UFLA SIG

Sistema Integrado de Gestão
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 69/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: CARPE DIEM– UMA PROSPOSTA HOLÍSTICA PARA O BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Apesar do aumento da expectativa de vida e do avanço da ciência, ainda há uma disparidade entre longevidade e qualidade de vida. Quando se pensa em instituições de longa permanência, isso se torna mais preocupante, uma vez que os idosos que ali habitam geralmente apresentam comprometimento físico, mental, social e/ou econômico. Nesse contexto, faz-se necessárias ações que ressignifiquem o tempo, a sabedoria, a saúde, a autonomia, as memórias, a aptidão, os sentimentos, a vida desses indivíduos. Sendo assim, o objetivo deste projeto será promover ações socializadoras, informativas e recreativas que contribuam para o bem-estar e qualidade de vida dos idosos. Dentre as atividades a serem desenvolvidas destaca-se a orientação dos funcionários sobre temas básicos de assistência aos idosos; avaliação do estado nutricional; acompanhamento dietético individualizado; contação de histórias; receitas e saberes, refeições temáticas, túnel do tempo (resgate de fotos e memórias); resgate do convívio com familiares, jogos; música, canto; integração do idoso ao meio social, por meio de oficinas.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: Lar Augusto Silva

Número Estimado de Participantes: 100

Locais de Realização: Lar Augusto Silva

Data de Início: 25/05/2023

Data de Término: 22/05/2025

Justificativa: O novo paradigma de saúde do idoso brasileiro é a manutenção da sua capacidade funcional tornando-o independente e preservando a sua autonomia. Portador de múltiplas doenças crônicas, problemas associados e sendo mais fragilizado, o idoso institucionalizado e a entidade que o abriga, geralmente, não conseguem arcar sozinhos com a complexidade e as dificuldades da senescência e/ou senilidade. Ações que buscam lidar com esse crescente contingente de idosos devem ser priorizadas em todas as áreas do saber. As universidades têm como papel social prestar a sua contribuição com iniciativas que visem melhorar a qualidade de vida da população que envelhece.

Caracterização dos Beneficiários: Idosos Institucionalizados e funcionários do Lar Augusto Silva

Objetivos: Acompanhar o estado nutricional de idosos institucionalizados; promover ações socializadoras, informativas, recreativas que contribuam para o bem-estar e qualidade de vida dos idosos.

Metas:

Melhorar a qualidade de vida de idosos institucionalizados;
Ressignificar a terceira idade e valorizar a atuação de seus colaboradores.

Fundamentação Teórica: O acelerado ritmo de envelhecimento no Brasil cria novos desafios para a sociedade brasileira contemporânea. O envelhecimento ocorre num cenário de profundas transformações sociais, urbanas, industriais e familiares. A família encontra grandes dificuldades para o desempenho das funções tradicionais a ela atribuídas, de educadora das crianças e cuidadora dos mais velhos. Com o crescimento dessa população idosa e dependente de cuidados especiais, as instituições destinadas a prestar assistência a essa população se tornam cada vez mais necessárias.A Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) é um estabelecimento que visa acolher pessoas que possuem 60 anos ou mais, dependentes ou não, que indispõem de condições para permanecer com a família e/ou no seu domicílio. Tal instituição busca prestar a estas pessoas um cuidado integral, por meio de atividades realizadas por um cuidador.Os idosos institucionalizados geralmente apresentam um perfil diferenciado - carência afetiva, perda de autonomia e destreza causada por incapacidades físicas e mentais, necessidade de autocuidado e insuficiência de suporte financeiro. Estes fatores contribuem para a grande prevalência de limitações físicas e comorbidades comprometendo sua autonomia. O descaso mostrado pela sociedade frente à maioria das instituições de longa permanência é evidenciado pela marginalização de muitos idosos que ali vivem, e que, deixados de lado, passam o restante de suas vidas como sujeitos passivos, constatando a sua não utilidade para a sociedade, e apenas aguardando um fim para toda a impotência e dependência em que vivem. Como se pode ver, o prolongamento da vida não é uma atitude isolada. De acordo com a Constituição de 1988, é considerada responsabilidade da família, da sociedade e do Estado dar suporte aos idosos, assegurar sua participação na comunidade, defender sua dignidade e bem-estar, bem como garantir o seu direito à vida (art. 230).Nesse contexto, faz-se necessário um olhar sensível a fim de ressignificar o tempo, a sabedoria, a saúde, as memórias, a aptidão, os sentimentos, a autonomia - a vida dos nossos idosos. Portanto, o atual panorama da realidade populacional brasileira e a demanda crescente de instituições fazem emergir uma preocupação em incentivar o lazer, a vivência lúdica e hábitos de estimulação cognitiva e física em idosos institucionalizados, com o intuito de proporcionar maior qualidade de vida a essa população.

Metodologia: O projeto será desenvolvido por alunos do Núcleo de Estudos em Nutrição Clínica (NENUCLI) e cursos da área saúde da UFLA através de ações socioeducativas e recreativas por meio de atividades tais como:avaliação do estado nutricional, conduta nutricional individualizada, orientação aos funcionários sobre temas básicos de assistência aos idosos; dinâmicas de grupo e vivências; contação de histórias; receitas e saberes, refeições temáticas, túnel do tempo (resgate de fotos e memórias); resgate do convívio com familiares, jogos ginástica laboral; integração do idoso ao meio social, por meio de oficinas de informática, redes sociais, artesanato e costura. As atividades serão programadas e parcerias serão estabelecidas para o desenvolvimento das mesmas. Análise dos resultados – número de idosos que iniciarão na ação, número de idosos que permanecerão na ação, melhoria da situação de saúde; Instrumentos: monitoramento por técnicos das instituições parceiras e coordenadores do projeto, fichas específicas, reuniões e relatórios.

Impactos na Formação Discente: Além dessa contribuição social, o projeto também possibilitará aos alunos um contato mais estreito e real entre a universidade e a comunidade, oferecendo uma oportunidade de uma atuação multiprofissional, garantindo, dessa forma, uma abordagem e visão holística do paciente idoso institucionalizado.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto contará com um banco de dados a fim de serem digitados os dados coletados nas visitas para redação de resultados do projeto. A Extensão Universitária é bem clara nesse projeto, já que os alunos desenvolverão as atividades com idosos institucionalizados, fornecendo indicadores e orientações que propiciem melhor qualidade de vida dos mesmos.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Descobrir as condições necessárias para uma boa qualidade de vida na velhice reveste-se de grande importância científica e social, pois ao tentar resolver a aparente contradição que existe entre velhice e bem-estar, a pesquisa contribui para a compreensão do envelhecimento, para a geração de alternativas válidas de intervenção visando ao bem-estar de pessoas idosas e à construção de políticas públicas de inclusão direcionada a terceira idade.

Resultados Esperados: Realizar socioeducativas e recreativas, sob o ponto de vista multiprofissional junto aos idosos institucionalizados contribuindo para sua melhoria da qualidade de vida; proporcionar aos alunos da graduação a oportunidade de trabalhar em equipe e prestar assistência aos idosos institucionalizados; contribuir e construir com a instituição de longa permanência, através de embasamento técnico-cientiífico, novas formas de cuidado ao idoso e, dessa forma, expressar melhor a sua missão.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Acompanhamento de dados clínicos e sociais dos idosos institucionalizados.
Acompanhamento do estado nutricional por meio de triagem (MAN).
Avaliação da equipe de colaboradores através de jogos lúdicos.

Cronograma:

maio a dezembro/2023 - Planejamento e levantamento do estado nutricional dos idosos. Ações recreativas.
janeiro/23 à maio/24 – Ações socioeducativas e recreativas diversas (a ser definido pela equipe) / intervenção e e acompanhamento do estado nutricional / reunião com a equipe/ monitoramento e elaboração de relatórios técnicos e científicos

Descrição Resumida: Idosos que residem em instituição de longa permanência geralmente apresentam comprometimento físico, mental, social e/ou econômico. Nesse contexto, faz-se necessárias ações que ressignifiquem o tempo, a sabedoria, a saúde, a autonomia, as memórias, a aptidão, os sentimentos, a vida desses indivíduos. Sendo assim, o objetivo deste projeto será promover ações socializadoras, informativas e recreativas que contribuam para o bem-estar e qualidade de vida dos idosos do Lar Augusto Silva.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • AMANDA TAMIRES SANTOS - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 02/05/2024 - Vínculo: Inativo
  • ANA BEATRIZ TOMAZELA SOUZA - Tipo: Voluntário - Início: 08/04/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CAMILA APARECIDA FERREIRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CAMILLA MARTINS DE BONA - Tipo: Voluntário - Início: 08/04/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CAROLINA CAMPOS DE MOURA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CELIA APARECIDA DA SILVA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • DAYSE FAUSTINO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FABIANA BORGES RIBEIRO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 02/05/2024 - Vínculo: Inativo
  • KETHUNY MARIA MONTEIRO DE CARVALHO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 28/09/2023 - Vínculo: Inativo
  • LAURA APARECIDA CARVALHO FONSECA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 02/05/2024 - Vínculo: Inativo
  • MARCELO RIBEIRO CASTANHEL - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 02/05/2024 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: IVINA CATARINA DE OLIVEIRA GUIMARAES

Setor: DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

E-mail Institucional: ivina.guimaraes[em]ufla.br

E-mail Alternativo: ivinagui[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 22/05/2023 - 16:21:07

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 02/06/2023 - 15:22:05

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • IVINA CATARINA DE OLIVEIRA GUIMARAES: De 22/05/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
02/06/2023 - 15:22:05Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (LILIAN GONCALVES TEIXEIRA)
16/06/2023 - 09:29:57Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 69/2023 (CHRYSTIAN ARAUJO PEREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.86.2

Créditos