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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 94/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: ATLETISMO UNIVERSITÁRIO: ATLÉTICAS UFLA

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O atletismo Universitário visa disponibilizar a pista Oficial de Atletismo da UFLA para as atléticas da UFLA, cidade de Lavras e região realizarem os seus treinamentos, oportunidade de participação dos universitários na modalidade com fins de melhora da aptidão física, saúde e maximizar os resultados dos praticantes que pretendem competir em competições Universitárias.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 100

Locais de Realização: As atividades serão realizadas no complexo de Alto Rendimento (Pista de Atletismo " Alfredo Scheid Lopes).

Data de Início: 02/01/2025

Data de Término: 02/01/2027

Justificativa: Pesquisas revelam que o ambiente universitário em sua maioria não estimula a prática de atividades físicas (Soto Ruiz et al., 2019; Santos et al., 2014). Assim, é importante que medidas favorecedoras de um estilo de vida ativo entre universitários sejam estimuladas, inclusive porque tal estratégia tem o potencial de colaborar para que os jovens estudantes adquiram e mantenham hábitos saudáveis ao longo da vida adulta (Macedo et al., 2021). Com isso, a demanda por projetos de prática de atividade física é crescente no campus da UFLA e a disponibilidade de espaços para a sua prática é importante a fim de mobilizar um maior número de praticantes. Além disso, a oferta de um projeto de atletismo permitirá aos estudantes de Educação Física vivência prática para o futuro exercício da profissão.

Caracterização dos Beneficiários: Discentes da Universidade Federal de Lavras e comunidade externa a comunidade da UFLA (discentes pertencentes a atléticas de outras Universidades de Lavras e região)

Objetivos: Oportunizar aos discentes da Universidade Federal de Lavras a prática do atletismo e promover interação com universitários de outras instituições através de competições e vivências através de treinos em conjunto. O projeto também busca contribuir com a formação dos estudantes do curso de Bacharelado em Educação Física, por meio da experiência prática no acompanhamento desse tipo de atividade física, bem como permitir, a coleta de dados para pesquisas científicas de projetos aprovados pelo Comitê de ética.

Metas: Fomentar a prática do atletismo por discentes da Universidade Federal de Lavras, e a comunidade externa da UFLA (discentes pertencentes a atléticas de outras Universidades de Lavras e região)

Fundamentação Teórica:

A qualidade de vida, relaciona-se a um conceito complexo que é influenciado por múltiplas dimensões, que incluem a saúde física, estado psicológico, nível de independência, condições de vida e relações sociais do indivíduo; trata-se de uma perspectiva que abrange o contexto econômico e político do sujeito (Pereira et al., 2012). O sedentarismo e a inatividade física são fenômenos complexos (Ferreira; Andrade, 2021) e altamente prevalentes em todo o mundo (WHO, 2016), associando-se a uma ampla gama de doenças crônicas e mortes prematuras (Rodulfo, 2019). De acordo com Rodulfo (2019), o interesse pelo comportamento sedentário é justificado por um conjunto de crescentes evidências que apontam para uma relação entre estilo de vida e aumento da prevalência de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Estudantes e servidores universitários compõem um grupo que merece atenção em relação à inatividade física, visto que, além permanecerem por longos períodos em atividades sedentárias (Couto et al., 2019), a presença de ansiedade, estresse e de outros hábitos não saudáveis são frequentes entre esses (Oliveira ES et al., 2020). Pesquisas revelam que o ambiente universitário não estimula a prática de atividades físicas (Soto Ruiz et al., 2019;). Assim, é importante que medidas favorecedoras de um estilo de vida ativo entre universitários sejam estimuladas, inclusive porque tal estratégia tem o potencial de colaborar para que os jovens estudantes adquiram e mantenham hábitos saudáveis ao longo da vida adulta (Macedo et al., 2021). Está bem estabelecido na literatura que se exercitar com regularidade, ou até mesmo ampliar a movimentação corporal no dia a dia, repercute de forma positiva em inúmeros aspectos da vida humana, especialmente, entre os sujeitos envolvidos, predominantemente, em atividades sedentárias no seu cotidiano (Nowak et al. 2019). Dentre os benefícios relacionados a prática de atividade física podemos destacar: benefícios psicológicos, melhorias no humor, saúde mental (Malchrowicz-Mosko; Poczta, 2018) e redução nos transtornos de ansiedade e depressão (Oswald et al., 2020). Observando também o aumento do gasto energético, perda de gorduras. Vista a realidade dos estudantes Universitários, a prática do atletismo é uma ótima opção afim de contribuir para melhoria da saúde dos Universitários. A modalidade contribui no desenvolvimento motor, na agilidade, coordenação, resistência, velocidade, dentre outras habilidades fundamentais para o desenvolvimento de um indivíduo. Porém, apesar destas vantagens, o esporte ainda é pouco conhecido e valorizado (Cavalcante et al. 2016). Por esse motivo, é fundamental que haja uma maior divulgação e valorização do Atletismo para que surjam mais adeptos da modalidade.
Couto DAC, Martin DRS, Molina GE, Fontana KE, Junqueira Jr LF, Porto LGG. Nível insuficiente de atividade física se associa a menor qualidade de vida e ao estudo noturno em universitários do Distrito Federal. Rev Bras Ciênc Esporte. 2019;41(3):322-30.
Ferreira, CZ; andrade, Fabíola Bof de. Desigualdades socioeconômicas associadas ao excesso de peso e sedentarismo em adolescentes brasileiros. Ciência e saúde coletiva. 2021;26(3): 1095-1104.
Kallyne Mesquita Cavalcante K.M, Girão N.B.M, González R.H, Gonzalez R.H. A. Contribuição do atletismo para a vida de jovens de classe média baixa no estado do ceará programa esporte educacional, inclusão e qualidade de vida para crianças e adolescentes. Encontros Universitários da UFC. Ceará.
Macedo, GE.; DA Silva T, Y.; AkkarI, A. D.; de Oliveira, JN.; DE Andrade, CJM; Delani, D.; Teixeira DE PS.; Gomes, TT. Exercício Físico e qualidade de vida: um estudo de delineamento quase-experimental com estudantes e servidores universitários: physical exercise and quality of life: a quasi-experimental study with college students and university staff. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, 2021; 25(3).
Nowak PF, Bozek A, Blukacz M. Physical Activity, Sedentary Behavior, and Quality of Life among University Students. BioMed R Inter. 2019; 2019(ID9791281):1-10
OLIVEIRA, Denis William; DE OLIVEIRA, Evandro Salvador Alves. Sedentarismo infantil, cultura do consumo e sociedade tecnológica: implicações à saúde. Revista Interação Interdisciplinar. 2020; 4 (1),155-169, 2020.
Pereira, EF; Teixeira, CS; Santos, A. Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação. Rev. bras. educ. fís. e esporte. 2012; 26(2): 241-250.
RODULFO, J. Ildefonzo Arocha. Sedentary lifestyle a disease from xxi century. Clin Investig Arterioscler. 2019; 31(50): 233-240. Soto Ruiz MN, Aguinaga Ontoso I, Guillén-Grima F, Marín Fernández B. Modificación de la actividad física durante los tres primeros años de universidad [Changes in the physical activity of university students during the first three years of university]. Nutr Hosp. 2019;36(5):1157-1162 WHO.
World Health Organization. Report of the commission on ending childhood obesity. Geneva: WHO, 2016.

Metodologia:

Serão disponibilizados horários para que as atléticas possam realizar os seus treinamentos desde que tenham o acompanhamento de um responsável para abertura e fechamento do espaço, assim como um profissional para planejar os seus treinamentos.
Todos os participantes deverão assinar o termo de compromisso de termo de aceitação
das normas de funcionamento e resposta à anamnese. Além disso, deverão apresentar um atestado médico liberando para a prática de atividade física.
Os dias e horários poderão ser alterados de acordo com as atividades que estiverem acontecendo na pista, assim como, da disponibilidade dos monitores e alunos. disponibilizadas vagas para matrícula

Impactos na Formação Discente: Os discentes poderão participar ativamente em todo processo desde a avaliação até a prescrição e monitoramento do treinamento. Já havendo assim uma vivência prática de alguma das áreas de sua formação. Além disso, eles poderão participar como praticantes para melhoria da saúde.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

O projeto tem relação com os conteúdos das disciplinas GFD 176, GFD 182, GFD224, GFD 229 permitindo uma vivência dos estudantes com a parte prática.
Os estudantes de Educação Física participarão de atividades de avaliações física prescrição e monitoramento do treinamento. A possibilidade de atividades práticas, que envolvem a participação de pessoas (beneficiários), permite que os estudantes tenham perspectiva de, junto aos docentes, desenvolverem projetos de pesquisa que podem contribuir com suas formações e gerar retorno à comunidade.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Os participantes envolvidos serão privilegiados com a oportunidade de estar inseridos em uma realidade concreta de prática vivencial atuando também como agentes formadores, aplicando teoria na prática. Dessa forma, os participantes da comunidade terão a oportunidade de vivenciar a tríade ensino, pesquisa e extensão, na qual toda instituição de ensino deve estar apoiada, através da interdisciplinaridade; a prática do atletismo como atividade de formação e competição pelos praticantes.

Resultados Esperados: A participação de muitos estudantes, divulgando a modalidade de atletismo. Oportunizando os potenciais benefícios do exercício físico aos praticantes.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Quantificação do número de praticantes da modalidade no campus da UFLA e avaliações periódicas para acompanhar o desenvolvimento dos praticantes no decorrer do processo.

Cronograma:

Janeiro /2025: início do processo de matrícula e avaliações
Fevereiro/2025 a junho de 2025: início das atividades
Julho/2025: recesso.
De agosto a novembro de 2025: Continuidade das atividades
Dezembro/2025 a Janeiro/2026: Recesso.

****** o cronograma se repetirá anualmente podendo sofrer alguma modificação se necessário

Descrição Resumida: O atletismo da Universidade visa oferecer a oportunidade de participação dos universitários na modalidade com fins de melhora da aptidão física, saúde e maximizar os resultados dos atletas que pretendem competir no alto rendimento.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • MATEUS VITOR DE ALVARENGA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: FRANCISCO DE ASSIS MANOEL

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: franciscomanoel[em]ufla.br

E-mail Alternativo: manoel-fa[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 17/11/2024 - 22:51:18

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 18/11/2024 - 11:13:15

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • FRANCISCO DE ASSIS MANOEL: De 15/09/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
18/09/2023 - 21:13:38Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA)
03/10/2023 - 11:01:19Projeto de Extensão reprovado pelo Colegiado de Extensão. Motivo: Conforme parecer enviado por e-mail ao Coordenador. (CHRYSTIAN ARAUJO PEREIRA)
11/11/2024 - 11:54:52Projeto de Extensão reprovado pelo Chefe de Departamento. Motivo: Corrigir a data de início (FRANCISCO DE ASSIS MANOEL)
11/11/2024 - 12:47:08Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA)
12/11/2024 - 12:58:33Projeto de Extensão reprovado pelo Colegiado de Extensão. Motivo: . (ANDREA DE OLIVEIRA BARRA)
18/11/2024 - 11:13:15Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA)
25/11/2024 - 12:00:51Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 94/2024 (ANDREA DE OLIVEIRA BARRA)

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