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Índice:
Número de Registro: 71/2022
Título: Divulgando ciência, formando escritores na escola
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta:
Um dos problemas de que se tem notícia e que é recorrentemente revozeado pelos alunos dos cursos de licenciatura, em formação inicial ou recém-formados, é o de que, na universidade, dedica-se muito tempo às teorias, enquanto a articulação destas à prática docente é algo que necessita ser redimensionado, de modo a favorecer mais efetivamente as ações da docência. Mas, se, em um polo, evidencia-se esse problema, é preciso lembrar que, em outro polo, a universidade frequentemente debate as dificuldades (perfeitamente naturais) diagnosticadas dos alunos egressos da Educação Básica, principalmente, com relação à apropriação da escrita. Na universidade, como se sabe, esses alunos deverão apropriar-se de novos letramentos, novos modos de ler, escrever, agir e pensar – processo complexo que envolve a assunção de uma nova identidade acadêmica. Nesse contexto, uma das dificuldades manifestadas por esses estudantes, nas práticas de escrita acadêmica, que se sobressai, é quanto ao gerenciamento de vozes, talvez (ou muitas vezes), resultante da inexperiência com tal ação, nas práticas de escrita por eles vivenciadas na escola, nas quais também não se valoriza, como se tem conhecimento, o contato dos alunos (ainda que minimamente) com o discurso científico. Decerto, tem-se aí uma lacuna que acaba se constituindo óbice ao processo de inserção nas práticas de letramentos acadêmicos desses alunos, caso a universidade não invista em ações de formação para a superação do problema. A partir da observância dessa complexa realidade, este projeto assume a concepção norteadora de pesquisa como princípio de ensino da/na universidade para a prática docente na escola. Nele, espera-se que um grupo de alunos do curso de Letras da Universidade Federal de Lavras, do 2º ao 8º períodos, possa assumir o entrelugar de estudantes em formação-professores-pesquisadores. Isso ao vivenciar, na universidade, tanto práticas de produção dos gêneros resumo e resenha acadêmica quanto, articuladamente, na atividade de extensão, tenham a oportunidade de, a partir dos conhecimentos apreendidos, produzir oficinas de escrita, voltadas para o trabalho com os gêneros resumo e/ou resenha crítica, assumindo o papel de professores-pesquisadores. Essas oficinas, por sua vez, deverão ser desenvolvidas por eles, com a participação de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e/ou 1º ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública estadual e/ou municipal da cidade de Lavras, com a qual buscaremos parceria.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais; Secretaria Municipal de Educação de Lavras/MG e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC- UFLA).
Número Estimado de Participantes: 30
Locais de Realização: Escola estadual e/ou municipal localizada em Lavras/MG e Universidade Federal de Lavras.
Data de Início: 01/11/2022
Data de Término: 01/11/2025
Justificativa:
Segundo as Diretrizes da Política Nacional de Extensão Universitária (2012), a diretriz “Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão” reafirma a Extensão Universitária como processo acadêmico. Ainda à luz do documento, nessa perspectiva, há a premissa de que as ações de extensão adquirem maior efetividade se estiverem vinculadas ao processo de formação de pessoas (Ensino) e de geração de conhecimento (Pesquisa). A esse respeito, no que se refere à relação Extensão e Ensino, a diretriz de Indissociabilidade situa o estudante como protagonista de sua formação – razão para a escolha da área temática do projeto (Educação) e também de sua abordagem teórico-metodológica (pesquisa-ação). Com o método da pesquisa-ação, os estudantes poderão construir conhecimento sobre a sua área de atuação, numa dialética que articula a implicação e o distanciamento, deslocamento necessário à autocrítica de seu papel de professor e de pesquisador de sua prática de ensino. Relativamente à relevância da ação norteadora da proposta, sabemos que, frequentemente, aos alunos é demandada a produção dos gêneros resumo e resenha na escola. No entanto, não parece haver uma sistematização ou maior atenção ao ensino desses gêneros, especificamente, sobre seus modos de textualização, que pressupõem o gerenciamento de vozes/diálogo com a palavra de outrem, ainda que eles sejam de fundamental importância na esfera escolar e para a continuidade do percurso acadêmico dos estudantes. Assim, a produção, pelos estudantes participantes do projeto, de oficinas de escrita voltadas para o ensino de tais gêneros, na escola, a partir do discurso de divulgação científica, pode contribuir significativamente para o processo de apropriação da escrita pelos alunos da escola. Consequentemente, isso se refletirá na apropriação da escrita acadêmica, caso esses alunos deem continuidade ao seu percurso de formação. Vale esclarecer, ainda, que a escolha dos gêneros resumo e/ou resenha crítica, em articulação com o discurso de divulgação científica, está alinhada às orientações de documentos parametrizadores, como os PCNs de Língua Portuguesa (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017), que preconiza o seu ensino no “Campo das práticas de estudo e pesquisa”. Soma-se a isso a situação atípica que vivenciamos globalmente, em função da pandemia da COVID 19, que trouxe e vem trazendo inúmeros prejuízos para a educação, em diferentes níveis, sobretudo, na Educação Básica, deixando à mostra as fragilidades do processo de ensino-aprendizagem e aumentando ainda mais as desigualdades que permeiam esse processo. Assim, o projeto de extensão ora apresentado pode-se configurar como um forte apoio de intervenção pedagógica para a escola, um braço a mais, somando esforços para a superação dos problemas maximizados pela pandemia. De outro lado, os alunos do curso de Letras participantes do projeto terão a oportunidade de se formar para a escrita e pela escrita, de produzir conhecimento significativo, sendo estimulados a articularem efetivamente teoria à prática, a um só tempo, e a conhecerem mais de perto a realidade da escola, os desafios que se apresentam à avaliação, à gestão da sala de aula e às práticas pedagógicas, bem como crenças, valores, representações que circulam neste espaço e que orbitam o ensino de língua portuguesa.
Caracterização dos Beneficiários: Além dos alunos da universidade, participarão do projeto alunos da Educação Básica de uma escola da rede pública Estadual ou Municipal, localizada em Lavras, que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental e/ou o 1º ano do Ensino Médio.
Objetivos:
Objetivo geral: promover a articulação do ensino, da pesquisa e da extensão, visando a contribuir para a formação acadêmico-profissional dos alunos participantes do projeto, bem como evitar a fragmentação do conhecimento e das experiências de aprendizagem e de ensino, na universidade. Com base na realização de oficinas de escrita, elencamos os seguintes objetivos específicos: - promover a articulação da teoria à prática, visando à formação de alunos do curso de Letras da UFLA para a escrita e pela escrita, bem como à assunção do seu entrelugar de estudante-professor em formação-pesquisador; - estimular a reflexão, a criticidade e a autoria dos estudantes universitários participantes do projeto, no planejamento e na elaboração de oficinas de escrita, voltadas para o ensino dos gêneros resumo e/ou resenha crítica, a serem por eles desenvolvidas na escola parceira do projeto; - produzir, na escola, resumos e/ou resenhas que contemplem temáticas do campo da divulgação científica, a fim de possibilitar o contato com textos pertencentes ao referido campo; - refletir sobre o gerenciamento de vozes na leitura e escrita dos gêneros resumo e/ou resenha; - constituir um corpus de análise a partir das oficinas elaboradas e realizadas pelos estudantes universitários, para tratamento dos dados e análise dos resultados obtidos, pelas coordenadoras responsáveis.
Metas:
- realização de ao menos uma oficina de escrita por ano, com duração a ser estipulada conforme as necessidades dos alunos da Educação Básica participantes; - divulgação e socialização dos resumos e/ou resenhas a serem escritas pelos alunos nos canais oficiais da UFLA e/ou da escola participante; - participação dos universitários no Congresso de Extensão da UFLA (CONEX).
Fundamentação Teórica:
No quadro da proposta delineada, assume-se inicialmente a premissa da universidade como autêntico espaço de produção do conhecimento e, em vista dessa condição, a pesquisa como princípio educativo, além de científico (DEMO, 2006), dada a necessidade do fortalecimento da inter-relação entre ensino e pesquisa, bem como sua indissociabilidade, para que seja possível a formação de professores críticos, reflexivos, capazes de (re)avaliar criticamente, sobretudo, as concepções que circundam os objetos de ensino e as práticas pedagógicas de seu futuro campo de atuação profissional. É nessa linha de pensamento que os estudos do campo dos letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998; STREET, 2010; KLEIMAN; ASSIS, 2105; BOCH; GROSSMANN, 2002 e 2015) oferecem aporte teórico para a concepção do projeto, já que a construção de uma identidade acadêmica, ao mesmo tempo de professor, como se presume com a proposta em discussão, não está imune às restrições (im)postas por injunções institucionais, históricas, sociais, ideológicas, epistemológicas, relações de poder e de identidade. Considerando a ação norteadora da proposta, a língua(gem) é concebida na perspectiva dialógica dos estudos do discurso (VOLÓCHINOV, 2014, 2017; BAKHTIN, 2011), em estreita articulação com as contribuições de estudiosos que defendem a concepção de escrita como processo e trabalho indissociável da reescrita (CORRÊA, 2007, 2013; GERALDI, 2018; FIAD, 2011; AGUSTINI, 2019; SILVA, 2020). Nessa medida, pensar a escrita sob essa perspectiva é, de certo modo, considerar que ela está sempre em condição de devir e que, por isso mesmo, “também situa aquele que escreve nessa condição de ser sempre outro em relação a si e ao seu próprio texto (interpelado que é pelas escolhas, reavaliações, reposicionamentos e metaoperações (reflexões) que faz no decurso do ato particular de escrever)”. (SILVA, 2020, p. 62). Na moldura do quadro teórico que se delineia, o texto, por sua vez, é concebido como um tecido de muitas vozes, ou de muitos textos ou discursos, que se entrecruzam, complementam-se, respondem umas às outras ou polemizam entre si, e o discurso, evidentemente, não pode ser visto como individual/solitário (BAKHTIN, 2011). Visão que baliza, na proposta do projeto, a respectiva escolha dos gêneros resumo e resenha (acadêmica e crítica) como objetos de ensino valorizados tanto nas práticas de escrita da universidade quanto, articuladamente, nas da escola. Por último, considerando a escolha do discurso de divulgação científica como ponto de partida para o trabalho com o gênero resumo e/ou resenha crítica nas oficinas, as contribuições de trabalhos que se dedicaram à temática como os de Authier-Revuz (1999), Grigoletto (2005), Zamboni (2001), Motta-Roth e Lovato (2009), Lima e Giordan (2021) somam-se ao caminho teórico trilhado. No ponto que interessa mais de perto aos objetivos do projeto, a esse respeito, sublinhe-se que Authier-Revuz (1999, p. 11) compreende a divulgação científica como conjunto de práticas de reformulação, que se “designa continuamente como dois exteriores, o discurso científico fonte (D1) e o discurso familiar do grande público (D2), entre os quais ela [a DC] se coloca em cena como atividade de reformulação”. Vale frisar, portanto, que esse tipo de discurso, por natureza, por se concretizar no plano da reformulação, marcado pela heterogeneidade do discurso segundo, sem dúvida, favorece o trabalho com os modos de textualização dos gêneros já mencionados, especificamente no que diz respeito à ação do gerenciamento de vozes. Desse modo, ele figura como uma possibilidade produtiva para que tanto os estudantes universitários, durante a preparação das oficinas, quanto os alunos da escola possam apreender, construir parâmetros e reconhecer as injunções que presidem o funcionamento discursivo da produção dos gêneros resumo e/ou resenha crítica focalizados.
Metodologia:
As Diretrizes da Política Nacional de Extensão Universitária (2012) destacam que a Extensão Universitária se sustenta principalmente em metodologias participativas, no formato investigação-ação (ou pesquisa-ação), que priorizam métodos de análise inovadores, a participação dos atores sociais e o diálogo. É em alinhamento com essa orientação que se projetam ações, no projeto exposto, guiadas pelo método da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2009; BARBIER, 2002) – um método de pesquisa emancipatório para todos os envolvidos, que considera, de forma democrática e não verticalizada, o conhecimento, as expectativas e os anseios de todos os participantes, a fim de equacionar o problema detectado. À luz dessa abordagem teórico-metodológica, os procedimentos para implementação do projeto recobrem, inicialmente, ações em dois campos distintos, mas articulados, a saber: a universidade e a escola. Na universidade Inicialmente, haverá a submissão do projeto para análise da PROEC e do Comité de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (COEP) da UFLA. Em seguida, em um primeiro momento, a preocupação inicial será a de sensibilizar os alunos a aderirem à proposta e selecionar o grupo que irá participar do projeto – o que poderá ocorrer a partir da sua divulgação, para o curso de Letras da UFLA, nos 2º ao 8º períodos, para possível inscrição via e-mail. Após essa etapa, uma primeira reunião com esses alunos deverá ser realizada, sob a condução da coordenação do projeto, para a apresentação da proposta, de seus objetivos e definição das equipes de trabalho. Os demais encontros deverão ser realizados quinzenalmente, de forma presencial e/ou virtual, conforme a preferência e disponibilidade do grupo, com a presença dos alunos universitários interessados em participar do projeto, para alinhamento e planejamento das ações, estudo, preparação, avaliação e reavaliação das oficinas, do processo e dos resultados da pesquisa. Na escola O primeiro passo será buscar a parceria com a escola selecionada, agendando uma reunião com a direção e com os professores da disciplina de Língua Portuguesa que atuam nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e /ou do 1º ano do Ensino Médio, para apresentação da proposta, do critério de escolha da escola, dos objetivos do projeto e alinhamento do trabalho. Após o contato inicial e a anuência da escola em relação ao projeto, serão realizadas as oficinas para as turmas selecionadas, cujas datas e cujos horários e ambiente serão preliminarmente discutidos com a direção e os professores envolvidos no projeto.
Impactos na Formação Discente: Com a realização do projeto, os estudantes universitários que dele participarem poderão ampliar e, também, desenvolver gestos profissionais intricados à formação docente, apropriar-se de práticas diversas de letramentos acadêmicos, como, por exemplo, o desenvolvimento da autoria no planejamento, na produção e realização das oficinas a serem desenvolvidas com a participação dos alunos da escola contemplada no projeto. Igualmente, poderão ampliar conhecimentos teórico-metodológicos a partir das reuniões para discussão e estudo das referências que subsidiarão a proposta, bem como compartilhar as experiências vivenciadas no locus de realização das oficinas e assumir uma postura investigativa e reflexiva sobre as práticas de ensino e aprendizagem desenvolvidas.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Como esclarecido anteriormente, o projeto em discussão está assentado sobre as bases da pesquisa-ação e, dessa forma, possibilitará o desenvolvimento de duas frentes de pesquisa: i) investigar a construção da identidade acadêmico-profissional dos estudantes universitários no processo de planejamento e implementação das oficinas na escola contemplada para o desenvolvimento do projeto; (ii) investigar os impactos/efeitos das oficinas, realizadas pelos estudantes universitários, na e para a apropriação dos gêneros resumo e resenha crítica, pelos alunos da escola.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto poderá contribuir significativamente para a melhoria tanto da formação inicial dos estudantes universitários quanto da formação básica dos alunos do Ensino Fundamental/Médio, diminuindo o distanciamento entre universidade e escola.
Resultados Esperados:
Ao final de três anos de realização do projeto, espera-se ter alcançado: - o fortalecimento da relação/integração entre a Universidade Federal de Lavras e a escola, por meio de uma ação democrática, emancipatória e de transformação social de todos os envolvidos; - a articulação entre teoria e prática na e para a formação docente do curso de Letras; - uma relevante contribuição para a superação de alguns dos problemas relacionados à escrita dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e/ou 1º ano do Ensino Médio da escola contemplada no projeto, especialmente à apropriação dos modos de textualização dos gêneros resumo e/ou resenha crítica; - a construção de uma identidade acadêmica e profissional dos estudantes universitários participantes do projeto; - a divulgação dos resultados do projeto em eventos internos e externos à UFLA, inclusive havendo a sua socialização com a comunidade escolar; - a publicação dos resultados obtidos, por meio de relatos de experiência e/ou artigos científicos.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: serão realizados encontros periódicos com os estudantes da UFLA participantes do projeto, para a avaliação do processo, realização de rodas de conversa e socialização de relatos de experiência.
Cronograma:
Ação Período de realização Submissão do projeto à PROEC e ao COEP (UFLA) Out./2022 a nov./2022. Divulgação interna para as turmas dos 2º ao 8º períodos do curso de Letras, Nov./2022 a dez./2022. visando à seleção do grupo de alunos interessados em participar do projeto. Reunião interna com os estudantes universitários para apresentação da proposta, Nov./2022 a dez./2022 objetivos do projeto e definição de ações iniciais voltadas ao estudo e planejamento do trabalho. Encontros, na universidade e/ou virtualmente, para levantamento de referências, Nov.2022 a out./2025. estudo, planejamento de ações e das oficinas. Seleção dos alunos que desenvolverão as oficinas na escola. Dez./2022 a Abr./2023 Contato com a escola, para apresentação do projeto, de seus objetivos, Mai./2023 busca de anuência em relação à proposta e previsão do início das oficinas. Realização da primeira Oficina na escola. A partir de jun./2023 Realização da segunda Oficina na escola. A partir de abr./2024 Realização da terceira Oficina na escola. A partir de abr./2025 Análise dos dados coletados para desenvolvimento de pesquisa A partir de jun./2023 Divulgação e socialização dos resultados parciais e finais obtidos, em eventos acadêmico-científicos internos e externos à UFLA. A partir de jul./2023 até nov.2025. Publicação de artigos, pelas coordenadoras, em periódicos científicos. A partir de jul.2023 até nov./2025.
Descrição Resumida: O Projeto "Divulgando Ciência, formando escritores na escola" contou com a participação de um grupo de estudantes do curso de Letras da UFLA, que elaborou e desenvolveu oficinas de escrita voltadas para o trabalho com os gêneros resumo e/ou resenha crítica, com foco nos discursos de divulgação científica. Tais oficinas foram por eles desenvolvidas em uma escola da rede pública de Lavras, tendo como público-alvo alunos da Educação Básica.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: SIBELY OLIVEIRA SILVA
Setor: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
E-mail Institucional: sibely.silvaufla.br
E-mail Alternativo: sibelyollivergmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 18/10/2022 - 15:36:42
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 18/10/2022 - 15:47:11
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 31/10/2022 - 14:28:56
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos