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Índice:
Número de Registro: 093
Título: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS EM ESCOLAS DE LAVRAS – parte 2 (Continuação).
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: A infância é uma fase da vida de muitos aprendizados, sendo então uma época muito interessante para a realização de educação nutricional com o objetivo de formar hábitos alimentares adequados. A realização de educação nutricional em escolas tem se mostrado efetiva por ser realizada em grupos, tendo as próprias crianças influenciando umas às outras.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: .
Número Estimado de Participantes: 10
Locais de Realização: Escolas de Lavras
Data de Início: 01/10/2019
Data de Término: 31/12/2024
Justificativa: A realização de educação nutricional em escolas tem se mostrado efetiva por ser realizada em grupos, tendo as próprias crianças influenciando umas às outras.
Caracterização dos Beneficiários: Os pré-escolares serão beneficiados pela realização das oficinas de educação nutricional, principalmente por ser esta a fase de formação dos hábitos alimentares. Os alunos participantes do projeto também serão beneficiados por associarem a teoria absorvida nas salas de aula às atividades práticas em campo, incluindo seus principais desafios.
Objetivos: O objetivo geral do projeto é estimular uma alimentação saudável para crianças de 4 a 6 anos, de forma dinâmica e criativa. Além disso, levar conhecimento sobre nutrição e alimentação saudável, para que elas possam construir novos hábitos e consequentemente ter uma relação amigável com os variados grupos de alimentos.
Metas: Trabalhar a Educação Nutricional com todas as faixas etárias do público pré-escolar, de 2 a 5 anos incompletos, que frequentam as escolas públicas e privadas do município de Lavras.
Fundamentação Teórica: O período da educação infantil engloba crianças entre 0 a 6 anos de idade (ou creche e pré-escola), constituindo um grupo com elevada vulnerabilidade biológica, sujeita a diversos agravos nutricionais, além de episódios de falta de apetite às refeições básicas e/ou alimentos. Isto decorre de vários fatores que podem estar relacionados a uma maior seletividade em relação aos alimentos, fácil acesso a guloseimas, além da incidência de infecções e verminoses. Esta fase é caracterizada pelo amadurecimento da habilidade motora, da linguagem e das habilidades sociais relacionadas à alimentação, sendo este um grupo vulnerável que depende dos pais ou responsáveis para receber alimentação adequada. A fase pré-escolar envolve comportamentos e atitudes que persistirão no futuro, podendo determinar uma vida saudável, à medida que um conjunto de ações que envolvem o ambiente familiar e escolar forem favoráveis ao estímulo e a garantia de práticas alimentares adequadas. É possível proporcionar melhores condições para o desenvolvimento do potencial de crescimento adequado e a manutenção da saúde integral das crianças, envolvendo aspectos educacionais, sociais, culturais e psicológicos.
Metodologia: Visando a melhora do estado nutricional dos escolares e promoção da saúde, serão desenvolvidas atividades com alunos de 4 e 5 anos, em escolas da cidade de Lavras. O projeto piloto será realizado em uma escola (o convite à escola fará parte do desenvolvimento do projeto). Após a realização deste, alterações poderão ser realizadas e o projeto poderá ser realizado em outras escolas que demonstrem interesse. A didática proposta ocorrerá em 7 encontros, que acontecerão durante o período de aula, segundo roteiro:1º: Realizar a Avaliação Antropométrica e observar a rotina das crianças.2º: Os Cinco Sentidos Humanos - Mostrar a importância dos cinco sentidos humanos. Colocar em uma caixa vários alimentos, e as crianças com os olhos vendados, irão pegar o alimento e descobrir qual alimento é e classificar de acordo com sua textura, formas, cheiros, cores, sabores, produtos derivados. Após a resposta de cada aluno, retirar a venda e comentar a importância do consumo de cada alimento.3º: Identificação dos sabores - Levar alimentos do segundo encontro, já descascados e cortados. As crianças irão prová-los e de acordo com suas opiniões, classificá-los como: doce, azedo, amargo e salgado.4º: De onde vêm os alimentos? Mostrar a origem dos alimentos, o cuidado e a valorização do meio ambiente e comentar sobre os alimentos industrializados. Focar principalmente no consumo errado de alimentos industrializados.5º: Elaboração de um prato saudável - Mostrar formas de higiene e realizar em conjunto o prato saudável.6º: Como forma de observar o que as crianças aprenderam, deixar com que elas separem os alimentos que acham que fazem bem para saúde e os que não fazem. 7º: Realizar uma segunda Avaliação Antropométrica e conversar com as crianças sobre qual atividade elas mais gostaram, suas dificuldades e opiniões. Para garantir a continuidade de hábitos saudáveis de alimentação, serão criados panfletos contendo instruções didáticas, dicas e mito ou verdade, que deverão ser entregues aos pais com o intuito de conscientização, para que possam apoiar os filhos na continuidade dessa jornada saudável. No primeiro e no sétimo encontros serão executadas atividades, de acordo com a idade das crianças, para avaliação dos conhecimentos sobre alimentos, de forma a avaliar se a educação nutricional foi efetiva ou não. Posteriormente ao desenvolvimento da educação nutricional com as crianças de 4 a 6 anos, pretende-se adaptar a metodologia para crianças de 7 a 10 anos.
Impactos na Formação Discente: Os alunos terão a possibilidade de aplicar os conhecimentos teóricos apreendidos durante as aulas para a construção de oficinas de educação nutricional e participarão, na prática, do processo de aprendizado das crianças, enfrentando, dessa forma, as maiores dificuldades e vantagens de cada método para as mudanças mais significativas no comportamento alimentar dessas crianças.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O presente projeto tem o objetivo promover o crescimento dos alunos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A realização desse projeto permitirá que o que foi aprendido em sala de aula seja aplicado na prática, trazendo benefícios para a comunidade. Além disso, o projeto poderá gerar resultados quantitativos que podem embasar futuros projetos de pesquisa.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: A sociedade será grandemente beneficiada, não só o público infantil como o adulto. Uma vez que as últimas pesquisas populacionais no Brasil (POF, 2018 e PNS, 2019) vêm demonstrando um ganho excessivo de peso em crianças e adultos e considerando-se a associação entre a alimentação saudável e o estado nutricional da população, o aprendizado e solidificação de conceitos quanto às melhores escolhas alimentares faz-se essencial, impactando significativamente na qualidade de vida e na saúde deste público e suas famílias.
Resultados Esperados: Espera-se que a educação nutricional auxilie a elevação do conhecimento das crianças (pré-escolares e escolares) sobre alimentos, de forma a contribuir para a formação de hábitos alimentares adequados.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: A professora estará intermediando toda a construção das oficinas e materiais orientativos pelos alunos, bem como uniformizará o conhecimento técnico a todos os alunos que participarão do referido projeto, já que poderão ocupar períodos diferentes do curso e em momento presencial acompanhará os alunos nas escolas onde o projeto será realizado.
Cronograma: Durante o período de estudos remotos os alunos estarão criando instrumentos de educação nutricional e montando todas as oficinas de educação nutricional, bem como materiais orientativos que utilizarão nas escolas e para os pais e/ou responsáveis pelas crianças quando retornarem os estudos presenciais. Considerando-se o retorno presencial a sequência das atividades será: 1 - Convite a todas as escolas, públicas e particulares, da zona urbana e rural, para participarem do respectivo projeto de extensão; 2 - Contato com escolas interessadas; 3 - treinamento da equipe; 4 - Reunião com escolas participantes e com os pais e/ou responsáveis pelos pré-escolares, bem como orientações quanto ao TCLE, que receberão através das crianças; 5 - Realização dos encontros em escola piloto; 6 - avaliação dos resultados em escola piloto; 7 - adequação da metodologia para aplicação em outras escolas; 8 - realização da educação nutricional em todas escolas interessadas, públicas e privadas, da zona rural e urbana; 9 -avaliação dos resultados, adaptação da metodologia do projeto para outras faixas etárias, 10 - execução de projeto piloto em outras faixas etárias; 11 - avaliação dos resultados; 12 - escrita de novo projeto, com as adaptações necessárias, 13 - elaboração de resumos para apresentação do projeto no CONEX e em outros congressos.
Descrição Resumida: .
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: MELISSA GUIMARAES SILVEIRA REZENDE
Setor: DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
E-mail Institucional: melissa_silveiraufla.br
E-mail Alternativo: melnutricaohotmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 11/11/2020 - 18:41:44
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 23/11/2020 - 15:18:39
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 25/11/2020 - 10:39:28
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos