Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 9/2024
Título: Clube de Ciências
Programa de Extensão: A Fisica na Educacao Basica: parceria universidade-escolas-sociedade
Resumo da Proposta: Apresentamos aqui a proposta de um projeto de extensão vinculado ao Curso de Graduação de Física (Licenciatura) (CGFIS) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que tem características associadas aos processos de divulgação e letramento científico. O projeto estará associado a dois Componentes Curriculares Extensionistas (CCE), que estão previstos na matriz curricular do curso 2024-1, no terceiro e quinto períodos, Projeto de Extensão 1 em Física e Projeto de Extensão 2 em Física, respectivamente. Esta é uma proposta de trabalho de divulgação e letramento científico tendo como material de divulgação os conteúdos que são discutidos na formação inicial dos futuros professores de Física, isto é, nos primeiros períodos do curso.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Secretaria Estadual de Educação e E. E. João Batista Hermeto
Número Estimado de Participantes: 100
Locais de Realização: Dependências do DFM/ICET/UFLA e da E. E. João Batista Hermeto/Lavras
Data de Início: 01/03/2024
Data de Término: 31/12/2024
Justificativa:
Em uma época em que as fakenews proliferam e abrangem, inclusive, a ciência, é fundamental o desenvolvimento de ações que aproximem a ciência e o seu entendimento da população de maneira geral. A física em especial, tem o papel de nos ajudar a entender a natureza a nossa volta e, no entanto, é fortemente rejeitada pelos estudantes por ser considerada de difícil entendimento. O projeto tem o papel de tentar desmistificar essa dificuldade, trazendo para perto dos estudantes discussões sobre temas que sejam do interesse deles, em um espaço alternativo às salas de aula.
Caracterização dos Beneficiários: Estudantes e professores da educação básica; licenciandos do curso de Física/UFLA e professores que formam professores de Física.
Objetivos:
Geral: Oportunizar aos estudantes da educação básica acesso a explicações sobre fenômenos físicos cotidianos e outros problemas das ciências naturais atuais, a partir da realização de pequenos experimentos investigativos e outras metodologias, tendo como foco a contribuição para a construção de uma sociedade cientificamente letrada. Específicos: 1) Organizar um Clube de Ciências em uma escola da rede estadual de Lavras. 2) Preparar junto aos estudantes da educação básica participantes do Clube, experimentos simples e de caráter investigativo que abordem fenômenos da mecânica, da termodinâmica e da hidrodinâmica, do eletromagnetismo e da ótica, possíveis de serem realizados em espaços públicos. 3) Elaborar roteiros investigativos e planejamentos de execução desses experimentos para um público leigo. 4) Redigir relatórios acerca do desenvolvimento das ações que apontem os resultados alcançados e as dificuldades encontradas para a concretização das propostas, na forma de narrativas pedagógicas. 5) Desenvolver junto aos estudantes da educação básica da escola parceira, os experimentos preparados ao longo do semestre, em uma Mostra de Ciências. 6) Divulgar junto a comunidade escolar os resultados alcançados com as atividades, através de vídeos, palestras e oficinas, disponibilizados nos canais do DFM e do ICET.
Metas:
1- Levantamento dos possíveis temas que serão abordados nas reuniões do clube. 2- Estudos acerca dos temas e das metodologias definidas para cada atividade e preparação dos licenciandos para atuarem como mediadores no processo de divulgação científica. 3- Organização do Clube de Ciências na escola parceira, com seleção dos participantes, criação do regulamento do clube, entre outras ações iniciais 4- Planejamento das atividades. 5- Realização dos experimentos e produção dos vídeos de divulgação. 6- Redação das narrativas pedagógicas e do relatório final. 7- Avaliação dos resultados.
Fundamentação Teórica:
Mancuso, Lima e Bandeira (1996) definem o Clube de Ciências como tendo o propósito de despertar o interesse dos participantes pela ciência, através da ampliação do conheci- mento científico e tecnológico do estudante clubista. Nesse contexto, o Clube de Ciências pode representar um elo entre escola e sociedade, pois eliminaria a relação de hierarquia presente nas escolas, priorizando a centralidade nas características e necessidades dos participantes, que definem sobre o que querem discutir e pesquisar. Menezes, Scrhoeder e Silva (2012) descrevem os Clubes de Ciências como espaços de promoção da alfabetização científica, pois o objetivo maior dos clubistas não é um ensino de ciências dirigido para formação de futuros cientistas, mas sim, um ensino com abordagem na compreensão dos conhecimentos científicos que promovam a disseminação de atitudes e valores primordiais para realização de escolhas mais concisas e sólidas para a promoção de um mundo mais reflexivo e melhor (MACHADO; SILVA, 2019, p.29). Por outro lado, Cachapuz et al. (2005), argumentam que o processo de alfabetização científica contribui para que os estudantes utilizem os conhecimentos na vida diária, com a finalidade de melhorar as condições de vida, assim como o conhecimento de si mesmo. Além disso, a partir da alfabetização científica, relacionada com o significado da ciência e da tecnologia, criam-se condições para que as pessoas compreendam e intervenham socialmente sobre situações que impactam suas vidas e o planeta. A partir desse contexto, os Clubes de Ciências, concebidos como espaços de alfabetização científica, podem se transformar numa possibilidade concreta para professores da educação básica e estudantes, em colaboração com licenciandos e professores formadores de professores, se engajarem em atividades que conduzam à prática do “fazer ciência” com vistas à formação de cidadãos mais críticos, capazes de participar das discussões contemporâneas (MACHADO; SILVA, 2019).
Metodologia:
As atividades serão planejadas e desenvolvidas ao longo do semestre e serão realizadas nas dependências da escola parceira, no local identificado pela equipe do projeto como adequado para atender os estudantes da educação básica que farão parte do Clube de Ciências. No âmbito de cada ACE serão listadas as atividades com potencial de serem levados para o público da escola. Essas atividades serão objeto de estudo e aprimoramento por parte dos discentes envolvidos, sob a orientação dos docentes. Dentre o elenco de atividades selecionadas pelos licenciandos, os estudantes poderão escolher as que forem de maior interesse e propor outras a partir desse elenco inicial.
Impactos na Formação Discente:
O desenvolvimento das ações extensionistas garantirá uma formação vinculada à prática, com experimentação de intervenções para a sala de aula e para a escola inovadoras, testadas no âmbito do projeto, ampliando as perspectivas de desenvolvimento de ações.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: As ações extensionistas que comporão a curricularização da extensão estabelecerão uma conexão entre a atividade de ensino, visto que todas as ações previstas estão vinculadas diretamente a disciplinas da matriz curricular, com as demandas oriundas das escolas parceiras e dos professores da educação básica. A partir dessa conexão podem surgir temas e problemas a serem desenvolvidos através de novas pesquisas que tenham como objeto essas demandas, podendo ser parte dos temas de Trabalho de Conclusão de Curso dos licenciandos, por exemplo.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
Além dos impactos do projeto Clube de Ciências associados com o acesso dos professores da educação básica a novas propostas de atividades de educação científica, da divulgação dos vídeos e mesmo através de possíveis empréstimos de materiais originados do desenvolvimento das ações, ou seja, além da divulgação da ciência, podemos ampliar esses impactos ao incluir os estudantes da educação básica de uma forma mais direta. Dado que o projeto faz parte do programa A Física na Educação Básica: parceria universidade-escolas-sociedade, nada mais natural do que se pensar em uma conexão direta com a escola, além da conexão com a sociedade, atendendo a demandas específicas da escola parceira. Essa conexão, no caso do primeiro semestre de 2024, se dará através da utilização do contexto de oferta de duas disciplinas que fazem parte dos Itinerários Formativos da Escola Estadual João Batista Hermeto: a disciplina de Engenharia de Tráfego e a disciplina de Ciência no Trânsito, ambas com duas horas-aula semanais e de responsabilidade da professora Andressa. Na elaboração dos planos de trabalho individuais dos licenciandos serão levados em conta os problemas e temas geradores que possam ser associados com essas duas disciplinas, a partir das ementas de cada uma delas. Como estamos trabalhando na proposta de primeira oferta dessa ACE, planejaremos dessa forma e, após avaliação ao final do semestre letivo, refaremos a proposta ou a manteremos, de acordo com os resultados obtidos. Os resultados esperados são: 1) Popularização da física como ciência capaz de dar explicações para fenômenos da natureza, o que tem o potencial de ampliar o interesse por essa área do conhecimento. 2) Aumento do interesse pela área de Ensino de Física, com reflexos na procura pelo curso. 3) Contribuição para o letramento científico dos estudantes da educação básica.
Resultados Esperados:
1) Aumento do repertório de atividades experimentais possíveis de serem realizadas fora dos laboratórios didáticos, com possibilidades de empréstimo desses materiais aos docentes da educação básica de Lavras. 2) Produção de materiais didáticos acerca das atividades experimentais que serão incorporados aos materiais de apoio das respectivas disciplinas. 3) Organização de um banco de atividades que serão acessíveis, via empréstimos, aos professores de Física e de Ciências de Lavras e região. 4) Produção de vídeos de divulgação que serão disponibilizados no canal YouTube do DFM e do ICET. 5) Produção de relatórios sobre o desenvolvimento das ações que serão publicizados através dos sites do DFM.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
1- Participação dos professores nas ações - n de professores envolvidos; 2- Qualidade dos materiais didáticos produzidos - visualizações e uso por professores; 3- Impactos das ações na escola parceira - envolvimento dos integrantes do projeto (alunos e professores da educação básica); 4- Resultados da pesquisa em ensino de Física - ampliação da procura por parte dos licenciandos de temas para desenvolvimento dos TCC's vinculados as ações extensionistas e também aumento da publicação sobre o tema.
Cronograma:
Cronograma semestral 1 mês de aula - levantamento dos possíveis temas 1 mês - Organização do Clube de Ciências na escola parceira, com seleção dos participantes, criação do regulamento do clube, entre outras ações iniciais 1 e 2 meses - Estudos acerca dos temas e das metodologias definidas para cada atividade e preparação dos licenciandos para atuarem como mediadores no processo de divulgação científica 1 e 2 meses - Planejamento das atividades 2, 3 e 4 meses - Realização dos experimentos e produção dos vídeos de divulgação 4 mês - Redação das narrativas pedagógicas e do relatório final 4 mês - Avaliação dos resultados
Descrição Resumida: pretendemos oportunizar aos estudantes e professores da educação básica e do curso contato com discussões e explicações científicas sobre fenômenos e problemas cotidianos, na forma de pequenos experimentos conduzidos pelos licenciandos nas dependências da escola parceira, discussões e pesquisas, conversas com especialistas, entre outros tipos de ações, a fim de permitir o desenvolvimento de uma formação científica crítica, tanto dos licenciandos quanto dos estudantes da educação básica.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: IRAZIET DA CUNHA CHARRET
Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICA
E-mail Institucional: irazietufla.br
E-mail Alternativo: irazietgmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 19/02/2024 - 12:43:22
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 19/02/2024 - 12:58:24
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos