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Índice:
Número de Registro: 28/2021
Título: Diálogos entre ciência e sociedade (tradução e storytelling)
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Esse projeto busca debater as possibilidades de interação entre pesquisadores e comunidades, discutindo e desenvolvendo ferramentas de comunicação (tradução), resgatando o sentido da contação de histórias (storytelling). Ele se articula em torno dos projetos desenvolvidos pelo LETRA e seus parceiros nas diferentes frentes de atuação do grupo tais como disciplinas de graduação, pós-graduação, cursos e eventos. Os diálogos estabelecidos e materiais produzidos visam melhorar a comunicação, identificar e valorizar o papel das ciências sociais na sociedade e contribuir para processos de ensino aprendizagem e formação de pesquisadores e cidadãos.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: não há instituições parceiras
Número Estimado de Participantes: 30
Locais de Realização: UFLA e espaços disponisbilizados pelos parceiros
Data de Início: 08/02/2021
Data de Término: 31/12/2025
Justificativa: Os processos e resultados desse projeto contribuem para o debate interno à universidade sobre o alcance do conhecimento científico. Contribuem ainda para a formação humanística, comprometida e contextualizada de pesquisadores e profissionais. Impacta também a comunicação entre universidade e sociedade.
Caracterização dos Beneficiários: pesquisadores do Letra, grupos sociais e comunidades envolvidas nas pesquisas desenvolvidas pelo grupo, parceiros do LETRA, estudantes de graduação, pós-graduação, docentes, técnicos e membros da comunidade envolvidos, interessados no projeto ou que utilizem as produtos e processos derivados desse projeto.
Objetivos:
a) debater e desenvolver formas de diálogo entre academia e sociedade; b) identificar meios de estabelecer esses diálogos; c) identificar demandas sociais que podem ser trabalhadas em articulação com projetos de pesquisa; d) identificar maneiras e comunicar as demandas sociais para o contexto acadêmico. e) construir diálogos entre pesquisadores e comunidades d) divulgar gratuita e amplamente, em especial para as comunidades onde foram realizadas as pesquisas, o resultado desse projeto
Metas:
a) convidar e selecionar participantes para o projeto; b) desenvolver processos de formação em torno do tema; c) construir diálogos entre meio acadêmico e sociedade; d) desenvolver materiais que permitam expressar conhecimentos construídos conjuntamente e) divulgar esses materiais f) avaliar o projeto
Fundamentação Teórica:
Esse projeto se orienta pela crítica a ciência moderna, hegemônica e eurocêntrica, desenvolvida pelos pesquisadores da Aborgadem Decolonial (QUIJANO, 1992; CASTRO-GÓMEZ; GROSFOGUEL, 2007;MIGNOLO, 2014; WALSH, 2006). Esses autores demonstram como esse modelo científico hegemônico, contribui para ocultar aspectos de nossas sociedades que são desvalorizados, apagados e que refletem efetivamente a forma como nos articulamos socialmente. Os atores propõem um giro decolonial, ou um rompimento epistêmico com a ciência hegemônica como forma de dar visibilidade a complexa, hierarquizada e desigual dinâmica da vida social. Nas palavras de Souza Santos, evitar o desperdício da experiência, colocando em prática uma ciência que faça sentido. Bondía (2002) aponta que a experiência é a possibilidade de que algo nos aconteça, nos passe [ou nos transpasse], nos toque. Ela é cada vez mais rara, porque demanda um momento de interrupção: parar para pensar, para olhar, para escutar, para sentir, sentir mais devagar, suspender o automatismo da ação, falar sobre o que nos acontece, cultivar a arte do encontro, ter paciência, dar-se tempo e espaço (BONDÍA, 2002). A multiplicidade de experiências sociais não pode ser explicada por uma teoria geral, mas por um processo que Souza-Santos (2003) chamou de trabalho de tradução, processo capaz de criar inteligibilidade mútua entre experiências possíveis e disponíveis. Esse trabalho não atribui a nenhum conjunto de experiências nem o estatuto de totalidade exclusiva nem o estatuto de parte homogênea. Ele busca captar a relação hegemónica entre as experiências e o que nestas está para além dessa relação (SOUZA-SANTOS, 2003). Esse desafio de traduzir, resgatar a subjetividade do processo de pesquisa, de estabelecer diálogos com a sociedade é que inspira esse projeto.
Metodologia: Para o desenvolvimento dessa proposta serão realizadas as seguintes atividades: a) seleção de membros para o projeto; b) seleção de projetos a partir do diálogo entre pesquisadores e sociedade; c) desenvolvimento de processos de capacitação em contação de histórias (storytelling); d) Leitura, sistematização dos projetos selecionados e demandas sociais; e)desenvolvimento de formas de comunicação adequadas; f) discussão sobre formas de comunicação e conteúdos; g) produção de material de divulgação; h)Revisão do material produzido; i)Divulgação do material produzido j) Avaliação do projeto
Impactos na Formação Discente:
a) formação crítica e transdisciplinar; B) desenvolvimento de competências; c) aproximação e a aprimoramento no campo da pesquisa; d) desenvolvimento de habilidades de comunicação e) estímulo a criatividade
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto busca criar condições de diálogo entre estudantes de graduação, pesquisadores e membros da comunidade nos espaços de capacitação, de produção coletiva. Os processos e produtos desenvolvidos no âmbito do projeto, além de serem resultados de um processo de aprendizagem, também serão usados como subsídios para os processos de formação na sala de aula e para o desenvolvimento de novas pesquisas.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: a) aproximação do LETRA com parceiros e comunidade; b) identificação de demandas sociais e articulação com projetos; c) disponibilização de materiais para reforço das lutas de grupos sociais subalternizados.
Resultados Esperados:
a) Criação de processos de formação discente; b) estabelecimento de diálogos entre academia e sociedade. c)Elaboração de material de comunicação; d)Divulgação materiais de comunicação
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: a) Articulação da equipe do projeto; b) Estabelecimento de diálogo entre pesquisadores e sociedade; c) Seleção de projetos e demandas sociais; d) Desenvolvimento de formas de comunicação; e) Divulgação de formas de comunicação; f) Avaliação do projeto
Cronograma:
Fev, mar, abril 2021- seleção de membros para o projeto; maio, jun, jul 2021 – processos de formação Ago, set, out 2021 – diálogos com comunidades Nov, dez, jan 2021 - seleção de projetos a partir do diálogo entre pesquisadores e sociedade Jan, fev, mar, abril, maio 2022 – sistematização dos projetos selecionados e demandas sociais Jun, jul, 2022- oficinas de capacitação Ago, set, 2022 - desenvolvimento de formas de comunicação e conteúdos out, nov 2022 - discussão sobre formas de comunicação e conteúdos; dez 2022 – finalização e divulgação; jan, fev 2023– avaliação projeto
Descrição Resumida: O projeto busca refletir sobre a produção de conhecimento no âmbito acadêmico, buscando desenvolver novas linguagens que dialoguem de forma intensa com pessoas e grupos sociais que não estão vinculados à universidade. Para isso, são desenvolvidos conjuntamente, diversos tipos de instrumentos de comunicação.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: FLAVIA LUCIANA NAVES MAFRA
Setor: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
E-mail Institucional: flanavesufla.br
E-mail Alternativo: flanavesdae.ufla.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 10/02/2021 - 14:31:17
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 11/02/2021 - 10:30:22
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 13/02/2021 - 10:02:21
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos