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Índice:
Número de Registro: 143/2021
Título: Brincando e experimentando: a investigação científica com e para crianças
Programa de Extensão: FORMAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS
Resumo da Proposta: O projeto tem como objetivo construir, ampliar e divulgar o conhecimento científico para crianças atendidas no Núcleo de Educação da Infância por meio de experiências, interações e brincadeiras. Além desse momento com e para as crianças, é nosso objetivo construir espaços de reflexões e aprendizagens com os bolsistas do projeto, voluntários, famílias, estudantes dos cursos de graduação da Ufla, professores/as e demais interessados com o intuito de ampliar e contribuir para a construção de conhecimentos científicos desde a educação infantil de maneira envolvente, descomplicada, porém sem deixar de ser científica. Os resultados do projeto serão apresentados para as crianças e suas famílias, profissionais do Nedi e para a comunidade em geral via eventos e publicações.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 0
Locais de Realização: Núcleo de Educação da Infância/NEDI
Data de Início: 01/10/2021
Data de Término: 02/03/2026
Justificativa: Podemos observar que desde muito novas as crianças questionam e querem saber sobre tudo à sua volta: porque o céu é azul? Porque não posso voar? Como o macaco pula de galho em galho sem cair? Para onde a lua vai quando está de dia? Todas as cobras são venenosas? Porque eu tenho que me alimentar? São muitas perguntas que nos mostram o quanto elas estão ativas no mundo, querem e têm curiosidade em conhecê-lo. São grandes cientistas e fazem ciência! Elas sempre têm algo que querem pesquisar, conhecer, levantam hipóteses sobre suas questões e vão em busca de respostas. Pode causar um estranhamento quando falamos em ciência e conhecimento científico com crianças pequenas, em especial aquelas da educação infantil. Há ainda o imaginário de que elas não compreendem ou não dão conta de entender o universo que as cerca. Porém, com uma linguagem acessível e por meio da ludicidade, é possível partir do conhecimento e curiosidade que as crianças trazem e construir sólidos e importantes saberes relacionados ao mundo. Para, além disso, como afirma Mintz (2006, p.285) a divulgação científica voltada para as crianças, pode colaborar na “seleção e análise de informações dirigidas às crianças, assim como colaborar na construção de um conhecimento comprometido com valores educativos”. Assim as crianças matriculadas no Núcleo de Educação da Infância/Nedi pertencendo ao universo acadêmico da Ufla terão a oportunidade de articular os conhecimentos produzidos na Universidade com os conhecimentos que elas trazem e querem compreender.
Caracterização dos Beneficiários: Os beneficiários são as crianças e famílias atendidas no Núcleo de Educação da Infância, assim como bolsistas, voluntários, estudantes da graduação e pós graduação da Ufla e demais docentes interessados na temática.
Objetivos:
Objetivo geral: construir, ampliar e divulgar o conhecimento científico para crianças atendidas no Núcleo de Educação da Infância Objetivos específicos: promover o diálogo entre os conhecimentos acadêmicos dos cursos de graduação da Ufla e as curiosidades e conhecimentos prévios das crianças; refletir sobre como a divulgação científica pode fazer parte do cotidiano das crianças da educação infantil.
Metas: Para se alcançar os objetivos propostos, serão planejadas propostas em que por meio de brincadeiras, experiências e questionamentos, as crianças tenham a oportunidade de questionar e conhecer sobre diversos assuntos do cotidiano; utilizar os conhecimentos científicos construídos nos cursos de graduação da Ufla para auxiliar nas resoluções de questionamentos das crianças realizar leituras e estudos pertinente ao tema.
Fundamentação Teórica:
As crianças são e estão ativas no mundo nos envolvendo com suas observações, curiosidades e hipóteses que criam para tentar compreender o mundo a sua volta. Não há mais espaço para o imaginário de que a criança é um ser incapaz e que não compreende as questões a sua volta: A criança é marcada pelo meio social no qual vive e também o marca. Esta é vista como um ser que sente e pensa o mundo de um jeito que lhe é peculiar, sendo capaz de construir o conhecimento na interação com o meio e com outras pessoas, de forma ativa, a partir da criação de hipóteses originais sobre o que deseja (ARCE, 2013, p.17). A partir de características próprias do seu pensamento infantil, as crianças têm o que dizer sobre diferentes saberes e têm o direito ao conhecimento construído e sistematizado pela sociedade, valorizando suas experiências e curiosidades. Desde muito novas, elas estão interessadas por questões do cotidiano, sempre questionando e pesquisando algo. Os conhecimentos construídos nessa faixa etária podem perdurar por toda a vida do sujeito (ALDERSON, 2005). Dessa forma, as crianças precisam ter oportunidade de serem ouvidas em seus questionamentos e de participarem da construção de conhecimentos que são importantes para seu desenvolvimento integral. Essa parceria entre meninas e meninos da educação infantil com os saberes construídos na universidade pode ser um instrumento para que elas construam um pensamento crítico e curioso para melhor entender diversas questões da sociedade: A curiosidade está presente em toda a criança: alimenta os interesses e as perguntas; conduz a prestar atenção, a se experimentar em diferentes contextos, a buscar respostas. Mas, se não for nutrida e amparada, com o tempo tende a se dispersar. A experiência educativa pode agir sobre a curiosidade da criança para criar contextos adequados, capazes de favorecer a passagem de uma característica primordial das ações das crianças para a aquisição de uma atitude indagadora, isto é, de um estilo de aproximação das situações e das experiências apoiado pela motivação de aprender (MARTINI, 2020, p.47). Essa atitude indagadora é importante não só para a educação infantil, mas também para os docentes que, assim como as crianças, são investigadores, curiosos, atentos e reflexivos sobre a própria prática pedagógica como bem defende Proença (2018): O professor em constante processo de formação deveria manter a capacidade infantil de se encantar diante de eventuais descobertas e estranhar a ausência de respostas momentâneas para determinadas situações, convertendo-se em objetos de pesquisa e busca de novos conhecimentos (PROENÇA, 2018, p.24). Nessa perspectiva, o projeto visa contribuir com a aproximação das crianças do saber científico e aos demais participantes a oportunidade de refletir sobre os conhecimentos sistematizados, em busca de uma educação que articula os conhecimentos da universidade com a vida dos sujeitos, proporcionando contribuições para as crianças, famílias, estudantes e demais envolvidos.
Metodologia: A organização da metodologia se dará por meio de reuniões semanais; levantamento de questionamentos, dúvidas, interesses e curiosidades das crianças do Núcleo de educação da Infância; organização do planejamento de intervenção e propostas de ação; estudos e pesquisas a partir de textos relacionados ao tema; avaliação do planejamento e das propostas de ação e socialização dos resultados.
Impactos na Formação Discente: Os discentes, crianças ou estudantes da graduação, terão a oportunidade de construir e ampliar seus conhecimentos científicos e utilizá-los para resolver problemas e questões do dia a dia. O projeto poderá contribuir também para o incentivo da curiosidade, tornando a aprendizagem significativa relacionando o saber científico como algo relevante e importante para compreender diversas questões do mundo físico e social.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A relação ensino, pesquisa e extensão se dará no encontro da atuação em conjunto com graduandos (as) dos cursos da Ufla e professoras do Núcleo de Educação da Infância, crianças, famílias e demais pessoas envolvidas direta ou indiretamente no projeto. A pesquisa será contemplada em articulação com os estudos no Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Infâncias e Educação Infantil – Nepi. Por meio das propostas desenvolvidas, o projeto poderá contribuir para incentivar a curiosidade e pesquisa das crianças e famílias, ampliando os conhecimentos científicos desde a educação infantil.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Os conhecimentos construídos pelas crianças na instituição escolar chegam até as famílias por meio de pesquisas, projetos, encontros, quando elas contam as novidades que aprenderam e levantam questionamentos que trazem a partir das interações com seus pares ou com a professora a partir das atividades realizadas na escola. Como impacto para a sociedade temos a valorização da curiosidade das crianças e a motivação por querer pesquisar e por conhecer coisas novas proporcionando o desenvolvimento integral das mesmas uma vez que terão instrumentos para resolver suas questões e problemas práticos. Assim, “divulgar ciência para crianças é envolvê-las desde cedo nesse mundo, iniciá-las na leitura da linguagem científica, incentivando-as a refletir, questionar, criticar, buscando ampliar e consolidar a divulgação científica” (BUENO, 2012, p. 59).
Resultados Esperados: Espera-se com o projeto: Contribuir para a divulgação científica desde a educação infantil, promovendo o diálogo entre os conhecimentos acadêmicos dos cursos de graduação da Ufla e as curiosidades e conhecimentos prévios das crianças do Núcleo da Educação da Infância. Ainda como resultados, esperamos uma maior reflexão sobre como a divulgação científica pode fazer parte do cotidiano das crianças da educação infantil; possibilitar estudos teórico-metodológicos a fim de contribuir para a prática pedagógica dos (as) docentes nas instituições de Educação Infantil; proporcionar momentos de divulgação científica com e para as crianças do Núcleo de Educação da Infância e suas famílias a partir de experiências e brincadeiras e promover reflexões para ampliar a divulgação científica para as crianças da educação infantil da cidade de Lavras-MG.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Para acompanhar e avaliar as ações propostas, serão produzidos artigos científicos, criação de um post cast e divulgação em eventos de extensão internos e externos à Ufla.
Cronograma:
I Trimestre Seleção dos bolsistas e voluntários interessados no projeto. Encontro online para organizar as propostas do projeto. Seleção dos bolsistas e voluntários interessados no projeto e organização de materiais relacionados ao tema do projeto. Levantamento dos primeiros temas e curiosidades das crianças e estudos relacionados ao tema Ciências na Educação Infantil; planejamento das propostas e intervenções necessárias para compartilhamento das ações com as crianças e famílias matriculadas no Núcleo de Educação da Infância; II Trimestre Compartilhamento e avaliação das propostas; socialização das experiências para os sujeitos envolvidos e em eventos científicos (se houver); Planejamento, desenvolvimento e organização da Semana “Grandes Cientistas do Nedi”; Participar de eventos relacionados ao tema (quando houver); III Trimestre Avaliação do projeto de extensão. Construção de um artigo científico e/ou relato de experiência a partir das vivências do projeto. Construção de materiais concretos para a realização de propostas científicas para as crianças.
Descrição Resumida: Esse é um projeto de extensão vinculado ao Programa de Extensão: Formação integral na educação infantil: articulação de saberes e práticas do Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras. Tem como objetivo construir, ampliar e divulgar o conhecimento científico para crianças meio de experiências, interações e brincadeiras, incentivando o diálogo das ciências com as crianças, a partir de suas dúvidas, interesses e saberes.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: OLGA MARIA DE ARAUJO SOARES
Setor: COLÉGIO DE APLICAÇÃO - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA/CAP NEDI
E-mail Institucional: olga.soaresufla.br
E-mail Alternativo: olgamaria.soares24gmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 16/09/2021 - 17:14:33
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 01/10/2021 - 14:16:46
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 07/10/2021 - 10:22:37
Histórico de Coordenação:
Não possui ou não foi definido(a)
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos