UFLA SIG

Sistema Integrado de Gestão
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 109/2019

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Education Against Tobacco (EAT - Brazil/UFLA): Prevenção do tabagismo em adolescentes nas escolas de Lavras

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O tabagismo ativo é o maior causador de morte evitável no mundo. Education Against Tobacco (EAT) é uma rede mundial conduzida por estudantes de medicina e médicos em mais de 90 escolas médicas, distribuídas em 14 países, atuando em prol do combate ao tabagismo por meio da prevenção primária em adolescentes de 12 a 17 anos, por meio de aconselhamento, uso de softwares e materiais previamente testados e aplicados. Por meio deintervenções nas escolas de Lavras, o EAT objetiva a redução da incidência do tabagismo na cidade.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: Escolas de Lavras, UFLA

Número Estimado de Participantes: 6

Locais de Realização: Escolas de Lavras, UFLA

Data de Início: 01/01/2022

Data de Término: 31/12/2023

Justificativa: A enorme precocidade e nocividade do início ao hábito de fumar, bem como o seu contínuo crescimento entre os jovens, aponta para uma necessidade emergencial de implementação deprojetos que visem erradicar e/ou minimizar esse quadro, levando informação e aconselhamento de diversas formas aos jovens. O fumo custa, à economia global, mais de US$ 1 trilhão por ano em gastos com saúde e perda de produtividade. Esse custo estimado supera amplamente as receitas globais com os impostos sobre o fumo, que a OMS estimou em cerca de US$ 269 bilhões em 2013-2014. Esse custo, no Brasil, com tratamento de tabagistas é de mais de 23 bilhões de reais (Costa e Silva & Koifman, 2015). Isso evidencia a grande importância da medicina preventiva para se abater esses enormes gastos da medicina curativa, que é pouco objetiva, muito onerosa e tão dispendiosa. Diante disso, O EAT apoiada pela Harvard Medical School e outras renomadas instituições mundiais, tem adquirido crescente relevância com resultados comprovados, sendo desejável a sua expansão e implementação na região de abrangência da UFLA. De fato, Brinker & Seeger (2015) observaramuma queda de 21% no uso do tabaco por jovens entre 18 e 30 anos de idade, devido à utilização de aplicativos e de softwares desenvolvidos pelo EAT. Esse estudo mostra também que a probabilidade de parar de fumar foi até seis vezes maior para o grupode estudantes que receberam intervenções do EAT em relação ao grupo que não recebeu intervenções do EAT e 63,2% dos jovens que receberam a intervenção do EAT motivaram-se para não fumar ounão mais fumar (Brinker & Seeger, 2016).

Caracterização dos Beneficiários: .

Objetivos: Objetivo Geral: Atuação no controle e prevenção primária do tabagismo em estudantes de 12 a 17 anos de escolas de Lavras, através da implementação da rede Education Against Tobacco-Brazil (EAT-Brazil) por intermédio de ações educativas realizadas pelos acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Lavras.Objetivos Específicos:1)Realizar conversasem escolas de Lavras, visando desestimular o início do consumo de tabaco na adolescência, bem como encorajar aqueles que fumam a interromper o uso. 2)Coletar dados não nominais do público alvo envolvido para posterior estudo da efetividade do projeto.3)Divulgar o projeto bem como os seus resultados para outras escolas médicas do país, fomentando a expansão da rede Education Against Tobacco no Brasil.4) dialogar com os adolescentes, tirando suas dúvidas sobre o tema5) aproximar da linguagem jovem e era digital dos jovens para que as ações sejam mais efetivas.Metas para 2019:1)Realizar ações educativas do projeto em pelo menos três escolas de Lavras, principalmente as públicas abrangendo um total de cerca de 800 a 900alunos entre 12 e 17 anos.2) Atender a meta de 32 turmas semestrais.Metas para 2020:1)Manter as metas de 20192)Associar o projeto extensionista a um projeto de pesquisa que vise avaliar sistematicamente, a curto e longo prazo, a efetividade das ações educativas realizadas na prevenção e no controle do tabagismo.

Metas: .

Fundamentação Teórica: Segundo o Relatório Global de Tabagismo da Organização Mundial da Saúde de 2009, estima-se que mais de um bilhão de pessoas são fumantes no mundo, sendo que as estimativas são de que esse número se eleve para dois bilhões em 2030. Além disso, o tabagismo é considerado uma doença pediátrica, pois 80% dos fumantes começam a fumar antes dos 18 anos. No Brasil, 20% dos fumantes começaram a fumar antes dos 15 anos (INCA,2018)Ademais, 428 brasileiros morrem por dia por causa da dependência a nicotina e 56,9 bilhões de reais são perdidos a cada ano devido a despesas médicas e perda de produtividade, e 156.216 mortes anuais poderiam ser evitadas (INCA,2018). Estudos apontam que a idade média de início do consumo de tabaco é de 15-16 anos, sendo que existe uma correlação direta entre início precoce do consumo de tabaco, grau de dependência e complicações decorrentes do seu uso crônico. Pesquisas demonstram que cerca de 70% dos adolescentes que experimentam cigarro tornam-se dependentes do tabaco. Também demonstram que 80% dos fumantes querem deixar de fumar, mas apenas 3% alcançam êxito nesse esforço. Dessa maneira, a prevenção do consumo de tabaco na adolescência, maior grupo de risco para o início da dependência do fumo, torna-se uma estratégia valiosa como política de controle e prevenção do tabagismo. O estudo recente (LISBOA, 2019) concluiu que para cada 12 adolescentes que recebem a intervenção EAT-Brazil, 1 adolescente ou para de fumar ou deixa de iniciar o fumo devido à intervenção (número necessário para tratar, NNT=12), ou seja, pode-se extrapolar que cerca de 667 adolescentes brasileiros por ano sofrem uma inflexão na sua vida tabágica devido ao EAT-Brazil, do qual o EAT/UFLA faz parte. Isso ilustra o quão esse programa se faz importante no contexto brasileiro e o quanto pode ser benéfico para o município de Lavras MG. Essa Rede multinacional utiliza-se da tecnologia para efetivar suas intervenções com os adolescentes, obtendo sucesso: conforme estudo EAT, para 94,4% dos alunos atendidos em Ponte Nova, o aplicativo desenvolvido pela Rede EAT ‘Smokerface’ os motiva a não fumar.

Metodologia: Este projeto trata da implementação pioneira no município de Lavras da rede Education Against Tobacco,Brazil (EAT-Brazil), uma rede apoiada pela Harvard Medical School eatuante em mais de 80 escolas médicas de 14 países. Não se tratade uma reprodução do EAT, mas sim de uma adaptação eimplementação de uma estratégia de controle e prevenção dotabagismo de caráter multinacional ao contexto e demanda locais,sem financiamento da rede oficial, embora receba o seu respaldo. ARede EAT-Brazil já forneceu os materiais que são utilizados em suasações educativas. Já com o respaldo da Secretaria Municipal deEducação, o EAT/UFLA pode atuar em mais de 10 escolas públicasdo município. Mediante extenso levantamento bibliográfico datemática no contexto brasileiro, assim como mediante reuniões coma Diretoria das escolas indicadas pela Secretaria Municipal deEducação, os materiais do EAT são mostrados aos diretores eadaptados à realidade local. As ações serão monitoradas peloorientador docente do projeto. Pelo fato de as ações desenvolvidasserem meramente educativas, a apreciação do Comitê de Ética emPesquisa foi considerada não necessária de acordo com a atuallegislação brasileira (Resolução CEP/CONEP N° 510, de 07 de abrilde 2016) e também de acordo com estudos prévios do EAT(protocolo publicado em um jornal de alto impacto em 2014, BritishMedical Journal, doi:10.1136/bmjopen-2014-004909). Os membrosdo programa são aprovados por meio de um processo seletivo epassam por um processo de capacitação, até atingirem as salas deaulas dos adolescentes.

Impactos na Formação Discente: .

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Quanto ao ensino, serão realizadas reuniões quinzenais com os alunos extensionistas eo orientador sobre planejamento das visitas, avaliação do progresso do grupo e análise do material coletado nas salas de aulas. As discussões poderão fomentar a pesquisa. A proposta permitetambém que os acadêmicos não apenas se capacitem em estratégias de prevenção primária, mas também engajem na temática do tabagismo, tema muito pouco discutido nas Escolas deMedicina e fora do domínio da maioria dos médicos formados no Brasil. Já com base no campo da pesquisa, o EAT é o único projeto coordenado por estudantes de medicina sobre prevenção dotabagismo em adolescentes cuja efetividade já foi cientificamente comprovada (Brinker et all, 2015) (LISBOA, 2019). Tal avaliação ocorreu na Alemanha e Brasil. Há a possibilidade de associar as intervenções do EAT/UFLA a um projeto de pesquisa longitudinal e prospectivo que realize uma avaliação sistemática da efetividade das ações educativas realizadas. Considerando-se as consequênciasnegativas do tabagismo e a baixa taxa de sucesso dos fumantes que tentam cessar o uso de tabaco, é fundamental que o início do tabagismo seja prevenido e, em especial, na adolescência, a qualconstitui o grupo de maior risco para o início de dependências químicas. A demanda social do projeto é também importante ao se considerar que os países subdesenvolvidos apresentam maior prevalência do tabagismo, aliado ao fato de haver uma carêncianestes países de programas focados na prevenção e controle de tal dependência. Além disso, estendendo-se para além da Universidade,a proposta se articula com a rede internacional Education Against Tobacco.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: .

Resultados Esperados: Conscientização do público alvo quanto aotema abordado e capacitação dos estudantes extensionistas envolvidos nas intervenções. Publicação de resumos / apresentaçõesem eventos científicos da área médica.Possibilidade de aprofundar os estudos no campo da pesquisa, com base nos dados coletadosdurante a extensão.Gerar visibilidade do panorama brasileiro no queconcerne à prevenção e controle do tabagismo na adolescência.Contribuir para a implementação da rede Education Against Tobacco no Brasil de modo a inspirar outras instituições brasileiras ao fomento de iniciativas em prevenção primária focadas em políticas de prevenção e controle do tabagismo.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .

Cronograma: Ago a nov 2019: Intervenções nas escolas de Lavras MG;Dez 2019 a fev 2020: Planejamento de atividades;Mar a jun 2020: Intervenções nas escolas de Lavras MG;Jul a ago 2020: Planejamento de atividades;Set a nov 2020: Intervenções nas escolas de Lavras MG;Dez 2020 a fev 2021: Planejamento de atividades;Jan a set 2021: Planejamento projeto de pesquisa;Mar a jun 2021: Intervenções nas escolas de Lavras MG;Jul a ago 2021: Planejamento de atividades;Set 2021: Intervenções nas escolas de Lavras MG

Descrição Resumida: "Education Against Tobacco (EAT) é uma rede internacional conduzida por estudantes de medicina e médicos, atuando em prol do combate ao tabagismo por meio da prevenção primária em adolescentes, por meio de materiais previamente testados e aplicados. Através de intervenções nas escolas de Lavras, os membros do EAT UFLA objetivam a redução da incidência do tabagismo na cidade, levando informação e realizando ações junto aos estudantes do ensino fundamental e médio."

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ALISSON RAFAEL DE OLIVEIRA PEREIRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 21/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • ALVARO EDUARDO ALVES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 05/02/2022 - Vínculo: Inativo
  • ALVARO EDUARDO ALVES - Tipo: Voluntário - Início: 13/07/2022 - Término: 05/02/2022 - Vínculo: Inativo
  • ANA CAROLINA CAMPOS DANTAS - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 19/12/2024 - Vínculo: Inativo
  • Ana Flávia Santana Lousada - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 30/04/2024 - Vínculo: Inativo
  • BIANCA MOLINARI VIDAL - Tipo: Voluntário - Início: 27/07/2022 - Término: 23/04/2023 - Vínculo: Inativo
  • Bruno Lourençoni Freitas - Tipo: Voluntário - Início: 04/05/2022 - Término: 05/02/2022 - Vínculo: Inativo
  • CINDY CARVALHO LOPES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 21/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • ELIZABETH THIE TOYAMA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 05/11/2024 - Vínculo: Inativo
  • FELIPE DE ASSIS PEREIRA GONZALEZ - Tipo: Voluntário - Início: 13/07/2022 - Término: 23/04/2023 - Vínculo: Inativo
  • GABRIEL AUGUSTO NAVA TAVEIRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 21/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • GABRIELA GIOVANA GOMES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 23/12/2024 - Vínculo: Inativo
  • GUILHERME SOARES BOTELHO GUIMARAES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 05/11/2024 - Vínculo: Inativo
  • Gustavo Thomazelli Medeiros Silva - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 05/02/2022 - Vínculo: Inativo
  • Gustavo Thomazelli Medeiros Silva - Tipo: Voluntário - Início: 13/07/2022 - Término: 05/02/2022 - Vínculo: Inativo
  • Isabel Novacki Pacheco - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 05/02/2022 - Vínculo: Inativo
  • Isabel Novacki Pacheco - Tipo: Voluntário - Início: 13/07/2022 - Término: 05/02/2022 - Vínculo: Inativo
  • JESSICA OLIVEIRA CORREA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 23/12/2024 - Vínculo: Inativo
  • JOÃO PEDRO DE SÁ PEREIRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JOÃO RICARDO DE ALENCAR NOVAIS - Tipo: Voluntário - Início: 13/04/2023 - Término: 21/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • LARISSA FABRI SOARES PEREIRA - Tipo: Voluntário - Início: 27/07/2022 - Término: 03/10/2023 - Vínculo: Inativo
  • LARISSA GONÇALVES ARAUJO - Tipo: Voluntário - Início: 27/07/2022 - Término: 22/04/2023 - Vínculo: Inativo
  • Larissa Natiele Pacheco da Fonseca - Tipo: Voluntário - Início: 08/02/2022 - Término: 05/02/2022 - Vínculo: Inativo
  • LARISSA ROCHA RUGANI - Tipo: Voluntário - Início: 27/09/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LETICIA MARIA COSTA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 23/04/2023 - Vínculo: Inativo
  • LETICIA MARIA COSTA - Tipo: Voluntário - Início: 27/07/2022 - Término: 23/04/2023 - Vínculo: Inativo
  • LUCAS ABREU DIAS - Tipo: Voluntário - Início: 23/02/2024 - Término: 21/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • MARIANA RANGEL E SOUZA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 05/11/2024 - Vínculo: Inativo
  • MARINA DE OLIVEIRA VERISSIMO - Tipo: Voluntário - Início: 13/07/2022 - Término: 23/04/2023 - Vínculo: Inativo
  • MARINA FONSECA REZENDE - Tipo: Voluntário - Início: 11/01/2023 - Término: 05/11/2024 - Vínculo: Inativo
  • MATEUS MAGALHAES SOARES DA COSTA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 03/10/2023 - Vínculo: Inativo
  • MAURICIO DE FRANCA JUNIOR - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 05/11/2024 - Vínculo: Inativo
  • NAÍNA OLIVEIRA RICARDO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 05/02/2022 - Vínculo: Inativo
  • NAÍNA OLIVEIRA RICARDO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 05/02/2022 - Vínculo: Inativo
  • Pabline Vilela de Carvalho - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 21/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • RODRIGO BRAGA LOPES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 30/01/2024 - Vínculo: Inativo
  • Thiago Gabriel Bonoto Valois - Tipo: Voluntário - Início: 30/07/2022 - Término: 31/10/2022 - Vínculo: Inativo
  • VIRGÍNIA BARBOSA MEDINA - Tipo: Voluntário - Início: 11/12/2023 - Término: 03/10/2023 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
01/01/202431/12/202514/02/2025 - 07:52:4931/03/2025 - 15:21:17

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: VITOR LUIS TENORIO MATI

Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA

E-mail Institucional: vitor.mati[em]ufla.br

E-mail Alternativo: vitormati[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 21/08/2019 - 11:28:50

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 21/08/2019 - 12:00:30

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 23/08/2019 - 12:12:40

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • VITOR LUIS TENORIO MATI: De 21/08/2019 a 21/08/2019.
  • VITOR LUIS TENORIO MATI: De 17/01/2022 a 31/12/2023.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
17/01/2022 - 12:07:08A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Finalizado' para 'Registrado'. (THAÍS ALICE PINHEIRO SILVA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.89.4

Créditos