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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 016/2017

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Cafeteria Escola CafESAL

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: projeto pioneiro da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Agência de Inovação do Café (InovaCafé) que consiste na criação de um ambiente focado na conscientização e qualificação da comunidade sobre os diferentes métodos de preparo da bebida e na comercialização de cafés especiais dentro da universidade.

Área Temática: Tecnologia e Produção

Instituições Parceiras: Universidade federal de Lavras, Agência de inovação do café, Fundecc.

Número Estimado de Participantes: 100

Locais de Realização: Centro de Convivência da UFLA (antiga Cantina Central), Polo de Qualidade do Café e Unidade de Torrefação.

Data de Início: 05/10/2016

Data de Término: 19/02/2031

Justificativa: A fim de atender às expectativas do público quanto à consistência e qualidade dos produtos e serviços da cafeteria, percebe-se a necessidade de contar com uma maior flexibilidade na utilização dos recursos, para remunerar a força de trabalho (estagiários e bolsistas) de forma apropriada e manter o investimento contínuo na manutenção dos equipamentos e aquisição dos insumos necessários ao seu funcionamento.De forma complementar, entende-se que a Cafeteria Escola pode ser um modelo de negócios a ser estendido em outras localidades, o que representaria a democratização do acesso à qualificação do trabalho e do consumo de cafés com qualidade. Para tal, a extensão pode ser, também, um caminho para o desenvolvimento de ações em rede, favorecendo a participação de grupos com acesso limitado à capacitação em barismo, como jovens do meio rural.A partir desse entendimento, propõe-se a realização de um projeto de extensão, com vigência de 5 anos, que viabilize as operações da Cafeteria Escola, a remuneração de estagiários e bolsistas, bem como as ações de capacitação e eventos promovidos pela sua equipe.

Caracterização dos Beneficiários: .

Objetivos: - Ações de capacitação do público interno e externo da Universidade Federal de Lavras (UFLA) para o trabalho no sistema agroindustrial do café, com enfoque na industrialização, preparo e consumo de cafés especiais.- Viabilizar o funcionamento da Cafeteria Escola como laboratório para estudantes da UFLA nas diversas áreas de atuação do negócio, por meio da extensão universitária, promovendo atividades que sejam, ao mesmo tempo, de alta relevância para a capacitação profissional desses estudantes e de alto efeito multiplicador no sistema agroindustrial do café.

Metas: .

Fundamentação Teórica: A Universidade Federal de Lavras (UFLA), desde o início da sua história, envolveu-se na produção e difusão de conhecimento sobre o café. Devido à sua localização no centro geográfico da cafeicultura brasileira, a UFLA se tornou referência nacional e internacional em pesquisa e ensino no setor. Já há muitas décadas, muitos pesquisadores e docentes da Universidade têm como principal enfoque o desenvolvimento de tecnologias para o fortalecimento de todo o sistema agroindustrial do café. Propondo estudos que envolvem a cultura desde a semente até a xícara, os mais diversos departamentos e organismos da UFLA se envolvem nas ações relacionadas ao café, culminando na criação da Agência de Inovação do Café (InovaCafé), que produz e industrializa o café da Universidade e centraliza as principais ações da universidade em café.A InovaCafé é uma entidade vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da UFLA que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento do conhecimento científico e apresentar soluções para problemas demandados por órgãos e instituições públicas ou privadas que sejam relacionados ao agronegócio do café. A Agência é fruto da articulação do Polo de Excelência do Café, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), UFLA e Ministério da Educação (MEC), contando com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Também contribuem para a viabilização da Agência o Consórcio Pesquisa Café e INCT-Café. O espaço da InovaCafé integra iniciativas do Setor de Cafeicultura da UFLA, o Polo de Excelência do Café, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT-Café), Polo de Tecnologia em Pós-Colheita do Café, Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, Centro Tecnológico de Comercialização Online de Café (e-Café Brasil) e o Centro de Inteligência em Mercados (CIM).Também fazem parte da Agência a coordenação institucional do Consórcio Pesquisa Café, a Unidade de Torrefação de Café, a secretaria administrativa da Revista Coffee Science, a Unidade de Difusão Virtual de Tecnologias – Café Web TV, o Centro de Armazenamento e Controle de Defensivos Agrícolas, os laboratórios de Anatomia e Fisiologia do Cafeeiro e Genética Molecular, além disso, núcleos de pesquisa da universidade passaram a ser sediados no espaço, desenvolvendo estudos que envolvem a cultura do café desde a semente até a xícara.

Metodologia: Serão ministrados treinamentos individuais onde cada participante poderá manusear e operacionalizar máquinas profissionais no preparo de cafés espressos e serão avaliados por meio de avaliações técnicas pela barista responsável.

Impactos na Formação Discente: .

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A Cafeteria Escola foi inicialmente proposta pela Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (FUNDECC) à UFLA, visando à atuação conjunta de três núcleos de estudos da InovaCafé: Centro de Inteligência em Mercados (CIM), Núcleo de Estudos em Cafeicultura (NECAF) e Núcleo de Estudos em Pós-Colheita do Café (Pós Café). Esta atuação, apoiada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT) e Polo de Excelência do Café, tem caráter multidisciplinar com foco na conscientização da população universitária como multiplicadora das técnicas de produção, preparo, comercialização e consumo de cafés especiais.Como ações de ensino, a Cafeteria Escola é proposta como um espaço para oferta de cursos de qualificação à comunidade acadêmica e da região. Conhecida e reconhecida como um dos mais importantes centros de excelência e inovação em cafeicultura do Brasil, a UFLA passaria a ter como embaixadores/multiplicadores do consumo de bons cafés seus alunos espalhados por todo o país e também no exterior. A Cafeteria Escola também tem como foco a pesquisa, por meio do desenvolvimento de novos produtos à base de café, experimentações de mercado e diversos estudos propostos pela ampla gama de pesquisadores da Universidade e seus parceiros, principalmente no âmbito dos cafés especiais, aqueles de alta qualidade e origem controlada, demandados por uma parcela do mercado consumidor extremamente exigente e que cresce a amplas taxas no Brasil e no mundo.A extensão, por sua vez, deve se tornar a atividade de maior relevância na Cafeteria Escola, visto que, como ponto de difusão de conhecimento e tecnologias relacionadas à qualidade do café, dará à população de Lavras e região uma oportunidade de participar de projetos de qualificação e, além disso, desfrutar do serviço de cafés de qualidade superior e outros produtos à base de café. A parceria com fundações de apoio é de grande importante nas atividades de extensão, pois viabilizará, por meio da extensão, disseminar valor tanto na capacitação de jovens profissionais para o mercado, quanto na oferta de experiências do universo dos cafés especiais, antes inacessíveis à comunidade, seja pelo alto custo ou pela distância dos grandes centros.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: .

Resultados Esperados: Capacitar 20 estudantes de graduação para a gestão de processos na cafeteria;Capacitar 20 estudantes de graduação para a gestão de processos na indústria torrefadora;Capacitar 20 estudantes de graduação para a gestão de processos na lavoura, pós-colheita e armazenamento;Capacitar 20 estudantes de graduação para a gestão da comunicação no ramo de cafeterias;Capacitar 20 estudantes de graduação para a gestão de recursos no ramo de cafeterias;Capacitar 300 estudantes de graduação e pós-graduação em barismo;Qualificar 20 aprendizes para o trabalho no ramo de cafés especiais em suas respectivas localidades. Desenvolvimento de uma rede multiplicadora de boas práticas para o preparo e consumo de cafés especiais, em plataforma digital.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .

Cronograma: ETAPA / FASEMETAATIVIDADESINDICADOR FÍSICODURAÇÃOUnidadeQuantInícioTérmino1Seleção dos estagiários- Processos na cafeteria escolaEstudantes20ContínuoContínuo - Processos na indústria TorrefadoraEstudantes20ContínuoContínuo - Processos na lavoura, pós-colheita e armazenamentoEstudantes20ContínuoContínuo - Gestão da ComunicaçãoEstudantes20ContínuoContínuo - Gestão dos RecursosEstudantes20ContínuoContínuo 2Treinamento geral dos estagiáriosO treinamento incluirá noções sobre toda a cadeia de produção do CafEsal, bem como um acompanhamento das atividades específicas a cada função.Horas40ContínuoContínuo 3Apresentação dos projetos individuais de estágioApós o cumprimento do primeiro mês de estágio e familiarização com a função exercida, cada estagiário deverá apresentar um projeto, que deverá ser executado nos cinco meses seguintes de duração do estágio.Projetos de estágio100ContínuoContínuo 4Apresentação de relatórios de estágioNo último mês de estágio, cada estagiário deverá apresentar um relatório das atividades desenvolvidas, demonstrando o sucesso parcial, total ou insucesso do proposto no seu projeto. Os projetos e relatórios de estágio comporão um banco de dados para gestão do conhecimento e aprendizado desenvolvido pela Cafeteria Escola.Relatórios de Estágio100ContínuoContínuo 5Seleção dos estudantes para vivencia profissional voluntáriaA cada dois meses, será realizada uma seleção de estudantes de graduação e pós-graduação interessados em realizar vivência profissional na Cafeteria Escola.

Descrição Resumida: .

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ALINE REZENDE CARVALHO PINTO - Tipo: Voluntário - Início: 03/03/2020 - Término: 09/01/2022 - Vínculo: Inativo
  • Amanda Castilho Bueno Silva - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/06/2019 - Vínculo: Inativo
  • Amanda Castilho Bueno Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 30/09/2019 - Vínculo: Inativo
  • Antonio Moreira Botan - Tipo: Voluntário - Início: 21/10/2020 - Término: 05/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • Aurélio Hideaki Cintori - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 24/03/2023 - Vínculo: Inativo
  • BARBARA DE SOUSA GUERRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/10/2019 - Vínculo: Inativo
  • Bruno Antunes de França - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 30/01/2024 - Vínculo: Inativo
  • CARLOS EDUARDO ORFEI PESTANA - Tipo: Voluntário - Início: 21/10/2020 - Término: 08/08/2021 - Vínculo: Inativo
  • Clarissa de Moraes Sousa - Tipo: Voluntário - Início: 21/10/2020 - Término: 13/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • Debora Sousa Teixeira - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/06/2019 - Vínculo: Inativo
  • EDUARDO VIEIRA BAHIA VILELA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Fernanda Castro Pereira - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/06/2019 - Vínculo: Inativo
  • Fernanda de Souza Teixeira - Tipo: Voluntário - Início: 09/05/2020 - Término: 14/10/2022 - Vínculo: Inativo
  • Fernanda Domingos Orlando - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 24/09/2020 - Vínculo: Inativo
  • Giulia Daoud Bianchini dos Santos - Tipo: Voluntário - Início: 21/10/2020 - Término: 01/08/2023 - Vínculo: Inativo
  • HUGO TOMAZ DE PAULA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 04/10/2021 - Vínculo: Inativo
  • Kaio Henrique dos Santos - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/11/2019 - Vínculo: Inativo
  • Karen Ribeiro da Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 27/07/2017 - Término: 05/03/2018 - Vínculo: Inativo
  • Maria Laura Cabral - Tipo: Voluntário - Início: 21/10/2020 - Término: 13/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • Mariana Ribeiro Oliveira - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/06/2019 - Vínculo: Inativo
  • Maryane Pereira Rodrigues - Tipo: Voluntário - Início: 28/04/2022 - Término: 01/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • Mirelli Borges Elisei - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 30/09/2019 - Vínculo: Inativo
  • Mirelli Borges Elisei - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 03/03/2020 - Vínculo: Inativo
  • Mirelli Borges Elisei - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 25/01/2023 - Vínculo: Inativo
  • Mirelli Borges Elisei - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 07/03/2018 - Término: 21/09/2018 - Vínculo: Inativo
  • Mirna Maria Machado Diniz - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Natália Gregorio Fonseca - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/06/2019 - Vínculo: Inativo
  • NATHALIA DE SOUZA CARVALHO - Tipo: Voluntário - Início: 21/10/2020 - Término: 29/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • PEDRO LEONARDO REIS LUIZ - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 19/03/2020 - Vínculo: Inativo
  • Pedro Paulo Gaspar Teixeira - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 13/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • RAFAELA DE FÁTIMA CORRÊA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/10/2019 - Vínculo: Inativo
  • Sabrina de Souza Pinto Regina - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/06/2019 - Vínculo: Inativo
  • SAORI VARGAS REZENDE - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/07/2019 - Vínculo: Inativo
  • Thiago Joel Angrizanes Rossi - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/06/2019 - Vínculo: Inativo
  • Vinícius Souza Santos - Tipo: Voluntário - Início: 21/10/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

  • LUIZ GONZAGA DE CASTRO JUNIOR - Início: 05/10/2016 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • MAURO MAGALHAES LEITE FARIA - Início: 01/01/2017 - Término: 18/12/2019 - Vínculo: Inativo

Alunos de Pós-Graduação:

  • HELGA CRISTINA CARVALHO DE ANDRADE - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 05/10/2016 - Término: 31/03/2017 - Vínculo: Inativo

Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
19/02/202119/02/203101/03/2021 - 10:07:4804/01/2023 - 08:36:12

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: LUIZ GONZAGA DE CASTRO JUNIOR

Setor: DEPARTAMENTO DE GESTÂO DO AGRONEGÓCIO

E-mail Institucional: lgcastro[em]ufla.br

E-mail Alternativo: lgcastro[em]dae.ufla.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador em: 04/04/2017 - 09:30:11

Aprovado pela Chefia em: 05/04/2017 - 09:16:44

Aprovado pela PROEEC em: 27/04/2017 - 11:02:52

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • LUIZ GONZAGA DE CASTRO JUNIOR: De 04/04/2017 a 30/04/2020.
  • LUIZ GONZAGA DE CASTRO JUNIOR: De 23/01/2023 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


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