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Índice:
Número de Registro: 009/2021
Título: Formação para a Docência no Ensino Superior na Pós-Graduação: Atividades Didático-pedagógicas para Formação Inicial
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Há “pouca preocupação com o tema da formação pedagógica de mestres e doutores oriundos dos cursos de pós-graduação do país” (VASCONCELOS; OLIVEIRA, 2009, p. 86). Há certo consenso na literatura de educação e também da administração que a pós-graduação negligencia a formação de docentes para o ensino superior. Contudo, a docência demanda um processo formativo que pode ter como fase inicial a pós-graduação stricto sensu e, “é na pós-graduação o lócus de formação do professor para o ensino superior” (BASTOS, 2007, p.104). Diante desse cenário, em 2006, Tânia Fischer propôs que cada programa de pós-graduação instituísse uma linha de pesquisa, um programa, ou, no mínimo, uma atividade que promovesse a reflexão sobre o ensino e aprendizagem em Administração. Segundo a autora, os programas não têm disciplinas e outras práticas voltadas à formação do professor “porque não sabem exatamente como fazê-lo” (p. 195). Visando preencher esta lacuna, este projeto de extensão tem por objetivo promover atividades de formação didático-pedagógicas aos pós-graduandos visando contribuir com o desenvolvimento de saberes inerentes à atividade docente no ensino superior. Com esse intuito, serão promovidas atividades de formação inicial como palestras, cursos, oficinas entre outros. Entre os temas abordados estão: especificidades da docência no ensino superior, teorias da aprendizagem, pedagogia ativa, estratégias de ensino-aprendizagem, avaliação da aprendizagem, didática do ensino superior. O conhecimento teórico que sustenta o projeto e orienta a realização das atividades está assentado no conceito de didática (CANDAU, 2012) e didática do ensino superior (GIL, 2006; CRUZ, 2017) e profissionalização docente (TARDIF, 2000; TARDIF; LESSARD, 2013). Espera-se, com essas iniciativas, criar espaços de conhecimento, discussão, reflexão e crítica sobre a prática docente no âmbito dos programas pós-graduação.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Número Estimado de Participantes: 450
Locais de Realização: Salas de aulas e anfiteatros da UFLA.
Data de Início: 01/08/2018
Data de Término: 31/12/2028
Justificativa: A formação do professor universitário tem sido entendida, por força da tradição e ratificada pela legislação, como atinente aos saberes do conteúdo de ensino. Ser docente no ensino superior, no entanto, não é apenas uma questão de domínio de conteúdo. A prática pedagógica de ensino é complexa e contextualizada (LOURENÇO; LIMA; NARCISO, 2016). Entende-se que, para dar conta desta complexidade, o docente do ensino superior precisa profissionalizar-se.Maria Isabel da Cunha , certa vez, utilizou o seguinte exemplo para defender a importância da formação do professor do ensino superior: “aquele que ensina geografia a João deve entender de três coisas: de geografia, do João e de como ensinar geografia a João”. O que ela queria dizer é que ao professor do ensino superior, não basta apenas os conhecimentos específicos (geografia), é preciso também que ele conheça quem é o sujeito que aprende (João) e ainda que ele saiba como ensinar determinado conteúdo a João. Contudo, quando se fala em “formação de professores”, geralmente pensa-se no processo de formação para a docência na educação básica. Dificilmente a abordagem de formação de professores estende-se para a formação de professores universitários, como se a formação específica para o magistério nesse nível fosse algo supérfluo, ou mesmo, desnecessário (PACHANE; PEREIRA, 2004).A docência demanda um processo formativo que pode ter como fase inicial a pós-graduação stricto sensu (CORRÊA; RIBEIRO, 2013; CUNHA, 2010; ISAIA, 2006; MASETTO, 2009; PIMENTA; ANASTASIOU, 2008; SOARES; CUNHA, 2010). Bastos (2007, p.104) é bastante categórica ao afirmar que “é na pós-graduação o lócus de formação do professor para o ensino superior”. Lima e Riegel (2011) chamam a atenção para a pouca familiaridade de pós-graduandos e docentes da administração com autores, textos e temas da área da educação, criando-se uma expectativa quanto à formação docente que abarque disciplinas que possibilitem a aproximação com fundamentos epistemológicos da atividade docente por meio de reflexões críticas acerca de suas práticas enquanto docentes. Acredita-se que ações de formação didático-pedagógica, pautadas na profissionalização da docência e na didática, têm o potencial de levar os pós-graduandos e os docentes a ampliarem a visão sobre a docência de forma a se considerarem educadores profissionais.
Caracterização dos Beneficiários:
Estudantes de mestrado e doutorado de programas de pós-graduação da UFLA e de IES externas. Docentes voluntários da FCSA da UFLA Estagiários docente do PPGA da UFLA
Objetivos:
Objetivo contextualizado Levando em conta o conhecimento sobre didática, podemos entender que o papel do professor é mobilizar um conjunto de saberes de forma a criar condições para que o estudante aprenda.Severino (2003), certa vez, afirmou que “você não deve ser professor se você não tiver formação didático-pedagógica”. Contudo, conforme entendimento de Vasconcelos e Oliveira (2009, p. 86), há “pouca preocupação com o tema da formação pedagógica de mestres e doutores oriundos dos cursos de pós-graduação do país”. Há certo consenso na literatura de educação e também da administração que a pós-graduação negligencia a formação de docentes para o ensino superior. Diante desse cenário, em 2006, Tânia Fischer propôs que cada programa de pós-graduação instituísse uma linha de pesquisa, um programa, ou, no mínimo, uma atividade que promovesse a reflexão sobre o ensino e aprendizagem em Administração. Segundo a autora, os programas não têm disciplinas e outras práticas voltadas à formação do professor “porque não sabem exatamente como fazê-lo” (p. 195).Entende-se que o desenvolvimento das habilidades, saberes e competências necessárias ao exercício da docência profissional ocorrem ao longo de sua vivência e carreira e deve-se assumir a postura de uma formação continuada (BRANCHER et al., 2007; BEHRENS, 2006; FERNANDES, 2006; LEITE et al., 2006; SALM et al., 2007) para que constantemente o docente se atualize e reflita sobre suas ações e experiências. Contudo, atividades voltadas à formação inicial também são importantes para a profissionalização.Diante do exposto, o objetivo deste projeto de extensão é promover atividades de formação didático-pedagógicas aos pós-graduandos visando contribuir com o desenvolvimento de saberes inerentes à atividade docente no ensino superior. Estas atividades incluem o apoio didático-pedagógico aos docentes voluntários da FCSA - Faculdade de Ciências Sociais aplicadas e aos estagiários docentes do PPGA da UFLA.
Metas:
Realização de 3 minicursos X 40 participantes = 120 Realização de 10 oficinas X 30 pessoas = 300 Apoio semestral aos docentes voluntários da FCSA - 4 docentes/sem x 6 sem= 24 Apoio semestral aos estagiários docentes do PPGA da UFLA.
Fundamentação Teórica: Tardif e Lessard (2013) defendem a tese de que ensinar “é trabalhar com seres humanos, sobre seres humanos, para seres humanos” (p. 31). Isso repercute no professor, em seus conhecimentos, na sua identidade e na sua experiência profissional. Esse entendimento leva os autores a conceberem a docência como um trabalho: “se as interações cotidianas entre os professores e os alunos constituem bem o fundamento das relações sociais na escola, essas relações são, antes de tudo, relações de trabalho, quer dizer, relação entre trabalhadores e seu ‘objeto de trabalho’” (p. 23).A visão da docência como profissão é importante, pois a profissionalização permitiria conceber profissionais com competências e saberes adquiridos ao longo de sua formação capazes de organizar situações de aprendizagem para a construção dos saberes escolares (PERRENOUD, 2001; TARDIF; LESSARD, 2008).Nessa direção, Tardif (2000, p. 5), pergunta: “quais são os saberes profissionais dos professores, isto é, quais são os saberes (conhecimentos, competências, habilidades etc.) que eles utilizam efetivamente em seu trabalho diário para desempenhar suas tarefas e atingir seus objetivos? ”. O autor faz referência a quatro saberes: formação profissional (ciências da educação), disciplinares (relacionados aos conteúdos de ensino), curriculares e experienciais, (cultura docente em ação) (CRUZ, 2017).Conforme esclarece Cruz (2017), a docência é o processo desenvolvido por quem assume a função de professor. Por isso, cabe discutir o que é próprio desse processo, em especial no que se refere ao conhecimento de base para desenvolvê-lo. Nessa direção, a autora questiona: qual é a dimensão da didática nessa relação?Cruz (2017, p. 674) ressalta que “ensinar requer uma variada e complexa articulação de saberes passíveis de diversas formalizações teórico-científicas, científico-didáticas e pedagógicas”. Grillo e Mattei (2005), por sua vez, explicam que o saber docente é um saber plural constituído pelo amálgama de um eixo científico, de um empírico e de um pedagógico sendo, esse último, o que efetivamente caracteriza a profissão de professor. Por isso, neste projeto a ênfase recai sobre os saberes pedagógicos.
Metodologia:
Serão promovidas atividades de formação inicial como palestras, cursos, oficinas entre outros. Entre os temas abordados estão: especificidades da docência no ensino superior, teorias da aprendizagem, pedagogia ativa, estratégias de ensino-aprendizagem, avaliação da aprendizagem, didática do ensino superior. Serão realizadas reuniões e rodas de conversas mensais com os docentes voluntários e estagiários docentes visando apoio didático-pedagógico.
Impactos na Formação Discente:
Espera-se, com essas iniciativas, criar espaços de conhecimento, discussão, reflexão e crítica sobre a prática docente no âmbito dos programas pós-graduação. Espera-se que as atividades desenvolvidas auxiliem na formação didática e pedagógica dos docentes e futuros docentes do ensino superior proporcionando desenvolvimento profissional. Espera-se que docentes mais qualificados contribuam para a melhoria da qualidade do ensino superior.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A partir do momento que a docência é concebida como um trabalho/profissão, o professor passa a ser visto como um profissional que necessita de formação específica. É nessa direção que Tardif (2000, p. 13) trata do movimento de profissionalização do ensino e propõe uma “epistemologia da prática profissional” definida como “o estudo do conjunto dos saberes utilizados realmente pelos profissionais em seu espaço de trabalho cotidiano para desempenhar todas as suas tarefas”.Nessa perspectiva, a didática assume um papel fundamental uma vez que ela é um campo que “compreende um domínio de conhecimento investigativo, disciplinar e profissional sobre o processo ensino-aprendizagem, que envolve o trabalho de sujeitos cognoscentes (professores e alunos) acerca do objeto cognoscível (conhecimento) em contextos situados, visando à formação humana” (CRUZ, 2017, p. 674). Com base no entendimento da didática (CRUZ, 2017; GIL, 2006) e da profissionalização docente (TARDIF, 2013), pode-se afirmar que o conhecimento sobre estes tem o potencial de contribuir para estreitar a relação entre ensino, pesquisa e extensão na seguinte perspectiva:- Ensino: a profissionalização do docente do ensino superior tem o potencial de facilitar o trabalho do docente e melhorar a qualidade do ensino;- Pesquisa: o docente que planeja, analisa e reflete sobre suas ações orientados pelas questões didático-pedagógico tem a possibilidade de construir conhecimento sobre a sua prática e compartilhar com seus pares;- Extensão: as atividades propostas neste projeto têm o potencial de contribuir com a formação de docentes e futuros docentes que podem impactar diretamente na melhoria da qualidade de ensino e indiretamente na sociedade. Conforme entende Charlier (2001), o professor pode aprender a partir da prática, através da reflexão sobre a ação; o professor aprende no momento da prática, colocando-se como ator, reflexão na ação; e o professor pode aprender para a prática, valorizando aprendizados e saberes que influenciam sua vida profissional, reflexão para a ação.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: A formação docente dos pós-graduandos, uma vez que estes serão os futuros docentes da educação superior, tem o potencial de contribuir para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem no que tange à formação profissional, cidadã e científica. Esta melhoria pode causar um impacto direto na qualidade da educação que seria benéfico para a sociedade.
Resultados Esperados:
Espera-se que as atividades desenvolvidas auxiliem na formação didática e pedagógica dos docentes e futuros docentes do ensino superior proporcionando desenvolvimento profissional. Espera-se que docentes mais qualificados contribuam para a melhoria da qualidade do ensino superior.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Ao final de cada atividade, será solicitado aos participantes que preencham um questionário de satisfação. Neste, haverá também a possibilidade de sugestão de novas atividades de formação docente.
Cronograma:
Fase 2018 a 2020 Serão realizadas três atividades de formação a cada semestre letivo iniciando em 2018/2 e finalizando em 2020/1. Sendo assim, o projeto é composto por 12 atividades que serão agendadas de acordo com a disponibilidade dos parceiros que ministrarão as palestras e darão os minicursos e oficinas. Atividades previstas: Palestra de abertura do projeto: A importância da formação docente para atuação no ensino superior; Oficina sobre plano de ensino e plano de aula; 5 Oficinas sobre estratégias de ensino e aprendizagem; Minicurso sobre Taxonomia de Bloom – Definição de objetivos educacionais; Minicurso sobre Teorias da Aprendizagem; Minicurso sobre Avaliação da aprendizagem; Palestra sobre Pedagogia Ativa; Palestra sobre didática do ensino superior. Fase 2020 - 2023 Serão realizadas cerca de três atividades de formação a cada semestre letivo iniciando em 2020/2 e finalizando em 2023/1. Sendo assim, o projeto é composto por 18 atividades que serão agendadas de acordo com a disponibilidade dos parceiros que ministrarão as oficinas e darão os minicursos e oficinas. Atividades previstas: Palestra: A importância da formação docente para atuação no ensino superior Oficina sobre plano de ensino e plano de aula Oficina sobre estratégias de ensino e aprendizagem I Oficina sobre estratégias de ensino e aprendizagem II Oficina sobre estratégias de ensino e aprendizagem III Oficina sobre estratégias de ensino e aprendizagem IV Oficina sobre estratégias de ensino e aprendizagem V Minicurso sobre Taxonomia de Bloom – Definição de objetivos educacionais Minicurso sobre Teorias da Aprendizagem Minicurso sobre Avaliação da aprendizagem
Descrição Resumida: Promover atividades de formação didático-pedagógicas aos pós-graduandos visando contribuir com o desenvolvimento de saberes inerentes à atividade docente na educação superior. Atividades de formação: palestras, cursos, oficinas, rodas de conversas. Temas abordados: especificidades da docência no ensino superior, gerações de estudantes, teorias da aprendizagem, pedagogia ativa, estratégias de ensino-aprendizagem, avaliação da aprendizagem, didática do ensino superior, planejamento.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: CLERIA DONIZETE DA SILVA LOURENCO
Setor: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
E-mail Institucional: cleriaufla.br
E-mail Alternativo: clerialourencogmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 14/12/2020 - 16:11:55
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 13/01/2021 - 22:36:04
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 18/01/2021 - 16:19:37
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
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