UFLA SIG

Sistema Integrado de Gestão
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Evento da Instituição

Ajuda
Página de exibição de dados de um Evento da Instituição.

Índice:

Dados do EventoCaracterísticas do EventoPeríodo
Contatos do EventoPeríodo(s) de Inscrição
Dados do Evento

Tipo de Evento: Encontro Online

Nome: Ressignificando práticas pedagógicas

Descrição:

O objetivo deste evento é apresentar os resultados do Projeto de Pesquisa Ressignificação de práticas pedagógicas: o desenvolvimento dos multiletramentos no contexto pós-pandêmico em escolas de Educação Básica de Minas Gerais, coordenado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e realizado de modo multicêntrico, com a colaboração da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O projeto, motivado pelo questionamento a respeito de quais práticas pedagógicas podem ser concebidas/desenvolvidas para o aperfeiçoamento dos multiletramentos no contexto pós-pandêmico em escolas de Educação Básica de Minas Gerais, nas dimensões teóricas e práticas, propôs, de forma geral, à ressignificação dessas práticas.

As perspectivas teóricas que foram a base de referência contemplaram autores como Rojo (2012, 2015), Kleiman (2007, 2008) e Freire (1987, 1996), cujos pressupostos postulam a centralidade das multissemioses e o hibridismo cultural e composicional das práticas de linguagem na contemporaneidade, a visão das práticas linguísticas como práticas sociais, o desenvolvimento da autonomia de professores e a sistematização de intencionalidades pedagógicas para um exercício reflexivo acerca dos processos de ensino e de aprendizagem.

O desenvolvimento dos trabalhos foi dividido metodologicamente nas seguintes fases: pesquisa exploratória, explicativa, metodológica e aplicada, convergindo para o encontro entre Pesquisa, Extensão e Ensino. O público-alvo constituiu-se de escolas públicas de três regiões de Minas Gerais, considerando-se, para a seleção, as métricas das avaliações institucionais e as realidades escolares.

Buscou-se, de forma geral, com o trabalho desenvolvido, contribuir para a formação continuada dos professores de línguas envolvidos no projeto, com o desenvolvimento do desempenho dos alunos na apropriação dos (multi)letramentos, com a melhoria dos resultados por parte das escolas participantes nas avaliações de larga escala e com a sistematização de estratégias de aproximação universidade-escola de modo cada vez mais colaborativo.

Público-Alvo:

  • Nome: Aluno de Graduação

  • Nome: Aluno de Graduação Egresso

  • Nome: Aluno de Pós-Graduação

  • Nome: Aluno de Pós-Graduação Egresso

  • Nome: Aposentado

  • Nome: Bolsista Pós-Doutorado

  • Nome: Bolsistas BICJR (PRP)

  • Nome: Bolsistas de apoio técnico (PRP)

  • Nome: Discente externo - DRI

  • Nome: Docente

  • Nome: Docente Colaborador Externo

  • Nome: Docente Externo

  • Nome: Docente Voluntário

  • Nome: Estagiário

  • Nome: Estagiário Externo

  • Nome: Instituição Externa

  • Nome: Ocupante de Posto de Trabalho

  • Nome: Participante de Evento

  • Nome: Pesquisador Externo

  • Nome: Técnico Administrativo

  • Nome: Usuário Setor

Carga Horária Total (h): 4

Total de Vagas: 20000

Abrangência: Nacional

Área Temática: Educação

Área do Conhecimento: Linguistica, letras e artes

Classificação do Evento: Extensão

Categoria do Evento: Educação

Unidade Promotora: DEL/FAELCH - DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

Coordenador: Jaciluz Dias Fonseca

Características do Evento

Evento Gratuito: Sim

Emite Certificado de Participação: Sim

Cursos com Permissão de Abono de Falta em Eventos da Instituição:

Nenhum

Período

Data/Hora de Início: 20/05/2025 - 19h00

Data/Hora de Encerramento: 21/05/2025 - 21h00

Contatos do Evento

Telefone: 2142-2124

E-mail: jaciluz.fonseca@ufla.br

Site do Evento: https://docenciaemlinguagens.ufop.br/

Período(s) de Inscrição
Período(s) de Inscrição
Período
Início Término
20/04/2025 - 00h01 20/05/2025 - 21h00

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.89.5

Créditos