Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 61/2022
Título: Da iniciação a Formação - Natação UFLA
Programa de Extensão: Complexo Esportivo UFLA - CE/UFLA – Desenvolvimento e Controle do Treinamento Esportivo em Atletas e Praticantes de Atividade Física
Resumo da Proposta: O projeto de extensão de natação visa o ensino dos estilos da natação através de uma estrutura pedagógica, em que os beneficiários terão a oportunidade de vivenciar a sequência de ensino dos estilos da natação, aprender as características dos nados, bem como a formação esportiva para a competição de alto nível. Assim a estrutura do projeto dar-se-á através de aulas semanais e com programas mensais para avaliação, controle e evolução do beneficiário
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras:
Comitê Olímpico Brasileiro; II – Comitê Paralímpico Brasileiro; III – Secretaria de Especial de Esporte; IV – Secretaria do Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais; V – Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura de Lavras; VI – Federações Esportivas Estaduais
Número Estimado de Participantes: 200
Locais de Realização: Complexo Esportivo Fernando Roberto de Oliveira - Piscina semiolímpica DEF
Data de Início: 05/09/2022
Data de Término: 04/09/2030
Justificativa: A piscina semiolímpica da UFLA que esta inserida no complexo esportivo tem como base a formação esportiva, pensando nisso o projeto busca formar atletas desde a infância para que ele possa atingir o máximo de rendimento na idade adulta e assim alcançar o rendimento em nível mundial.
Caracterização dos Beneficiários: Os beneficiários serão crianças, adolescentes e adultos da comunidade universitária bem como da comunidade lavrense e da região.
Objetivos: Desenvolvimento da formação esportiva e da prática de atividade física aquática em crianças, adolescentes e adultos
Metas:
1ª Meta – Formação e aprendizagem motora através da prática esportiva aquática; 2ª Meta – Aprendizagem da técnica dos nados; 3ª Meta – Especialização e início dos processos de treinamento; 4ª Meta – Preparação e formação para as competições esportivas. 5ª Meta – Diminuir o nível de sedentarismo na comunidade universitária
Fundamentação Teórica:
Natação é a atividade física do homem e de outros animais que consiste em deslocar-se em meio líquido. A natação era originalmente um meio de sobrevivência do homem, que em tempos primitivos precisava fugir de animais maiores ou caçar sua alimentação por entre rios e lagos. Atualmente a natação, em suas várias modalidades, pode ser vista como um método de recreação e um desporto, sendo utilizada para salvar pessoas do afogamento. Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma de que o homem dispunha para sobreviver. Os povos antigos (assírios,egípcios, fenícios, ameríndios, etc.) eram exímios nadadores. Muitos dos estilos do nado desenvolvidos a partir das primeiras competições esportivas realizadas no séc XIX basearam-se no estilo de natação dos indígenas da América e da Austrália. A natação foi introduzida oficialmente no Brasil em 31 de julho de 1897, quando clubes Botafogo, Gragoatá, Icaraí e Flamengo fundaram no rio a União de Regatas fluminense que foi chamado mai s tarde de Conselho Superior de Regatas e Federação brasileira das Sociedades de Remo. Em 1898, eles promoveram o primeiro campeonato brasileiro de 1500m. O Brasil projetou-se internacionalmente com alguns nadadores que obtiveram marcas mundiais: Em 1984, Ricardo Prado, tornou-se recordista mundial dos 400 medley, na déc de 90 também quebraram recordes mundiais e sul-americanos: Gustavo Borges,Fernando Scherer, Rogério Romero, Daniela Lavagnino, Adriana Pereira, Patrícia Amorim Ana Azevedo Todas as faixas etárias tiram proveito dos benefícios da natação, até mesmo os bebês, que tem uma melhora significativa em relação ao sono, aumento de apetite e evolução na comunicação. E são inúmeros benefícios que a natação proporciona aos bebês. Os benefícios de um programa de natação vão muito além do saber nadar. Além de melhorar a coordenação motora, proporciona noções de espaço e tempo, prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto-salvamento, estimula o apetite, aumenta a resistência cadiorrespiratória e muscular, tranqüiliza o sono e também previne várias doenças respiratórias. Crianças iniciadas em um programa de adaptação ao meio líquido em idade pré-escolar têm um rendimento mais satisfatório em seu processo de alfabetização. Os benefícios da natação para a terceira idade são indiscutíveis. Este é um esporte para ser praticado durante toda vida, desde meio ano de idade até os 100. O benefício fisiológico é significativo, pois ativa a parte circulatória, o coração fica mais saudável, a pessoa dorme melhor, se alimenta bem, além de manter um espírito mais jovem. As atividades físicas aquáticas provaram ser eficaz no desenvolvimento e manutenção das potencialidades físicas e também orgânicas. Uma componente desse grupo de atividades é a hidroginástica, que vem cada vez mais ganhando adeptos por todo o mundo. Os exercícios aquáticos são mais divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros.
Metodologia:
A equipe será composta por professor coordenador, professor contratado e discentes, esse número sofrerá uma variação de acordo com a procura dos interessados, do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Lavras. A equipe será dividida em com os discentes por dia na aplicação das atividades. Os freqüentadores poderão fazer a atividade vezes por semana. Serão disponibilizadas vinte vagas no horário de natação, sendo no máximo quatro alunos por raia. As turmas de natação serão divididas por níveis de habilidade e aprendizagem que seguirão os seguintes critérios: Iniciantes – Indivíduos que não tenham a capacidade de se sustentar sozinha no meio liquido, e necessitem aprender o processo de adaptação ao meio liquido. O objetivo de este nível é: Ensino da pernada de crawl, respiração frontal sustentação no meio liquido sem necessidade de apoio e finaliza o estagio sabendo nadar o crawl e deslocar no nado costas; Intermediário – Indivíduos que já tenham adquirido as habilidades do nível anterior. O objetivo desse nível é: Aprendizagem do nado de Peito e Borboleta, além das saídas e viradas. Aperfeiçoamento do nado de Crawl e Costas, este nível de aprendizagem é encerrado quando o aluno executa 25 metros de dos 4 estilos.; Avançados – Indivíduos que já tenham adquirido as habilidades do nível anterior. O objetivo desse nível é: Aperfeiçoamento dos 4 estilos anteriormente ensinados . Um dos objetivos do nível avançado é propor uma melhora da aptidão cardiorrespiratório com treinamentos individualizados buscando a melhora da mencionada aptidão física. A partir desse nível se houver interesse por parte dos freqüentadores da escolinha será criado um horário para treinamento em natação, onde se buscara o aperfeiçoamento dos estilos e o desenvolvimento de atividades em nadadores para participação em competições.
Impactos na Formação Discente:
Os discentes serão impactados, pois terão oportunidade de realizar a aprendizagem através da prática, em que serão gerados dados de avaliação e controle das atividades. Eles serão protagonistas nas atividades exercitando sua capacidade de trabalho desde o início, formando um profissional crítico e atento as necessidades dos atendimentos.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A tríade será respeitada, pois os alunos da graduação em Educação Física, terão a oportunidade de realizar ações de extensão nos projetos com a vivência de ministrar atividades para os participantes dos projetos, o ensino ainda será comtemplado através das oportunidades de estágio nos projetos, e a pesquisa será abordada através das avaliações e controle das práticas realizadas, gerando dados para a iniciação cientifica, TCCs e Dissertações.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: A sociedade terá a oportunidade de praticar atividades com equipes qualificadas, além de auxiliar na formação motora e esportiva de crianças e adolescentes, no combate ao sedentarismo, obesidade e doenças crônico-degenerativas.
Resultados Esperados: Diminuição do sedentarismo na UFLA, em Lavras e na região; Auxílio na formação esportiva de crianças e adolescentes; Melhoria da formação discente dos graduandos em Educação Física; Geração de dados científicos sobre o desenvolvimento e crescimento de crianças e adolescentes; Impacto na geração de produtos relacionados a avaliação, prescrição e controle do treinamento esportivo.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Os procedimentos para acompanhamento serão através de avaliações que serão divididas em: Administrativas – Frequência e número de atendimentos; Antropométricas – Antropometria e avaliação do percentual de gordura; Desempenho Físico – Avaliação dos parâmetros neuromusculares, aeróbios e de velocidade.
Cronograma: Instalação do programa - primeiro ano; Acompanhamento segundo ao décimo ano; Revisão, durante toda a execução do projeto; Atualização do Programa, a partir do segundo ano;
Descrição Resumida: O projeto de extensão de natação ensina os beneficiários através de atividades semanais em que os alunos iniciam na adaptação ao meio liquido, começam a aprender os estilos da natação até alcançar o nível de participação em torneios e campeonatos.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: SANDRO FERNANDES DA SILVA
Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
E-mail Institucional: sandrofsufla.br
E-mail Alternativo: sandrofsdef.ufla.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 08/08/2022 - 10:50:08
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 01/09/2022 - 14:44:26
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 08/09/2022 - 15:09:42
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos