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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de AvaliaçõesAutorização da Chefia
Informações de Registro

Número de Registro: 143/2021

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Brincando e experimentando: a investigação científica com e para crianças

Programa de Extensão: FORMAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS

Resumo da Proposta: O projeto tem como objetivo construir, ampliar e divulgar o conhecimento científico para crianças atendidas no Núcleo de Educação da Infância por meio de experiências, interações e brincadeiras. Além desse momento com e para as crianças, é nosso objetivo construir espaços de reflexões e aprendizagens com os bolsistas do projeto, voluntários, famílias, estudantes dos cursos de graduação da Ufla, professores/as e demais interessados com o intuito de ampliar e contribuir para a construção de conhecimentos científicos desde a educação infantil de maneira envolvente, descomplicada, porém sem deixar de ser científica. Os resultados do projeto serão apresentados para as crianças e suas famílias, profissionais do Nedi e para a comunidade em geral via eventos e publicações.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 0

Locais de Realização: Núcleo de Educação da Infância/NEDI

Data de Início: 01/10/2021

Data de Término: 02/03/2026

Justificativa: Podemos observar que desde muito novas as crianças questionam e querem saber sobre tudo à sua volta: porque o céu é azul? Porque não posso voar? Como o macaco pula de galho em galho sem cair? Para onde a lua vai quando está de dia? Todas as cobras são venenosas? Porque eu tenho que me alimentar? São muitas perguntas que nos mostram o quanto elas estão ativas no mundo, querem e têm curiosidade em conhecê-lo. São grandes cientistas e fazem ciência! Elas sempre têm algo que querem pesquisar, conhecer, levantam hipóteses sobre suas questões e vão em busca de respostas. Pode causar um estranhamento quando falamos em ciência e conhecimento científico com crianças pequenas, em especial aquelas da educação infantil. Há ainda o imaginário de que elas não compreendem ou não dão conta de entender o universo que as cerca. Porém, com uma linguagem acessível e por meio da ludicidade, é possível partir do conhecimento e curiosidade que as crianças trazem e construir sólidos e importantes saberes relacionados ao mundo. Para, além disso, como afirma Mintz (2006, p.285) a divulgação científica voltada para as crianças, pode colaborar na “seleção e análise de informações dirigidas às crianças, assim como colaborar na construção de um conhecimento comprometido com valores educativos”. Assim as crianças matriculadas no Núcleo de Educação da Infância/Nedi pertencendo ao universo acadêmico da Ufla terão a oportunidade de articular os conhecimentos produzidos na Universidade com os conhecimentos que elas trazem e querem compreender.

Caracterização dos Beneficiários: Os beneficiários são as crianças e famílias atendidas no Núcleo de Educação da Infância, assim como bolsistas, voluntários, estudantes da graduação e pós graduação da Ufla e demais docentes interessados na temática.

Objetivos:

Objetivo geral:
construir, ampliar e divulgar o conhecimento científico para crianças atendidas no Núcleo de Educação da Infância
Objetivos específicos:
promover o diálogo entre os conhecimentos acadêmicos dos cursos de graduação da Ufla e as curiosidades e conhecimentos prévios das crianças;
refletir sobre como a divulgação científica pode fazer parte do cotidiano das crianças da educação infantil.

Metas: Para se alcançar os objetivos propostos, serão planejadas propostas em que por meio de brincadeiras, experiências e questionamentos, as crianças tenham a oportunidade de questionar e conhecer sobre diversos assuntos do cotidiano; utilizar os conhecimentos científicos construídos nos cursos de graduação da Ufla para auxiliar nas resoluções de questionamentos das crianças realizar leituras e estudos pertinente ao tema.

Fundamentação Teórica:

As crianças são e estão ativas no mundo nos envolvendo com suas observações, curiosidades e hipóteses que criam para tentar compreender o mundo a sua volta. Não há mais espaço para o imaginário de que a criança é um ser incapaz e que não compreende as questões a sua volta:
A criança é marcada pelo meio social no qual vive e também o marca. Esta é vista como um ser que sente e pensa o mundo de um jeito que lhe é peculiar, sendo capaz de construir o conhecimento na interação com o meio e com outras pessoas, de forma ativa, a partir da criação de hipóteses originais sobre o que deseja (ARCE, 2013, p.17).

A partir de características próprias do seu pensamento infantil, as crianças têm o que dizer sobre diferentes saberes e têm o direito ao conhecimento construído e sistematizado pela sociedade, valorizando suas experiências e curiosidades. Desde muito novas, elas estão interessadas por questões do cotidiano, sempre questionando e pesquisando algo. Os conhecimentos construídos nessa faixa etária podem perdurar por toda a vida do sujeito (ALDERSON, 2005). Dessa forma, as crianças precisam ter oportunidade de serem ouvidas em seus questionamentos e de participarem da construção de conhecimentos que são importantes para seu desenvolvimento integral.
Essa parceria entre meninas e meninos da educação infantil com os saberes construídos na universidade pode ser um instrumento para que elas construam um pensamento crítico e curioso para melhor entender diversas questões da sociedade:
A curiosidade está presente em toda a criança: alimenta os interesses e as perguntas; conduz a prestar atenção, a se experimentar em diferentes contextos, a buscar respostas. Mas, se não for nutrida e amparada, com o tempo tende a se dispersar. A experiência educativa pode agir sobre a curiosidade da criança para criar contextos adequados, capazes de favorecer a passagem de uma característica primordial das ações das crianças para a aquisição de uma atitude indagadora, isto é, de um estilo de aproximação das situações e das experiências apoiado pela motivação de aprender (MARTINI, 2020, p.47).

Essa atitude indagadora é importante não só para a educação infantil, mas também para os docentes que, assim como as crianças, são investigadores, curiosos, atentos e reflexivos sobre a própria prática pedagógica como bem defende Proença (2018):
O professor em constante processo de formação deveria manter a capacidade infantil de se encantar diante de eventuais descobertas e estranhar a ausência de respostas momentâneas para determinadas situações, convertendo-se em objetos de pesquisa e busca de novos conhecimentos (PROENÇA, 2018, p.24).

Nessa perspectiva, o projeto visa contribuir com a aproximação das crianças do saber científico e aos demais participantes a oportunidade de refletir sobre os conhecimentos sistematizados, em busca de uma educação que articula os conhecimentos da universidade com a vida dos sujeitos, proporcionando contribuições para as crianças, famílias, estudantes e demais envolvidos.

Metodologia: A organização da metodologia se dará por meio de reuniões semanais; levantamento de questionamentos, dúvidas, interesses e curiosidades das crianças do Núcleo de educação da Infância; organização do planejamento de intervenção e propostas de ação; estudos e pesquisas a partir de textos relacionados ao tema; avaliação do planejamento e das propostas de ação e socialização dos resultados.

Impactos na Formação Discente: Os discentes, crianças ou estudantes da graduação, terão a oportunidade de construir e ampliar seus conhecimentos científicos e utilizá-los para resolver problemas e questões do dia a dia. O projeto poderá contribuir também para o incentivo da curiosidade, tornando a aprendizagem significativa relacionando o saber científico como algo relevante e importante para compreender diversas questões do mundo físico e social.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A relação ensino, pesquisa e extensão se dará no encontro da atuação em conjunto com graduandos (as) dos cursos da Ufla e professoras do Núcleo de Educação da Infância, crianças, famílias e demais pessoas envolvidas direta ou indiretamente no projeto. A pesquisa será contemplada em articulação com os estudos no Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Infâncias e Educação Infantil – Nepi. Por meio das propostas desenvolvidas, o projeto poderá contribuir para incentivar a curiosidade e pesquisa das crianças e famílias, ampliando os conhecimentos científicos desde a educação infantil.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Os conhecimentos construídos pelas crianças na instituição escolar chegam até as famílias por meio de pesquisas, projetos, encontros, quando elas contam as novidades que aprenderam e levantam questionamentos que trazem a partir das interações com seus pares ou com a professora a partir das atividades realizadas na escola. Como impacto para a sociedade temos a valorização da curiosidade das crianças e a motivação por querer pesquisar e por conhecer coisas novas proporcionando o desenvolvimento integral das mesmas uma vez que terão instrumentos para resolver suas questões e problemas práticos. Assim, “divulgar ciência para crianças é envolvê-las desde cedo nesse mundo, iniciá-las na leitura da linguagem científica, incentivando-as a refletir, questionar, criticar, buscando ampliar e consolidar a divulgação científica” (BUENO, 2012, p. 59).

Resultados Esperados: Espera-se com o projeto: Contribuir para a divulgação científica desde a educação infantil, promovendo o diálogo entre os conhecimentos acadêmicos dos cursos de graduação da Ufla e as curiosidades e conhecimentos prévios das crianças do Núcleo da Educação da Infância. Ainda como resultados, esperamos uma maior reflexão sobre como a divulgação científica pode fazer parte do cotidiano das crianças da educação infantil; possibilitar estudos teórico-metodológicos a fim de contribuir para a prática pedagógica dos (as) docentes nas instituições de Educação Infantil; proporcionar momentos de divulgação científica com e para as crianças do Núcleo de Educação da Infância e suas famílias a partir de experiências e brincadeiras e promover reflexões para ampliar a divulgação científica para as crianças da educação infantil da cidade de Lavras-MG.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Para acompanhar e avaliar as ações propostas, serão produzidos artigos científicos, criação de um post cast e divulgação em eventos de extensão internos e externos à Ufla.

Cronograma:

I Trimestre
Seleção dos bolsistas e voluntários interessados no projeto. Encontro online para organizar as propostas do projeto. Seleção dos bolsistas e voluntários interessados no projeto e organização de materiais relacionados ao tema do projeto. Levantamento dos primeiros temas e curiosidades das crianças e estudos relacionados ao tema Ciências na Educação Infantil;
planejamento das propostas e intervenções necessárias para compartilhamento das ações com as crianças e famílias matriculadas no Núcleo de Educação da Infância;
II Trimestre
Compartilhamento e avaliação das propostas; socialização das experiências para os sujeitos envolvidos e em eventos científicos (se houver);
Planejamento, desenvolvimento e organização da Semana “Grandes Cientistas do Nedi”;
Participar de eventos relacionados ao tema (quando houver);
III Trimestre
Avaliação do projeto de extensão.
Construção de um artigo científico e/ou relato de experiência a partir das vivências do projeto.
Construção de materiais concretos para a realização de propostas científicas para as crianças.

Descrição Resumida: Esse é um projeto de extensão vinculado ao Programa de Extensão: Formação integral na educação infantil: articulação de saberes e práticas do Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras. Tem como objetivo construir, ampliar e divulgar o conhecimento científico para crianças meio de experiências, interações e brincadeiras, incentivando o diálogo das ciências com as crianças, a partir de suas dúvidas, interesses e saberes.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • AGATHA CRISTINY BOTELHO VIEIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 01/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Andresa Aparecida de Sales - Tipo: Voluntário - Início: 20/07/2023 - Término: 14/07/2023 - Vínculo: Inativo
  • Andresa Aparecida de Sales - Tipo: Voluntário - Início: 04/09/2023 - Término: 26/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • BÁRBARA LACERDA TITONELI - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • SAMARA VICTORIA SANTOS DE JESUS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • VERONICA RODRIGUES DA SILVA FRANÇA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

  • ADRIANA PRYSCILLA DUARTE DE MELO - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • APOLLIANE XAVIER MOREIRA DOS SANTOS - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LETICIA SILVA FERREIRA - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FRANCIANE SOUSA LADEIRA AIRES - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • DANUZA ROBERTA PEREIRA LIMA - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ELISANGELA BRUM CARDOSO XAVIER - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ANA PAULA COELHO SILVA - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • KATIA BATISTA MARTINS - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CRISTIANE ROQUE PEREIRA BOTELHO - Início: 16/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ADRIVANIA MARIA VALERIO HONORIO - Início: 16/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LIDIA GORIA VIANA - Início: 16/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • Rodrigo de Araújo Soares - Início: 01/10/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Maria Gabriela de Queiroz - Início: 01/10/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
01/03/202301/03/202409/02/2023 - 08:34:0507/03/2023 - 09:42:59
02/03/202402/03/202611/09/2024 - 14:13:3605/11/2024 - 11:39:37

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: OLGA MARIA DE ARAUJO SOARES

Setor: COLÉGIO DE APLICAÇÃO - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA/CAP NEDI

E-mail Institucional: olga.soares[em]ufla.br

E-mail Alternativo: olgamaria.soares24[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 16/09/2021 - 17:14:33

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 01/10/2021 - 14:16:46

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 07/10/2021 - 10:22:37

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • OLGA MARIA DE ARAUJO SOARES: De 23/08/2021 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
01/10/2021 - 14:15:27Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (LETICIA SILVA FERREIRA)
01/10/2021 - 14:16:46Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (ANA PAULA COELHO SILVA)
07/10/2021 - 10:22:37Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)
26/08/2024 - 14:42:00A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEEC de 'Registrado' para 'Finalizado'. (VANESSA THAIS FELIPE PIMENTEL BATISTA)
Autorização da Chefia

Não possui ou não foi definido(a)


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SIG-UFLA - Versão 1.84.0

Créditos