Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 49/2022
Título: Dança de salão inclusiva no contexto universitário
Programa de Extensão: PROGRAMA GESTÃO E ENSINO DE DANÇAS - PROGED
Resumo da Proposta: O projeto de dança de salão no contexto universitário da UFLA, conduzido pelo grupo Dança Compasso e Movimento, oferta as modalidades: Forró, Sertaneja, Samba e Dança Livre. O motivo de trabalhar a arte da dança no contexto universitário está na saúde física e mental. A dança desperta para a importância de praticar o respeito ao corpo, à mente e a liberdade de expressão. Outro motivo é a necessidade de fundamentar uma ação educativa que resulte na efetiva contribuição que a dança proporciona aos indivíduos. Além disso, o projeto visa o estímulo à memória, atenção, raciocínio, imaginação, criatividade, benefícios cardiovasculares; melhoria da expressão corporal; desinibição; autoconhecimento; melhoria na autoestima; estimula a circulação sanguínea; comunicação; melhoria da capacidade respiratória; noção espacial, consciência corporal, alegria; relações interpessoais, raciocínio abstrato; compreensão de culturas; redução da ansiedade e o estresse. Além de se preocupar e contribuir para com a saúde dos participantes das aulas, o grupo Dança Compasso e Movimento, que conduz o projeto, tem o intuito de expandir a dança de salão na cidade de Lavras e região, focando em melhorar a qualidade de vida das pessoas e buscar pessoas que gostem e queiram ensinar os ritmos da dança. A metodologia utilizada é a “participativa que prioriza a participação dos atores sociais e o diálogo”(Política Nacional de Extensão Universitária/elaborada pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras, p. 51). Palavras- chave: dança, inclusão e saúde
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: UFLA
Número Estimado de Participantes: 100
Locais de Realização: Centro de cultura
Data de Início: 06/06/2022
Data de Término: 31/12/2024
Justificativa: A dança de salão é prazerosa e pode ser adotada como atividade física, melhorando a disposição para as atividades do dia-a-dia e, proporcionando ao indivíduo força muscular, condicionamento físico, estética corporal e autoestima. O projeto atua diretamente no social, priorizando o ser humano e suas relações com o outro, com a música, com o espaço, com outras culturas e, com ele mesmo. A dança é uma área multidisciplinar e, que serve como prevenção de várias doenças mentais e físicas, como por exemplo, o Alzheimer.
Caracterização dos Beneficiários:
odem participar do projeto todas as pessoa interessadas na dança de salão, independência de características socioeconomicas, culturais e políticas. Os beneficiários fazem parte dos municípios da microrregião Alto Rio Grande em Minas Gerais, além dos específicos da UFLA. Os municípios são Lavras, Ribeirão Vermelho, Ijaci, Carrancas, Itutinga, Nepomuceno, Itumirim, Luminárias e Ingaí.
Objetivos: De forma geral é proporcionar aos discentes, funcionários, docentes da UFLA e também à comunidade de Lavras/MG, o contato com a dança e seus benefícios. Especificamente: Promover a inclusão e afetividade entre os participantes na universidade, na cidade ou em qualquer ambiente social. Sensibilizar os alunos quanto ao respeito mútuo, aos colegas do grupo, no ambiente de trabalho e em casa, por meio do desenvolvimento de atividades em grupo e também o contato físico. Estimular, a coordenação motora, a criatividade, musicalidade, o raciocínio para a improvisação perante um imprevisto, além de contribuir para a melhoria da saúde física e mental. Amenizar o nível do estresse e ansiedade, além de promover melhor qualidade de vida de todos os participantes, tanto na universidade quanto em outros ambientes sociais. Preparar também os alunos para apresentações em público nos eventuais festivais e eventos em geral promovidos pela instituição, podendo assim trabalhar a autoestima e gratificação dos alunos pelos trabalhos desenvolvidos em aula.
Metas:
Organizar continuamente as aulas de dança. Mapear os eventos para o semestre diagnosticando os problemas reais e planejando soluções de gestão de forma integrada. Promover o aprender em gestão de aulas de danças em casos reais, inicialmente capacitando os discentes bolsistas da UFLA e demais envolvidos. Promover o aprender dançar, inicialmente capacitando os discentes bolsistas da UFLA e demais envolvidos sobre metodologias participativa e Ativa. Medir sensações resultantes da dança relacionadas asaúde física e mental.
Fundamentação Teórica: De acordo com Gariba (2002), a dança melhora o autoconceito e a autoestima, combate o estresse, a depressão e, enriquece as relações interpessoais. (MAIA; SILVA, 2012; MARIA; GARIBA, 2002). A dança, como prática semanal, também contribui para a perda de peso e alívio da tensão segundo Barancelli e Pawlowytsch, Repertório, Salvador, 2016, p.273-282, afirmam que a dança, além de proporcionar uma melhora considerável no cognitivo, melhora também os relacionamentos interpessoais. Melhora a disposição nas atividades do dia-a-dia e, proporciona ao indivíduo que a pratica, força muscular e estética corporal, através dos movimentos realizados pela atividade. (SILVEIRA, 2013)
Metodologia: A metodologia aplicada é a participativa, que de acordo com Freire (1988), trabalha métodos e técnicas com perspectiva participativa e crítica, e que nada mais é do que uma ação educadora. Aplicando esta prática de Freire pode-se afirmar que o projeto de cultura/extensão é sempre desenvolvido com um conhecimento necessário para que haja a participação de todos: alunos, professores e coordenadora, e demais, na ação.
Impactos na Formação Discente: A extensão é uma atividade que contribui para com a academia considerando a educação, para com a produção de conhecimento e divulgação de informações e para a sociedade e para que haja uma interação entre universidade e sociedade. É importante que atividades de extensão façam parte das grades curriculares de cursos, no sentido de possibilitar aos alunos um ambiente de diálogo e troca de knowhow numa realidade de equipe.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
A primeira diretriz do Plano Nacional de Extensão diz respeito a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Ela “reafirma a Extensão Universitária como processo acadêmico. Nessa perspectiva, o suposto é que as ações de extensão adquirem maior efetividade se estiverem vinculadas ao processo de formação de pessoas (Ensino), que é o caso desse projeto e de geração de conhecimento (Pesquisa, que não se aplica a esse programa). No que se refere à relação Extensão e Ensino a diretriz de indissociabilidade coloca o estudante como protagonista de sua formação técnica. Diante disso, pode-se afirmar que esse projeto atende parcialmente a primeira diretriz do referido plano,ou seja, atende o que é possível no caso da cultura artística, o ensino e a extensão apenas.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
O presente projeto, considerando sua contribuição e sua dinâmica de melhoria continua, impacta em questões social, econômica e ambiental quando contribui para a organização do aprendizado sobre gestão e ensino de dança dentro e fora da UFLA. O impacto no âmbito social pode ser sobre a saúde de quem exercita dança, a socialização, a gestão e ensino da dança por meio da troca de conhecimentos que colocam os envolvidos como integrantes e protagonistas. No caso do impacto econômico tem-se a possibilidade de geração de renda e formação de empreendedores culturais artísticos para o mercado de trabalho. No que diz respeito à questões ambientais, entende-se que a arte promove questionamentos de ações, sensibiliza e exigi mudanças de comportamento. Por exemplo, em uma apresentação ao público de um evento temático sobre ações ofensivas ao meio ambiente, a sensibilização vai além do racional e toca as pessoas que não conseguem assim, ignorar as imagens e as sensações geradas, instigando a explícita urgência de ação.
Resultados Esperados: Vivência da dança a dois. Mudança de hábitos de vida. Melhora da autoestima e timidez a partir do convívio. Aos professores e monitores uma nova visão sobre a dança de salão, bem como a aprendizagem e a formação profissional. Intercâmbio entre universidades nacionais e internacionais e, parcerias para estimular a criação de projetos novos em outras universidades.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Participantes com sentimento de pertencimento na universidade, na cidade ou em qualquer ambiente social. Alunos sensibilizados, se respeitando mutuamente, no ambiente de trabalho e em casa, por meio do desenvolvimento de atividades em grupo e também o contato físico. Alunos estimulados, com melhor coordenação motora, criatividade, musicalidade, com raciocínio para a improvisação perante um imprevisto, além de melhoria da saúde física e mental. Alunos com sentimento de nível de estresse e ansiedade reduzidos, além de sentimento de melhora na qualidade de vida . Alunos preparados para apresentações em público nos eventuais festivais e eventos em geral promovidos pela instituição, podendo assim trabalhar a autoestima e gratificação dos alunos pelos trabalhos desenvolvidos em aula.
Cronograma:
Planejamento para o semestre no ano. 1.1 Elaboração e aplicação do plano de acompanhamento das aulas e questionário para coletar informações sobre os participantes. 1.2 Aulas de Danças de Salão online quando necessário 1.3 Capacitação de auxiliares do projeto (professores) 1.4 Coleta de dados 1.5 Sistematização dos dados 3. Divulgação dos resultados
Descrição Resumida:
“Eu Louvo a Dança, pois ela liberta as pessoas das coisas, unindo os dispersos em comunidade. Ó homem, aprende a Dançar! Caso contrário, os anjos não saberão o que fazer contigo.” Santo Agostinho
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: FRANCISCO DE ASSIS MANOEL
Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
E-mail Institucional: franciscomanoelufla.br
E-mail Alternativo: manoel-fahotmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 21/06/2022 - 19:17:50
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 12/07/2022 - 10:19:59
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 10/08/2022 - 14:04:20
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos