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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 28/2021

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Diálogos entre ciência e sociedade (tradução e storytelling)

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Esse projeto busca debater as possibilidades de interação entre pesquisadores e comunidades, discutindo e desenvolvendo ferramentas de comunicação (tradução), resgatando o sentido da contação de histórias (storytelling). Ele se articula em torno dos projetos desenvolvidos pelo LETRA e seus parceiros nas diferentes frentes de atuação do grupo tais como disciplinas de graduação, pós-graduação, cursos e eventos. Os diálogos estabelecidos e materiais produzidos visam melhorar a comunicação, identificar e valorizar o papel das ciências sociais na sociedade e contribuir para processos de ensino aprendizagem e formação de pesquisadores e cidadãos.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: não há instituições parceiras

Número Estimado de Participantes: 30

Locais de Realização: UFLA e espaços disponisbilizados pelos parceiros

Data de Início: 08/02/2021

Data de Término: 31/12/2025

Justificativa: Os processos e resultados desse projeto contribuem para o debate interno à universidade sobre o alcance do conhecimento científico. Contribuem ainda para a formação humanística, comprometida e contextualizada de pesquisadores e profissionais. Impacta também a comunicação entre universidade e sociedade.

Caracterização dos Beneficiários: pesquisadores do Letra, grupos sociais e comunidades envolvidas nas pesquisas desenvolvidas pelo grupo, parceiros do LETRA, estudantes de graduação, pós-graduação, docentes, técnicos e membros da comunidade envolvidos, interessados no projeto ou que utilizem as produtos e processos derivados desse projeto.

Objetivos:

a) debater e desenvolver formas de diálogo entre academia e sociedade;
b) identificar meios de estabelecer esses diálogos;
c) identificar demandas sociais que podem ser trabalhadas em articulação com projetos de pesquisa;
d) identificar maneiras e comunicar as demandas sociais para o contexto acadêmico.
e) construir diálogos entre pesquisadores e comunidades
d) divulgar gratuita e amplamente, em especial para as comunidades onde foram realizadas as pesquisas, o resultado desse projeto

Metas:

a) convidar e selecionar participantes para o projeto;
b) desenvolver processos de formação em torno do tema;
c) construir diálogos entre meio acadêmico e sociedade;
d) desenvolver materiais que permitam expressar conhecimentos construídos conjuntamente
e) divulgar esses materiais
f) avaliar o projeto

Fundamentação Teórica:

Esse projeto se orienta pela crítica a ciência moderna, hegemônica e eurocêntrica, desenvolvida pelos pesquisadores da Aborgadem Decolonial (QUIJANO, 1992; CASTRO-GÓMEZ; GROSFOGUEL, 2007;MIGNOLO, 2014; WALSH, 2006). Esses autores demonstram como esse modelo científico hegemônico, contribui para ocultar aspectos de nossas sociedades que são desvalorizados, apagados e que refletem efetivamente a forma como nos articulamos socialmente. Os atores propõem um giro decolonial, ou um rompimento epistêmico com a ciência hegemônica como forma de dar visibilidade a complexa, hierarquizada e desigual dinâmica da vida social. Nas palavras de Souza Santos, evitar o desperdício da experiência, colocando em prática uma ciência que faça sentido. Bondía (2002) aponta que a experiência é a possibilidade de que algo nos aconteça, nos passe [ou nos transpasse], nos toque. Ela é cada vez mais rara, porque demanda um momento de interrupção: parar para pensar, para olhar, para escutar, para sentir, sentir mais devagar, suspender o automatismo da ação, falar sobre o que nos acontece, cultivar a arte do encontro, ter paciência, dar-se tempo e espaço (BONDÍA, 2002).
A multiplicidade de experiências sociais não pode ser explicada por uma teoria geral, mas por um processo que Souza-Santos (2003) chamou de trabalho de tradução, processo capaz de criar inteligibilidade mútua entre experiências possíveis e disponíveis. Esse trabalho não atribui a nenhum conjunto de experiências nem o estatuto de totalidade exclusiva nem o estatuto de parte homogênea. Ele busca captar a relação hegemónica entre as experiências e o que nestas está para além dessa relação (SOUZA-SANTOS, 2003).
Esse desafio de traduzir, resgatar a subjetividade do processo de pesquisa, de estabelecer diálogos com a sociedade é que inspira esse projeto.

Metodologia: Para o desenvolvimento dessa proposta serão realizadas as seguintes atividades: a) seleção de membros para o projeto; b) seleção de projetos a partir do diálogo entre pesquisadores e sociedade; c) desenvolvimento de processos de capacitação em contação de histórias (storytelling); d) Leitura, sistematização dos projetos selecionados e demandas sociais; e)desenvolvimento de formas de comunicação adequadas; f) discussão sobre formas de comunicação e conteúdos; g) produção de material de divulgação; h)Revisão do material produzido; i)Divulgação do material produzido j) Avaliação do projeto

Impactos na Formação Discente:

a) formação crítica e transdisciplinar;
B) desenvolvimento de competências;
c) aproximação e a aprimoramento no campo da pesquisa;
d) desenvolvimento de habilidades de comunicação
e) estímulo a criatividade

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto busca criar condições de diálogo entre estudantes de graduação, pesquisadores e membros da comunidade nos espaços de capacitação, de produção coletiva. Os processos e produtos desenvolvidos no âmbito do projeto, além de serem resultados de um processo de aprendizagem, também serão usados como subsídios para os processos de formação na sala de aula e para o desenvolvimento de novas pesquisas.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: a) aproximação do LETRA com parceiros e comunidade; b) identificação de demandas sociais e articulação com projetos; c) disponibilização de materiais para reforço das lutas de grupos sociais subalternizados.

Resultados Esperados:

a) Criação de processos de formação discente;
b) estabelecimento de diálogos entre academia e sociedade.
c)Elaboração de material de comunicação;
d)Divulgação materiais de comunicação

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: a) Articulação da equipe do projeto; b) Estabelecimento de diálogo entre pesquisadores e sociedade; c) Seleção de projetos e demandas sociais; d) Desenvolvimento de formas de comunicação; e) Divulgação de formas de comunicação; f) Avaliação do projeto

Cronograma:

Fev, mar, abril 2021- seleção de membros para o projeto;
maio, jun, jul 2021 – processos de formação
Ago, set, out 2021 – diálogos com comunidades
Nov, dez, jan 2021 - seleção de projetos a partir do diálogo entre pesquisadores e sociedade
Jan, fev, mar, abril, maio 2022 – sistematização dos projetos selecionados e demandas sociais
Jun, jul, 2022- oficinas de capacitação
Ago, set, 2022 - desenvolvimento de formas de comunicação e conteúdos
out, nov 2022 - discussão sobre formas de comunicação e conteúdos;
dez 2022 – finalização e divulgação;
jan, fev 2023– avaliação projeto

Descrição Resumida: O projeto busca refletir sobre a produção de conhecimento no âmbito acadêmico, buscando desenvolver novas linguagens que dialoguem de forma intensa com pessoas e grupos sociais que não estão vinculados à universidade. Para isso, são desenvolvidos conjuntamente, diversos tipos de instrumentos de comunicação.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

  • FERNANDA DE AGUIAR ZANOLA - Tipo: Voluntário - Início: 29/01/2021 - Término: 20/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • DÉBORA DIAS RESENDE - Tipo: Voluntário - Início: 05/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LARISSA LEMOS DIAS - Tipo: Voluntário - Início: 05/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FERNANDA NUNES MACIEL - Tipo: Voluntário - Início: 01/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

  • Zzzzzzzzzzz - Início: 29/01/2021 - Término: 29/01/2021 - Vínculo: Inativo
  • Eva Costa de Barros - Início: 10/02/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
11/12/202331/07/202414/12/2023 - 10:03:1326/08/2024 - 11:01:54
01/11/202431/12/202513/11/2024 - 06:40:0120/11/2024 - 12:18:21

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: FLAVIA LUCIANA NAVES MAFRA

Setor: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

E-mail Institucional: flanaves[em]ufla.br

E-mail Alternativo: flanaves[em]dae.ufla.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 10/02/2021 - 14:31:17

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 11/02/2021 - 10:30:22

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 13/02/2021 - 10:02:21

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • FLAVIA LUCIANA NAVES MAFRA: De 29/01/2021 a 06/02/2023.
  • FLAVIA LUCIANA NAVES MAFRA: De 06/03/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
06/03/2024 - 14:47:38A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Finalizado' para 'Registrado'. (DIEGO FELIPE ALVES DE ALMEIDA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.86.2

Créditos