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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de AvaliaçõesAutorização da Chefia
Informações de Registro

Número de Registro: 12/2022

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Escola e Famílias: saberes e práticas em diálogo

Programa de Extensão: FORMAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS

Resumo da Proposta: O presente projeto visa dar continuidade ao "Escola de Famílias: saberes escolares e práticas familiares, uma relação possível", porém com um novo título, por compreendermos que família e escola possuem saberes e práticas que lhes são específicas e que juntos podem dialogar rumo à formação integral de nossas crianças. Assim como no projeto anterior, a proposta busca fortalecer a relação do Nedi com as famílias das crianças matriculadas na instituição, por meio de 9 encontros mensais em que serão discutidos temas relevantes para a educação das crianças. Esses encontros se darão na perspectiva de um movimento dialógico de construção de um projeto coletivo de educação em que escola e família se formam para se fortalecerem no cumprimento de seus papéis.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 200

Locais de Realização: As atividades desenvolvidas pelo projeto integrante desta proposta serão executadas no Núcleo de Educação da Infância (NEDI), localizado no Campus Histórico da Universidade Federal de Lavras, e também nos espaços da instituição destinados a eventos e reuniões, dependendo de agendamentos prévios e disponibilidade de locais quando da realização dos encontros. No entanto, diante do atual cenário mundial causado pelo novo coronavírus, considera-se que os encontros com as famílias ocorrerão por meio de plataformas digitais, até que seja possível a retomada de encontros de forma segura.

Data de Início: 01/03/2022

Data de Término: 27/08/2026

Justificativa: A família é a primeira instituição em que a criança faz parte e é nela que que recebe todos os cuidados e atenção necessários para o seu desenvolvimento social, motor, psicológico e afetivo. Por outro lado, a educação infantil como 1ª etapa da educação básica tem também como objetivo o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos contemplando a ação da família e da comunidade (art.29, LDB/96), assim é importante que haja uma parceria entre a escola e a família na construção de um caminho que favoreça a aprendizagem significativa da criança. Vale ressaltar que a escola e a família, têm papéis diferentes na educação das crianças, porém é preciso o diálogo a fim de promover práticas que ajudem tanto a escola quanto a família a lidar com questões e necessidades das crianças. Para ilustrar tal questão, a professora e pesquisadora Sílvia Helena Vieira Cruz (2016) ao falar das expectativas que as famílias e escola tem em relação à aprendizagem da leitura e escrita na educação infantil afirma que “Entender as expectativas da instituição e das famílias em relação à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil é fundamental para analisar as convergências e divergências destas com o que é proposto às crianças na Educação Infantil e estabelecer um diálogo profícuo em relação a esse tema. (MEC/SEB, 2016, p. 16) Neste sentido, esse projeto se justifica na tentativa de possibilitar um diálogo entre o Nedi e as famílias das crianças discutindo temas que são relevantes para o desenvolvimento integral delas e que possam auxiliar família e escola a repensarem suas práticas de educação e construir coletivamente um projeto de educação numa ajuda mútua e respeitosa. Dado esse contexto, o projeto irá possibilitar o encontro entre famílias e equipe de gestão e professoras do Nedi para estudarem e refletirem questões que visam a qualidade do trabalho educacional do Nedi, no fortalecimento da relação com as famílias.

Caracterização dos Beneficiários:

As ações do presente projeto de extensão deverão ter foco na formação das crianças matriculadas no Núcleo de Educação da Infância – Nedi. Também impactarão na formação das famílias, que compõe a comunidade externa, uma vez que para a sua execução é necessário seu envolvimento e parceria para o atendimento dos objetivos elencados no projeto.
Os estudantes de graduação atuarão no projeto colocando em prática as teorias estudadas nos seus respectivos cursos, e também levarão para os encontros questões relativas à sua prática nas ações com as crianças, famílias e professoras que atuam do Nedi.

Objetivos: Proporcionar encontros mensais com as famílias das crianças matriculadas no Nedi para a discussão de temas relevantes à educação infantil. Criar estratégias para o fortalecimento das ações pedagógicas da instituição, levando em consideração as especificidades das crianças da educação infantil. Estimular a parceria entre família e escola visando o estreitamento da relação e a participação da família nos processos de formação de suas filhas (os).

Metas: Nossas metas visam promover um grande impacto social uma vez que, serão realizados com as famílias das crianças matriculadas no Nedi encontros de formação que possibilitarão o fortalecimento do ensino numa visão integral de desenvolvimento.

Fundamentação Teórica: A família é o primeiro contexto de educação e cuidado que a criança tem, é nela que, por meio dos cuidados afetivos, a criança constrói significações para o seu mundo. Quando a criança entra para a instituição de Educação Infantil é necessário que haja uma reflexão e integração das ações e projetos entre escola e família. Nesse sentido, é essencial que a parceria entre a família e a escola, no que diz respeito à permanência das crianças na Educação Infantil, seja dialógica para que as práticas educativas não sejam fragmentadas. O parecer nº20/2009 das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil dispõe que “o trabalho com as famílias requer que as equipes de educadores as compreendam como parceiras, reconhecendo-as como criadoras de diferentes ambientes e papéis para seus membros, que estão em constante processo de modificação de seus saberes, fazeres e valores em relação a uma série de pontos, dentre eles o cuidado e a educação dos filhos”(p.13). Isto posto, é importante que se estabeleça uma relação de confiança entre a escola e a família para que possam juntas construir um projeto educativo que realmente promova o desenvolvimento das crianças. A escola que compreende o papel importante que a família tem na formação das crianças e estabelece uma relação de parceria, promove propostas de situações em que a instituição educacional pode contribuir para a formação de pais/mães ou responsáveis e crianças. É neste viés que se faz importante pensarmos sobre a responsabilidade de uma educação compartilhada e bem definida, e sobre as contribuições que as instituições (família e escola) podem proporcionar às crianças. Complementando essa reflexão, é relevante salientar que a Base Nacional Curricular Comum Curricular (BNCC) no que se refere à Educação Infantil, aborda a importância do cuidar e do educar como algo indissociável e a relação da família e escola neste aspecto: “Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação. Nessa direção, e para potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, a prática do diálogo e o compartilhamento de responsabilidades entre a instituição de Educação Infantil e a família são essenciais” (p.36-37).

Metodologia: Este projeto se pauta na realização de reuniões mensais envolvendo a equipe gestora e de professoras do Nedi com as famílias das crianças matriculadas na instituição. Serão realizados 9 encontros no período de vigência do projeto em que serão tratados temas pertinentes à educação das crianças. Estes temas serão discutidos por meio de roda de conversa reflexiva e dialógica entre os participantes, sempre coordenado por uma professora do Nedi. A avaliação se dará em forma processual mediante reflexão dos participantes ao final de cada encontro e redimensionamento das ações e metodologia, caso seja necessário.

Impactos na Formação Discente:

As atividades promovidas pelo presente projeto acrescentarão à formação das/os estudantes envolvidos não somente pelas ações que serão desempenhadas na prática com as crianças do Nedi e famílias, mas também pela oportunidade de articularem estas ações com as teorias estudadas na graduação.
A relação com as famílias das crianças matriculadas no Nedi, comunidade externa atendida pelo projeto, possibilitará aos discentes o contato com pessoas de diferentes realidades sociais, com estilos de vida diferentes e visões diferenciadas em relação aos temas abordados, propiciando um trabalho educativo interdisciplinar na construção de novos hábitos e maneiras de pensar e agir.
Desta forma, as atividades do projeto impactam positivamente na formação dos estudantes pelos estudos que serão realizados, pela troca de saberes entre os participantes dos projetos, pela troca de experiências entre orientadores, professores, crianças e famílias e também pela formação continuada e articulada com os diferentes campos do saber, na busca por uma educação transformadora e integral para as crianças matriculadas no Nedi.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Considera-se que este projeto possui ampla relação com o ensino, a pesquisa e a extensão. Mediante as práticas de pesquisas das professoras propositoras dos encontros, as temáticas abordadas buscarão desenvolver melhores formas de promovermos (família e escola) uma educação pautada na construção de saberes necessários à formação das crianças matriculadas em nossa instituição. Consequentemente, o ensino promovido pela instituição e famílias se fortalecerá, de forma que a educação das crianças, objetivo maior de nossas ações, ocorrerá da melhor maneira possível, visando à formação integral dos sujeitos das ações educacionais. A extensão se fará evidente quando a escola promover a partilha de saberes científicos junto às famílias, por meio de importantes reflexões sobre o processo educacional e a melhor maneira de alcançarmos uma educação voltada para as especificidades de nossas crianças.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

O Nedi é uma instituição pública de educação infantil que atende crianças de 3 a 5 anos de idade, selecionadas por meio de sorteio público. Desta forma, as crianças atendidas vêm de diferentes bairros de Lavras, diferentes classes sociais e com formação cultural diversa. O Nedi se configura como um espaço propício para que profissionais, estudantes de graduação possam desenvolver na materialidade da Educação infantil projetos e atividades que contribuam para a formação docente e acadêmica, na tentativa de realizar uma educação de qualidade.
A relação com a família das crianças possibilitará aos professores do Nedi, professores de graduação, estudantes de graduação, técnicos administrativos, todos envolvidos no presente projeto, uma rica troca de experiências, aproximando a comunidade acadêmica às pessoas de diferentes classes sociais, de forma a contribuir para a formação integral das crianças e também para a ampliação do universo social e cultural de todos.

Resultados Esperados:

Como resultados espera-se que os reflexos das ações da presente proposta alcancem todas/os as/os envolvidas/os. Espera-se que ao final do processo as crianças possam evidenciar características de um desenvolvimento pleno, uma vez que estarão sendo integrantes de uma educação comprometida com suas reais necessidades. Quanto às famílias, as expectativas são de que conheçam as características da aprendizagem e desenvolvimento infantil, além de compreenderem as ações de uma instituição de
educação infantil e sua importância no processo educacional de suas filhas e filhos. Como resultados para a escola, estima- se que essa possa não só aprimorar suas práticas educacionais por meio de ações coletivas e construídas junto às famílias, como também conhecer mais sobre os anseios, particularidades e conhecimentos daquelas.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Em um período a ser determinado pela equipe organizadora do projeto (semanalmente ou quinzenalmente), haverá reuniões de encaminhamentos entre professoras/es e estudantes/bolsistas, a fim de determinarmos prazos, conteúdos, objetivos, estratégias, etc.
Ao final de cada semestre letivo serão propostas escritas de relatos dos encontros, evidenciando as contribuições do projeto para a formação da escola em parceria com as famílias, além de demonstrar a importância e necessidade da troca de saberes e experiências entre os discentes de nossa universidade.
Espera-se também promover a divulgação do trabalho em eventos científicos internos e externos à UFLA.

Cronograma:

Planejamento das atividades - 01 e 02/2023
Realização do primeiro encontro – 04/2023
Processo de reflexão, avaliação, encaminhamentos e planejamento para o próximo encontro – após o encontro de 04/2023
Realização do segundo encontro – 05/2023
Processo de reflexão, avaliação, encaminhamentos e planejamento para o próximo encontro – após o encontro de 05/2023
Realização do terceiro encontro – 06/2023
Processo de reflexão, avaliação, encaminhamentos e planejamento para o próximo encontro – após o encontro de 06/2023
Realização do quarto encontro – 07/2023
Processo de reflexão, avaliação, encaminhamentos e planejamento para o próximo encontro – após encontro de 07/2023
Realização do quinto encontro – 08/2023
Processo de reflexão, avaliação, encaminhamentos e planejamento para o próximo encontro – após o encontro de 08/2023
Realização do sexto encontro – 09/2023
Processo de reflexão, avaliação, encaminhamentos e planejamento para o próximo encontro – após o encontro de 09/2023
Realização do sétimo encontro – 10/2023
Processo de reflexão, avaliação, encaminhamentos e planejamento para o próximo encontro – após o encontro de 10/2023
Realização do oitavo encontro - 11/2023
Processo de reflexão, avaliação, encaminhamentos e planejamento para o próximo encontro – após o encontro de 11/2023
Realização do nono encontro – 12/2023
Reflexão sobre os saberes adquiridos e construção de relatórios e trabalhos para apresentação em eventos de extensão internos e externos à UFLA – 12/2023
Processo de encerramento das atividades, reflexão sobre os saberes adquiridos e produção científica – 01/2024
Planejamento das atividades - 02/2024
Realização do primeiro encontro – 03/2024

Descrição Resumida: O projeto tem como objetivo aproximar da instituição as famílias das crianças matriculadas no NEDI, promovendo por meio de encontros mensais, a reflexão de assuntos relacionados à educação integral de nossas crianças.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ANA MARIA SIMÕES DO NASCIMENTO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • ANA MARIA SIMÕES DO NASCIMENTO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2024 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • ANA PAULA COELHO SILVA - Início: 01/03/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ELISANGELA BRUM CARDOSO XAVIER - Início: 01/03/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ADRIANA PRYSCILLA DUARTE DE MELO - Início: 01/03/2022 - Término: 01/01/2023 - Vínculo: Inativo
  • CRISTIANE ROQUE PEREIRA BOTELHO - Início: 28/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ADRIVANIA MARIA VALERIO HONORIO - Início: 28/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LIDIA GORIA VIANA - Início: 28/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • APOLLIANE XAVIER MOREIRA DOS SANTOS - Início: 28/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • DANUZA ROBERTA PEREIRA LIMA - Início: 28/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • OLGA MARIA DE ARAUJO SOARES - Início: 28/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • KATIA BATISTA MARTINS - Início: 28/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FRANCIANE SOUSA LADEIRA AIRES - Início: 28/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ADRIANA PRYSCILLA DUARTE DE MELO - Início: 28/02/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • Kerolaine - Início: 01/03/2022 - Término: 01/01/2023 - Vínculo: Inativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
27/08/202427/08/202610/09/2024 - 21:46:5931/03/2025 - 15:21:33

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: LETÍCIA SILVA FERREIRA

Setor: COLÉGIO DE APLICAÇÃO - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA/CAP NEDI

E-mail Institucional: leticiaferreira[em]ufla.br

E-mail Alternativo: leticiaas1982[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 03/03/2022 - 15:25:53

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 09/03/2022 - 08:25:49

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 24/03/2022 - 08:39:17

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • LETÍCIA SILVA FERREIRA: De 01/03/2022 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
03/03/2022 - 15:49:19Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (LETICIA SILVA FERREIRA)
09/03/2022 - 08:25:49Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (LETICIA SILVA FERREIRA)
24/03/2022 - 08:39:17Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)
26/08/2024 - 14:43:39A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEEC de 'Registrado' para 'Finalizado'. (VANESSA THAIS FELIPE PIMENTEL BATISTA)
Autorização da Chefia

Não possui ou não foi definido(a)


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