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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 79/2022

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Divulgação da Engenharia Química (UFLA) através de Mídias Sociais.

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta:

A Engenharia Química está envolvida com a transformação de matérias-primas em produtos de uso comercial e industrial. Embora este ramo da Engenharia venha oferecendo grandes avanços tecnológicos para a sociedade, a profissão “engenheiro químico” permanece desconhecida por boa parte da população. Devido ao caráter multidisciplinar desta profissão, existe uma falta de entendimento sobre as atividades básicas do profissional de Engenharia Química, as quais são normalmente confundidas com atribuições de profissionais de áreas correlatas, por exemplo, químico, químico industrial, engenheiro de petróleo, engenheiro de alimentos, engenheiro de materiais etc.

Diante do exposto, este projeto tem por objetivo promover a divulgação da Engenharia Química, com enfoque nas ações de desenvolvimento científico e tecnológico realizadas por estudantes, técnicos e docentes do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Para tal, será adotada uma estratégia baseada em três meios de comunicação largamente difundidos na Internet comercial dos dias atuais: 1) um perfil na rede social “Instagram”; 2) um repositório de vídeos na rede social “YouTube”; 3) um programa no formato “Podcast” na plataforma Spotify.

Os principais resultados esperados deste projeto são: 1) divulgação das atividades realizadas pelo Setor de Engenharia Química da UFLA; 2) difusão do conhecimento acerca da Engenharia Química e de suas relações com a sociedade; 3) despertamento do interesse de estudantes que desejem conhecer a Engenharia Química antes de exercê-la como profissão; 4) despertamento do interesse de profissionais de outras áreas que desejem conhecer mais sobre a Engenharia Química; 5) divulgação de oportunidades profissionais de bolsas, capacitações, estágios e empregos; 6) qualificação de discentes e docentes vinculados ao projeto quanto ao tema “Engenharia Química” e quanto ao uso dos meios de comunicação selecionados.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 12

Locais de Realização: Universidade Federal de Lavras

Data de Início: 04/07/2022

Data de Término: 30/06/2026

Justificativa: Embora a Engenharia Química possua um impacto relevante para a sociedade, é notório que existe um desconhecimento sobre este ramo da Engenharia. Esta falta de clareza acerca da profissão “engenheiro químico” dificulta a captação de novos talentos para exercê-la o que, no longo prazo, poderá levar à escassez de profissionais qualificados na área. Iniciativas de divulgação científica da Engenharia Química como a que se propõe neste projeto, a qual visa, principalmente, apresentar as ações de desenvolvimento científico e tecnológico realizadas por estudantes e profissionais do curso de Engenharia Química da UFLA, são, portanto, de grande relevância para a sociedade.

Caracterização dos Beneficiários: Os principais beneficiados com este projeto serão: 1) estudantes de Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas ou particulares, da cidade de Lavras ou de algum outro município, que desejem ingressar no curso de Engenharia Química da UFLA; 2) estudantes da Área Básica de Ingresso da UFLA que ainda não optaram qual carreira da Engenharia seguir; 3) pessoas que desejem saber mais sobre o curso superior de Engenharia Química. Serão beneficiados também os estudantes vinculados ao projeto, os quais terão oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a Engenharia Química, além de desenvolverem-se no uso dos meios de comunicação selecionados e das ferramentas necessárias para a execução das estratégias de marketing adotadas.

Objetivos: Os principais objetivos deste projeto são: 1) divulgar atividades de desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico realizadas pelo Setor de Engenharia Química da UFLA; 2) difundir o conhecimento acerca da Engenharia Química e de suas relações com a sociedade; 3) despertar o interesse de estudantes que desejem conhecer a Engenharia Química antes de exercê-la como profissão; 4) despertar o interesse de profissionais de outras áreas que desejem conhecer mais sobre a Engenharia Química; 5) divulgar oportunidades profissionais de bolsas, capacitações, estágios e empregos; 6) qualificar discentes e docentes vinculados ao projeto quanto ao tema “Engenharia Química” e quanto ao uso dos meios de comunicação selecionados.

Metas: Visando atingir os objetivos previamente citados, as principais metas deste projeto são: a) criar e manter um perfil na rede social “Instagram”; b) criar e manter um repositório de vídeos na rede social “YouTube”; c) criar e manter um Podcast na plataforma “Spotify”. Detalhes específicos acerca da utilização de cada um destes meios de comunicação são apresentados na seção de “Metodologia”.

Fundamentação Teórica:

A Engenharia Química pode ser entendida como o ramo da Engenharia envolvido com processos em que matérias-primas passam por transformações físicas e químicas, de modo que são gerados produtos que venham a atender a um determinado fim. É, portanto, uma área essencial e que impacta diariamente em nossas atividades cotidianas. De fato, é difícil imaginar a vida moderna sem a fabricação em larga escala de produtos como combustíveis, fármacos, cosméticos, alimentos, eletrônicos, metais, plásticos etc.

Existe em nosso país uma carência de profissionais de Engenharia Química para atender às necessidades de modernização do parque industrial nacional. Segundo Cremasco (2015), há no Brasil um constante aumento da demanda de produtos químicos sem que o setor químico possa supri-la. Evidencia-se, portanto, a necessidade de se aumentar a capacidade de produção e de desenvolver novas tecnologias associadas a processos e produtos. A resolução destes problemas passa, necessariamente, pela captação de mão de obra especializada, em particular profissionais de Engenharia Química.

Como aumentar o ingresso de estudantes em cursos de Engenharia Química? Como reduzir as taxas de evasão dos cursos hoje existentes? Certamente, não há formas preestabelecidas de lidar com estas questões, cabendo aos profissionais vinculados às instituições de ensino de Engenharia Química a responsabilidade de formular possíveis respostas.

É comum escutar de estudantes recém-ingressos que a escolha por Engenharia Química se deveu às suas atrações por Química e Matemática. Embora estas matérias sejam importantes pilares na formação de profissionais de Engenharia Química, observa-se que grande parte dos estudantes que ingressam na graduação desconhecem, em pormenores, esta área do conhecimento. Não raro, alguns destes estudantes abandonam o curso durante o processo de formação, alegando que “a Engenharia Química não é aquilo que eles imaginavam”, mesmo tratando-se de cursos reconhecidamente de excelência. Certamente, algumas situações desta natureza poderiam ser evitadas se houvesse uma maior clareza acerca da profissão “engenheiro químico” por parte da sociedade.

A promoção de ações de divulgação científica da Engenharia Química é, portanto, uma estratégia de grande importância para garantir que a sociedade receba os profissionais especializados por ela demandados. A apresentação de aspectos históricos, avanços, perspectivas e relação da Engenharia Química com a sociedade certamente esclarecerá aspectos fundamentais sobre esta área do conhecimento e atrairá talentos, havendo a oportunidade de capacitá-los.

Metodologia:

A escolha de uma estratégia de marketing adequada é fundamental para garantir um maior alcance e engajamento do público-alvo. Neste sentido, a utilização de meios de comunicação como “Instagram”, “YouTube” e “Spotify” se torna uma boa opção para atender aos objetivos deste projeto, uma vez que estas ferramentas são amplamente difundidas e permitem a transmissão da informação de forma instantânea. Por serem mais do que simples plataformas de compartilhamentos de fotos, vídeos e áudios, respectivamente, estes aplicativos têm sido comumente utilizados em estratégias de “marketing digital” para promover uma aproximação entre comunicadores e seus públicos-alvo.

De forma específica, os meios de comunicação supracitados serão utilizados para:

> Instagram: a) divulgar ações científicas e tecnológicas executadas por alunos, técnicos e docentes vinculados ao curso de Engenharia Química da UFLA; b) apresentar as linhas de pesquisa e atuação profissional dos docentes vinculados ao curso; c) apresentar de forma mais ilustrativa as disciplinas presentes na matriz curricular; c) publicar o calendário de defesas dos trabalhos de conclusão de curso em cada semestre, aproximando os alunos em diferentes estágios de formação; d) divulgar editais e oportunidades (ex: iniciação científica, monitoria, estágio etc.) que possam ser de interesse dos estudantes; e) divulgar a Engenharia Química de maneira geral.

> YouTube: a) armazenar vídeos explicativos acerca da Engenharia Química, incluindo seus aspectos históricos, avanços, perspectivas e relação com a sociedade; b) armazenar vídeos de divulgação de eventos vinculados ao curso de Engenharia Química da UFLA (ex: Semana de Engenharia Química); c) armazenar vídeos de minicursos de interesse da Engenharia Química e de áreas correlatas; d) armazenar outros vídeos de interesse do curso de Engenharia Química da UFLA.

> Spotify: espaço em que estará hospedado o Podcast, no qual serão entrevistados estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais atuantes em diferentes áreas da Engenharia Química.

Impactos na Formação Discente: Espera-se que os discentes vinculados a este projeto aprofundem seus conhecimentos técnicos e científicos sobre a Engenharia Química, além de ampliar seus contatos com profissionais atuantes na área, permitindo-os trilhar uma carreira sólida e com maior direcionamento para atingir seus objetivos profissionais. Uma vez que a relação “Engenharia Química & Sociedade” será explorada, espera-se conscientizar os membros do projeto de que a aplicação final de seus conhecimentos é para o bem-estar da sociedade que os cerca no presente e no futuro. Finalmente, espera-se qualificar profissionalmente todos os envolvidos neste projeto com relação ao uso dos meios de comunicação selecionados e ao uso de ferramentas largamente difundidas no marketing digital contemporâneo. Ademais, espera-se que o projeto impacte a formação discente dos alunos não vinculados diretamente ao projeto, mas que se beneficiarão dos resultados nele desenvolvidos, ao ampliar seus conhecimentos acerca do curso, oportunizando uma formação mais consistente e integrada.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Para o desenvolvimento do projeto, é fundamental a manutenção do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, o qual é indissociável por natureza e servirá como base de sustentação das atividades propostas. De forma específica, a própria natureza do projeto, que visa alcançar a sociedade para além dos muros da universidade, está inserida no pilar “extensão”; a realização de “pesquisas” será tarefa recorrente ao longo deste projeto, uma vez que se trata da divulgação da Engenharia Química, uma área mutável e contemporânea da sociedade na qual está inserida; finalmente, como serão apresentadas ações científicas e tecnológicas realizadas por estudantes e profissionais do curso de Engenharia Química da UFLA, tem-se a presença do pilar “ensino”.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Dentre os principais impactos positivos que este projeto trará para a sociedade, estão a conscientização da população acerca da importância da Engenharia Química, promovendo amplo acesso à informação para estudantes e profissionais que desejem conhecer mais sobre esta área do conhecimento. Também serão divulgadas oportunidades de bolsas de estudo, capacitações, intercâmbios, estágios e empregos, que favorecerão o amplo acesso a tais iniciativas, impactando positivamente a sociedade em termos de possibilidades de aprimoramento profissional. Além disso, será promovida a conscientização dos estudantes com relação à importância da aplicação de seus conhecimentos para a promoção do bem-estar social. Uma vez que os meios de comunicação a serem adotados são gratuitos e largamente difundidos, espera-se atingir pessoas de diferentes camadas sociais e níveis de escolaridade.

Resultados Esperados: Os principais resultados esperados deste projeto são: 1) divulgação das atividades realizadas pelo Setor de Engenharia Química da UFLA; 2) difusão do conhecimento acerca da Engenharia Química e de suas relações com a sociedade; 3) despertamento do interesse de estudantes que desejem conhecer a Engenharia Química antes de exercê-la como profissão; 4) despertamento do interesse de profissionais de outras áreas que desejem conhecer mais sobre a Engenharia Química; 5) divulgação de oportunidades profissionais de bolsas, capacitações, estágios e empregos; 6) qualificação de discentes e docentes vinculados ao projeto quanto ao tema “Engenharia Química” e quanto ao uso dos meios de comunicação selecionados.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Para o perfil do Instagram, serão utilizados os seguintes indicadores de acompanhamento: 1) número de postagens; 2) quantidade de seguidores. 3) alcance das publicações. Os indicadores serão avaliados a cada mês. Embora a quantidade de seguidores seja um parâmetro “cru”, ela reflete, em algum grau, o alcance das postagens realizadas e o nível de engajamento do público-alvo com o conteúdo disponibilizado. É importante ressaltar que não haverá um número de postagens fixas a cada mês, uma vez que poderá existir alguns períodos com maior volume de publicações e outros com menor.

Para o canal do YouTube, serão utilizados os seguintes indicadores de acompanhamento: 1) número de vídeos; 2) número de inscritos; 3) número de curtidas e comentários. Assim como com o perfil do Instagram, os indicadores serão avaliados a cada mês e não haverá um número fixo de vídeos, de modo que poderá haver a publicação de mais ou menos conteúdo, dependendo da quantidade de discentes vinculados ao projeto e de atividades realizadas pelo Setor de Engenharia Química da UFLA.

Para o Podcast, será estipulada a realização de um programa por mês, de modo que este será o único indicador de acompanhamento a ser utilizado.

Cronograma:

Julho/22: captação de discentes para realização dos projetos.

Agosto/22: treinamento dos membros com relação às ferramentas a serem utilizadas.

Setembro/22: início das atividades no Instagram, YouTube e Podcast (fase de adaptação).

Outubro/22 – em diante: desenvolvimento das atividades de forma autônoma pelos discentes vinculados ao projeto, com documentação dos resultados obtidos e supervisão dos docentes membros.

Descrição Resumida: Projeto de divulgação da Engenharia Química, com enfoque nas ações de desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico realizadas por estudantes, técnicos e docentes do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Lavras.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • PEDRO BENETOLO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • PEDRO BENETOLO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • NATALIA MAIRA BRAGA OLIVEIRA - Início: 14/06/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • TIAGO JOSE PIRES DE OLIVEIRA - Início: 14/06/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • Lucas Renato de Oliveira Mourão - Início: 01/08/2022 - Término: 01/08/2022 - Vínculo: Inativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: NATHAN SOMBRA EVANGELISTA

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA E DE MATERIAIS

E-mail Institucional: nathan.evangelista[em]ufla.br

E-mail Alternativo: nathan.sombra.e[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 01/11/2022 - 17:52:21

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • NATHAN SOMBRA EVANGELISTA: De 14/06/2022 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
02/12/2022 - 09:03:34Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 79/2022 (LUIZ ANTONIO LIMA)

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