Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 35/2024
Título: A Compostagem como Estratégia de Gestão de Resíduos Orgânicos em Estabelecimentos Comerciais de Lavras/MG
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Diariamente, dezenas de milhões de toneladas de resíduos sólidos são destinadas a aterros e lixões por todo o país. Aproximadamente 50% desse montante é composto por matéria orgânica, que possui a particularidade de poder ser reciclada por meio de processos como a compostagem, contribuindo assim com a redução dos passivos ambientais das formas de disposição final habitualmente empregadas. A compostagem termofílica é um processo biológico aeróbico de degradação de matéria orgânica que ocorre naturalmente e cujo produto, designado por composto, pode ser utilizado como corretor de solos, adubo orgânico e, também, auxiliando na recuperação de sólidos pobres ou deteriorados. Nesse sentido, o presente projeto tem por objetivo a implementação de composteiras termofílicas para o tratamento de resíduos sólidos orgânicos no Departamento de Engenharia Química e de Materiais (DQM) da UFLA e, também, em estabelecimentos comerciais de Lavras/MG, capacitando discentes do curso de Engenharia Química e, posteriormente, funcionários dos estabelecimentos com conhecimentos técnicos sobre a separação de resíduos orgânicos e o processo de compostagem. Com esta iniciativa, pretende-se demonstrar o elevado potencial que tais estabelecimentos têm, tanto na prevenção da produção de resíduos, quanto nas emissões de gases de efeito estufa, promovendo, assim, a educação ambiental.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: Prefeitura de Lavras por meio da secretaria da educação.
Número Estimado de Participantes: 20
Locais de Realização: Departamento de Engenharia Química e de Materiais (DQM), UFLA e estabelecimentos comerciais de Labras/MG.
Data de Início: 28/08/2023
Data de Término: 22/12/2026
Justificativa: A recuperação de resíduos sólidos, seja com o reuso ou a reciclagem, traz como benefícios tanto a redução da necessidade de se extrair novas matérias-primas, quanto a diminuição da geração de gases eliminados na decomposição desses resíduos, que são responsáveis pela poluição do ar e mudanças climáticas. As atividades relacionadas à reciclagem e implementação das composteiras através de parcerias entre a universidade e estabelecimentos comerciais da cidade irá contribuir para a formação da educação ambiental na comunidade local. Em adição, a implementação e monitoramento dos processos, irá gerar conhecimento para os diversos participantes do projeto, nos diferentes níveis do conhecimento.
Caracterização dos Beneficiários: Os potenciais beneficiários deste projeto podem ser divididos em dois grupos: i) discentes, técnicos e docentes da UFLA, em especial da área de Engenharia Química, com interesse no desenvolvimento de soluções ambientais e destinação final dos resíduos; ii) profissionais pertencentes a estabelecimentos comerciais de Lavras/MG e região com demandas envolvendo educação ambiental.
Objetivos:
De forma geral, o presente projeto busca contribuir com a melhoria contínua do sistema de gestão de resíduos sólidos no município de Lavras/MG, utilizando a compostagem termofílica como alternativa para a destinação adequada dos resíduos sólidos orgânicos, priorizando, assim, a reciclagem e o tratamento dos resíduos, bem como o uso do composto produzido como fertilizante orgânico. Como objetivos específicos têm-se: i) Capacitar, inicialmente, discentes do curso de Graduação em Engenharia Química da UFLA com conhecimentos técnicos sobre a gestão de resíduos sólidos e o processo de compostagem; ii) Através da realização de parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação de Lavras/MG, e com o auxílio dos discentes da universidade, capacitar profissionais de estabelecimentos comerciais da cidade (por exemplo, lanchonetes, restaurantes, etc.) sobre resíduos sólidos e sua correta separação, e auxiliá-los na reciclagem de resíduos orgânicos e na implantação de composteiras; iii) Realçar a importância que tais estabelecimentos têm enquanto unidades geradoras de resíduos, divulgando, assim, a educação ambiental, e iv) Desenvolvimento de um aplicativo de gestão e monitoramento dos resíduos.
Metas: As metas para alcançar os objetivos deste projeto são: i) fazer o levantamento contínuo de estabelecimentos em Lavras e região que possuam demandas em áreas relacionadas à gestão dos resíduos; ii) desenvolver projetos em parceria com a comunidade visando aplicar tecnologias a baixo custo na solução de problemas de interesse; iii) realizar minicursos teórico-práticos para discentes, técnicos e docentes sobre o tema, e iv) propor treinamentos para o público externo envolvido nos projetos com foco na manutenção e no gerenciamento das ferramentas desenvolvidas em parceria.
Fundamentação Teórica:
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei N° 12.305, de 02 de agosto de 2010, todo material, substância, objeto ou bem descartado, resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, é definido como resíduo sólido. Com a crescente urbanização e industrialização das sociedades modernas, um crescimento exponencial na geração de resíduos sólidos tem sido observado, sendo estes, em sua grande maioria, destinados aos lixões e aterros sanitários. Como consequência da destinação inadequada dos resíduos, impactos ambientais diversos e graves problemas de saúde pública são observados, como a contaminação do solo e de águas subterrâneas pelo chorume, emissão de gases do efeito estufa, mau cheiro e aumento do número de doenças, visto que os lixões atraem animais e vetores de doenças e são frequentemente visitados por uma parcela carente da população para a catação de materiais recicláveis (AZEVEDO, 2022). Assim, é urgente a busca por soluções técnicas com o objetivo de minimizar a quantidade de resíduos gerados, priorizando a reciclagem e o tratamento dos resíduos frente à sua destinação final em lixões e aterros, o que está em consonância com o Artigo 9° da Lei acima citada, que dispõe: “Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.” No que tange aos resíduos sólidos orgânicos, a Lei, por meio do inciso V, Artigo 36, estabelece como obrigações dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos, a implementação de sistemas de compostagem e a articulação com os agentes econômicos e sociais de formas de utilização do composto produzido. Considerando que em torno de 50% dos resíduos sólidos gerados são constituídos por matéria orgânica (restos de alimentos, restos de frutas, legumes e verduras, aparas de madeira, palha e folhas, etc.), e que a reciclagem desses resíduos não necessita de grandes exigências tecnológicas para ser realizada com segurança, a compostagem torna-se útil para minimizar a quantidade de resíduos destinados aos lixões e aterros sanitários, gerando menos impacto ao meio ambiente. Esse processo tem apresentado grande êxito em ações de educação ambiental associadas com jardinagem e agricultura urbana, empoderando pessoas na reprodução do ciclo da matéria orgânica e auxiliando, de forma geral, na mudança de visão e relação com os resíduos (BRASIL, 2017). Compostagem é o termo utilizado para definir a decomposição aeróbica da matéria orgânica por diferentes microrganismos, onde os resíduos orgânicos são tratados e estabilizados para produzir o composto orgânico (SILVA, 2016), produto com reconhecida aplicação como fertilizante. O processo geral pode ser dividido em três fases. A primeira, denominada mesofílica, é uma fase curta que se estende por aproximadamente 15 dias. Os microrganismos, especialmente as bactérias, que atuam nesta fase sobrevivem em temperaturas de até 40°C e metabolizam principalmente os compostos facilmente degradáveis da matéria orgânica fresca em moléculas menos complexas como açúcares e polímeros. A segunda fase, chamada de termofílica, é a mais longa e pode se estender por aproximadamente 2 meses. Esta fase é caracterizada pela atuação de fungos e bactérias termofílicos, que sobrevivem em ambientes com temperaturas mais elevadas e atuam sobre a matéria orgânica degradando moléculas de maior complexidade. Como nesta fase a temperatura da pilha de compostagem pode chegar a 65-70°C, o produto da decomposição é considerado higienizado, pois a maior parte das bactérias patogênicas, ovos e cistos de parasitas são destruídos. Na fase de maturação, última do processo, há normalmente uma baixa atividade microbiológica e uma redução gradual da temperatura até se atingir a temperatura ambiente. Nesta fase, que pode durar de um a dois meses, ocorre também a mineralização e a umidificação parcial da matéria orgânica, registrando-se uma profunda transformação com a formação do composto (CORREIA, 2019; FETTI, 2013). Diante do exposto e tendo em vista o conhecimento já acumulado sobre o processo de compostagem e amplamente divulgado na literatura na forma de trabalhos e manuais (RICCI, 2016; SILVA, 2016; CORREIA, 2019), fica evidente a necessidade de se implementar atividades relacionadas à reciclagem de resíduos sólidos e ao processo de compostagem. Essas atividades vão ao encontro do projeto ‘Ambiente Sustentável’ da Secretaria do Meio Ambiente de Lavras/MG, que possui dentre as ações e metas, a implementação de composteiras caseiras em escolas, a diminuição da quantidade de resíduos orgânicos em aterros sanitários, o incentivo à adoção de hortas caseiras para uso do composto orgânico oriundo da compostagem, dentre outros (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, 2022).
Metodologia:
*Identificar estabelecimentos com interesse na gestão de resíduos sólidos; *Quantificar os resíduos a compostar: resíduos de espaços verdes, resíduos da confecção de refeições (total ou parcial), resíduos secos / castanhos; *Definir grupos de trabalho e tarefas para alunos, professores e pessoal auxiliar; *Preparar materiais e equipamentos necessários para a construção da composteira e iniciar o processo de compostagem de resíduos orgânicos; *Monitorar/Acompanhar o processo de compostagem via medições de temperatura, umidade, etc. *Ensinar os conceitos e capacitar os profissionais dos estabelecimentos para que possam dar continuidade ao processo; *Utilizar o composto produzido no próprio estabelecimento ou através de parcerias com agricultores locais.
Impactos na Formação Discente: No desenvolvimento deste projeto, espera-se que os discentes vinculados aprofundem seus conhecimentos sobre o tema e no uso de tecnologias de baixo custo associadas. Os membros deverão aprender também a agir de forma responsável na solução de problemas de interesse da sociedade, com base em princípios de sustentabilidade, ética e solidariedade, através das experiências vivenciais oriundas da interação entre universidade e comunidade.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: As ações propostas neste projeto são norteadas pelos três princípios essenciais e complementares presentes nas universidades, denominados de Ensino, Pesquisa e Extensão. O Ensino virá da aprendizagem dos conceitos e tecnologias sobre a gestão de resíduos e educação ambiental, servindo de base de conhecimento para as atividades de Pesquisa e Extensão. A dimensão Pesquisa se relaciona na proposta à aplicação dos conhecimentos adquiridos através da investigação e proposição de soluções, a baixo custo, para problemas reais aplicados na engenharia química. Como terceiro pilar, a Extensão ocorrerá por meio da troca de conhecimentos entre universidade e sociedade, na qual a primeira leva os saberes oriundos do Ensino e Pesquisa desenvolvidos em seus espaços à sociedade, em especial ao público-alvo do projeto composto por estabelecimentos públicos e privados de Lavras/MG e região. A sociedade, por sua vez, permite o retorno desses saberes à universidade, testados e reelaborados, a partir das experiências vivenciais que enriquecem a formação cidadã e profissional de estudantes da UFLA.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: O impacto sobre a sociedade se dará por meio da difusão de conhecimentos relativos à gestão de resíduos e sua capacidade de aumentar a eficiência de problemas relacionados a processos químicos. Acreditamos que os estabelecimentos comerciais locais, especialmente aqueles de porte reduzido, alcançarão significativos ganhos econômicos, sociais e ambientais com a adoção e o domínio de tecnologias de baixo custo que melhorem e facilitem os seus processos. Esperamos ainda que a interação entre universidade e sociedade desperte o interesse científico e tecnológico da comunidade para temas estudados e pesquisados dentro da UFLA.
Resultados Esperados: Os resíduos orgânicos provenientes da preparação de lanches e refeições, bem como os resíduos de jardinagem, representam a maior fração dos resíduos sólidos produzidos em estabelecimentos da cidade. O seu correto encaminhamento representa um desafio e uma oportunidade para a comunidade adotar uma postura proativa para reduzir o desperdício alimentar, reduzir a produção de resíduos, separá-los corretamente e/ou reciclá-los, além de reduzir o montante de resíduos encaminhados para lixões e aterros sanitários da cidade e, assim, os custos relacionados a tal disposição e reduzir as emissões de gases de efeito estufa provenientes da decomposição dos resíduos orgânicos em condições anaeróbicas. O projeto também propõe a criação de um aplicativo de monitoramento da quantidade e de quais resíduos são gerados nos estabelecimentos de Lavras.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
A difusão de conhecimentos para a comunidade será avaliada utilizando os seguintes indicadores de acompanhamento: i) quantidade de estabelecimentos atendidos; ii) número de pessoas da comunidade envolvidas diretamente nos projetos desenvolvidos e em desenvolvimento, e iii) número de minicursos de capacitação/divulgação oferecidos à comunidade externa e acadêmica. O desenvolvimento de soluções tecnológicas para a comunidade será avaliado utilizando os seguintes indicadores de acompanhamento: i) número de projetos desenvolvidos e em desenvolvimento, e ii) impacto social, ambiental e econômico de cada projeto desenvolvido. A qualificação da participação dos membros envolvidos será avaliada utilizando os seguintes indicadores de acompanhamento: i) quantidade de discentes, docentes e técnicos envolvidos nos projetos, e ii) carga horária total de encontros dos membros para a discussão e desenvolvimento dos projetos.
Cronograma:
2023/2 e 2024/1: (i) captação de discentes e implementação de composteira termofílica no DQM/UFLA; 2024/2 a 2026/2: (i) levantamento de estabelecimentos comerciais interessados na implementação de composteiras termofílicas; (ii) captação de novos discentes e levantamento de novos projetos; (iii) testes iniciais e divulgação de resultados parciais de projetos em andamento; (iv) realização de minicursos e treinamentos, e (v) divulgação de resultados finais.
Descrição Resumida: Desenvolvimento de composteiras termofílicas de baixo custo para a gestão de resíduos sólidos orgânicos em estabelecimentos comerciais de Lavras/MG.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Nenhum
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: RENATA DE AQUINO BRITO LIMA CORREA
Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA E DE MATERIAIS
E-mail Institucional: renata.correaufla.br
E-mail Alternativo: renataablhotmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 18/03/2024 - 16:01:13
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 22/03/2024 - 15:36:30
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.82.16
Créditos