Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 003/2019
Título: AMAIN - Ambulatório Materno Infantil
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: A presente proposta trata-se de um projeto de extensão para promover saúde e qualidade de vida na gestação, lactação e primeira infância (0 a 3 anos). Ao longo desse período tem-se inúmeros fatores como alterações anatômicas, fisiológicas e psicológicas, além de ser a fase de maior demanda nutricional da vida da mulher e grande crescimento e desenvolvimento infantil Diante disso, avaliar e promover ações que favoreçam uma qualidade de vida mais completa envolve a integração de diferentes conhecimentos e, consequentemente, favorecendo a realização de trabalhos multidisciplinares. A procura por atendimento nutricional na instituição por gestantes, lactantes e seus bebês é de grande demanda e apresenta bastante carência em relação a informações e orientações sobre a alimentação, nutrição e saúde. O principal objetivo deste projeto é atender a demanda desse público que procura por orientação nutricional, a fim de garantir uma adequada nutrição para as duplas gestante e feto e lactante e bebê, minimizando os possíveis agravos a saúde que uma má alimentação pode acarretar na saúde de ambos. O projeto será realizado através de consultas, que constará com avaliação do estado nutricional, para posterior definição da conduta nutricional, seja educação nutricional baseada em orientações nutricionais ou prescrição de dietas, de acordo com a necessidade do paciente.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: .
Número Estimado de Participantes: 5
Locais de Realização: Ambulatórios do Departamento de Nutrição da UFLA.
Data de Início: 01/02/2019
Data de Término: 31/12/2029
Justificativa: A gestação é uma fase da vida da mulher com grande demanda nutricional, devido a inúmeras alterações anatômicas e fisiológicas, além das psicológicas.Durante a lactação, a mulher continua apresentando alta demanda nutricional, além de ter muitas dúvidas sobre como sua alimentação pode influenciar a alimentação do bebê.Embasados nas evidencias cientificas, a OMS e o Ministério da Sáude (MS) recomendam a pratica da amamentação exclusiva por seis meses e a manutenção do aleitamento materno acrescido de alimentos complementares ate os dois anos de vida ou mais (BRASIL, 2009).Apesar disso, muitas mães deixam de amamentar seus filhos:1. por falta de conhecimento dos benefícios proporcionados por essa prática, 2. por medo de diversos mitos relacionados à amamentação e ao leite materno 3. por falta de apoio durante a amamentação4. por dificuldades de se adaptar ao processo de amamentar5. pela necessidade de voltar ao trabalho.A introdução adequada da alimentação complementar é de extrema importância para a qualidade de vida da criança. A partir dos 6 meses de idade, o leite materno não é capaz de, sozinho, atingir todas as necessidades nutricionais da criança. Com o aumento da prevalência de obesidade outras doenças crônicas não transmissíveis, inclusive durante a infância, uma alimentação nutricionalmente adequada e saudável, desde sua introdução é de extrema importância para manutenção da saúde ao longo dos anos.A procura por atendimento nutricional na instituição por gestantes, lactantes e seus bebês é de grande demanda e apresenta bastante carência em relação a informações e orientações sobre a alimentação, nutrição e saúde. Considerando esses fatores, esse projeto tem como proposta atender essa por orientação nutricional, a fim de garantir uma adequada nutrição para as duplas gestante e feto e lactante e bebê, minimizando os possíveis agravos a saúde que uma má alimentação pode acarretar na saúde de ambos.
Caracterização dos Beneficiários: .
Objetivos: Objetivos Gerais:Promover alimentação saudável na gestação, lactação e primeira infância.Incentivar o aleitamento materno, a doação de leite humano e a introdução adequada da alimentação complementar.Objetivos Específicos:Destacar as vantagens do aleitamento para a nutriz e lactente;Reduzir os mitos e crenças sobre o aleitamento;Minimizar as dificuldades mais frequentes enfrentadas pelas mães (fissuras, rachaduras, ingurgitamento, mastite);Orientar sobre as contra-indicações do aleitamento materno (tuberculose, HIV, drogas ilícitas ou medicamentos contra-indicados);Incentivo à doação de leite materno para o Banco de Leite Humano;Orientar quanto à introdução adequada da alimentação complementar;Avaliar o estado nutricional de puérperas, nutrizes e lactentes;Acompanhar e orientar a perda de peso da nutriz.
Metas: .
Fundamentação Teórica: A gestação é uma fase da vida da mulher com grande demanda nutricional, devido a inúmeras alterações anatômicas e fisiológicas, além das psicológicas.Durante a lactação, a mulher continua apresentando alta demanda nutricional, além de ter muitas dúvidas sobre como sua alimentação pode influenciar a alimentação do bebê.Embasados nas evidencias cientificas, a OMS e o Ministério da Sáude (MS) recomendam a pratica da amamentação exclusiva por seis meses e a manutenção do aleitamento materno acrescido de alimentos complementares ate os dois anos de vida ou mais (BRASIL, 2009).Apesar disso, muitas mães deixam de amamentar seus filhos:1. por falta de conhecimento dos benefícios proporcionados por essa prática, 2. por medo de diversos mitos relacionados à amamentação e ao leite materno 3. por falta de apoio durante a amamentação4. por dificuldades de se adaptar ao processo de amamentar5. pela necessidade de voltar ao trabalho.A introdução adequada da alimentação complementar é de extrema importância para a qualidade de vida da criança. A partir dos 6 meses de idade, o leite materno não é capaz de, sozinho, atingir todas as necessidades nutricionais da criança. Com o aumento da prevalência de obesidade outras doenças crônicas não transmissíveis, inclusive durante a infância, uma alimentação nutricionalmente adequada e saudável, desde sua introdução é de extrema importância para manutenção da saúde ao longo dos anos.A procura por atendimento nutricional na instituição por gestantes, lactantes e seus bebês é de grande demanda e apresenta bastante carência em relação a informações e orientações sobre a alimentação, nutrição e saúde. Considerando esses fatores, esse projeto tem como proposta atender essa por orientação nutricional, a fim de garantir uma adequada nutrição para as duplas gestante e feto e lactante e bebê, minimizando os possíveis agravos a saúde que uma má alimentação pode acarretar na saúde de ambos.
Metodologia: O presente projeto contará com uma orientadora, estudantes do programa de pós graduação em Nutrição e Saúde e acadêmicos do curso de Nutrição da UFLA.Inicialmente serão feitas reuniões expositivas com os integrantes da equipe de execução para que estes sejam treinados sobre o contexto do projeto visando um embasamento teórico e científico prévio para aplicação das atividades. Estes treinamentos também terão o objetivo de promover a interação entre os executores, para que estes possam compartilhar seus conhecimentos e trocas informações de diferentes áreas do conhecimento.Serão realizadas consultas nutricionais para gestantes e para a dupla mãe-bebê, nais quais será realizada avaliação do estado nutricional, para posterior definição da conduta nutricional, seja educação nutricional baseada em orientações nutricionais ou prescrição de dietas, de acordo com a necessidade do paciente.
Impactos na Formação Discente: .
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O presente projeto tem o intuito de associar a teoria aprendida em diversas disciplinas do curso de Nutrição com a prática em sociedade, acolhendo também discentes de outras áreas de atuação interessados pela temática, e incluindo alunos de pós-graduação como orientadores. Visto que uma das diretrizes do MEC é que os cursos de graduação aprimorem habilidades e competências nos estudantes para a prática profissional, este projeto tem o objetivo de aprimorar características como ética, responsabilidade social, habilidades na prática com as gestantes, nutrizes e com os lactentes, vivenciar na prática o cotidiano na saúde pública e capacidade de produzir conhecimento. Os estudantes participarão de treinamentos e supervisões, recebendo uma preparação constante para a realização das atividades propostas neste projeto. Isto, com a finalidade de promover a troca de saberes diante da interação entre diferentes pessoas.Além disso, um dos principais objetivos dos membros deste programa é colaborar de forma científica nas necessidades da comunidade, focando-se aqui no trabalho com nutrizes e lactentes. Pretende-se que a comunidade obtenha ganhos com o conhecimento empregado e tenha benefícios em relação a promoção de saúde e qualidade de vida.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: .
Resultados Esperados: Com a execução do projeto espera-se aumentar o conhecimento sobre os temas relacionados à alimentação de gestantes e nutrizes, ao aleitamento materno para as nutrizes, com consequente aumento da prevalência de aleitamento materno exclusivo, bem como aumento do tempo de aleitamento materno, seja exclusivo ou complementado com outros alimentos, além da introdução adequada da alimentação complementar, prevenindo, a longo prazo, o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .
Cronograma: O projeto em questão será executado a partir de fevereiro de 2019, conforme Plano de Trabalho descrito no quadro abaixo. Pretende-se que o projeto se torne um programa permanente, visto que a demanda por atendimento nutricional por esse público é constante. A programação das atividades é apresentada em 24 meses, e será repetida sempre que novos integrantes entrarem no projeto. 1. Revisão da literatura: meses 1 a 242. Treinamento: meses 1 e 23. Auto-Avaliação: meses 1 a 244. Reuniões: meses 1 a 245. Elaboração materiais didáticos: meses 1 e 2 6. Atendimento nutricional: meses 3 a 247. Digitação e análise de dados: meses 3 a 248. Elaboração de relatórios: meses 12 em diante9. Elaboração de resumos e artigos. Apresentação em eventos científicos: meses 12 em diante
Descrição Resumida: .
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: LILIAN GONCALVES TEIXEIRA
Setor: DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
E-mail Institucional: lilian.teixeiraufla.br
E-mail Alternativo: lilianteixeiranutricaogmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 28/01/2019 - 09:44:44
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 28/01/2019 - 09:45:32
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 29/01/2019 - 11:54:00
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.85.5
Créditos