Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 32/2022
Título: Centro Regional de Iniciação ao Atletismo – CRIA Lavras Atletismo
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (CRIA Lavras Atletismo) criado em 2008, tem o objetivo de utilizar o esporte, com a modalidade do atletismo, para a inserção de crianças e jovens no meio acadêmico. A intenção básica é que a Universidade passe a ser um ambiente possível e desejável, possibilitando aos participantes de baixa renda econômica, uma oportunidade de mudança, com a criação de ambições educacionais, culturais e socioeconômicas, através de estímulos para a melhora da autoestima e crítica social. Lavras é uma cidade com desigualdades sócio econômico gritantes, a base de sustentação das famílias é estimulada pela comunidade da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Sabendo dessa importância, o CRIA tem como objetivo inserir a UFLA na vida dos jovens em situação de vulnerabilidade bem como de suas famílias. Com 4 a 6 sessões de atividades semanais, os participantes foram então subdivididos em pequerruchos (até 10 anos), iniciantes (até 13 anos), intermediários (até 15 anos) e avançados (+ 15 anos), com atividades de atletismo, dança, lutas, esportes coletivos e jogos pré-desportivos para os mais jovens. Além disso, há sessões de atividades culturais, leitura e aulas de complementação nas disciplinas da área de exatas/biológicas. Atualmente, o CRIA é integrado por participantes da cidade de Lavras na UFLA e em unidades descentralizadas, sendo totalmente gratuito. O projeto é uma referência estadual e nacional de prática esportiva. A equipe competitiva do projeto tornou-se um modelo de formato esportivo para jovens e desporto universitário no Brasil. Além disso, é um dos principais grupos de detecção e seleção de talentos nas categorias de base, com títulos nacionais e internacionais em competições federativas e escolares.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: Associação Fernando Roberto de Oliveira – AFRO (estamos encaminhando com o convênio, não sei se é necessário colocá-la), Prefeitura Municipal de Lavras (vamos inclui-la no mesmo convênio anterior)
Número Estimado de Participantes: 100
Locais de Realização: O projeto tem como sede a UFLA, com base/sede no Departamento de Educação Física (DEF). No mesmo, as atividades de atletismo são realizadas na pista oficial de atletismo sintética, na pista oficial de saibro e nos dois ginásios de esportes do DEF. As atividades de treinamento complementares acontecem na sala de musculação e sala de lutas do DEF. Nas escolas são utilizadas as quadras esportivas.
Data de Início: 17/10/2012
Data de Término: 12/10/2025
Justificativa: A principal vertente do CRIA é utilizar o esporte como meio para a inserção de jovens de áreas de risco social no ambiente universitário, sendo que, desde 2012, tivemos mais de trinta e cinco atletas aprovados no vestibular ou transferidos para a UFLA ou outras instituições de ensino pelo país. Além disso, o Brasil sempre foi deficiente e peca no tocante ao esporte universitário, sendo que a abordagem do CRIA é uma das alternativas atraentes para a alteração do perfil atual do esporte universitário em nosso país. A UFLA sempre foi uma referência para a Lavras e região, e durante muito tempo houve um distanciamento das comunidades mais carentes dela, o que vem sendo alterado nos últimos tempos. Na região, são encontrados muitos jovens que desconhecem as possibilidades que a UFLA permite em termos de cursos e possibilidade de ingresso, sendo que, atualmente, é crescente a preocupação popular no tocante às políticas inclusivas, sendo o CRIA Lavras um êxito reconhecido regional e nacionalmente. Nos arredores da UFLA temos bairros com milhares de famílias provenientes do Programa Minha Casa Minha Vida. Além desta realidade, temos um grande grupo do Bairro Cruzeiro do Sul, regiões de alta periculosidade para os mais jovens e com grande inserção de problemas de drogas e crimes diversos.
Caracterização dos Beneficiários: Vários participantes foram oriundosforam oriundos dos projetos como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, a maioria tem a mãe como única mantenedora da casa e maioria vivem em áreas de tráfico de drogas. O projeto proporciona aos participantes de baixa renda econômica, uma oportunidade de mudança, com a criação de ambições educacionais, culturais e socioeconômicas, através de estímulos para a melhora da autoestima e crítica social. O CRIA abrange todas as etnias e gêneros, com maior número de negroides e meninas. Os participantes entram a partir dos sete anos no projeto podendo participar até a idade adulta, a partir da entrada na Universidade. A maior parte das famílias (71%) é comandada pelas mães e as famílias possuem 4,1 pessoas, em média, com idade media de de 13,1 anos. O nível de escolaridade prevalente é o fundamental (74%), com 97,3 % de escolas públicas.
Objetivos: O objetivo principal do programa é utilizar o esporte para a inserção de crianças e jovens no meio acadêmico, a intenção básica é que a Universidade passe a ser um ambiente possível e desejável, possibilitando aos participantes de baixa renda econômica uma oportunidade de mudança, com o estímulo à criação de ambições educacionais, culturais e socioeconômicas, através de estímulos para a melhora da autoestima e crítica social.
Metas:
Estimular e inserir os participantes de diferentes níveis socioeconômicos no ensino superior, utilizando o esporte como instrumento; Estimular a prática do esporte entre jovens e adolescentes de Lavras e região; Promover a inclusão social de crianças e adolescentes pela prática regular do esporte; Detectar e selecionar talentos para a prática de atletismo de alto nível, visando as futuras representações nacionais e internacionais; Proporcionar a comunidade universitária infraestrutura que possa ser utilizada na prática do atletismo de formação e de alto rendimento; Promover a equipe de alto rendimento universitária de atletismo da UFLA;
Fundamentação Teórica:
Segundo a Lei número 9.615, de 24 de março de 1998, o esporte no Brasil pode ser apresentado para diferentes fins, bem como educacional, de formação, de participação e de alto rendimento o que já abrange uma gama bastante grande de participantes, ademais, há de se considerar a especificidade do esporte a se tratar, pois, é inevitável que características morfofuncionais afetem na prática esportiva independente do objetivo, seja pela performance ou pela motivação na prática diária. Por essa razão, o atletismo com sua característica é considerado um dos esportes mais inclusivos que existe porque há nele várias modalidades com diferentes características e abrange todos os participantes na sua especificidade. Tendo o conhecimento que o esporte é uma excelente ferramenta social, e nós seres humanos somos seres muito sociais, destaca-se a importância do esporte em suas funções como a integração entre os participantes, lazer e entretenimento, bem como a ascensão social o esporte como ferramenta, no nosso caso educacional. Nessa direção, o Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (CRIA Lavras Atletismo) criado em 2008, tem o objetivo de utilizar o esporte, com a modalidade do atletismo, para a inserção de crianças e jovens no meio acadêmico. A intenção básica é que a Universidade passe a ser um ambiente possível e desejável, possibilitando aos participantes de baixa renda econômica, uma oportunidade de mudança, com a criação de ambições educacionais, culturais e socioeconômicas, através de estímulos para a melhora da autoestima e crítica social. Lavras é uma cidade com desigualdades socioeconômicas gritantes, a base de sustentação das famílias é estimulada pela comunidade da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O CRIA Lavras Atletismo é uma referência estadual e nacional de prática esportiva, e nesse tempo de atuação, a equipe competitiva do projeto tornou-se um modelo de formato esportivo para jovens, e um dos principais grupos de detecção e seleção de talentos nas categorias de base do Brasil, com títulos nacionais e internacionais em competições federativas e escolares. Atualmente, como mais uma possibilidade de atração para esses jovens, há a equipe de rendimento da UFLA, a qual seus e suas participantes são referências para os mais jovens que ainda estão no caminho para o ingresso no ensino superior, e por tanto se tornam peças-chave para o sucesso do trabalho, são o futuro palpável.
Metodologia:
O Projeto e os universitários da UFLA são divididos em escolas públicas de Lavras, desenvolvendo atividades esportivas 2 ou 3 vezes na semana, com uma visita mensal à UFLA. Para os que praticantes da UFLA, 4 a 6 sessões de atividades semanais. Eles são subdivididos em quatro grupos: pequerruchos (até 10 anos), iniciantes (até 13 anos), intermediários (até 15 anos) e avançados (acima de 15 anos), com atividades de dança, lutas, esportes coletivos e jogos pré-desportivos para os mais jovens. Além disso, são incorporadas sessões de atividades culturais e aulas de complementação nas disciplinas das áreas de exatas/biológicas. São realizadas apresentações de atletas das equipes competitivas nas escolas/bairros onde o projeto está inserido, com a abertura para entrada de todos os membros das comunidades ao redor. Além disso, os pais e alunos/atletas respondem um questionário onde estão descritas atividades escolares e domésticas e o comportamento com relação ao respeito aos pais/responsáveis. O CRIA Lavras Atletismo é embasado pelo princípio da isonomia das oportunidades à todos os membros da sociedade, sendo que a Universidade Pública, enquanto formadora de pessoas, produtora e disseminadora de conhecimentos deve ser parceira constante de projetos educacionais, esportivos e socioculturais. Além disso, é sustentado pelos resultados recentemente obtidos, como o título de campeões brasileiros Sub-18, obtido em 2012 e a diminuição do número de reprovações dos jovens que frequentam as atividades da UFLA, com concomitante reconhecimento das famílias, comunidades e mídia lavrense, além dos títulos por equipes no masculino e feminino no Jogos Universitários Brasileiros de 2017, terceiro e segundo colocados, respectivamente, e nos Jogos de 2018, conquistado o segundo lugar com a equipe feminina da UFLA. O projeto está em vias de expansão para outras universidades federais mineiras, tendo sido implantado com muito êxito na Universidade Federal de Juiz de Fora. O projeto está desenvolvendo tecnologia social por ter uma metodologia reaplicável, de baixo custo em que podem ser utilizados materiais reaproveitáveis. É também sistematizado por ter regularidade de acontecimentos e é um sistema organizado. Um dos objetivos do CRIA é ser participativo trazendo a comunidade para o sistema do projeto. Além disso, necessita de mais de uma instituição para que possa ter uma boa realização e visa a apresentação de mais de um esporte para os jovens além de exigir que os jovens procurem bons resultados em outras disciplinas, por isso é considerado multi-institucional e multidisciplinar
Impactos na Formação Discente: O Discente terá a oportunidade de participar de todo o processo de formação esportiva, desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. Aprendendo uma metodologia de ensino que não visa apenas o desempenho esportivo, mas sim o esporte para a inserção de crianças e jovens no meio acadêmico, a intenção básica é que a Universidade passe a ser um ambiente possível e desejável, possibilitando aos participantes de baixa renda econômica uma oportunidade de mudança.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
Nesse projeto de extensão os alunos da graduação terão a oportunidade visualizar e experimentar na prática os conteúdos aprendidos nas disciplinas do curso, podendo ministrar aulas supervisionadas pelo professor responsável. As avaliações acontecem no decorrer do projeto, sendo essas realizadas por alunos e professores e supervisionadas pelo pesquisador principal. Os resultados gerados são utilizadas para trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. E o principal, são analisados e utilizados para acompanhar melhoria dos participantes no projeto.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto utilizará o esporte para a inserção de crianças e jovens no meio acadêmico, a intenção básica é que a Universidade passe a ser um ambiente possível e desejável, possibilitando aos participantes de baixa renda econômica uma oportunidade de mudança, com o estímulo à criação de ambições educacionais, culturais e socioeconômicas, através de estímulos para a melhora da autoestima e crítica social.
Resultados Esperados:
Inserção dos participantes em cursos do Ensino Superior; Difundir o projeto em diferentes regiões de Minas Gerais; A permanência destes jovens no projeto, com alta taxa de manutenção; Participantes talentosos, quando assim escolherem, tenham como continuar a prática deste esporte, com possibilidade de profissionalização em parceria com a formação de sua vida acadêmica; Aumento da quantidade de praticantes de atletismo de formação e alto rendimento na Universidade Federal de Lavras; Participação nos Jogos Universitários de Minas Gerais, Jogos Universitários Brasileiros, Universíade, Jogos Escolares de Minas Gerais, Jogos Escolares Brasileiros, Jogos Escolares da Juventude, Campeonatos Brasileiros e Estaduais das categorias de base, Troféu Brasil de Atletismo e Jogos Sul-Americanos; Ter periodicamente estagiários em formação para colaborar com a processo de ensino-aprendizagem dos mesmos, bem com acrescentar qualidade aos trabalhos já desenvolvidos.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: O projeto está desenvolvendo tecnologia social por ter uma metodologia reaplicável, de baixo custo em que podem ser utilizados materiais reaproveitáveis. É também sistematizado por ter regularidade de acontecimentos e é um sistema organizado. Um dos objetivos do CRIA é ser participativo trazendo a comunidade para o sistema do projeto. Além disso, necessita de mais de uma instituição para que possa ter uma boa realização e visa a apresentação de mais de um esporte para os jovens além de exigir que os jovens procurem bons resultados em outras disciplinas, por isso é considerado multi-institucional e multidisciplinar.
Cronograma: Nessa etapa do projeto deseja-se sedimentar os conceitos preconizados e aumentar a competitividade do mesmo em editais educacionais, culturais e esportivos. Existe a necessidade de expansão do projeto, com a seleção de talentos regionais e alojamento dos mesmos. Os mesmos serão selecionados em campings realizados na microrregião de Lavras e por indicações e detecção/seleção de talentos à partir de competições escolares e de base. O projeto tem a possibilidade de acolher alunos com deficiências e atende à suas necessidades especificas.
Descrição Resumida: O Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (CRIA Lavras Atletismo) tem o objetivo de utilizar o esporte, com a modalidade do atletismo, para a inserção de crianças e jovens no meio acadêmico. Sendo um dos principais grupos de detecção e seleção de talentos nas categorias de base, com títulos nacionais e internacionais em competições federativas e escolares.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: FRANCISCO DE ASSIS MANOEL
Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
E-mail Institucional: franciscomanoelufla.br
E-mail Alternativo: manoel-fahotmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 12/04/2022 - 15:22:09
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 25/04/2022 - 19:08:50
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 02/05/2022 - 10:54:10
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos