seria apenas o retrato de idéias soltas e abstratas”. Nesta perspectiva, este projeto visa oportunizar aos alunos do curso de Educação Física a vivência da sala de aula em práticas esportivas recreativas de forma orientada.
Metodologia: O Projeto será realizado no decorrer no ano letivo nas dependências esportivas da Universidade Federal de Lavras. Para o bom desenvolvimento do projeto, fazem-se necessárias reuniões de planejamento, bem como a organização do material e do espaço a ser usado. Serão planejadas as atividades recreativas a ser trabalhadas com crianças que estarão envolvidas no projeto. Os alunos do curso de Educação Física serão os bolsistas de Extensão que irão executar o projeto e o público alvo serão crianças que participam de projetos esportivos de extensão da Universidade Federal de Lavras.
Impactos na Formação Discente: Articular a teoria e a prática muitas vezes, se torna uma tarefa difícil, uma realidade muito visível no Curso de Educação Física. Diante do exposto pode-se salientar que tanto a teoria, como a prática, alicerçam aulas mais significativas, enquanto aprendizado e construção do trabalho pedagógico do professor. Na inter-locução da práxis pedagógica Dalla Corte (2010, p. 175) define que “a teoria tem a finalidade de ordenar, organizar, significar e explicar os fatos emergentes do contexto vivido, porém sem a prática a teoria seria apenas o retrato de idéias soltas e abstratas”. Nesta perspectiva, este projeto visa oportunizar aos alunos do curso de Educação Física a vivência da sala de aula em práticas esportivas recreativas de forma orientada.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
O projeto pretende conduzir mudanças significativas nos processos de ensino e aprendizagem, colaborando efetivamente para a formação profissional dos discentes de graduação do curso de Educação Física, e demais graduandos e pósgraduandos dos cursos de saúde, pela transmissão de conhecimentos para o público alvo. Para isto, a relação ensino, pesquisa e extensão, acontecerá pela oportunidade de vivenciar, ensinar e aprender novas metodologias de ensino da prática recreativa e pelo constante contato com crianças.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Inclusão de crianças ao convívio da universidade estreitando assim laços entre a comunidade e academia.
Resultados Esperados:
Os produtos gerados com o desenvolvimento do projeto serão: 1) Promoção de saúde (biopsicossocial) aos participantes; 2) Confecção de manual específico para atuação do profissional de educação em recreação e esportes adaptados; 3) Publicação de resultados encontrados em forma de resumos, estudo de caso e artigos científicos; 4) Participação em eventos científicos; 5) Promoção de eventos de iniciação esportiva; e 6) Participação e realização de cursos especializados de formação.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Reuniões, entrevistas com participantes, realização de festivais esportivos.
Cronograma:
As atividades a serem desenvolvidas no cronograma são: 1- Observação das atividades nas instituições parceiras 2- Encontros semanais de práticas recreativas 3- Planejamento e organização das atividades do encontro 4- Estudo e formação teórica sobre jogos e brincadeiras 5- Publicação de resultados em forma de resumos, estudo de caso e artigos científicos
Descrição Resumida: O Projeto oferece a introdução da prática de recreação/lazer dentro de projetos gratuitos de iniciação esportiva do município de Lavras, buscando a não especialização precoce de crianças e jovens ao treinamento desportivo, abrangendo diversas atividades lúdicas e jogos, de forma que os alunos sintam prazer na realização das atividades e desenvolvam as suas habilidades motoras básicas necessárias, bem como ganhos intelectuais, emocionais e psicossociais.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: MARIA RACHEL VITORINO
Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
E-mail Institucional: mrachelufla.br
E-mail Alternativo: mracheldef.ufla.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 22/03/2021 - 15:14:38
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 22/03/2021 - 20:01:47
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 23/03/2021 - 11:01:15
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.83.1
Créditos