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Índice:
Número de Registro: 011/2020
Título: Educação ambiental no Núcleo de Educação da Infância (Nedi): brincando com coisa séria
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Pensar a natureza e a continuidade da vida no planeta são questões que historicamente estiveram presentes nas reflexões e nos estudos desenvolvidos pelos seres humanos ao longo de sua existência. Na atualidade são questões caras, em especial, diante dos desequilíbrios e desastres ambientais, do consumo exacerbado dos recursos naturais e da gigantesca produção diária de lixo. Vivemos diante de situações que denotam uma crise ambiental instalada e uma biosfera degradada. Nesse sentido, produzir e desenvolver práticas ecopedagógicas que difundam a consciência ambiental nas crianças é imperativo para a manutenção, dignidade e sobrevivência humana. Destaca-se, nesse contexto, a escola como sendo o lugar ideal para a consecução dessas práticas, tendo em vista a sua própria natureza e a sua relevância nos processos de ensino, conhecimento e produção de consciência e sensibilidade. Dito isso, a presente proposta tem como objetivo geral desenvolver, por meio da pesquisa-ação, um amplo trabalho de conscientização e educação ambiental com crianças de três a cinco anos matriculadas no Núcleo de Educação da Infância (Nedi) em parceria com o Departamento de Agricultura (Dag) da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: .
Número Estimado de Participantes: 230
Locais de Realização: Núcleo de Educação da Infância (Nedi/UFLA)
Data de Início: 01/03/2020
Data de Término: 31/12/2025
Justificativa: As transformações sociais e no ambiente vem ocorrendo em um ritmo desenfreado e preocupante e tem impactado o cotidiano das pessoas no mundo. No Brasil, temos convivido de perto com desastres e tragédias que resultam em perdas humanas, perda da biodiversidade e da qualidade de vida de comunidades em todos os seus aspectos. Nessa perspectiva, quão mais cedo colocar em pauta a questão ambiental para as pessoas e instituições, mais oportunidades teremos de desenvolver experiências e práticas que contribuam para a produção de uma existência mais harmônica e atenta a preservação da vida, e, que garanta para as próximas gerações o contato com a natureza e a sua interação sustentável com as produções e realizações da humanidade. Dado esse contexto, a escola apresenta-se como campo fértil para reflexões e ações centradas na questão ambiental, no cuidado com os recursos naturais e nas relações entre seres humanos, suas produções e seu meio de vida. Em se tratando especificamente da Educação Infantil, trabalhar a educação ambiental nessa etapa, além de atender a um direito das crianças, coloca em evidência um tema de extrema relevância e que carrega em si a possibilidade de continuidade da nossa espécie e de tantas outras. As crianças são, por sua própria natureza, atentas, questionadoras, curiosas e sensíveis. Temos assim, um grande encontro – crianças e escola – seres cheios de energia em um lugar cuja sua maior função é a educação. Por essa via, temos com esse projeto a possibilidade de estimular desde a mais tenra idade, a atenção, o cuidado e ações práticas que visam uma educação integral e sustentável, estabelecendo conexões entre o passado, o presente e o futuro, entre os saberes científicos e os saberes tradicionais. E ainda, criar uma cultura escolar que incorpore em seu fazer pedagógico a educação ambiental não apenas como mais uma temática, mas como uma prática cotidiana inscrita em sua “corrente sanguínea”.
Caracterização dos Beneficiários: .
Objetivos: O presente projeto tem como objetivo geral desenvolver em parceria com o Departamento de Agricultura (Dag) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) um amplo trabalho de conscientização e educação ambiental com crianças de três a cinco anos matriculadas no Núcleo de Educação da Infância (Nedi). Como objetivos específicos destacam-se: - despertar o interesse e a sensibilidade das crianças e de suas famílias pelas questões ambientais e práticas sustentáveis; - produzir juntamente com as crianças ecotécnicas, voltadas para a criação e ampliação dos espaços verdes no ambiente escolar; - promover práticas ambientalmente responsáveis no descarte do lixo do Nedi; - realizar a produção de brinquedos de materiais recicláveis e sabão a partir do óleo de cozinha em parceria com as famílias das crianças; - apresentar histórias relacionadas a preservação e o cuidado com o meio ambiente (por meio da contação de história em suas diferentes formas); - visitar espaços educativos com foco na questão ambiental e na natureza (Ecolândia de Lavras, Museu de História Natural e Horto Botânico da UFLA, dentre outros); - organizar com o apoio de toda a comunidade escolar um bazar de brinquedos, roupas, calçados e acessórios juntamente com a Primeira Mostra de Educação Ambiental do Nedi e produzir ao final um artigo científico tendo como base o trabalho realizado.
Metas: .
Fundamentação Teórica: A Educação Infantil – primeira etapa da Educação Básica – é uma rica oportunidade de socialização, à medida que pode contribuir para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, estéticas, motoras e afetivas da criança. Nas palavras de Lima et al. (2014), a criança em sua especificidade constrói modos próprios de inteligibilidade, comunicação e expressão. Por essa via, conhecer a criança é condição necessária para a elaboração de práticas integradas aos seus modos de ser e de estar como pessoa no mundo. Entender suas necessidades e as especificidades é caminho para a construção de ambientes educativos inclusivos, lúdicos e organizados de modo a possibilitar, por meio de diferentes estímulos, o seu desenvolvimento integral. Tendo em vista, essa breve contextualização a respeito da Educação Infantil e da criança, gostaríamos com este projeto tratar de um tema primordial para todos, mas em especial para as novas gerações – a educação ambiental. A ideia aqui é iniciar um diálogo entre a Educação Infantil realizada na UFLA e a educação ambiental em suas perspectivas teórica e prática. Dada a premente necessidade de pensarmos coletivamente alternativas para melhoria da qualidade da nossa existência e para preservação da vida, a escola ocupa um relevante lugar com possibilidades de atuação no sentido de sensibilização e aquisição de hábitos sustentáveis e mudanças no modo de pensar e agir das pessoas – dada a sua função precípua de educar e apresentar aos sujeitos sociais os conhecimentos científicos historicamente acumulados pela humanidade. Em se tratando da educação ambiental a Lei 9.795/99 em art. 1º pontua: Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial a sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (BRASIL, 1999).Nessa perspectiva, desenvolver movimentos educativos no interior da escola que estejam voltados para a educação ambiental, só reforça o sentido mais amplo da educação, mas que precisa ser destacado a partir de um aspecto – ambiental – para lançar luz em questões que necessitam ser ressaltadas, debatidas e analisadas de modo mais contundente.
Metodologia: A metodologia utilizada será baseada nos princípios da pesquisa-ação, tendo em vista a sua ênfase na ação dos sujeitos envolvidos na proposta como condição para a sua existência e realização. Especificamente, neste projeto, só por meio das interações e diálogos estabelecidos entre a coordenação, discentes, crianças, família e toda a comunidade escolar será possível o desenvolvimento de práticas significativas e com impacto na vida social do grupo participante. Para Thiollent (2004) a pesquisa-ação caracteriza-se como um modo de fazer coletivo voltado para o enfrentamento e solução de problemas e/ou para objetivos de transformação. Para a concretização da proposta metodológica serão feitas reuniões semanais entre discentes e professora coordenadora do projeto para organização das atividades, encontros diários de 30 minutos dos discentes com os grupos de crianças da Educação Infantil e reuniões mensais (ou ao fim de cada etapa concretizada) para apresentação, discussão, avaliação e reestruturação do trabalho, bem como para o planejamento das diversas ações de educação ambiental a serem empreendidas (para a formação dos discentes, das crianças e das famílias). Para avaliação faremos rodas de conversas dirigidas durante nossas reuniões, bem como aplicaremos questionários envolvendo toda a comunidade escolar. Ao final, poderemos, juntamente com a Diretoria de Comunicação (Dcom) da universidade produzir uma matéria jornalística sobre o projeto que poderá ser divulgada em seus veículos de comunicação.
Impactos na Formação Discente: .
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Nossas ações serão desenvolvidas de modo a articular ensino, pesquisa e extensão no decorrer de nossas reflexões e práticas na Educação Infantil. Por se tratar de um projeto desenvolvido em uma escola inserida na universidade federal, as possibilidades dessa articulação se ampliam. Nos orientamos à luz de referenciais teóricos e científicos, que dão base e contorno para o nosso trabalho e vivenciamos diariamente a realidade da sala de aula e o contato com a comunidade. Temos nesse espaço a oportunidade de promover o encontro de professores dos cursos de graduação, professores da educação básica, discentes, crianças e famílias. A escola, é assim um lugar fecundo e com grande potencial de produções a partir dessas relações. No Nedi, em especial, todas as docentes compõem o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Infâncias e Educação Infantil (Nepi) que tem, dentre outras, a função de abordar em seus encontros questões ligadas ao ensino, a pesquisa e a extensão, atendendo, dessa forma, as demandas típicas da nossa realidade e atuação. Nesse sentido, podemos organizar a partir do Nepi uma oficina em que os discentes envolvidos no projeto serão responsáveis pela sua elaboração e para apresentação dos resultados finais do projeto. Entendemos, desse modo, que é possível, a partir deste trabalho propiciar encontros e impactar positivamente a vida de diferentes sujeitos sociais, contribuir com o ensino na Educação Infantil e com a formação de estudantes de graduação e produzir conhecimentos para a área da educação e para o campo da educação ambiental.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: .
Resultados Esperados: Esperamos com esse projeto: - Promover a introdução de uma cultura de educação ambiental e de práticas sustentáveis de desenvolvimento no dia a dia da escola de modo integrado aos objetivos educacionais propostos no currículo da instituição. - Fazer com que a comunidade escolar reconheça a importância do desenvolvimento sustentável e da mudança de hábitos e de mentalidade de modo a valorizar a educação ambiental. - Desenvolver ecotécnicas que tornem a escola um espaço educador sustentável e esteticamente agradável, integrando a vegetação às construções existentes. - Desenvolver a criatividade e o resgate de elementos da infância através da produção de brinquedos recicláveis. - Ampliar as relações entre as famílias e a escola, fazendo com que as famílias integrem o planejamento e a organização dos eventos voltados para a temática ambiental. – Produzir material científico que contribua para reflexão e o desenvolvimento de práticas de ensino, pesquisa e extensão em educação ambiental no contexto da Educação Infantil.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .
Cronograma: Ano de 2020:Março – Seleção dos bolsistas – estudantes de graduação da licenciatura em Pedagogia ou do Bacharelado em Agronomia interessados em trabalhar com a temática da educação ambiental na Educação Infantil. Encontros para a organização das ações e planejamento do projeto de modo amplo.Abril – Preparação das estratégias de comunicação entre as famílias e a escola. Primeira reunião com as famílias, coordenadora do projeto e discentes para apresentação do projeto. Neste mês iniciarão também os encontros diários de 30 minutos com cada um dos grupos de crianças que compõem a Educação Infantil (cada dia da semana em um grupo), com foco na apresentação lúdica/brincante da temática a ser trabalhada no decorrer do ano para as crianças e em forma de panfletos e materiais educativos e sustentáveis (aqui poderemos usar o aplicativo de mensagens WhatsApp) para as famílias. Reunião para avaliação das atividades desenvolvidas e organização do bimestre (meses de maio e junho).Maio/Junho – Seleção e organização das ecotécnicas que serão desenvolvidas nos espaços do Nedi. As ecotécnicas serão selecionadas e organizadas a partir dos encontros diários com os grupos de crianças e serão desenvolvidas segundo as condições/realidade da escola nesses encontros.Julho/Agosto/Setembro – Reunião para avaliação das atividades desenvolvidas no bimestre anterior e ajustes (se necessários). Seleção das histórias baseadas na temática ambiental, planejamento e organização dos diferentes modos de contação. As contações acontecerão durante os encontros diários com os grupos de crianças. Reunião para avaliação das atividades desenvolvidas no trimestre e ajustes (se necessários). Organização do calendário de visitas/passeios guiados e contato com os locais para agendamento.Outubro/Novembro – Realização dos passeios/visitas guiadas na cidade de Lavras e na UFLA, orientados para a educação ambiental. Elaboração e entrega do convite com orientações a toda a comunidade escolar referente a organização e participação no Bazar e na Primeira Mostra de Educação Ambiental do Nedi.Dezembro – Organização e realização do Bazar e da Primeira Mostra de Educação Ambiental do Nedi (com contação de história, exposição de desenhos, fotos e dos brinquedos recicláveis, além da distribuição gratuita a toda a comunidade do sabão produzido a partir da reciclagem do óleo de cozinha).Ano de 2021:Janeiro – Produção de artigo científico.Fevereiro – Organização e realização de uma oficina.
Descrição Resumida: .
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: APOLLIANE XAVIER MOREIRA DOS SANTOS
Setor: COLÉGIO DE APLICAÇÃO - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA/CAP NEDI
E-mail Institucional: apolliane.santosufla.br
E-mail Alternativo: apollianexaviergmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 14/02/2020 - 05:37:01
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 14/02/2020 - 09:15:12
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 16/02/2020 - 11:14:46
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
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SIG-UFLA - Versão 1.86.2
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