Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 143/2021
Título: Brincando e experimentando: a investigação científica com e para crianças
Programa de Extensão: FORMAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS
Resumo da Proposta:
O projeto tem como principal objetivo construir, ampliar e divulgar o conhecimento científico para e com as crianças do Colégio de Aplicação da UFLA- Núcleo de Educação da Infância (CAp Nedi/UFLA) usando experiências, interações e brincadeiras como ferramentas centrais. Além da atuação direta com as crianças, buscamos estabelecer um ciclo de formação e reflexão para a equipe do Colégio e demais interessados, visando contribuir para a construção de saberes científicos na Educação Infantil de forma envolvente e acessível. Todos os resultados e descobertas do projeto serão apresentados e socializados para as crianças, suas famílias, os profissionais do CAp Nedi/UFLA e a comunidade em geral por meio de eventos e publicações, legitimando a ciência na primeira infância.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 0
Locais de Realização: Colégio de Aplicação da UFLA- Núcleo de Educação da Infância (CAp Nedi/UFLA)
Data de Início: 01/10/2021
Data de Término: 02/03/2026
Justificativa: Podemos observar que desde muito novas as crianças questionam e querem saber sobre tudo à sua volta: porque o céu é azul? Porque não posso voar? Como o macaco pula de galho em galho sem cair? Para onde a lua vai quando está de dia? Todas as cobras são venenosas? Porque eu tenho que me alimentar? São muitas perguntas que nos mostram o quanto elas estão ativas no mundo, querem e têm curiosidade em conhecê-lo. São grandes cientistas e fazem ciência! Elas sempre têm algo que querem pesquisar, conhecer, levantam hipóteses sobre suas questões e vão em busca de respostas. Pode causar um estranhamento quando falamos em ciência e conhecimento científico com crianças pequenas, em especial aquelas da educação infantil. Há ainda o imaginário de que elas não compreendem ou não dão conta de entender o universo que as cerca. Porém, com uma linguagem acessível e por meio da ludicidade, é possível partir do conhecimento e curiosidade que as crianças trazem e construir sólidos e importantes saberes relacionados ao mundo. Para, além disso, como afirma Mintz (2006, p.285) a divulgação científica voltada para as crianças, pode colaborar na “seleção e análise de informações dirigidas às crianças, assim como colaborar na construção de um conhecimento comprometido com valores educativos”. Assim as crianças matriculadas no Núcleo de Educação da Infância/Nedi pertencendo ao universo acadêmico da Ufla terão a oportunidade de articular os conhecimentos produzidos na Universidade com os conhecimentos que elas trazem e querem compreender.
Caracterização dos Beneficiários: Os beneficiários são as crianças e famílias atendidas no Colégio de Aplicação da UFLA- Núcleo de Educação da Infância (CAp Nedi/UFLA),bolsistas, voluntários e demais interessados na temática.
Objetivos:
Objetivo geral: construir e ampliar o conhecimento científico para as crianças atendidas no Colégio de Aplicação da UFLA- Núcleo de Educação da Infância (CAp Nedi/UFLA). Objetivos específicos: Promover a curiosidade e o raciocínio das crianças, incentivando-as a formular perguntas, levantar hipóteses e buscar soluções para questões do cotidiano, utilizando a experimentação e a brincadeira como métodos de investigação científica. Criar um diálogo ativo entre os conhecimentos científicos desenvolvidos nos cursos de graduação da UFLA e a prática pedagógica das (os) docentes do Colégio de Aplicação da UFLA- Núcleo de Educação da Infância (CAp Nedi/UFLA), a fim de enriquecer a abordagem da ciência na Educação Infantil e apoiar a formação continuada.
Metas: Para se alcançar os objetivos propostos, serão planejadas propostas em que por meio de brincadeiras, experiências e questionamentos, as crianças tenham a oportunidade de questionar e conhecer sobre diversos assuntos do cotidiano; utilizar os conhecimentos científicos construídos nos cursos de graduação da Ufla para auxiliar nas resoluções de questionamentos das crianças realizar leituras e estudos pertinente ao tema.
Fundamentação Teórica:
As crianças são e estão ativas no mundo nos envolvendo com suas observações, curiosidades e hipóteses que criam para tentar compreender o mundo a sua volta. Não há mais espaço para o imaginário de que a criança é um ser incapaz e que não compreende as questões a sua volta: A criança é marcada pelo meio social no qual vive e também o marca. Esta é vista como um ser que sente e pensa o mundo de um jeito que lhe é peculiar, sendo capaz de construir o conhecimento na interação com o meio e com outras pessoas, de forma ativa, a partir da criação de hipóteses originais sobre o que deseja (ARCE, 2013, p.17). A partir de características próprias do seu pensamento infantil, as crianças têm o que dizer sobre diferentes saberes e têm o direito ao conhecimento construído e sistematizado pela sociedade, valorizando suas experiências e curiosidades. Desde muito novas, elas estão interessadas por questões do cotidiano, sempre questionando e pesquisando algo. Os conhecimentos construídos nessa faixa etária podem perdurar por toda a vida do sujeito (ALDERSON, 2005). Dessa forma, as crianças precisam ter oportunidade de serem ouvidas em seus questionamentos e de participarem da construção de conhecimentos que são importantes para seu desenvolvimento integral. Essa parceria entre meninas e meninos da educação infantil com os saberes construídos na universidade pode ser um instrumento para que elas construam um pensamento crítico e curioso para melhor entender diversas questões da sociedade: A curiosidade está presente em toda a criança: alimenta os interesses e as perguntas; conduz a prestar atenção, a se experimentar em diferentes contextos, a buscar respostas. Mas, se não for nutrida e amparada, com o tempo tende a se dispersar. A experiência educativa pode agir sobre a curiosidade da criança para criar contextos adequados, capazes de favorecer a passagem de uma característica primordial das ações das crianças para a aquisição de uma atitude indagadora, isto é, de um estilo de aproximação das situações e das experiências apoiado pela motivação de aprender (MARTINI, 2020, p.47). Essa atitude indagadora é importante não só para a educação infantil, mas também para os docentes que, assim como as crianças, são investigadores, curiosos, atentos e reflexivos sobre a própria prática pedagógica como bem defende Proença (2018): O professor em constante processo de formação deveria manter a capacidade infantil de se encantar diante de eventuais descobertas e estranhar a ausência de respostas momentâneas para determinadas situações, convertendo-se em objetos de pesquisa e busca de novos conhecimentos (PROENÇA, 2018, p.24). Nessa perspectiva, o projeto visa contribuir com a aproximação das crianças do saber científico e aos demais participantes a oportunidade de refletir sobre os conhecimentos sistematizados, em busca de uma educação que articula os conhecimentos da universidade com a vida dos sujeitos, proporcionando contribuições para as crianças, famílias, estudantes e demais envolvidos.
Metodologia: A organização das atividades e do conhecimento seguirá um ciclo contínuo de investigação e reflexão. O processo iniciará com o levantamento sistemático de questionamentos, dúvidas, interesses e curiosidades manifestados pelas crianças ou a partir da necessidade das docentes do CAp Nedi/UFLA. Com base nesse levantamento, a equipe realizará estudos e pesquisas aprofundadas a partir de textos e saberes científicos pertinentes ao tema, culminando na organização do planejamento de intervenção e propostas de ação lúdicas e experimentais. Em seguida, ocorrerá a aplicação das propostas, seguida pela avaliação rigorosa do planejamento e dos resultados obtidos. Finalmente, haverá a socialização dos resultados e descobertas para todos os envolvidos, reiniciando o ciclo de investigação a partir das novas dúvidas geradas. Além disso, serão realizadas reuniões com a equipe do projeto para que seja feita a organização e planejamento das atividades e estudos.
Impactos na Formação Discente: Os discentes, crianças ou estudantes da graduação, terão a oportunidade de construir e ampliar seus conhecimentos científicos e utilizá-los para resolver problemas e questões do dia a dia. O projeto poderá contribuir também para o incentivo da curiosidade, tornando a aprendizagem significativa relacionando o saber científico como algo relevante e importante para compreender diversas questões do mundo físico e social.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
O projeto articula a tríade universitária por meio de uma atuação conjunta e integrada: Extensão: O projeto leva o conhecimento científico e as metodologias de investigação para as crianças e famílias do Colégio de Aplicação da UFLA- Núcleo de Educação da Infância (CAp Nedi/UFLA) e, por extensão, à comunidade de Lavras/MG, cumprindo o papel social da universidade. Promove a divulgação científica e a valorização da curiosidade infantil, estabelecendo um canal de comunicação entre a UFLA e a sociedade. Pesquisa: O projeto utiliza a investigação como motor pedagógico, incentivando a curiosidade nas crianças e nas famílias. A avaliação, o registro e a análise das vivências geram dados e reflexões que podem se tornar artigos científicos, relatos e novos conhecimentos sobre a prática pedagógica na Educação Infantil. Ensino: O ensino ocorre no encontro e na troca de saberes entre os graduandos da UFLA, professores/as do CAp Nedi/UFLA e demais envolvidos. Os estudantes universitários (bolsistas e voluntários) desenvolvem e aprofundam seus conhecimentos acadêmicos (Ensino) para resolver os problemas e as questões levantadas pelas crianças. O projeto enriquece o currículo do CAp Nedi/UFLA, proporcionando às crianças uma aprendizagem significativa ao ligar a ciência à resolução de questões práticas do dia a dia, resolução de problemas e compreensão do mundo. Além disso, compreender a ciência como transformação social, reconhecendo como um empreendimento intelectual e suas inter-relações com a sociedade.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Os conhecimentos construídos pelas crianças na instituição escolar chegam até as famílias por meio de pesquisas, projetos, encontros, quando elas contam as novidades que aprenderam e levantam questionamentos que trazem a partir das interações com seus pares ou com a professora a partir das atividades realizadas na escola. Como impacto para a sociedade temos a valorização da curiosidade das crianças e a motivação por querer pesquisar e por conhecer coisas novas proporcionando o desenvolvimento integral das mesmas uma vez que terão instrumentos para resolver suas questões e problemas práticos. Assim, “divulgar ciência para crianças é envolvê-las desde cedo nesse mundo, iniciá-las na leitura da linguagem científica, incentivando-as a refletir, questionar, criticar, buscando ampliar e consolidar a divulgação científica” (BUENO, 2012, p. 59).
Resultados Esperados:
Espera-se com o projeto: Ampliação do Conhecimento Científico Infantil: Crianças do Colégio de Aplicação da UFLA- Núcleo de Educação da Infância (CAp Nedi/UFLA) com conhecimento científico construído e ampliado de maneira envolvente, reconhecendo-se como investigadoras ativas; Aumento significativo na curiosidade e na atitude indagadora das crianças, que se sentirão motivadas a pesquisar e resolver problemas práticos do cotidiano; Validação da criança como sujeito de direitos e protagonista no processo de construção de saberes, com suas dúvidas e hipóteses valorizadas; Estabelecimento de um diálogo entre os saberes acadêmicos (cursos de graduação da UFLA) e os conhecimentos prévios e curiosidades das crianças do CAp Nedi/UFLA; Geração de estudos teórico-metodológicos que contribuirão para a qualificação da prática pedagógica dos docentes do CAp Nedi/UFLA da cidade de Lavras-MG; Produção e apresentação de artigos científicos e/ou relatos de experiência em eventos de extensão e congressos (internos e externos à UFLA), disseminando os resultados; Elaboração de materiais para a divulgação científica com e para as crianças e suas famílias; Promover momentos de divulgação científica (experiências e brincadeiras) com as crianças do CAp Nedi/UFLA e suas famílias, fortalecendo a parceria escola-comunidade.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Frequência de Propostas Científicas (Número de propostas de investigação científica desenvolvidas, garantindo o cumprimento das metas estabelecidas); Elaborar uma taxa de articulação de conteúdo (Percentual de propostas que partem das dúvidas das crianças e que conseguem incorporar ou dialogar com conhecimentos científicos de referência (sejam eles da UFLA ou de outras fontes); Participação em Reuniões e Estudos: (Frequência de participação e engajamento dos bolsistas, voluntários e docentes nos espaços de reflexão e estudo teórico-metodológico). Produção de Conhecimento Acadêmico: Quantidade de artigos científicos e/ou relatos de experiência submetidos ou publicados em anais de eventos, periódicos ou outras plataformas acadêmicas; Divulgação e Socialização (Número de produtos de divulgação científica criados e lançados Envolvimento Comunitário); Nível de participação das famílias e da comunidade nos momentos de socialização de resultados e nas propostas de divulgação científica promovidas pelo CAp Nedi/UFLA.
Cronograma: O projeto está previsto para ser realizado no CAp Nedi/UFLA, com um cronograma organizado em três trimestres anuais que cobrem desde a seleção de bolsistas e o estudo teórico (I Trimestre) até o desenvolvimento das propostas e materiais concretos (quando necessário), a organização da Semana “Grandes Cientistas do CAp Nedi/UFLA” (II Trimestre), e a avaliação final com a construção e apresentação de produtos acadêmicos e de divulgação (III Trimestre), quando houver.
Descrição Resumida: Esse é um projeto de extensão vinculado ao Programa de Extensão: Formação integral na educação infantil: articulação de saberes e práticas do Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras. Tem como objetivo construir, ampliar e divulgar o conhecimento científico para crianças meio de experiências, interações e brincadeiras, incentivando o diálogo das ciências com as crianças, a partir de suas dúvidas, interesses e saberes.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: OLGA MARIA DE ARAUJO SOARES
Setor: COLÉGIO DE APLICAÇÃO - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA/CAP NEDI
E-mail Institucional: olga.soaresufla.br
E-mail Alternativo: olgamaria.soares24gmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 16/09/2021 - 17:14:33
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 01/10/2021 - 14:16:46
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 07/10/2021 - 10:22:37
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.95.10
Créditos