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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 44/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Divulgação Científica em Mídias Sociais dos Materiais Poliméricos, suas Aplicações e Impactos

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O presente projeto visa produzir conteúdo audiovisual que será disponibilizado para a comunidade em geral. Esse conteúdo será alocado em canais de comunicação como instagram, wikipedia, youtube e outras ferramentas online de interação. O conteúdo produzido visa contribuir com conhecimento claro e acessível acerca dos materiais poliméricos, suas aplicações e impactos sociais, ambientais e econômicos em nossa sociedade. O conteúdo produzido pretende colaborar com o combate a desinformação e fake news presentes em nossa sociedade. Para tanto os bolsistas faram uso de mesa digitalizadora e emprego de softwares de edição de imagens e vídeos.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de São Carlos.

Número Estimado de Participantes: 12

Locais de Realização: O projeto será executado no Laboratório de Polímeros do Departamento de Engenharia da UFLA e será focado em ações nas mídias sociais (instagram, youtube, podcast, wikipedia, twitter).

Data de Início: 02/05/2023

Data de Término: 01/05/2025

Justificativa:

Dentre as inúmeras consequências negativas que a divulgação de informações falsas relativas aos materiais poliméricos pode causar, destacam-se os riscos relacionados ao meio ambiente. Por exemplo, o elevado volume de resíduos plásticos descartados indevidamente tem mostrado que comportamentos baseados em ideias contrárias à ciência (como a utilização excessiva de produtos descartáveis, por exemplo) muitas vezes podem ocasionar na proliferação de vetores de doenças em terrenos baldios, entupimento de bueiros e geração de microplásticos.
As redes sociais são fortes disseminadoras de informação, já que transmitem diversos conteúdos com agilidade. Segundo relatório da We Are Social e da Hootsuite, os brasileiros passam em média 9 horas por dia nas redes sociais. Sabendo da força que esses canais têm em nossa sociedade, este projeto visa utilizar este habito de consumo a favor da divulgação científica.
Este projeto se relaciona ao ensino universitário ao integrar o conteúdo técnico discutido em sala de aula com a produção de conteúdo para o publico leigo em geral e com a pesquisa ao abordar os diversos temas que são alvo das pesquisas desenvolvidas no Grupo Interdisciplinar de Polímeros cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq.

Caracterização dos Beneficiários: Comunidade universitária e público leigo em geral.

Objetivos: O objetivo deste projeto é produzir conteúdo audiovisual no formato de postagens para instagram, twitter, conteúdo para wikipedia, vídeos para youtube e instagram e podcasts. O conteúdo será elaborado em colaboração com discentes dos cursos graduação e pós-graduação em química e engenharia da UFLA.

Metas:

Elaborar conteúdo audiovisual para postagens no instagram, twitter e youtube;
Elaborar conteúdo audiovisual para produção de podcasts;
Elaborar conteúdo para postagem na wikipedia
Realizar avaliação do alcance e perfil dos usuários que acessaram o conteúdo audiovisual desenvolvido;

Fundamentação Teórica:

Em 1920, o químico alemão Hermann Staudinger publicou um artigo científico intitulado Uber Polymerisation (On Polymerization). Nesse artigo, ele foi o primeiro pesquisador a propor uma estrutura molecular para a borracha. Em seu trabalho foi apresentado que cada molécula de borracha (polímero derivado do isopreno) seria composta por uma cadeia de unidades químicas idênticas (meros). Ele também afirmou que o comportamento mecânico da borracha (elevada elasticidade e resistência à tração) são resultado do grande comprimento dessas cadeias, ou seja, de sua elevada massa molar. Vários anos depois, Staudinger denominou tais moléculas de elevada massa molar de Makromolekul (macromoléculas). Após inúmeros debates científicos, a teoria macromolecular de Staudinger foi aceita pela comunidade científica. Isso levou a alguns dos desenvolvimentos científicos mais profundos do século 20, afetando muitos aspectos de nossas vidas.
Atualmente a sociedade se beneficia dos materiais poliméricos em diversos setores como na produção de próteses e órteses e na renegeração de tecidos, na construção de novos dispositivos eletrônicos orgânicos, em construções mais confortáveis do ponto de vista térmico e acústico e em embalagens inteligentes que indicam a qualidade do alimento para o consumidor. O consumo mundial de materiais poliméricos ainda se encontra em expansão.
Com uma produção global de várias centenas de milhões de toneladas anuais, os polímeros sintéticos se tornaram um fator significativo na economia de todos os países industrializados do mundo. O grande volume de materiais poliméricos descartados de forma incorreta levou a sociedade a refletir sobre o impacto ambiental desses resíduos não biodegradáveis. Embora atualmente a reciclagem tenha se tornado uma grande indústria, ela ainda apresenta algumas limitações associadas a tecnologias sustentáveis economicamente para alguns resíduos poliméricos.
O descarte e uso incorreto de produtos plásticos pode levar a migração de moléculas de baixa massa molar como resíduos monoméricos (estireno, bisfenol A, formaldeído, etc.) e aditivos (ftalatos, óxidos, etc) para o meio ambiente. A migração dessas moléculas para o solo ou água pode acarretar na contaminação ambiental de diversas áreas ao redor do mundo. Uma preocupação mundial crescente é que um grande volume de polímeros não biodegradáveis é descartado de forma inadequada. Estes resíduos são submetidos ao intemperismo e à fotodegradação resultando em pequenos fragmentos plásticos denominados de microplásticos. Muitos desses materiais
apresentam menor densidade que que a água e, uma vez que entram nos sistemas aquáticos ou no solo, são de difícil separação. Alguns organismos aquáticos ou presentes no solo também podem ingerir esses fragmentos plásticos por engano, gerando um enorme impacto em todo um ecossistema.
A esperança para o futuro é que esforços consideráveis sejam dedicados a encontrar maneiras de biodegradação de polímeros orgânicos sintéticos. O processo de biodegradação envolve microorganismos (como bactérias, fungos e leveduras) que podem quebrar as macromoléculas orgânicas em fragmentos de pequeno peso molecular, que podem ser degradados aerobiamente ou anaerobiamente, em dióxido de carbono (CO2 ), metano (CH4 ) e água. Assim, atualmente existe um grande interesse da sociedade por novos materiais poliméricos biodegradáveis e mesmo o desenvolvimento de soluções ambientais para descontaminação da água, solo e atmosférica empregando essa classe de materiais. Neste sentido, a comunidade acadêmica e industrial está trabalhando em soluções tecnológicas empregando polímeros biodegradáveis (onde a degradação é ocasionada por microorganismos como bactérias e fungos) e biopolímeros como polissacarídeos e proteínas de origem vegetal e animal.
Atualmente o desencontro de informações corretas sobre os materiais poliméricos se mesclou com a desinformação das redes sociais e pode levar a uma perigosa conclusão de aversão social a estes materiais ou mesmo a falta de consciência acerca de seus reais impactos sociais, ambientais e econômicos.
No contexto brasileiro, existe uma crecente demanda de disseminação de informações precisas, de cunho científico, como recurso fundamental para a formação de uma consciência da real importância destes materiais em nossa sociedade.
Dessa forma, este projeto tem como objetivo a produção e avaliação do alcance de informações cientificas para o público leigo em geral que possam ser compartilhadas nas mais diversas mídias sociais.

Metodologia:

Durante a execução deste projeto alunos de graduação e pós-graduação dos
cursos de química e engenharia irão desenvolver o conteúdo audiovisual para
as diversas mídias sociais. Todo o conteúdo produzido será avaliado pelos
professores supervisores que integram a equipe do projeto.

Impactos na Formação Discente: Os discentes terão a possibilidade de integrar os conhecimentos e conteúdos adquiridos em sala de aula através da produção do conteúdo utilizado no projeto. Além disso, estarão em contato direto com diferentes pesquisas desenvolvidas na área de materiais poliméricos e seus impactos ambientais.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Este projeto se relaciona ao ensino universitário ao integrar o conteúdo técnico discutido em sala de aula com a produção de conteúdo para o publico leigo em geral e com a pesquisa ao abordar os diversos temas que são alvo das pesquisas desenvolvidas no Grupo Interdisciplinar de Polímeros cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Atualmente a sociedade se beneficia dos materiais poliméricos em diversos setores, dessa forma, o conteúdo produzido visa contribuir com conhecimento claro e acessível acerca dos materiais poliméricos, suas aplicações e impactos sociais, ambientais e econômicos em nossa sociedade. O conteúdo produzido pretende colaborar com o combate a desinformação e fake news presentes em nossa sociedade.

Resultados Esperados:

A integração da Universidade Federal de Lavras e a comunidade em geral busca motivar tanto os alunos dos cursos e graduação em química e engenharia com seu próprio curso quanto ao público leigo em geral a compreenderem melhor temas associados aos materiais poliméricos. Além disso, essas ações de divulgação visam esclarecer sobre o papel social, econômico e ambiental dos materiais poliméricos. Este projeto tem o potencial de ser disseminado nos próximos anos nas redes sociais (instagram, wikipedia, twitter e youtube).
Com este projeto espera-se a manutenção de postagens regulares (mínimo de 1 postagem/semana) nas mídias sociais e a análise qualitativa e quantitativa do público alcançado por cada postagem a cada mês.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Postagens nas mídias sociais;
Alcance das postagens feitas;
Engajamento do público alcançado;
Número de seguidores nas mídias sociais;
Número de visualizações das publicações realizadas;
Tais indicadores serão avaliados através da elaboração de relatório qualitativo e quantitativo sobre o alcance de cada postagem.

Cronograma:

1º Ano (1º trimestre): - Planejamento do cronograma e temas das postagens nas diferentes mídias sociais;
1º Ano (2º, 3° e 4° trimestres): - Produção e publicação de conteúdo para o instagram; - Produção e publicação de conteúdo para o twitter; - Produção e publicação de conteúdo para a wikipedia; - Produção e publicação de conteúdo para o youtube;
2º Ano (5°, 6° e 7° trimestres): - Produção e publicação de conteúdo para o instagram; - Produção e publicação de conteúdo para o twitter; - Produção e publicação de conteúdo para a wikipedia; - Produção e publicação de conteúdo para o youtube;
2º Ano (8° trimestres): - Produção e publicação de conteúdo para o instagram; - Produção e publicação de conteúdo para o twitter; - Produção e publicação de conteúdo para a wikipedia; - Produção e publicação de conteúdo para o youtube; - Elaboração de Relatório Final.
Em todo o período serão realizadas revisões da literatura pertinente e elaboração de relatório qualitativo e quantitativo sobre o alcance de cada postagem

Descrição Resumida: O conteúdo audiovisual produzido neste projeto e disponibilizado para a comunidade em geral, visa contribuir com conhecimento claro e acessível acerca dos materiais poliméricos, suas aplicações e impactos sociais, ambientais e econômicos em nossa sociedade. Além de colaborar com o combate a desinformação e fake news presentes em nossa sociedade.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • CAMILA VITORIANO REIS - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • GUILHERME SALES VITOR - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARIANA FERREIRA MALTA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • PAULO CÉSAR DE ALMEIDA LUZ - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

  • CAMILA SILVA BREY GIL - Início: 02/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JULIANO ELVIS DE OLIVEIRA - Início: 02/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ALFREDO RODRIGUES DE SENA NETO - Início: 02/05/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

  • ANDRESSA MONTEIRO CASTRO PAIVA - Tipo: Voluntário - Início: 28/08/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: CAMILA SILVA BREY GIL

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA E DE MATERIAIS

E-mail Institucional: camila.breygil[em]ufla.br

E-mail Alternativo: camilabreygil[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 20/04/2023 - 15:53:03

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 08/05/2023 - 15:21:50

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • CAMILA SILVA BREY GIL: De 20/04/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
08/05/2023 - 15:21:50Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RAFAEL FARINASSI MENDES)
15/05/2023 - 08:38:28Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 44/2023 (LEONARDO SCHIASSI)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

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Créditos