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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de AvaliaçõesAutorização da Chefia
Informações de Registro

Número de Registro: 143/2021

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Brincando e experimentando: a investigação científica com e para crianças

Programa de Extensão: FORMAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS

Resumo da Proposta:

O projeto tem como principal objetivo construir, ampliar e divulgar o conhecimento científico para e com as crianças do Colégio de Aplicação da UFLA- Núcleo de Educação da Infância (CAp Nedi/UFLA) usando experiências, interações e brincadeiras como ferramentas centrais. Além da atuação direta com as crianças, buscamos estabelecer um ciclo de formação e reflexão para a equipe do Colégio e demais interessados, visando contribuir para a construção de saberes científicos na Educação Infantil de forma envolvente e acessível.
Todos os resultados e descobertas do projeto serão apresentados e socializados para as crianças, suas famílias, os profissionais do CAp Nedi/UFLA e a comunidade em geral por meio de eventos e publicações, legitimando a ciência na primeira infância.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 0

Locais de Realização: Colégio de Aplicação da UFLA- Núcleo de Educação da Infância (CAp Nedi/UFLA)

Data de Início: 01/10/2021

Data de Término: 02/03/2026

Justificativa: Podemos observar que desde muito novas as crianças questionam e querem saber sobre tudo à sua volta: porque o céu é azul? Porque não posso voar? Como o macaco pula de galho em galho sem cair? Para onde a lua vai quando está de dia? Todas as cobras são venenosas? Porque eu tenho que me alimentar? São muitas perguntas que nos mostram o quanto elas estão ativas no mundo, querem e têm curiosidade em conhecê-lo. São grandes cientistas e fazem ciência! Elas sempre têm algo que querem pesquisar, conhecer, levantam hipóteses sobre suas questões e vão em busca de respostas. Pode causar um estranhamento quando falamos em ciência e conhecimento científico com crianças pequenas, em especial aquelas da educação infantil. Há ainda o imaginário de que elas não compreendem ou não dão conta de entender o universo que as cerca. Porém, com uma linguagem acessível e por meio da ludicidade, é possível partir do conhecimento e curiosidade que as crianças trazem e construir sólidos e importantes saberes relacionados ao mundo. Para, além disso, como afirma Mintz (2006, p.285) a divulgação científica voltada para as crianças, pode colaborar na “seleção e análise de informações dirigidas às crianças, assim como colaborar na construção de um conhecimento comprometido com valores educativos”. Assim as crianças matriculadas no Núcleo de Educação da Infância/Nedi pertencendo ao universo acadêmico da Ufla terão a oportunidade de articular os conhecimentos produzidos na Universidade com os conhecimentos que elas trazem e querem compreender.

Caracterização dos Beneficiários: Os beneficiários são as crianças e famílias atendidas no Colégio de Aplicação da UFLA- Núcleo de Educação da Infância (CAp Nedi/UFLA),bolsistas, voluntários e demais interessados na temática.

Objetivos:

Objetivo geral: construir e ampliar o conhecimento científico para as crianças atendidas no Colégio de Aplicação da UFLA- Núcleo de Educação da Infância (CAp Nedi/UFLA).
Objetivos específicos: Promover a curiosidade e o raciocínio das crianças, incentivando-as a formular perguntas, levantar hipóteses e buscar soluções para questões do cotidiano, utilizando a experimentação e a brincadeira como métodos de investigação científica.
Criar um diálogo ativo entre os conhecimentos científicos desenvolvidos nos cursos de graduação da UFLA e a prática pedagógica das (os) docentes do Colégio de Aplicação da UFLA- Núcleo de Educação da Infância (CAp Nedi/UFLA), a fim de enriquecer a abordagem da ciência na Educação Infantil e apoiar a formação continuada.

Metas: Para se alcançar os objetivos propostos, serão planejadas propostas em que por meio de brincadeiras, experiências e questionamentos, as crianças tenham a oportunidade de questionar e conhecer sobre diversos assuntos do cotidiano; utilizar os conhecimentos científicos construídos nos cursos de graduação da Ufla para auxiliar nas resoluções de questionamentos das crianças realizar leituras e estudos pertinente ao tema.

Fundamentação Teórica:

As crianças são e estão ativas no mundo nos envolvendo com suas observações, curiosidades e hipóteses que criam para tentar compreender o mundo a sua volta. Não há mais espaço para o imaginário de que a criança é um ser incapaz e que não compreende as questões a sua volta:
A criança é marcada pelo meio social no qual vive e também o marca. Esta é vista como um ser que sente e pensa o mundo de um jeito que lhe é peculiar, sendo capaz de construir o conhecimento na interação com o meio e com outras pessoas, de forma ativa, a partir da criação de hipóteses originais sobre o que deseja (ARCE, 2013, p.17).

A partir de características próprias do seu pensamento infantil, as crianças têm o que dizer sobre diferentes saberes e têm o direito ao conhecimento construído e sistematizado pela sociedade, valorizando suas experiências e curiosidades. Desde muito novas, elas estão interessadas por questões do cotidiano, sempre questionando e pesquisando algo. Os conhecimentos construídos nessa faixa etária podem perdurar por toda a vida do sujeito (ALDERSON, 2005). Dessa forma, as crianças precisam ter oportunidade de serem ouvidas em seus questionamentos e de participarem da construção de conhecimentos que são importantes para seu desenvolvimento integral.
Essa parceria entre meninas e meninos da educação infantil com os saberes construídos na universidade pode ser um instrumento para que elas construam um pensamento crítico e curioso para melhor entender diversas questões da sociedade:
A curiosidade está presente em toda a criança: alimenta os interesses e as perguntas; conduz a prestar atenção, a se experimentar em diferentes contextos, a buscar respostas. Mas, se não for nutrida e amparada, com o tempo tende a se dispersar. A experiência educativa pode agir sobre a curiosidade da criança para criar contextos adequados, capazes de favorecer a passagem de uma característica primordial das ações das crianças para a aquisição de uma atitude indagadora, isto é, de um estilo de aproximação das situações e das experiências apoiado pela motivação de aprender (MARTINI, 2020, p.47).

Essa atitude indagadora é importante não só para a educação infantil, mas também para os docentes que, assim como as crianças, são investigadores, curiosos, atentos e reflexivos sobre a própria prática pedagógica como bem defende Proença (2018):
O professor em constante processo de formação deveria manter a capacidade infantil de se encantar diante de eventuais descobertas e estranhar a ausência de respostas momentâneas para determinadas situações, convertendo-se em objetos de pesquisa e busca de novos conhecimentos (PROENÇA, 2018, p.24).

Nessa perspectiva, o projeto visa contribuir com a aproximação das crianças do saber científico e aos demais participantes a oportunidade de refletir sobre os conhecimentos sistematizados, em busca de uma educação que articula os conhecimentos da universidade com a vida dos sujeitos, proporcionando contribuições para as crianças, famílias, estudantes e demais envolvidos.

Metodologia: A organização das atividades e do conhecimento seguirá um ciclo contínuo de investigação e reflexão. O processo iniciará com o levantamento sistemático de questionamentos, dúvidas, interesses e curiosidades manifestados pelas crianças ou a partir da necessidade das docentes do CAp Nedi/UFLA. Com base nesse levantamento, a equipe realizará estudos e pesquisas aprofundadas a partir de textos e saberes científicos pertinentes ao tema, culminando na organização do planejamento de intervenção e propostas de ação lúdicas e experimentais. Em seguida, ocorrerá a aplicação das propostas, seguida pela avaliação rigorosa do planejamento e dos resultados obtidos. Finalmente, haverá a socialização dos resultados e descobertas para todos os envolvidos, reiniciando o ciclo de investigação a partir das novas dúvidas geradas. Além disso, serão realizadas reuniões com a equipe do projeto para que seja feita a organização e planejamento das atividades e estudos.

Impactos na Formação Discente: Os discentes, crianças ou estudantes da graduação, terão a oportunidade de construir e ampliar seus conhecimentos científicos e utilizá-los para resolver problemas e questões do dia a dia. O projeto poderá contribuir também para o incentivo da curiosidade, tornando a aprendizagem significativa relacionando o saber científico como algo relevante e importante para compreender diversas questões do mundo físico e social.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

O projeto articula a tríade universitária por meio de uma atuação conjunta e integrada:
Extensão: O projeto leva o conhecimento científico e as metodologias de investigação para as crianças e famílias do Colégio de Aplicação da UFLA- Núcleo de Educação da Infância (CAp Nedi/UFLA) e, por extensão, à comunidade de Lavras/MG, cumprindo o papel social da universidade. Promove a divulgação científica e a valorização da curiosidade infantil, estabelecendo um canal de comunicação entre a UFLA e a sociedade.
Pesquisa: O projeto utiliza a investigação como motor pedagógico, incentivando a curiosidade nas crianças e nas famílias. A avaliação, o registro e a análise das vivências geram dados e reflexões que podem se tornar artigos científicos, relatos e novos conhecimentos sobre a prática pedagógica na Educação Infantil.
Ensino: O ensino ocorre no encontro e na troca de saberes entre os graduandos da UFLA,
professores/as do CAp Nedi/UFLA e demais envolvidos. Os estudantes universitários (bolsistas e voluntários) desenvolvem e aprofundam seus conhecimentos acadêmicos (Ensino) para resolver os problemas e as questões levantadas pelas crianças. O projeto enriquece o currículo do CAp Nedi/UFLA, proporcionando às crianças uma aprendizagem significativa ao ligar a ciência à resolução de questões práticas do dia a dia, resolução de problemas e compreensão do mundo. Além disso, compreender a ciência como transformação social, reconhecendo como um empreendimento intelectual e suas inter-relações com a sociedade.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Os conhecimentos construídos pelas crianças na instituição escolar chegam até as famílias por meio de pesquisas, projetos, encontros, quando elas contam as novidades que aprenderam e levantam questionamentos que trazem a partir das interações com seus pares ou com a professora a partir das atividades realizadas na escola. Como impacto para a sociedade temos a valorização da curiosidade das crianças e a motivação por querer pesquisar e por conhecer coisas novas proporcionando o desenvolvimento integral das mesmas uma vez que terão instrumentos para resolver suas questões e problemas práticos. Assim, “divulgar ciência para crianças é envolvê-las desde cedo nesse mundo, iniciá-las na leitura da linguagem científica, incentivando-as a refletir, questionar, criticar, buscando ampliar e consolidar a divulgação científica” (BUENO, 2012, p. 59).

Resultados Esperados:

Espera-se com o projeto: Ampliação do Conhecimento Científico Infantil: Crianças do Colégio de Aplicação da UFLA- Núcleo de Educação da Infância (CAp Nedi/UFLA) com conhecimento científico construído e ampliado de maneira envolvente, reconhecendo-se como investigadoras ativas; Aumento significativo na curiosidade e na atitude indagadora das crianças, que se sentirão motivadas a pesquisar e resolver problemas práticos do cotidiano; Validação da criança como sujeito de direitos e protagonista no processo de construção de saberes, com suas dúvidas e hipóteses valorizadas; Estabelecimento de um diálogo entre os saberes acadêmicos (cursos de graduação da UFLA) e os conhecimentos prévios e curiosidades das crianças do CAp Nedi/UFLA; Geração de estudos teórico-metodológicos que contribuirão para a qualificação da prática pedagógica dos docentes do CAp Nedi/UFLA da cidade de Lavras-MG; Produção e apresentação de artigos científicos e/ou relatos de experiência em eventos de extensão e congressos (internos e
externos à UFLA), disseminando os resultados; Elaboração de materiais para a divulgação científica com e para as crianças e suas famílias; Promover momentos de divulgação científica (experiências e brincadeiras) com as crianças do CAp Nedi/UFLA e suas famílias, fortalecendo a parceria escola-comunidade.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Frequência de Propostas Científicas (Número de propostas de investigação científica desenvolvidas, garantindo o cumprimento das
metas estabelecidas); Elaborar uma taxa de articulação de conteúdo (Percentual de propostas que partem das dúvidas das crianças e que conseguem incorporar ou dialogar com conhecimentos científicos de referência (sejam eles da UFLA ou de outras fontes); Participação em Reuniões e Estudos: (Frequência de participação e engajamento dos bolsistas, voluntários e docentes nos espaços de reflexão e estudo teórico-metodológico). Produção de Conhecimento Acadêmico: Quantidade de artigos científicos e/ou relatos de
experiência submetidos ou publicados em anais de eventos, periódicos ou outras plataformas acadêmicas; Divulgação e Socialização (Número de produtos de divulgação científica criados e lançados Envolvimento Comunitário); Nível de participação das famílias e da comunidade nos momentos de socialização de resultados e nas propostas de divulgação científica promovidas pelo CAp Nedi/UFLA.

Cronograma: O projeto está previsto para ser realizado no CAp Nedi/UFLA, com um cronograma organizado em três trimestres anuais que cobrem desde a seleção de bolsistas e o estudo teórico (I Trimestre) até o desenvolvimento das propostas e materiais concretos (quando necessário), a organização da Semana “Grandes Cientistas do CAp Nedi/UFLA” (II Trimestre), e a avaliação final com a construção e apresentação de produtos acadêmicos e de divulgação (III Trimestre), quando houver.

Descrição Resumida: Esse é um projeto de extensão vinculado ao Programa de Extensão: Formação integral na educação infantil: articulação de saberes e práticas do Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras. Tem como objetivo construir, ampliar e divulgar o conhecimento científico para crianças meio de experiências, interações e brincadeiras, incentivando o diálogo das ciências com as crianças, a partir de suas dúvidas, interesses e saberes.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • AGATHA CRISTINY BOTELHO VIEIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 01/02/2024 - Término: 31/12/2024 - Vínculo: Inativo
  • Andresa Aparecida de Sales - Tipo: Voluntário - Início: 20/07/2023 - Término: 14/07/2023 - Vínculo: Inativo
  • Andresa Aparecida de Sales - Tipo: Voluntário - Início: 04/09/2023 - Término: 26/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • Bárbara Lacerda Titoneli - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • SAMARA VICTORIA SANTOS DE JESUS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2024 - Vínculo: Inativo
  • VERONICA RODRIGUES DA SILVA FRANÇA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2024 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • ADRIANA PRYSCILLA DUARTE DE MELO - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • APOLLIANE XAVIER MOREIRA DOS SANTOS - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LETÍCIA SILVA FERREIRA - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FRANCIANE SOUSA LADEIRA AIRES - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • DANUZA ROBERTA PEREIRA LIMA - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ELISANGELA BRUM CARDOSO XAVIER - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ANA PAULA COELHO SILVA - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • KATIA BATISTA MARTINS - Início: 24/05/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CRISTIANE ROQUE PEREIRA BOTELHO - Início: 16/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ADRIVANIA MARIA VALERIO HONORIO - Início: 16/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LIDIA GORIA VIANA - Início: 16/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • Rodrigo de Araújo Soares - Início: 01/10/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Maria Gabriela de Queiroz - Início: 01/10/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
01/03/202301/03/202409/02/2023 - 08:34:0507/03/2023 - 09:42:59
02/03/202402/03/202611/09/2024 - 14:13:3605/11/2024 - 11:39:37
03/03/202631/12/202614/10/2025 - 17:49:59Nenhuma

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: OLGA MARIA DE ARAUJO SOARES

Setor: COLÉGIO DE APLICAÇÃO - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA/CAP NEDI

E-mail Institucional: olga.soares[em]ufla.br

E-mail Alternativo: olgamaria.soares24[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 16/09/2021 - 17:14:33

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 01/10/2021 - 14:16:46

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 07/10/2021 - 10:22:37

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • OLGA MARIA DE ARAUJO SOARES: De 23/08/2021 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
01/10/2021 - 14:15:27Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (LETICIA SILVA FERREIRA)
01/10/2021 - 14:16:46Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (ANA PAULA COELHO SILVA)
07/10/2021 - 10:22:37Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)
26/08/2024 - 14:42:00A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEEC de 'Registrado' para 'Finalizado'. (VANESSA THAIS FELIPE PIMENTEL BATISTA)
Autorização da Chefia

Não possui ou não foi definido(a)


Universidade Federal de Lavras - UFLA

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Créditos