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Índice:
Número de Registro: 168/2019
Título: Feira de Marketing Social e Mídias Alternativas (FEMAS): um caminho para elaboração de políticas públicas
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: A Feira de Marketing Social e Mídias Alternativas (FEMAS) tem sido realizada semestralmente na UFLA desde o ano de 2015. Esta experiência, que considera o uso de metodologias ativas para o ensino-aprendizagem tem permitido aos estudantes desenvolver ações práticas, já que se incentiva a elaboração e apresentação de projetos de intervenção social que se colocam como um importante instrumento gerador de políticas públicas no nível local.Em resumo, pretende-se apresentar propostas de marketing social que contemplem questões sociais, econômicas, ambientais, culturais nas mais diversas áreas (saúde, educação, segurança, saneamento, transporte, etc.) objetivando incitar a mudança de hábitos e comportamentos sociais por meio de mídias não convencionais/alternativas.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: Prefeitura Municipal de Lavras-MG
Número Estimado de Participantes: 500
Locais de Realização: Praça Dr. Augusto Silva
Data de Início: 30/09/2019
Data de Término: 31/07/2028
Justificativa: Esta experiência, que considera o uso de metodologias ativas para o ensino-aprendizagem tem permitido aos estudantes desenvolver ações práticas, já que se incentiva a elaboração e apresentação de projetos de intervenção social que se colocam como um importante instrumento gerador de políticas públicas no nível local.
Caracterização dos Beneficiários: .
Objetivos: Apresentar projetos de intervenção social que incentivem a mudança de hábitos e comportamentos sociais por meio de mídias não convencionais/alternativas.
Metas: .
Fundamentação Teórica: A adoção de novos hábitos sociais sustenta o conceito de coprodução do bem público, já que o cidadão se coloca como participe do processo de construção de políticas públicas. Para Kotler e Lee (2008, p.206) o marketing social cumpre esse papel, já que se trata do "uso de princípios e técnicas de marketing para influenciar as pessoas a voluntariamente aceitar, rejeitar, modificar ou abandonar um comportamento em benefício de indivíduos, grupos ou da sociedade como um todo" no sentido de promover qualidade de vida.Para Braga (2015), sobre a importância em se estender ações à sociedade, o que ocorre no interior da universidade, tanto do ponto de vista da construção do conhecimento, quanto no âmbito da pesquisa, como de sua transmissão, no âmbito do ensino, está relacionado, diretamente, com os interesses da sociedade. E na atual conjuntura, fica cada vez mais evidenciado a necessidade de mudanças no contexto social; o cidadão precisa se sentir como responsável pelo processo de transformação, e não mais apenas se conformar com a realidade vivenciada. Segundo Rolim (2011), o marketing social trata-se da gestão estratégica do processo de novidades sociais que se inicia a partir da adoção de comportamentos, atitudes e práticas individuais e grupais, orientadas por princípios éticos, baseados nos direitos humanos e na igualdade social, ou seja, se apresenta como peça fundamental.Segundo Kotler (1992), o marketing social é uma estratégia de mudança de comportamento. Ele combina os melhores elementos das abordagens tradicionais da mudança social num esquema integrado de planejamento e ação, além de aproveitar os avanços na tecnologia das comunicações e na capacidade do marketing.Diante disso, Froemming (2002) reitera que nesse contexto, o marketing deixa de ser apenas algo que é feito – um manejo tecnológico – para ser algo que é – um processo social – o marketing em seu enfoque sociológico, adquire um aspecto interativo de processo, do qual devem participar todos os membros da sociedade por ocasião de suas relações de trocas. Embasado na premissa de que a criatividade é uma condição importante para o convencimento social, é também determinante a escolha da utilização de mídias e demais estratégias de comunicação, o que faz relevante a informação sobre o uso de mídias não convencionais/alternativa.
Metodologia: A FEMAS envolve as seguintes responsabilidades:- Planejamento de Marketing e Financiamento- Organização/Operacionalização do evento- Compilação de propostas de intervenção- Elaboração de Cartilha
Impactos na Formação Discente: .
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Ensino: intervenção social direta por meio da demonstração prática dos projetosExtensão: possibilidade de aplicação como política públicaPesquisa: instigar busca por conhecimento científico aprimorado por meio do desenvolvimento de TCCs e projetos de investigação
Relação com a Sociedade e Impacto Social: .
Resultados Esperados: Além da demonstração e possibilidade de criação e implementação de políticas públicas, anseia-se pelo fomento da mudança introspectiva do sujeito que beneficiará a sociedade.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .
Cronograma: Todo final de semestre (vinculado à oferta da disciplina de Marketing Social)
Descrição Resumida: .
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: DENIS RENATO DE OLIVEIRA
Setor: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
E-mail Institucional: denis.oliveiraufla.br
E-mail Alternativo: denisrenatodeoliveiragmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 09/09/2019 - 17:16:43
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 11/09/2019 - 14:12:27
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 16/09/2019 - 09:36:19
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos