Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 009/2020
Título: BrincArte: tecendo experiências brincantes no Nedi
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Este projeto tem como objetivo ampliar o repertório de experiências brincantes das crianças atendidas no Núcleo de Educação da Infância, bem como, oferecer um processo contínuo de formação inicial para os/as alunos/as do curso de Educação Física e Pedagogia (das modalidades presencial e a distância). Também é nosso objetivo oferecer formação continuada (para professores/as da rede pública de Lavras), buscando contribuir com a qualidade da educação infantil a partir de debates teóricos, planejamentos e relatos de experiências produzidos decorrentes de oficinas pedagógicas. Os resultados desses lastros formativos serão apresentados internamente para o grupo e à comunidade científico-pedagógica via publicações e eventos.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Não há.
Número Estimado de Participantes: 150
Locais de Realização: Núcleo de Educação da Infância - Nedi
Data de Início: 01/03/2021
Data de Término: 31/12/2026
Justificativa: A Educação Infantil, considerada pela LDB primeira etapa da Educação Básica, vem sendo cada vez mais reconhecida, por meio de estudos e pesquisas que legitimam sua fundamental importância para o desenvolvimento integral do ser humano. O espaço da instituição de Educação Infantil é o lugar onde as crianças, na maioria das vezes, têm suas primeiras experiências sociais fora do ambiente familiar. Logo, precisa ser um espaço convidativo e aconchegante, no qual ela se sinta segura e confortável. Kishimoto (2010) descreve, analisa e amplia a compreensão dos norteadores da Educação Infantil dispostos dos artigos 9º ao 12º das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) (BRASIL, 2009). Os artigos citados tratam da abordagem de práticas pedagógicas (Art. 9º), proposta curricular (Parágrafo Único), acompanhamento dessas práticas, avaliação do desenvolvimento das crianças (Art. 10º), transição para o Ensino Fundamental (Art. 11º) e implementação dessas Diretrizes (Art. 12º). A autora analisa e amplia cuidadosamente a compreensão de cada inciso constante nos artigos citados, trazendo à luz a ludicidade e os brincares como elementos fundamentais para a o desenvolvimento infantil de forma integral e para a qualidade da Educação Infantil, proporcionando-lhe experiências diversas. Pensando na importância dos brincares como produção cultural da infância e na sua importância para o desenvolvimento da criança, o MEC, por meio do Conselho Nacional de Educação, inseriu a brinquedoteca como uma das prioridades no Plano Nacional de Educação de 2011 a 2020. Contudo, a proposta em tela pretende ampliar os brincares para além da brinquedoteca, tornando a Educação Infantil um espaço brincante, com base nas DCNEI e na BNCC-EI, que prevêem a interação e as brincadeiras como eixos direcionadores do processo pedagógico.
Caracterização dos Beneficiários: Os beneficiáriosserão as crianças matriculadas no Nedi e suas famílias, as professoras e estagiárias que atuam no Nedi, como também professoras da rede pública de Lavras e os estudantes de graduação envolvidos com o projeto.
Objetivos: Este projeto visa ampliar as experimentações brincantes das crianças envolvidas no Nedi por meio de uma reorganização sistemática dos espaços-tempos institucionais. Igualmente, pretende-se oportunizar um processo contínuo de formação inicial aos/as alunos/as dos cursos de Educação Física e Pedagogia, assim como, de formação continuada aos/as professores/as da rede pública de Lavras. Essas ações visam o aprofundamento de temas específicos, tais como: prática pedagógica, avaliação, campos de experiência, material didático, políticas públicas, dentre outros.
Metas:
O presente projeto tem como metas: - Organizar um grupo de estudos sobre a relação jogo, cultura, educação infantil e infâncias, bolsistas, professoras e estagiárias do Nedi e demais pessoas da comunidade acadêmica e escolar interessadas no tema; - Organizar eventos que articulem o brincar e a educação; - Articular teoria e prática envolvendo o tema Jogo com Crianças; - Organizar uma exposição a partir das propostas desenvolvidas com as crianças; - Contribuir para o desenvolvimento integral das crianças; - Contribuir com o processo de formação iniciada e continuada de estudantes e professoras da educação infantil;
Fundamentação Teórica: Os estudos sobre a sociologia da infância, nas últimas décadas, apresentam novos olhares e formas de perceber a infância e as crianças a partir das novas formas de organização social, da globalização e seus reflexos sobre as infâncias e as crianças. Com o advento do reconhecimento da infância e da criança, elas deixam de ser vistas como um adulto em miniatura e passam a ser reconhecidas como um ser em desenvolvimento e precisam de cuidados especiais e peculiares à infância. Os termos lúdico e brincar, antes mais comuns nos estudos e pesquisas da psicologia, antropologia e sociologia, tornam-se mais presentes nos estudos voltados para a educação. Logo, surge uma pedagogia da infância, que considera a criança como sujeito de direitos e não apenas como reprodutora, mas capaz de ressignificar e de produzir cultura. A partir dos estudos de Brougere (1995), pode-se considerar brinquedo qualquer objeto que a criança manipule de forma simbólica, objetos em geral, manufaturados ou não, aqui o brinquedo é o suporte da brincadeira. E assim, a criança transforma a cultura do mundo adulto, criando sua própria cultura. Nesse sentido, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (BRASIL, 2009) mencionam o currículo desta faixa etária como um conjunto de práticas que buscam articular experiências e saberes das crianças com os conhecimentos sobre o patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico no sentido de promover o seu desenvolvimento integral. Essas proposições as consideram como sujeito histórico e de direitos, que constrói sua identidade pessoal e coletiva, brincando, imaginando, fantasiando, experimentando, narrando e construindo sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. Logo, entendemos que as metodologias de trabalho na Educação Infantil, a fim de contemplarem uma pedagogia da infância, devem oportunizar experiências por meio de materiais diversos – sucatas, tecidos de várias cores e espessuras, elementos da natureza, tintas, pincéis, argila, entre tantos outros elementos que convidem à experimentação e criação. Pois, como aponta Ana Lúcia Goulart de Faria (2012), é preciso compreender que a pedagogia da infância não é uma pedagogia de conteúdos escolares, mas conteúdos outros, próprios da infância. Em outras palavras, é preciso “trabalhar com as cem linguagens que a criança tem, que o ser humano tem, e que a gente às vezes começa a roubar da infância, logo na creche e na pré-escola” (FARIA, 2012, p. 101).
Metodologia: Para organizar a metodologia e os processos avaliativos do projeto, organizar-nos-emos da seguinte forma:- reuniões semanais às segundas-feiras, das 17h30 às 19h;- levantamento de temáticas e questões do cotidiano da instituição;- aprofundamento teórico-metodológico a partir de textos selecionados; - elaboração de planejamento e intervenções pontuais no formato de oficinas e outros mais;- análise das experiências;- socialização dos resultados por meio de publicação na página do Nedi e, sobretudo, em eventos.
Impactos na Formação Discente: As propostas deste projeto contribuirão para o desenvolvimento integral das crianças atendidas pelo Nedi, impactando seus modos de interagir e brincar. Na formação das/dos estudantes de graduação envolvidos, o projeto contribuirá para que possam relacionar teoria e prática, compreendendo a complexidade do jogo como fenômeno cultural e sua relação com as infâncias para construírem práticas que considerem o protagonismo infantil.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Nossas ações serão articuladas com base na tríade ensino, pesquisa e extensão na medida em que atuarmos junto aos/as graduandos/as dos cursos envolvidos, bem como, dialogarmos com os/as professores/as de educação infantil do Nedi (e isso também irá refletir na comunidade, principalmente, nas crianças). No que tange a pesquisa, destacamos que nossas atividades investigativas serão realizadas junto ao Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Infâncias e Educação Infantil – Nepi.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: As propostas do projeto extensionista visam articular crianças e suas famílias estimulando o brincar a autotransformação e transformação da sociedade. O impacto social será em relação à valorização do brincar como fonte de potência criadora e principal prática infantil. Além disso, impactará para a melhoria da qualidade da Educação Infantil.
Resultados Esperados: Esperamos:- Contribuir para a melhoria da educação básica na etapa da Educação Infantil;- Propiciar estudos teórico-metodológicos que subsidiem a prática pedagógica de professores e professoras nas instituições de Educação Infantil;- Promover o diálogo entre estudantes, professores/as, a comunidade escolar local e a Ufla;- Cultivar espaços do brincar com a finalidade de envolver as crianças do Nedi; - Fomentar o estudo de questões relacionadas ao jogo, a ludoteca, ao brinquedo e o brincar na Educação Infantil;- Desenvolver projetos, oficinas e unidades didáticas com as temáticas crianceiras, brincantes e artísticas, tanto para os/as docentes em formação inicial e continuada, quanto para as crianças do Nedi.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Organização de um grupo de estudos sobre a relação jogo, cultura, educação infantil e infâncias, Planejamento das ações com cada um dos grupos de crianças que compõem a Educação Infantil do Nedi; Desenvolvimento das ações com as crianças e as famílias; Avaliação das atividades desenvolvidas; Organização de evento para apresentar as propostas desenvolvidas; Produção de artigo científico; Divulgação do trabalho em eventos científicos internos e externos à UFLA.
Cronograma: Março - divulgação do projeto; Abril - levantamento dos temas que movem o cotidiano da educação infantil; estudo teórico de aprofundamento;Maio/Junho – planejamento; intervenções específicas nos processos de formação continuada com o desenvolvimento de projetos no Nedi; Agosto/Setembro – avaliação do projeto; socialização das experiências no grupo e em eventos científicos; Outubro/Novembro/Dezembro – planejamento, desenvolvimento e avaliação de oficinas temáticas no Nedi.
Descrição Resumida: O intuito é ampliar o repertório de experiências brincantes das crianças do Nedi e oferecer um processo contínuo de formação inicial para estudantes do curso de Educação Física&Pedagogia; oferecer formação continuada, buscando contribuir com a qualidade da educação infantil a partir de debates teóricos, planejamentos e relatos de experiênciasem oficinas pedagógicas. Os resultados desses lastros formativos serão apresentados para o grupo e à comunidadevia publicaçõese eventos.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: KATIA BATISTA MARTINS
Setor: COLÉGIO DE APLICAÇÃO - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA/CAP NEDI
E-mail Institucional: katia.bmartinsufla.br
E-mail Alternativo: katiapedagogiauflagmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 12/02/2020 - 17:13:53
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 12/02/2020 - 17:14:55
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 16/02/2020 - 11:10:06
Histórico de Coordenação:
Não possui ou não foi definido(a)
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos