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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 52/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Curso “Psicanálise: Teoria e questões filosóficas”

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Propõe, de modo vinculado ao projeto contemplado com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq ("Gênero, pulsão de morte e reconhecimento: Um ponto de rearranjo possível no debate contemporâneo entre teoria crítica e psicanálise", bolsa iniciada em 01/03/2023, vigência até 28/02/2026), a oferta de um curso de extensão com o título “Psicanálise: Teoria e questões filosóficas”. Como pesquisadora da área de Filosofia da Psicanálise, noto a existência de uma demanda significativa por discussões do tema, demanda que se vincula a três eixos: a necessidade, por parte de profissionais que atuam como psicanalistas e psicólogos(as), de avançar na fundamentação epistemológica do saber psicanalítico; interesse por parte de estudantes e pesquisadores(as) pelas dimensões filosóficas da psicanálise, interesse pela contribuição da psicanálise para uma teoria social crítica, conforme respaldado pela fundamentação teoria deste projeto. Cabe ressaltar que esse último eixo articula-se com as discussões relacionadas às lutas contra a misoginia, o racismo e homofobia, discussões que serão contempladas em algumas das aulas propostas no programa do curso, aulas que alcançarão as intersecções entre psicanálise e política. O curso, com duas ofertas, está estruturado com vinte aulas e carga horária total de 40 horas, com vistas a fortalecer o impacto da pesquisa na formação de novas pesquisadoras e pesquisadores e com o objetivo de manter uma interlocução a partir do trabalho com conceitos básicos da teoria psicanalítica e com debates psicanalíticos contemporâneos, com ênfase na fundamentação teórica aqui apresentada. Será vinculado “Núcleo de Estudos em Filosofia e Psicanálise” (UFLA), entidade de extensão coordenada pela docente proponente, com colaboração de colegas dos diversos grupos de pesquisa de que participa. O cronograma, para 33 meses, segue especificado e inclui a estruturação de cada oferta do curso, divulgação, avaliação, confecção de relatório, estudos complementares e elaboração de resumos para apresentação no CONEX. A metodologia consiste em: 1- Oferta de aulas no curso de extensão. As aulas serão divididas em parte expositiva – a ser realizada pela docente proponente, por pesquisadores e pesquisadoras convidadas e pelo(as) bolsistas. 2- Confecção de cartazes para ampla divulgação do curso e de cada aula. 3- Gravação de todas as aulas, material que será disponibilizado no Canal YouTube “Filosofia UFLA” e que ficará disponível para a avaliação do projeto.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 124

Locais de Realização: Sala 44 do DCH/UFLA, com transmissão pelo Google Meet e canal YouTube "Filosofia UFLA"

Data de Início: 01/07/2023

Data de Término: 26/02/2026

Justificativa: Como pesquisadora da área de Filosofia da Psicanálise, noto a existência de uma demanda significativa por discussões do tema, demanda que se vincula a três eixos: a necessidade, por parte de profissionais que atuam como psicanalistas e psicólogos(as), de avançar na fundamentação epistemológica do saber psicanalítico; interesse por parte de estudantes e pesquisadores(as) pelas dimensões filosóficas da psicanálise, interesse pela contribuição da psicanálise para uma teoria social crítica, conforme respaldado pela fundamentação teoria deste projeto. Cabe ressaltar que esse último eixo articula-se com as discussões relacionadas às lutas contra a misoginia, o racismo e homofobia, discussões que serão contempladas em algumas das aulas propostas no programa do curso, aulas que alcançarão as intersecções entre psicanálise e política.

Caracterização dos Beneficiários:

120 cursistas (comunidade UFLA e externa)
4 bolsistas – dois no primeiro ano (1ª oferta do curso), 2 no segundo (2ª oferta do curso)

Objetivos: O curso de extensão terá vinte aulas e carga horária total de 40 horas, a ser oferecido duas vezes, com vistas a fortalecer o impacto da pesquisa na formação de novas pesquisadoras e pesquisadores. O curso será chamado “Psicanálise: Teoria e questões filosóficas” e terá por objetivo manter uma interlocução a partir do trabalho com conceitos básicos da teoria psicanalítica e com debates psicanalíticos contemporâneos, com ênfase na fundamentação teórica aqui apresentada. O curso será vinculado “Núcleo de Estudos em Filosofia e Psicanálise” (UFLA), entidade de extensão coordenada por mim, com participação de colegas dos diversos grupos de pesquisa de que participo (Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFLA, GT de Filosofia e Psicanálise da ANPOF, Grupo de Pesquisa em Filosofia e Psicanálise da UFSCar, Sociedade Internacional de Psicanálise e Filosofia (SIPP-ISPP), Grupo de Estudos, Pesquisas e Escritas Feministas (GEPEF), Núcleo de Estudos em Filosofia e Psicanálise (UFLA)) para a condução das aulas. Será sediado institucionalmente na UFLA e ofertado, a cada vez, com 60 vagas – 30 vagas destinadas à comunidade UFLA e 30 a interessados de qualquer região do país. As aulas serão transmitidas via Google Meet e canal “Filosofia UFLA” no YouTube, onde ficarão gravadas. Haverá aulas presenciais sempre que possível – nesses casos, elas serão transmitidas simultaneamente online.

Metas:

Fazer duas ofertas do curso de extensão com vinte aulas e carga horária total de 40 horas (cada oferta)
Apresentar 4 resumos em duas edições do CONEX

Fundamentação Teórica: Um dos debates filosóficos que perpassam o tema do gênero é aquele marcado pelos termos pulsão e reconhecimento. Nesta apresentação da questão que fundamenta meu projeto de bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq ("Gênero, pulsão de morte e reconhecimento: Um ponto de rearranjo possível no debate contemporâneo entre teoria crítica e psicanálise", 01/03/2023 a 28/02/2026) e o projeto de extensão ora proposto, pretendo indicar algumas das balizas desse debate para, ao final, fazer a proposição de inserir nele um certo desdobramento, a ser trabalhado ao longo da vigência da bolsa CNPq e, paralelamente, com o curso de extensão. Amy Allen (2015/2017) assume a necessidade de reconhecer a presença da negatividade na experiência humana, pressupondo que ela nos permite evitar duas coisas: uma espécie de utopismo que traria consigo uma concepção irreal do ser humano, atrelada a perspectivas moralistas, e a queda em estratégias meramente descritivas, que acabariam por abrir mão do papel heurístico da agressividade, sem o qual perderíamos a capacidade de ler aspectos relevantes dos acontecimentos políticos da história humana. Allen defende, nessa direção, contra Axel Honneth, o caráter indispensável, para a teoria social, do conceito de pulsão de morte, mas sustenta que essa referência precisa se dar, diferentemente do que a seu ver, ocorre em Freud, em uma configuração teórica que não adote teses de tom hobbesiano vinculadas a uma ideia de natureza humana, tendo em vista que tal configuração colocaria empecihos inarredáveis para o ideal de emancipação, caro à teoria crítica. A autora entende que esse caminho pode ser avançado com elementos presentes na psicanálise kleiniana, pois, de acordo com ela, essa versão da psicanálise, preencheria melhor os critérios metanormativos e explicativos que Honneth atribui à psicanálise em sua relação com a teoria crítica, uma vez que a teoria kleiniana das pulsões não nos comprometeria com “a pressuposição de uma antissociabilidade inata, biologicamente determinada e determinista, no âmago da natureza humana”. (p. 226) Porém, e esse é um ponto não considerado por Allen, se é verdade que Melanie Klein não abandona o conceito de pulsão de morte, ao contrário do que fizeram diversos psicanalistas pós-freudianos, também é verdade que ela não compra a amplitude freudiana do conceito, restringindo-o ao fenômeno do ódio ou a impulsos destrutivos, originados do medo do aniquilamento e canalizados para a construção das fantasias de perseguição. (Klein, 1952/1991, 1958/1991) A estratégia de Allen não parece, no entanto, oferecer uma verdadeira alternativa ao problema que ela mesma levanta – o de conciliar a teoria das pulsões com a perspectiva crítica – porque a concepção kleiniana de pulsão de morte indica, afinal, seu enraizamento em tendências agressivas na natureza humana, reduzindo a pulsão de morte à agressividade e a suas manifestações primárias como ódio e, com isso, restituindo um certo peso metafísico à teoria. Judith Butler reivindica outro modelo de subjetividade que, ao articular o tema do reconhecimento, não resulte em fixações de sínteses identitárias que marginalizam diferenças na compreensão das lutas sociais. No livro Relatar a si mesma (2005/2015), Butler alinha-se a leituras de Hegel nas quais o reconhecimento é visto como um processo de “hesitação entre perda e êxtase” (p. 42), no qual o eu se difere, não havendo ponto de retorno possível. Com Hegel e também com a psicanálise, a abordagem butleriana da subjetividade localiza a divisão em seu cerne e percebe a lógica de “foraclusão” que subjaz à própria formação da identidade. Por isso, lemos que “se a identidade que dizemos ser não nos captura e marca imediatamente um excesso e uma opacidade que estão fora das categorias da identidade, qualquer esforço de ‘fazer um relato de si mesma’ terá de fracassar para que chegue perto de ser verdade”. (Butler, 2005/2015) Minha principal hipótese de trabalho para essa pesquisa e para a condução dos trabalhos no projeto de extensão consiste em supor que a perspectiva de Butler, tomada como teoria crítica da sociedade e como uma perspectiva que atribui uma operatividade central para a noção de reconhecimento inclusive para pensar o tema do gênero, pode ser aproximada de outra ideia de pulsão, que atenderia melhor àquilo que precisa ser pensado pela teoria crítica por situar de modo distinto a agressividade, ideia que pode ser encontrada na psicanálise lacaniana. A hipótese de trabalho é a de que, assumindo o problema levantado por Amy Allen no artigo mencionado como um problema legítimo, ele pode encontrar, no entanto, outros modos de articulação entre teoria crítica e psicanálise, passando por uma compreensão distinta do que seja o reconhecimento, que podemos localizar em Butler, e por uma noção de pulsão de morte que não carregue consigo o peso metafísico da ideia de natureza humana, noção esta que podemos encontrar em Lacan.

Metodologia:

Oferta de aulas no curso de extensão. As aulas serão divididas em parte expositiva – a ser realizada pela docente proponente, por pesquisadores e pesquisadoras convidadas e pelo(as) bolsistas.
Confecção de cartazes para ampla divulgação do curso e de cada aula.
Gravação de todas as aulas, material que será disponibilizado no Canal YouTube “Filosofia UFLA” e que ficará disponível para a avaliação do projeto.

Impactos na Formação Discente: Oferecer formação ampliada na área de Filosofia da Psicanálise, que consta no curso de graduação em Filosofia da UFLA como disciplina obrigatória

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

O projeto vincula estritamente as três dimensões de atuação na medida em que faz parte de um projeto de pesquisa em andamento (com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq) e propõe realizar um curso de extensão – ou seja, propõe uma ampliação da atividade de ensino de modo a alcançar público externo á UFLA.
Programa do curso:
Aula 1: Freud como escritor
Aula 2: Realidade psíquica
Aula 3: A pulsão de morte na psicanálise freudiana
Aula 4: A pulsão de morte na psicanálise lacaniana
Aula 5: A pulsão de morte na filosofia de Gilles Deleuze
Aula 6: Conexões entre idealismo alemão e psicanálise
Aula 7: Freud e Schopenhauer
Aula 8: Psicanálise e teoria crítica
Aula 9: Psicanálise e política
Aula 10: Estética e psicanálise
Aula 11: Psicanálise e literatura
Aula 12: Freud e o patriarcado
Aula 13: Psicanálise e feminismo
Aula 14: A psicanálise contra o racismo 1: Lélia Gonzalez,
Aual 15: A psicanálise contra o racismo 2: Franz Fanon,
Aula 16: O tema do reconhecimento em Jessica Benjamin
Aula 17: Questões entre pulsão e reconhecimento
Aula 18: O tema da melancolia no pensamento de Judith Butler
Aula 19: Questões de gênero no debate psicanalítico
Aula 20: A filosofia da psicanálise no Brasil.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A relação com a sociedade e o impacto social estão contemplados na justificativa, aqui reproduzida: Como pesquisadora da área de Filosofia da Psicanálise, noto a existência de uma demanda significativa por discussões do tema, demanda que se vincula a três eixos: a necessidade, por parte de profissionais que atuam como psicanalistas e psicólogos(as), de avançar na fundamentação epistemológica do saber psicanalítico; interesse por parte de estudantes e pesquisadores(as) pelas dimensões filosóficas da psicanálise, interesse pela contribuição da psicanálise para uma teoria social crítica, conforme respaldado pela fundamentação teoria deste projeto. Cabe ressaltar que esse último eixo articula-se com as discussões relacionadas às lutas contra a misoginia, o racismo e homofobia, discussões que serão contempladas em algumas das aulas propostas no programa do curso, aulas que alcançarão as intersecções entre psicanálise e política.

Resultados Esperados:

Fazer duas ofertas de 1 curso de extensão, totalizando 40 aulas direcionadas às comunidades UFLA.
Disponibilizar a gravação das aulas no canal YoutTUbe “Filosofia – UFLA”
Apresentar 4 resumos no Conex: 2 com cada bolsista do primeiro ano de vigência, 2 com cada bolsista do segundo ano.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Gravação de todas as aulas, material que será disponibilizado no Canal YouTube “Filosofia UFLA” e que ficará disponível para a avaliação do projeto. O cronograma prevê etapas de avaliação.

Cronograma:

As responsáveis por todas as ações serão a docente proponente do projeto e os(as) dois (duas) bolsistas.
O cronograma foi elaborado para 33 meses, período proposto para vigência deste projeto.
Meses 1: Selecionar bolsistas
Mês 2: Estruturar a primeira oferta curso de extensão junto a 2 estudantes bolsistas, incluindo cartazes de divulgação do curso e de cada aula separadamente.
Mês 3: Fazer ampla divulgação do curso
Mês 4: Iniciar primeira oferta do curso. Aula 1: Freud como escritor e Aula 2: Realidade psíquica
Mês 5: Aula 3: A pulsão de morte na psicanálise freudiana e Aula 4: A pulsão de morte na psicanálise lacaniana
Mês 6: Aula 5: A pulsão de morte na filosofia de Gilles Deleuze e Aula 6: Conexões entre idealismo alemão e psicanálise
Mês 7: Aula 7: Freud e Schopenhauer e Aula 8: Psicanálise e teoria crítica
Mês 8: Aula 9: Psicanálise e política e Aula 10: Estética e psicanálise. Bolsistas irão elaborar resumos para apresentação no CONEX sob orientação da professora.
Mês 9: Aula 11: Psicanálise e literatura e Aula 12: Freud e o patriarcado
Mês 10: Aula 13: Psicanálise e feminismo e Aula 14: A psicanálise contra o racismo 1: Lélia Gonzalez.
Mês 11: Aula 15: A psicanálise contra o racismo 2: Franz Fanon e Aula 16: O tema do reconhecimento em Jessica Benjamin
Mês 12: Aula 17: Questões entre pulsão e reconhecimento e Aula 18: O tema da melancolia no pensamento de Judith Butler. Fazer avaliação das atividades desenvolvidas até aqui junto aos/às dois/duas primeiros(as) bolsistas, que estarão encerrando seu período de bolsas.
Mês 13: Aula 19: Questões de gênero no debate psicanalítico e Aula 20: A filosofia da psicanálise no Brasil.
Mês 14: Avaliação final da primeira oferta do curso.
Meses 15, 17 e 17: Realização de estudos complementares tendo em vista a segunda oferta do curso.
Meses 19 a 32: Repetem os meses 1 a 13
Mês 33: Avaliação final da segunda oferta do curso e confecção do relatório final do projeto.

Descrição Resumida: Curso de extensão “Psicanálise: Teoria e questões filosóficas”.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • KARINE TALITA SANTOS ALMEIDA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 17/01/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LUANA DO NASCIMENTO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 26/01/2024 - Término: 31/01/2024 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: LEA CARNEIRO SILVEIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

E-mail Institucional: lea[em]ufla.br

E-mail Alternativo: leasilveiralea[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 19/05/2023 - 19:19:49

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 19/05/2023 - 19:31:14

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • LEA CARNEIRO SILVEIRA: De 19/05/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
19/05/2023 - 19:31:14Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RENATO FERREIRA DE SOUZA)
20/05/2023 - 11:10:21Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 52/2023 (ANDRE CHAGAS FERREIRA DE SOUZA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.86.2

Créditos