Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 092
Título: CARTILHAS E PUBLICAÇÕES NAS REDES SOCIAIS SOBRE OS DIREITOS E DEVERES DO NUTRICIONISTA, PACIENTES E ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O trabalho irá tratar da elaboração de cartilhas e postagens nas redes sociais sobre Ética e Conduta Profissional com informações para o público da área da saúde, em especial para profissionais de nutrição abrangendo também pacientes e os discentes de nutrição. Considera-se que por intermédio deste trabalho de extensão a comunidade de nutricionistas do município de Lavras-MG, pacientes/clientes em geral bem como aqueles que buscam nas redes sociais informações de nutrição, além de todos os alunos da UFLA e outras universidades serão beneficiados devido ao conhecimento construído sobre seus direitos e deveres quando realizado o atendimento nutricional. Assim como também será um material norteador para os estudantes de Nutrição uma vez que está aumentando o numero de infrações devido à falta de conhecimento.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: PROEC
Número Estimado de Participantes: 5
Locais de Realização: Elaboração de material instrutivo e didático com objetivo de ser distribuído ao profissional de nutrição, pacientes/clientes e estudantes de nutrição do município de Lavras-MG bem como a publicação dos materiais nas redes sociais.
Data de Início: 01/03/2020
Data de Término: 31/12/2024
Justificativa: O grande número de notícias divulgadas em cartilhas e principalmente nas redes sociais todos os dias, bombardeia a sociedade, que por sua vez não sabe bem como lidar com o acesso imensurável a todo o tipo de informações, que podem influenciar diretamente as pessoas. É através das redes sociais que se tornou possível uma comunicação pratica com quem está distante, permitindo o acesso a informações relevantes para o adequado atendimento nutricional. Dessa forma a confecção de materiais instrutivos e da postagem de textos informativos e didáticos com base cientifica nas redes sociais tem se mostrado efetivos devido a estratégias de marketing e maior divulgação do conteúdo.
Caracterização dos Beneficiários: Os beneficiários serão tanto aos alunos de nutrição, principalmente aqueles em período final de curso, bem como profissionais já formados e seus respectivos pacientes/clientes.
Objetivos: Desenvolvimento de um material instrutivo e didático e publicações em redes sociais sobre o Novo Código de Ética e Conduta profissional para os nutricionistas, pacientes/clientes e para os estudantes de nutrição.
Metas: Atingir o maior número de pessoas e profissionais, seja utilizando as mídias sociais como veículo de orientação, seja utilizando materiais impressos a serem entregues nos atendimentos realizados na Universidade a alunos, profissionais e pacientes/clientes.
Fundamentação Teórica: Segundo Aurélio Ferreira (2005, p. 383), a ética pode ser definida como “O estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal”. Ou ainda, segundo o mesmo autor, um “Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano”. É forçoso reconhecer a importância que um Código de Ética pode ter para qualquer comunidade em ação, pois proporciona a oportunidade única de os indivíduos, organizados politicamente, se autorregularem, impondo sê-lhes padrões de conduta que lhes garantirão plena liberdade de agir, com respeito ao próximo, portanto, sem os constrangimentos de um controle externo, e dentro de um padrão mínimo de conduta moral. A identificação da necessidade de construção de um novo Código de Ética partiu de um olhar atento do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), o qual acompanha, diante da complexidade do contexto contemporâneo, as mudanças da sociedade, a ampliação dos campos de atuação profissional e os avanços da ciência e das políticas públicas no campo da alimentação e nutrição. Nesse sentido, em 2014 deu-se início ao processo de construção coletiva de um novo Código de Ética. Foi validada a utilização do termo “ética e conduta” no novo Código, que foi considerado importante avanço no âmbito teórico-filosófico, uma vez que transcende a questão para além das normas de conduta e convida o profissional à reflexão, destacando o compromisso social e o papel de educador do nutricionista, ampliando possibilidades de atuação pautadas na autonomia e senso crítico, com olhar contextualizado e transformador do meio no qual está inserido. A mais recente versão do Código de Ética e de Conduta do Profissional publicada em 2018 é resultante de um processo realizado com efetiva participação da categoria, que culminou com um material que reflete o contexto contemporâneo de vida da sociedade (BONOMO, 2015-2018). Dessa forma as informações contidas neste Código serão sintetizadas e de forma objetiva e ilustrada publicadas em redes sociais e em materiais instrutivos que serão dirigidos a todo o público beneficiado pelo adequado atendimento nutricional, sejam eles os nutricionistas, seus pacientes/clientes e estudantes de nutrição.
Metodologia: A didática proposta ocorrerá na forma de elaboração de cartilhas informativas e publicações nas redes sociais como Instagram e Facebook. Serão publicadas informações sobre os Direitos e Deveres do Nutricionista e de seus pacientes/clientes e também orientações sobre Ética Profissional para os estudantes de nutrição tendo como base o Código de Ética e de Conduta Profissional e as resoluções do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).
Impactos na Formação Discente: A construção dos materiais citados irá solidificar ainda mais os conceitos de ética e moral, bem como o espírito crítico e reflexivo do estudante da UFLA, além da ética e conduta profissionais, aos discentes de nutrição.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Através do ensino teórico e materiais discutidos nas disciplinas de Ética em Nutrição e de Ética e Orientação Profissional busca-se elaboração de materiais com conteúdos práticos e didáticos e de publicações em redes sociais. Como parte do projeto de extensão o material será disseminado por meio de cartilhas e publicações em redes sociais para os profissionais de nutrição, para a sociedade em geral, em especial pacientes/clientes, bem como para os estudantes da área para que sejam esclarecidos quanto aos seus direitos e deveres. Após a disseminação das informações pelas ferramentas citadas acima poderá ser avaliado o impacto dessas ações no público-alvo, sua avaliação a respeito do material trabalhado, bem como a mensuração do público atendido, o que acarretará o desenvolvimento de pesquisas de cunho científico.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: A sociedade, seja representada por profissionais de nutrição e suas atividades na própria cidade e/ou em suas mídias sociais serão esclarecidos e atualizados quanto ao novo Código de Ética e Conduta profissional, publicado em 2018, esclarecendo vários temas conflituosos do novo Código. A população será beneficiada pois muitas das artimanhas utilizadas por profissionais não éticos serão desmestificadas e a profissão de nutrição demonstrará seu verdadeiro valor como profissão de saúde e não de estética, com ações midiáticas.
Resultados Esperados: Espera-se que o material informativo disponibilizado na forma de cartilhas e postagens nas redes sociais amplie o conhecimento dos profissionais de nutrição sobre seus deveres e direitos, e também esclareça aos pacientes/clientes sobre seus direitos quando avaliados nutricionalmente, bem como quando consultam informações relativas à nutrição nas redes sociais, além de contribuir para a formação acadêmica de novos nutricionistas, uma vez que o trabalho também será dirigido aos discentes de nutrição.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: A professora responsável pelo projeto irá supervisionar e corrigir, quando necessário, todos os materiais antes que sejam publicados nas redes sociais e/ou impressos. A docente também acompanhará o retorno que o público-alvo demonstrará com as publicações e será estabelecido o número de materiais a serem construídos e distribuídos mensalmente pelos alunos.
Cronograma: Todos os meses (novembro/2020 a dezembro/2021) serão publicados materiais ilustrativos, claros e objetivos a respeito do Código de Ética e Conduta Profissional nas mídias sociais: instagram e facebook, bem como a construção de pequenas cartinhas para serem distribuídas a pacientes e profissionais de nutrição. Durante a pandemia serão realizadas, em maior número, publicações nas redes sociais, bem como a construção de materiais informativos, que serão entregues quando for possível o retorno presencial na universidade, bem como dos atendimentos à população.
Descrição Resumida: .
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: MELISSA GUIMARAES SILVEIRA REZENDE
Setor: DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
E-mail Institucional: melissa_silveiraufla.br
E-mail Alternativo: melnutricaohotmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 11/11/2020 - 18:04:57
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 23/11/2020 - 15:18:26
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 25/11/2020 - 10:33:08
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos