Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 73/2022
Título: Classificação de rochas e divulgação científica sobre petrologia
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Os discentes e docentes participantes do projeto irão caracterizar as amostras de rochas (gênese, minerais componentes, textura e estrutura) doadas pelos alunos da disciplina GNE 282 – Geologia de Engenharia. Após identificadas, essas rochas passarão por processos de triagem, onde podem ser destinadas à exibição no mostruário da UFLA (ainda a ser feito) ou a compor kits que serão doados às escolas municipais e estaduais de ensinos fundamental e médio da cidade de Lavras. Também serão elaborados materiais de divulgação de conhecimento, como posters e folders, para serem exibidos nos corredores do prédio da ABI/UFLA e nas escolas participantes.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: .
Número Estimado de Participantes: 6
Locais de Realização: Laboratório de Geotecnia da Engenharia Civil (UFLA), escolas municipais e estaduais de ensino fundamental e médio da cidade de Lavras/MG.
Data de Início: 01/11/2022
Data de Término: 01/11/2025
Justificativa: As rochas são materiais de origem natural que nos cercam e fazem parte do nosso dia a dia. O estudo da origem, características químicas e físicas, bem como propriedades mecânicas desses materiais é imprescindível ao bom desenvolvimento de tecnologias e da sociedade como um todo. Aumentar o contato da comunidade acadêmica da UFLA e das crianças e adolescentes estudantes da rede pública de ensino da cidade de Lavras/MG com essa área de conhecimento é despertar o interesse de parcela desta população à curiosidade e ao estudo deste material.
Caracterização dos Beneficiários: Beneficiar-se-ão desta proposta os discentes da UFLA participantes do projeto, bem como as instituições de ensino fundamental e médio e suas respectivas comunidades.
Objetivos: Caracterizar e identificar amostras de rochas, elaborar material didático e de divulgação de conhecimento acerca dos espécimes identificados e dos seus grupos de rochas, como um todo, doar kits didáticos e explanar conhecimento adquirido com o projeto à comunidade de Lavras.
Metas: Caracterizar as amostras de rocha. Realizar triagem das amostras que irão compor mostruário da ABI/UFLA e amostras que irão compor kits educacionais para escolas municipais e estaduais da rede de ensino. Preparar as amostras, realizando cortes, lixamento e polimento, quando for o caso. Montar os kits educacionais a serem doados, com obtenção do material necessário e montagem das caixas. Elaborar textos e layout dos materiais didáticos de divulgação de conhecimento, tanto para posters e folders que serão expostos na ABI/UFLA, quanto aqueles que serão doados às escolas participantes. Realizar visitas às escolas para doação dos kits e explanação do conteúdo para a comunidade acadêmica.
Fundamentação Teórica: O estudo e a caracterização de rochas faz parte de um importante processo na formação profissional dos discentes de um curso de engenharia. A sua divulgação entre estudantes do ensino fundamental visa a sua evolução cognitiva, contextualizando os conhecimentos fornecidos pela própria escola e motivando-os para além do conteúdo visto em sala de aula. Dessa forma, desenvolvem-se novas metodologias de ensino-aprendizagem com foco no amplo aspecto do conhecimento. Projetos de extensão similares são propostos por outras instituições de ensino, com resultados satisfatórios quando confrontados com seus objetivos, podendo-se citar aquele desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná, intitulado “Pedra sobre Pedra: construindo o conhecimento em Geociências”. Neste, foram envolvidos 20 participantes diretos, entre coordenadores, bolsistas, colabores e voluntários, os quais divulgaram os conhecimentos e materiais a alunos de 3 escolas da região em palestras e feiras da própria universidade. O projeto de extensão também proporcionou a participação em eventos científicos e elaboração de trabalho de conclusão de curso.
Metodologia: Para caracterização e identificação das amostras, serão realizadas análises visuais das amostras, estudo dos mapas geológicos da CPRM disponibilizados para o local de origem da rocha, utilização de reagente químicos (HCl) e microscópios para identificação de minerais componentes, com intensa pesquisa na bibliografia disponível sobre a geologia local. Todas as amostras serão fotografadas e catalogadas digitalmente, de acordo com sua gênese, textura e estrutura. A triagem será feita com base na disponibilidade de cada tipo de rocha, priorizando as de maior interesse científico para o mostruário da ABI/UFLA. Os kits educacionais serão elaborados em chapas de madeira/compensado doadas pela marcenaria da UFLA, cortadas e montadas pelos discentes. O texto do material de divulgação será elaborado com base na bibliografia disponível. O layout do material será realizado em sites de uso gratuito, utilizando os textos e fotos elaborados pela equipe do projeto. Ao fim, os alunos serão incentivados a apresentar os kits educacionais às escolas participantes, ministrando aulas sobre formação de minerais e rochas.
Impactos na Formação Discente: Como impactos principais na formação discente, citam-se: (i) aprofundamento do conhecimento na área de petrologia, bem como na tarefa de identificação de rochas; (ii) desenvolvimento/melhora das habilidades de escrita, síntese do conhecimento e design gráfico; (iii) desenvolvimento/melhora das habilidades de oratória e didática; (iv) aumento do contato com a comunidade externa à UFLA.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Relacionam-se os três pilares da Universidade Pública, uma vez que será necessário realizar pesquisa intensa em bibliografia para a identificação das rochas (pesquisa), os discentes de graduação e pós-graduação aprofundarão seus conhecimentos em petrologia e se envolverão com elaboração de material didático e apresentação oral de conteúdo (ensino) e, por último, haverá ganho para a sociedade por meio do mostruário disponibilizado para visitação pública nos corredores da ABI/UFLA, dos kits educacionais doados às instituições de ensino da rede pública de Lavras, dos materiais de divulgação de conhecimentos expostos nos corredores da ABI/UFLA e das escolas participantes, além das apresentações orais nestas mesmas escolas (extensão).
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Este projeto de extensão busca diminuir a distância entre os discentes de escolas públicas municipais e estaduais com os discentes e docentes da UFLA, levando material didático e conhecimento universitário de forma acessível para os níveis fundamental e médio de ensino, estimulando o conhecimento além do que é passado em sala de aula.
Resultados Esperados: Esperam-se como resultados que: (i) os discentes e docentes participantes aumentem o conhecimento específico acerca da formação e características físicas e químicas de diferentes rochas que compõe a crosta terrestre; (ii) a comunidade acadêmica da UFLA se beneficie com o contato mais direto com amostras de rochas expostas no mostruário; (iii) as comunidades acadêmicas das escolas participantes tenha o primeiro contato ou aumente o contato com a área de Geologia e Geologia de engenharia, despertando interesse em possíveis futuros profissionais.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Pode-se entender como indicadores de acompanhamento e avaliação: (i) a quantidade de rochas já identificadas e catalogadas dentro do acervo já disponível; (ii) a obtenção de outros espécimes de rochas; (iii) a obtenção de material para manufatura dos kits educacionais; (iv) a elaboração dos materiais de divulgação científica; (v) a doação de kits e apresentações orais para as escolas participantes.
Cronograma:
Identificação e catálogo das rochas: 06 meses a 1 ano com amostras já disponíveis (processo contínuo) Criação de kits educacionais de amostras: 06 meses a 1 ano Elaboração de material didático de divulgação: 06 meses Entrega de kits educacionais e divulgação de material didático nas escolas de ensino fundamental e médio: 1 ano
Descrição Resumida: Identificação, caracterização e catálogo de amostras de rochas; Elaboração de material didático-científico de divulgação sobre petrologia; Montagem de kits educacionais sobre petrologia e entrega para escolas de ensino fundamental e médio da cidade de Lavras/MG; Explanação sobre petrologia na UFLA e nas escolas de ensino fundamental e médio da cidade de Lavras/MG.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: EDUARDO SOUZA CANDIDO
Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
E-mail Institucional: eduardo.candidoufla.br
E-mail Alternativo: eduardo.candidooutlook.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 27/09/2022 - 10:18:19
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 26/10/2022 - 09:48:00
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 31/10/2022 - 14:31:30
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.84.0
Créditos