Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 108/2023
Título: Educar exige saber escutar - Mapeamento e escuta ativa da EJA e ENE no território atendido pela UFLA
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: As instituições que ofertam espaço para Educação de Jovens e Adultos e Educação não escolar no território da UFLA precisam ser recenseadas. Este projeto foi idealizado no intuito de promover uma prospecção dessas instituições e uma escuta ativa de suas demandas, fomentando a relação entre a UFLA e a comunidade e da comunidade entre si, fortalecendo a rede, os equipamentos públicos e da sociedade civil para atuarem de forma colaborativa. Com especial foco nas instituições que atendem vulnerabilidades (como as pessoas sob privação de liberdade, atendidas no CRAS ou equipamentos análogos) este projeto propõe elencar junto ao território temas transversais e experiências de enfrentamento onde a universidade e a comunidade possam atuar de forma colaborativa.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras:
Diretoria de Ensino e Profissionalização/Departamento Penitenciário de Minas Gerais/Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública Diretora: Maristela Esmério de Andrade Pessoa Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, no Departamento Penitenciário de Minas Gerais, na Superintendencia de Humanização do Atendimento - Diretoria de Ensino e Profissionalização Analista Executivo de Defesa Social/Pedagoga: Miriam Célia dos Santos CRAS: Centro de referência de assistência social de Luminárias Facilitadora Social: Jainy Silva Terra
Número Estimado de Participantes: 30
Locais de Realização:
Unidades de Educação de Jovens e adultos e educação não escolar do município de Lavras e outros municípios. Diretoria de Ensino e Profissionalização/Departamento Penitenciário de Minas Gerais/Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, no Departamento Penitenciário de Minas Gerais, na Superintendencia de Humanização do Atendimento - Diretoria de Ensino e Profissionalização CRAS: Centro de referência de assistência social de Luminárias e outros municípios E outros equipamentos públicos ou da sociedade civil ainda não prospectados.
Data de Início: 31/10/2023
Data de Término: 31/10/2026
Justificativa: As instituições que ofertam Educação de Jovens e Adultos e Educação não escolar no território da UFLA (entenda-se: nos municípios em que os estudantes residem ou estagiam) demandam ações recenseamento, cadastro e contato regular, para planejamento de ações específicas.
Caracterização dos Beneficiários: Instituições escolares que ofertam EJA e instituições que ofertam educação não escolar (dentre elas presídios, CRAS e ONGs).
Objetivos: Inaugurar diálogos e interações coletivas que ampliem as trocas e a prospecção científica (COSTA, J. R. 2021) do território, viabilizando pesquisas pertinentes.
Metas: Cadastrar instituições de EJA e ENE. Realizar eventos e ações integradoras que ampliem trocas, prospecção científica e ações coletivas
Fundamentação Teórica:
É mister a formação de professores e educadores que elejam como prioridade a atuação nessa modalidade de ensino, entendendo sua urgência como um compromisso ético-político com uma das modalidades de ensino mais injustiçadas da história do Brasil. Rogério Nogueira, Professor da Educação Básica em redes públicas de ensino, sobre a EJA. 1- Conhecer e refletir sobre o cenário profissional de atuação do pedagogo A orientação da epígrafe é relevante quando se constata o espaço restrito que a EJA, e também a ENE (Educação não escolar), tem na formação dos docentes de Pedagogia. Essa pouca visibilidade, por vezes, é documental, como diagnosticam autores que estudam a temática (SEVERO, 2018; DI PIERRO, 2010): nos projetos pedagógicos de curso de Pedagogia de diversas universidades públicas, tanto EJA quanto ENE são mencionadas de modo breve e sem expressividade. Já o PPC de Pedagogia da UFLA apresenta a importância do tema, alinhando-o às práticas pedagógicas e ao Estágio. O que comumente se vê, como os autores citados atestam, é que a formação em Pedagogia enfatize, de forma exacerbada, a atuação profissional na educação infantil e nos anos iniciais da educação básica. Um exemplo: até 2006, antes da homologação das Novas Diretrizes Curriculares, conforme o INEP, existiam no Brasil 27 cursos de Pedagogia com habilitação em EJA, um número irrisório diante do universo de 1.698 cursos existentes na época (SOARES, 2016). O presente projeto de extensão propõe atividades de prospecção e interação com instituições que ofertam EJA e Educação Não Escolar no território atendido pela UFLA, que abrange diversos municípios adjacentes. Estas atividades prospectivas tem como objetivo sublinhar a atuação na EJA e na ENE como uma real possibilidade profissional para a futura educadora ou educador. Tais atividades se harmonizam com o conteúdo programático do PPC de Pedagogia da UFLA, do qual se pode depreender (a página 173 é um bom exemplo) a intencionalidade de conjugar teoria e prática pedagógicas. A proposta em questão pode contribuir com um panorama mais nítido sobre trabalho e carreira docentes nessas modalidades. Pretende-se, para além das conceituações, refletir sobre as problemáticas em que essas modalidades se veem inseridas, fomentando contribuições extensionistas que se fundamentem, dialogicamente, em diagnósticos que retratem as demandas reais das instituições alcançadas. 2 Debater sobre a Pedagogia como ciência da educação aplicável às modalidades EJA e ENE Os possíveis cenários de atuação profissional para turmas de Pedagogia, vistos na proposição anterior, inserem-se em uma reflexão teórica maior sobre o papel da educação. Se idealizada de forma mecanicista, seu papel transformador da realidade social é suprimido. No entanto, quando se apreende seu teor transformador, a educação é como um processo global de formação humana em que o sujeito é inserido na cultura a partir de mediações exercidas por agentes e dispositivos variados, como apontou Severo (2018). Esses agentes e dispositivos não são naturais, mas construídos histórica e politicamente, podendo ser debatidos. Este projeto de extensão propõe o debate como instrumento nas atividade de ensino e extensão. É preciso ensinar como debater. Aceitar debater, preparar-se e expor-se ao que é contraditório é também uma forma de aprender e celebrar a pluralidade. Toda ação extensionista voltada à comunidade adjacente à universidade deve preparar-se para lidar com o contraditório, enquanto defende a sociedade plural. Este é o fundamento do debate democrático, que por sua vez, exige uma compreensão teórica profunda e um respeito ao oponente. Quando se evita o debate, o que se demonstra é despreparo e desrespeito, um estado de burocratização da mente, como disse Freire (1996). Sendo uma ciência, a Pedagogia pode ser aplicada em diversos outros espaços que não o escolar, e em diversas modalidades, como, por exemplo, a EJA. Seu caráter científico a torna um conjunto de saberes que se reconstroem ao dialogarem com a realidade, naquilo que se chama dimensão praxiológica da Pedagogia: o refletir e recriar conjunto do fazer pedagógico. DI PIERRO, Maria Clara. A educação de jovens e adultos no Plano Nacional de Educação: avaliação, desafios e perspectivas. Educ. Soc., Set 2010, vol.31, no.112, p.939-959. ISSN 0101-7330 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Perspectivas curriculares sobre a formação do pedagogo para a educação não escolar. Educ. rev. Belo Horizonte, v. 34, e176656, 2018. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100124&lng=en&nrm=iso. access on 20 Nov. 2018. Epub Mar 05, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698176656. SOARES, Leôncio José Gomes; PEDROSO, Ana Paula Ferreira. Formação de educadores na educação de jovens e adultos (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades. Educ. rev. Belo Horizonte , v. 32, n. 4, p. 251-268, Dec. 2016.
Metodologia: Visitas técnicas, efetuadas com equipes participantes do projeto, com a realização de rodas de conversa, planejamento e execução de entrevistas semi-estruturadas e prognósticos de ações de intervenção.
Impactos na Formação Discente:
A atuação profissional em EJA e ENE é uma possibilidade nem sempre aventada por ingressantes do curso de pedagogia. Desvelar as iniciativas de Educação de Jovens e adultos e de Educação não escolar do território possibilita que estudantes possam vislumbrar futuras atuações profissionais nessas modalidades. Ampliar a interlocução com os atores do território pode nutrir as ações de ensino nas displinas pertientes, como também possibilita que o estágio possa afinar-se melhor com as expectativas do curso Essa interlocução com os atores do território possibilita articular com precisão e atualidade, as dimensões teóricas e práticas do trabalho docente, em suas modalidades presencial, virtual ou híbrida, em espaços educativos da EJA e da Educação em Ambientes Não Escolares. Além disso, essa percepção da prática profissional antevê as possibilidades de atuação que a(o) Pedagoga(o) pode abranger nos espaços escolares da EJA e na Educação em Ambientes Não Escolares; Sensibilizar as(os) estudantes de pegagogia sobre as demandas educativas da EJA e da Educação em Ambientes Não Escolares, construindo um repertório crítico que potencialize avaliar projetos, práticas didáticas e experiências educacionais mais apropriadas para a EJA e a Educação em Ambientes Não Escolares.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
Concebidas como um modelo tríptico, ensino, pesquisa extensão veem-se relacionados no presente projeto, como se descreve abaixo. No ensino: o aporte teórico concernente às práticas pedagógicas da EJA e da ENE é abordado nas disciplinas respectivas: GDE204 - Pedagogia em Ambientes Não Escolares GDE205 - Educação de Jovens e Adultos GDE206 - Práticas Educativas em EJA ou em Ambientes Não Escolares As disciplinas acima embasam um cabedal teórico que, para a maioria das/dos estudantes, tem um primeiro embate com a realidade social no campo de estágio. Esse projeto prevê ampliar as interlocuções entre o docente da disciplina e o campo de estágio, logo as relações entre esta extensão e o ensino são empoderadoras para o Ensino. Além disso, ao adotar-se a postura docente reflexiva diante do cenário delineado, ações extensionistas que possam contribuir para as instituições do território atendido pela UFLA podem ser elaboradas de forma mais coletiva e dialógica, sedimentando contribuições que atendam as demandas apresentadas e recortem melhor novos objetos de pesquisa.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
Alinhada com o princípio diretor que define a missão da UFLA, as ações propostas por este projeto de extensão são de natureza integradora e visam, de forma especial, a articulação dos eixos acadêmicos ensino, pesquisa e extensão. A vinculação e troca de saberes entre instituição formadora e sociedade, facultada pela extensão, possibilita àquelas e àqueles que estão em processo de formação a apropriação de conceitos necessários para intervenção consciente na realidade e compreensão do processo histórico de construção do conhecimento. Em contrapartida, o mesmo vínculo propicia à instituição formadora inteirar-se dos anseios e necessidades da sociedade e questionar modelos educacionais estabelecidos, ressignificando o processo formativo oferecido. De acordo com Vygotsky (1998), essa formação integrada começa na sociedade e acaba na sociedade, mas tem na escola uma mediação imprescindível. Articulados, ensino, pesquisa e extensão convergem, neste projeto, para estimular as futuras professoras a produzirem o próprio conhecimento a partir de uma prática interativa com a realidade que lhes permita problematizar o conhecido e investigar o não conhecido, e assim se tornarem, elas mesmas, estudiosas e pesquisadoras de novos saberes para fazerem frente aos desafios de sua atuação profissional. VYGOTSKY, Lev Semyonovich. **A formação social da mente.** O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Resultados Esperados:
Cadastro atualizado de instituições de EJA e ENE. Interlocução com as instituições e atores do território Eventos coletivos, com presença de estudantes e de representantes das instiuições participantes. Artefatos pedagógicos de comunicação com a comunidade atendida, através de mídias como o podcast. Artigos científicos que tenham como objeto a análise do território.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Ingresso e participação dos estudantes no projeto, mantendo o vínculo com em todo período abrangido pelo cronograma e enquanto forem estudantes da UFLA. Ampliação da quantidade de instituições registradas no catálogo (que, na presente data, conta com 14 instituições). Elaboração de artefatos de inovação pedagógica que atendam a comunidade fora da UFLA, como eventos abertos e a publicização na modalidade de podcast.
Cronograma:
1ª Etapa (até 20/03/2024) Desenvolvimento do projeto junto a estudantes: Roda de Conversa - EJA e ENE em pauta. Entrevista com professores e alunos participantes do projeto: Roda de Conversa - o EJA e a ENE em pauta. Produção de conhecimento sobre a área - Pré-projetos de pesquisa abordando o que sabe do território. Mapeamento das atividades extensionistas já existentes e das lacunas e demandas --- 2ª Elaboração e articulação do projeto: agenda de visitas técnicas (até 28/10/2025) Elaboração e articulação do projeto: recenseamento das instituições de EJA e ENE presentes no território atendido pela UFLA. Ampliação do Catálogo De Instituições Escolares E Não Escolares Atuantes No Território Atendido Pela Ufla 3ª Planejamento de eventos abertos às instituições atendidas. (20/06/2026) 4ª Gravação de entrevistas semi-estruturadas em formato de podcast. (até 11/09/2026) Publicização das entrevistas e podcast. Visita técnica final, com a avaliação do processo de ação extensionista, realizada por participantes: estudantes e representantes das instituições, visando melhorias para próximas edições do projeto. **Publicação em formato de artigo de um relato de experiência advindo do projeto em questão.**
Descrição Resumida: Este projeto tem como objetivo cadastrar instituições de EJA e ENE e realizar eventos e ações integradoras que ampliem trocas, prospecção científica e ações coletivas
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: ELIASAF RODRIGUES DE ASSIS
Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
E-mail Institucional: eliasaf.assisufla.br
E-mail Alternativo: eliasafassishotmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 04/10/2023 - 15:54:44
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 18/10/2023 - 17:37:00
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
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