Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 089/2019
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto de extensão “Formação de professores e práticas educativas” considera a formação docente como um processo de ensino e aprendizagem, que se elabora e reelabora no exercício da prática docente, determinados pelo amálgama de saberes, experiências anteriores que se juntam a novos saberes, novas experiências com os quais estabelecem relações num movimento contínuo e dinâmico, compreendemos o professor como sujeito ativo e constante, marcado também pelo processo de aprendizado. Por isso, tem por objetivo oferecer um espaço formação continuada de professores da educação básica, com a finalidade de se refletir sobre os aspectos da formação docente evidenciados nas literaturas e pesquisas atuais sobre a temática da alfabetização e letramento, da leitura literária e contação de histórias, formação de leitores, entre outras, compilando as contribuições conceituais e reflexivas sobre o processo de ensino e de aprendizagem. O projeto propõe ações formativas semestralmente, organizadas pelo Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Universidade Federal de Minas Gerais
Número Estimado de Participantes: 40
Locais de Realização: Departamento de Educação
Data de Início: 15/07/2019
Data de Término: 20/12/2025
Justificativa: O projeto considera que o inacabamento da formação docente torna-se premissa na conquista de uma educação de qualidade, que se respeite o direito de aprender das crianças, mas também o direito de aprender do próprio professor. O professor torna-se uma figura determinante, primeiro por vivenciar o próprio processo de aprendizagem, depois para ativar o processo de ensino-aprendizagem do outro, pois é ele, que no exercício da prática docente desencadeia saberes, valores e atitudes que respondem as necessidades educativas dos alunos. Para Gatti (2016, p. 164) “a formação de professores, suas formas de participação em sala de aula, em um programa educacional, sua inserção na instituição e no sistema, são pontos vitais”. Pois, o professor quando bem formado consegue aliar conhecimento, conteúdos e didática para atingir objetivos de aprendizagens em condições diversas. Para a autora, mesmo com avanço a partir de programas desenvolvidos na última década, a formação dos professores ainda impõe desafios para as políticas governamentais e, também nas práticas formativas das instituições que os formam. Segundo ela, a formação de professores não é animadora, pelo que se observa nos dados obtidos por vários processos de avaliação ampla e pesquisas realizadas nos sistemas de ensino. De acordo com Gatti (2016), para se reverter um quadro de formação inadequada não é processo para um dia ou alguns meses, mas para décadas, tendo em vista que “Não se faz milagres com a formação humana mesmo com toda a tecnologia disponível. Não dá para implantar um chip de sabedoria no homem. Esta tem que ser desenvolvida em longo processo de maturação” (GATTI, 2016, p. 166).O apontamento realizado pela autora constitui de fato um desafio. Um desafio que tenta ser minimizado pelos programas de formação continuada e pelos cursos que os próprios professores buscam, na tentativa de encontrar caminhos e fundamentos para seu desempenho profissional no atendimento à diversidade.
Caracterização dos Beneficiários:
Destaca-se que a formação docente constitui um dos pontos centrais no profissionalismo do professor. Outros pontos relevantes remetem à identidade e à carreira docente, oferecendo contextos de reflexão sobre a prática pedagógica, de trocas de saberes e de elaboração de ações condizentes com aspectos teóricos, as quais proporcionam aos profissionais da área maior segurança para desenvolverem práticas educativas condizentes com a realidade dos estudantes. As temáticas oferecidas pelos cursos procuram atender às exigências e às necessidades apontadas pelas avaliações externas das políticas públicas de educação, amparando os professores, na tentativa de encontrar caminhos e fundamentos para seu desempenho profissional no atendimento à diversidade.
Objetivos: Este projeto tem por objetivo oferecer um espaço formação continuada de professores da educação básica, com a finalidade de se refletir sobre os aspectos da formação docente evidenciados nas literaturas e pesquisas atuais sobre a temática da alfabetização e letramento, da leitura literária e contação de histórias, formação de leitores, entre outras, compilando as contribuições conceituais e reflexivas sobre o processo de ensino e de aprendizagem, os saberes docentes mobilizados na e para a práxis educativa, na perspectiva do trabalho pedagógico pensado como práxis, e as políticas que favorecem seu percurso formativo acadêmico e experiencial.
Metas:
O projeto tem como meta contribuir com ações formativas oferecendo à comunidade semestralmente cursos de longa extensão (de 80 a 120 horas), cursos de curta duração (de 20 a 60 horas), oficinas (de 4 a 20 horas), palestras (de 2 a 4 horas). As atividades de formação serão realizadas semestralmente conforme a disponibilidade dos palestrantes convidados. Estão previstas as seguintes atividades: 2019-2 – Curso de extensão em Alfabetização e letramento. 2020-1 Curso de extensão: Livro de imagem e leitura visual. 2020-2 Curso de formação de leitura literária e contação de histórias. 2021-1 Curso de extensão Formação de professores para a salas de leitura. 2021-2 – Curso de extensão em Alfabetização e letramento. 2022-1 Curso de extensão: Livro de imagem e leitura visual; 2022-2 Curso de formação de leitura literária e contação de histórias. 2021-1 Curso de extensão Formação de professores para a salas de leitura. 2023-1 – Curso de extensão em Alfabetização e letramento. 2024-1 Curso de extensão: Livro de imagem e leitura visual; 2024-2 Curso de formação de leitura literária e contação de histórias. 2025-1 Curso de extensão Formação de professores para a salas de leitura.
Fundamentação Teórica: A formação docente tem despontado como proposta ao enfrentamento dos desafios que são impostos aos professores no cotidiano da sala de aula. Como aponta Souza (2016, p. 23), “a formação tem sido utilizada como palavra de ordem nas reformas contemporâneas”. Pois, as transformações socioculturais, econômicas e políticas pelas quais a escola contemporânea passa, exige cada vez mais um profissional capacitado, preparado com múltiplas habilidades, para atuar com competência nas mais diversas situações. Há, portanto, no contexto atual uma diversidade de iniciativas, princípios e concepções que visam o aprimoramento profissional do professor, que consideram ou não seus saberes, a sua identidade, o sujeito professor sócio-histórico e cultural.No processo de formação docente, a centralidade que se espera é na pessoa do professor, na medida em que, segundo Souza (2016, p. 26), “[...] permite entender o significado do desenvolvimento pessoal no processo profissional do trabalho docente”. A centralidade da formação do sujeito docente possibilita sublinhar a importância de compreendê-lo como sujeito de saberes, construtor de sua própria história nas experiências vividas, na formação e profissionalização. O trabalho docente, no cotidiano do fazer pedagógico, em meio ao planejamento e ações de aplicabilidade, se mostra impregnado de saberes que, de acordo com Tardif (2014, p. 19), “[...] é um saber plural e temporal [...]”, uma sabedoria que marca o fazer adquirido no contexto de sua história de vida, de sua formação e de sua atuação profissional. Antes mesmo de ingressar na carreira do magistério, o professor já sabe o que é o ensino, o que é ensinar, decorrente de sua história escolar anterior, ou seja, de sua própria vivência como estudante. Segundo Tardif (2014, p. 20), “[...] muitas pesquisas mostram que esse saber herdado da experiência escolar anterior é muito forte, que ele persiste através do tempo e que a formação universitária, não consegue transformá-lo nem muito menos abalá-lo”. A ideia de temporalidade do saber, entretanto, não se limita, de acordo com Tardif (2014, p. 20), a história escolar ou familiar, mas, também a suas ações construídas em contato com as circunstâncias do agir docente, revelando uma, “[...] carreira compreendida como um processo temporal marcado pela construção do saber profissional”.
Metodologia: O projeto de extensão propõe como procedimento metodológico a realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa participativa, assumindo como procedimento metodológico a realização e aplicação de atividades pedagógicas com crianças da educação básica e posteriormente a reflexão dos processos educativos que sedimentaram as atividades.
Impactos na Formação Discente:
O projeto “Formação docente e práticas educativas” ao oferecer diferentes cursos de formação apresenta uma proposta de formação continuada aos profissionais da área da educação, como também abarca à formação inicial, ou seja, aos estudantes de graduação e pós-graduação, estabelecendo diálogos possíveis em ações formativas sobre as temáticas da leitura literária, da alfabetização e letramento, das práticas educativas e da formação de professores, procurando estabelecer momentos de trocas de saberes entre os diferentes participantes, acolhendo e favorecendo o processo formativo dos discentes.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto integra ações de ensino com a vinculação ao curso de graduação nas disciplinas de GDE171 Alfabetização e Letramento, bem como a relação com as disciplinas do Programa de Pós-graduação em Educação com as disciplinas PED 534 – Multiletramentos e formação de professores e PED 533 Leitura e Escrita: processos de ensino e aprendizagem. As ações de pesquisa consolida-se na vinculação com as pesquisas desenvolvidas com o grupo de pesquisa Linguagens, leitura e escrita, devidamente cadastrado no CNPq. As relação com a extensão faz-se pelo contato direto com a rede de educação básica de ensino.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
Tendo em vista que este projeto procura oferecer um espaço formação continuada de professores da educação básica, com isso se estabelece uma relação direta com a comunidade escolar com a finalidade de se refletir sobre os aspectos da formação docente evidenciados nas literaturas e pesquisas atuais sobre a temática da alfabetização e letramento, da leitura literária e contação de histórias, formação de leitores, dentre outras questões e inquietações que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Também se destaca uma relação direta com a sociedade, uma vez que as ações formativas oferecidas visam refletir sobre prática docente de como contribuir com a elaboração de conceitos, com a mobilização de saberes docentes, de modo a reverter em uma práxis educativa de qualidade, visto que, com a aderência de diferentes profissionais da área da educação os cursos de extensão, refletirá diretamente nos modos de interação social.
Resultados Esperados: Espera-se com as ações de formação desenvolvidas pelo projeto Formação de professores e práticas educativas proporcionar um espaço de reflexão teórica e metodológicas do processo de ensino e aprendizagem, garantindo um aprofundamento de diversas questões temáticas, conforme as necessidades apresentadas pelas secretarias de educação da cidade de Lavras e região e da Superintendência Regional de Ensino.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
O acompanhamento de avalição será realizado de duas formas: (1) de forma processual durante os cursos de formação, com previsão de acompanhamento por encontros com a coordenação e os participantes-cursistas; (2) de forma sistemática, por meio de avaliação descritiva dos aspectos que precisam ser revistos e de aspectos que foram bem sucedidos durante cada fechamento do curso realizado semestralmente, com o acompanhamento da coordenação, dos palestrantes convidados e dos cursistas envolvidos.
Cronograma: As atividades de formação serão realizadas semestralmente: 2019-2 – Curso de extensão em Alfabetização e letramento. 2020-1 Curso de extensão: Livro de imagem e leitura visual; 2020-2 Curso de formação de leitura literária e contação de histórias. 2021-1 Curso de extensão Formação de professores para a salas de leitura. 2021-2 – Curso de extensão em Alfabetização e letramento. 2022-1 Curso de extensão: Livro de imagem e leitura visual; 2022-2 Curso de formação de leitura literária e contação de histórias. 2021-1 Curso de extensão Formação de professores para a salas de leitura. 2023-1 – Curso de extensão em Alfabetização e letramento. 2024-1 Curso de extensão: Livro de imagem e leitura visual; 2024-2 Curso de formação de leitura literária e contação de histórias. 2025-1 Curso de extensão Formação de professores para a salas de leitura.
Descrição Resumida:
O projeto de extensão organiza cursos de formação continuada de professores da educação básica, com a finalidade de se refletir sobre os aspectos da formação docente evidenciados em pesquisas atuais sobre a temática da alfabetização e letramento, da leitura literária e contação de histórias, formação de leitores, entre outras, compilando as contribuições conceituais e reflexivas sobre o processo de ensino e de aprendizagem.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Nenhum
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART
Setor: DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL, TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO
E-mail Institucional: ilsa.goulartufla.br
E-mail Alternativo: ilsa.vieirauol.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 15/07/2019 - 22:26:09
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 24/07/2019 - 10:47:11
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 12/08/2019 - 15:56:19
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos