Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 67/2022
Título: Fórum de Cultura da UFLA
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Em junho de 2022 o Conselho Universitário da UFLA aprovou sua Política Cultural, um importante documento para a gestão cultural da instituição. A política prevê a elaboração de um Plano de Cultura, feito com participação social e organizado pelo Fórum de Cultura da UFLA. Assim, este projeto de extensão tem como objetivo mobilizar competências relacionadas à gestão de políticas públicas culturais e processos de participação social para apoiar a realização dos encontros do Fórum de Cultura e a elaboração do Plano de Cultura da UFLA. Ao alcançar este objetivo, pretende-se obter os seguintes resultados: i) construção de um plano de cultura em ampla discussão com a comunidade acadêmica e representativo das suas diversas demandas; ii) estabelecer um espaço de imersão em extensão em gestão cultural para estudantes de graduação e iii) realizar o registro do processo de construção do Plano de Cultura por meio de relatos de experiência e comunicações científicas.
Área Temática: Cultura
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 15
Locais de Realização: Universidade Federal de Lavras
Data de Início: 02/01/2023
Data de Término: 20/12/2024
Justificativa:
A igualdade e a plena oferta de condições para a expressão e fruição culturais são cada vez mais reconhecidas como parte de uma nova geração dos direitos humanos. No Plano Nacional de Cultura as universidades são elencadas como importantes espaços culturais. Para que as atividades culturais nas universidades possam ter resultados mais expressivos e articulados com as finalidades de ensino, pesquisa e extensão é de suma importância que as universidades adotem procedimentos de Gestão Cultural. Em junho de 2022 foi aprovada a Política Cultural da UFLA, elencando uma série de diretrizes e objetivos a serem colocados em prática ao longo dos próximos anos. O principal instrumento para tanto será a construção do Plano de Cultura da UFLA, elaborado com a participação da comunidade acadêmica em encontros do Fórum de Cultura. Assim, este projeto de extensão busca apoiar o processo de construção do Plano de Cultura da UFLA ao mobilizar saberes a respeito da Gestão Cultural e de participação social. Dessa maneira será possível maior envolvimento da comunidade acadêmica nos encontros do Fórum de Cultura e a construção de um Plano de Cultura mais diverso, capaz de representar a diversidade cultural da instituição. Após o exposto é possível compreender que o projeto é relevante principalmente na dimensão cultural, ao possibilitar um aprimoramento das práticas de gestão cultural da UFLA, ampliar a discussão sobre o tema na instituição e buscar representar adequadamente a diversidade cultural presente na instituição. Ao mesmo tempo é relevante socialmente, uma vez que grande parte dos serviços e bens culturais estão à disposição da comunidade. Logo, ao adotar práticas de gestão cultural será possível compreender como estes bens e serviços culturais podem ser articulados para aumentar o impacto gerado, além identificar potencialidades que permitam ampliar esta oferta. Por fim, também é relevante academicamente, pois poucas experiências de implementação de práticas de gestão cultural nas instituições de ensino superior estão relatadas. Assim, ao propor que a experiência de formulação do Plano de Cultura da UFLA esteja fundamentada na literatura existente e que o processo seja documentado, será possível a elaboração de relatos que contribuam para ampliar a discussão a respeito do tema.
Caracterização dos Beneficiários: O público-alvo deste projeto é a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras, integrada por discentes de graduação e pós-graduação, docentes, técnicos administrativos, equipe terceirizada.
Objetivos: O projeto tem como objetivo geral apoiar o Fórum de Cultura da UFLA na mobilização da comunidade acadêmica para a participação nos encontros e na construção do Plano de Cultura da UFLA. Como objetivos específicos espera-se: i) munir a equipe do projeto com referências teórico-metodológicas em construção de Planos de Cultura; ii) desenvolver materiais de comunicação e metodologias que estimulem a participação da comunidade acadêmica nos encontros do Fórum de Cultura; iii) oferecer apoio técnico na elaboração do Plano de Cultura da UFLA e iv) documentar e comunicar a experiência de construção do Plano de Cultura da UFLA.
Metas:
O alcance dos objetivos será verificado pelo alcance das seguintes metas: - Realização de 20 horas de formação para a equipe do projeto; - Desenvolver 50 materiais de comunicação ao longo de 2023; - Obter a participação de 300 pessoas na construção no Plano de Cultura; - Cadastrar todos os membros do projeto na Comissão Organizadora do Fórum de Cultura; - Produzir 1 artigo científico relatando a experiência de construção do Plano de Cultura da UFLA.
Fundamentação Teórica:
A Lei nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010 instituiu o Plano Nacional de Cultura - PNC, “voltado ao estabelecimento de princípios, objetivos, políticas, diretrizes e metas para gerar condições de atualização, desenvolvimento e preservação das artes e das expressões culturais, inclusive aquelas até então desconsideradas pela ação do Estado no País”. Tal legislação prevê que “aos governos e suas instituições cabem a formulação de políticas públicas, diretrizes e critérios, o planejamento, a implementação, o acompanhamento, a avaliação, o monitoramento e a fiscalização das ações, projetos e programas na área cultural, em diálogo com a sociedade civil” (BRASIL, 2010). Nas diretrizes do Plano Nacional de Cultura as universidades são reiteradamente citadas enquanto espaços que podem contribuir com a formação de gestores culturais, com a produção de pesquisas, mas também como espaços de produção, fruição e preservação cultural. Dada a relevância das universidades, formou-se o Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORCULT), uma entidade de natureza propositiva e consultiva, destinada à articulação entre agentes culturais para promover a reflexão crítica, a orientação e o acompanhamento de políticas culturais e da gestão da cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (IPES). As discussões geradas no FORCULT possibilitaram a elaboração do “Instrumento de orientação para criação da política cultural nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) brasileiras”. Trata-se de um documento referência para que as IPES possam mobilizar suas comunidades acadêmicas para a elaboração de uma Política Cultural e um Plano de Cultura. Neste documento tem-se definido que “o Plano de Cultura estabelece as estratégias de implementação da política cultural escolhidas pelos membros da comissão. Ou seja, é um programa de planejamento, execução e avaliação por meio do qual os agentes de cultura da IPES executarão a política de cultura da sua instituição” (FORCULT, 2020). Entre as diretrizes para a elaboração dos Plano de Cultura está a participação social. Para Gohn (2016, p. 33) a participação pode ser compreendida em três níveis básicos: “o conceptual, o político e o da prática social. O primeiro apresenta um alto grau de ambiguidade e varia segundo o paradigma teórico em que se fundamenta. O segundo, dado pelo nível político, usualmente é associado a processos de democratização (em curso, ou em lutas para sua obtenção), mas ele também pode ser utilizado como um discurso mistificador em busca da mera integração social de indivíduos, isolados em processos que objetivam reiterar os mecanismos de regulação e normatização da sociedade, resultando em políticas sociais de controle social. O terceiro, as práticas, relaciona-se ao processo social propriamente dito; trata-se das ações concretas, engendradas nas lutas, movimentos e organizações, para realizarem algum intento, ou participar de espaços institucionalizados na esfera pública, em políticas públicas. Aqui a participação é um meio viabilizador fundamental”. Neste sentido, entende-se que o processo de construção do Plano de Cultura necessariamente precisa acontecer de forma democrática, envolvendo a comunidade acadêmica nos processos de reflexão e planejamento de ações culturais. Para tanto são necessárias ações de mobilização da comunidade, sendo necessário um amplo esforço de comunicação para incentivá-la a participar dos encontros. Referências: BRASIL. LEI Nº 12.343, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2010. Institui o Plano Nacional de Cultura - PNC, cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais - SNIIC e dá outras providências. DOU, 3 dez. 2010. BRASIL. Ministério da Cultura. Como fazer um plano de cultura. São Paulo: Instituto Via Pública; Brasília: MinC, 2013. 96 p.; il. FORCULT. Instrumento para implementação de política cultural e planos de cultura nas IPES. Pelotas: Ed. UFPel, 2020. GOHN, M. da G. Conselhos gestores e participação sociopolítica. 9ª edição. São Paulo: Cortez, 2016.
Metodologia:
A elaboração do Plano de Cultura seguirá a proposta metodológica indicada na publicação “Como fazer um Plano de Cultura” elaborada pelo Ministério da Cultura (Brasil, 2013). O documento foi elaborado para orientar a construção de Planos de Cultura Municipais. A metodologia proposta aqui traz as adaptações necessárias para o contexto universitário. 1. Planejar e executar as ações para iniciar a construção do Plano de Cultura - Montar as equipes internas que vão coordenar a construção do Plano de Cultura e preparar o documento final; - promover o debate em profundidade das exigências e condições do plano de cultura (conceito, premissas, princípios e instâncias), com a comissão organizadora; - Preparar a agenda interna para o início da construção do plano; - Preparar os recursos de comunicação pública para divulgar a agenda do Plano de Cultura e incentivar a participação das pessoas em sua construção; - Planejar e executar ações para garantir mecanismos de consulta e participação popular em todas as etapas; - Planejar e executar ações para realizar a conferência municipal de cultura; - Planejar e executar ações para incentivar a participação das pessoas em todo o processo de construção do PMC. 2. Fase de responder à pergunta “Como estamos?” - Preparar texto preliminar com dados e informações sobre o município e sobre a situação da cultura na cidade; - Preparar texto preliminar com avaliações sobre a situação da cultura na cidade, apontando desafios e oportunidades; - Consolidar o material em um formato que possa ser apresentado e debatido em reuniões públicas (A cultura em nossa universidade – situação atual). 3. Fase de convidar a cidade para o debate público do plano de cultura - Apresentar o material do documento preliminar A cultura em nossa universidade – situação atual em encontros do Fórum de Cultura, como estratégia de sensibilização e convite à participação democrática; - Coletar nos debates públicos elementos para complementar e apurar o documento A cultura em nossa universidade – situação atual; - Coletar nos debates públicos elementos para elaborar a parte do plano referente ao Onde queremos chegar? (diretrizes, prioridades, objetivos, estratégias, metas e ações); - Sistematizar o documento A cultura em nossa universidade – situação atual e mantê-lo acessível ao público. 4. Fase de responder à pergunta “Onde queremos chegar?” - Preparar documento preliminar Onde queremos chegar?; - Preparar e executar formas de consulta; - Coletar eventuais contribuições públicas para Como fazer e Quando chegaremos lá?. 5. Fase de preparar versão preliminar do conjunto do plano Nessa fase, a comissão organizadora deverá: - Preparar o elenco de resultados e impactos esperados; - Trabalhar com outros setores da Universidade para ter apoio técnico nas questões relativas a prazos de execução, custos, classificação de despesas etc; - Trabalhar na explicitação dos indicadores de monitoramento e avaliação; - Trabalhar na consolidação do modelo de gestão, dos mecanismos de consulta e participação. 6. Fase de consulta e aprovação do plano - Submeter uma versão preliminar do plano à consulta pública; - Realizar alterações necessárias; - Enviar o plano para avaliação e aprovação pelo Conselho Universitário na forma de Resolução Normativa.
Impactos na Formação Discente:
Com a realização do projeto espera-se construir um espaço de aprendizagem e prática de Gestão Cultural na UFLA, contribuindo na formação dos estudantes que desejem se inserir nessa área de atuação. Além disto, a elaboração do Plano de Cultura possibilitará o aperfeiçoamento da Gestão Cultural na instituição, melhorando e ampliando a oferta de bens e serviços culturais para estudantes. Neste sentido a formação discente será beneficiada ao existirem mais espaços de fruição cultural, contribuindo para o desenvolvimento da dimensão humana da formação. Por fim, o Plano de Cultura também contribuirá na identificação de atividades culturais que poderão contribuir no processo de curricularização da extensão.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
A realização do projeto busca articular ensino, pesquisa e extensão. Para a realização das atividades é necessário que os participantes tenham momentos de formação em gestão cultural e participação social. Além disto, nos momentos posteriores os participantes atuarão nos Grupos de Trabalho orientando as discussões, configurando um processo educativo. Estes conhecimentos aprendidos serão aplicados para a organização dos encontros do Fórum de Cultura e na elaboração do Plano de Cultura da UFLA. Logo serão conhecimentos mobilizados para o aperfeiçoamento da gestão cultural da universidade, dialogando com a comunidade acadêmica e comunidade local. Nesse processo será possível apreender outras perspectivas e formas de organização da cultura a partir das vivências dos participantes. Todo este processo será embasado por literatura acadêmica e técnica, possibilitando desenvolver as atividades tendo experiências prévias como referências. Além disto, a experiência na UFLA também será documentada e apresentada por meio artigos e relatos de experiência, contribuindo para discussão a respeito da gestão cultural nas instituições de ensino.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: O desenvolvimento do projeto terá como impacto direto a aprendizagem dos participantes. Com a participação deles será possível organizar os Encontros do Fórum de Cultura de maneira mais qualificada, contribuindo diretamente na qualidade do Plano de Cultura que será formulado. A elaboração de um Plano de Cultura estratégico capaz de diagnosticar a situação presente, propor a situação futura ideal e planejar as ações e estratégias para alcançar este futuro será de suma importância para que a cultura na UFLA possa transcender o sentido de entretenimento, passando a ser elemento importante para o ensino, a pesquisa e a extensão. A comunidade externa também será beneficiada, uma vez que será ampliada a oferta e a comunicação das atividades culturais da UFLA.
Resultados Esperados: Com a realização do projeto espera-se alcançar como produto a minuta do Plano de Cultura da UFLA, a ser submetido ao Conselho Universitário. Além deste resultado, também espera-se contribuir na formação dos discentes participantes do projeto, aprofundando suas competências gestão cultural em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes. Por fim, espera-se que a experiência possa ser documentada e relatada no Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Número de participantes do projeto; Quantidade de horas de formação; Número de materiais de comunicação desenvolvidos; Número de participantes nos encontros do Fórum de Cultura; Representatividade dos participantes do Fórum de Cultura; Número de artigos/relatos de experiência confeccionados.
Cronograma:
Mês 1 - Formação da equipe do projeto e integração junto à comissão organizadora do Fórum de Cultura e registro dos participantes; Meses 2 e 3 - Execução da Fase 1. Planejar e executar as ações para iniciar a construção do Plano de Cultura; Meses 3 e 4 - Execução da Fase 2. responder à pergunta “Como estamos?” Meses 5 e 6 - Execução da Fase 3. convidar a cidade para o debate público do plano de cultura Meses 7 a 8 - Execução da Fase 4. responder à pergunta “Onde queremos chegar?” Meses 9 e 10 - Execução da Fase 5. preparar versão preliminar do conjunto do plano Mês 11 - Execução da Fase 6. Fase de consulta e aprovação do plano Mês 12 - Emissão de certificados Meses 12 e 13 - Elaboração do relatório final, artigos e relatos de experiência
Descrição Resumida: Apoio à organização dos encontros do Fórum de Cultura da UFLA e elaboração do Plano de Cultura da UFLA.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: LUCAS ROCHA VIEIRA
Setor: PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ESPORTE E CULTURA/PROEEC
E-mail Institucional: lucas_vieiraufla.br
E-mail Alternativo: contalucasrochagmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 10/10/2022 - 11:39:01
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 10/10/2022 - 15:26:58
Histórico de Coordenação:
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