Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 67/2024
Título: Gestão Financeira de Propriedades Leiteiras
Programa de Extensão: EXTENSÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO ANIMAL
Resumo da Proposta: Pretende-se com esse trabalho, através da ciência extensionista e contábil, auxiliar produtores rurais no gerenciamento financeiro da produção agropecuária, com ênfase na pecuária leiteira.
Área Temática: Trabalho
Instituições Parceiras: Sítio São João, Barbacena – MG.
Número Estimado de Participantes: 10
Locais de Realização: Sítio São João, Distrito do Faria, Barbacena – MG.
Data de Início: 01/09/2024
Data de Término: 31/12/2025
Justificativa:
Propriedades rurais detentoras de produção agropecuária são fundamentais para a economia mundial, visto que atendem os setores secundários e terciários através da matéria prima ali produzida. A gestão financeira de uma propriedade rural apresenta-se como uma aliada ao processo produtivo, pois permite que o produtor defina metas e objetivos, através do cálculo de seus lucros e prejuízos, o que impacta diretamente na tomada de decisão.
Caracterização dos Beneficiários: Produtores rurais da região de Barbacena e Lavras. Discentes do curso de graduação em Zootecnia da UFLA.
Objetivos: Objetiva-se criar uma planilha de dados e custos de uma propriedade leiteira a fim de calcular a situação financeira da mesma durante um ano. Busca-se ainda a menor evasão de produtores da atividade, visto que o cenário atual é de crise devido aos elevados custos de produção e menor valorização do produto final no mercado. Posteriormente, os dados coletados e planilhados serão comparados com o resultado financeiro do ano anterior para verificar se houve melhoria após o início deste gerenciamento.
Metas:
- Facilitar a interpretação de dados financeiros pelo produtor; - Auxiliar na tomada de decisão; - Comprovar a rentabilidade de um sistema produtivo.
Fundamentação Teórica: O setor lácteo no Brasil é de extrema importância para o país, gerando renda direta ou indiretamente para milhares de famílias. No ano de 2022, este ramo produziu cerca de 80 bilhões de reais, sendo produzido aproximadamente 34 bilhões de litros de leite e o maior produtor sendo o estado de Minas Gerais (IBGE, 2022). No ranking mundial de maiores produtores de leite, estes números de produção se encontravam em terceiro lugar. Este ramo da agropecuária vem se consolidando e evoluindo, com novos equipamentos e tecnologias implementadas à produção, tornando-o assim competitivo. Nisto, a busca por novas tecnologias e informações se faz necessária, para que o produtor consiga aumentar sua produtividade, produção e lucratividade, conseguindo se manter no ramo leiteiro (ANDRADE, et al. ,2023).A eficiência e lucratividade de um sistema de produção estão vinculadas à gestão financeira. Porém na maioria das fazendas leiteiras, gerenciadas pelos próprios familiares, não dispõem de boas práticas de obtenção de informações, limitando assim o correto planejamento (BASSOTTO et al., 2022). Este fato perturba a continuação da produção destas fazendas, tendo em vista que, para se manterem no ambiente competitivo de produção de leite do país, os produtores precisam produzir a bebida mais barata do que o custo e valor que ele recebe pelo litro produzido. Em junho de 2024 o valor médio pago ao produtor em todo território nacional foi de R$2,7114/ litro, média registrada pela CEPEA (2024).A gestão de custos é pensada no curto ou longo prazo, possibilitando a criação de planos estratégicos e projeções dos lucros mais assertivos, para superarem as possíveis adversidades do âmbito econômico, como defendem os autores Bassotto et al. (2021) e Pascoal et al. (2022), reduzindo assim o risco de falirem futuramente, o que implica no aumento da produtividade e lucratividade da família. Através dos cálculos para a obtenção de custos, metodologias denominadas de custos totais e custos operacionais, faz-se possível ter uma real identidade da proporção de lucro na propriedade, e são apresentados por Bassotto et al. (2021). Ainda de acordo com este autor, somando aos indicadores de custos, os indicadores de lucratividade e produtividade, se torna possível tomar decisões mais assertivas que podem contribuir para o desenvolvimento de práticas ligadas às estratégias de produção, o que torna a propriedade mais competitiva no setor lácteo, tendo em vista que a relação entre ambiente e as ações estratégicas deve ser tratada como uma mútua interação.Logo é de extrema importância conhecer os perfis das propriedades para identificar quais estratégias devem ser escolhidas, é necessário também que haja uma visão aprofundada do ambiente organizacional da propriedade e das possíveis interações que podem interferir na produção, segundo Bassotto et al. (2022).
Metodologia:
Inicialmente, os dados gerais da propriedade escolhida (Sítio São João, Barbacena – MG) serão coletados e inseridos em uma planilha de informações, através do Excel. Ao final de cada mês os dados financeiros serão planilhados e um relatório explicativo será disponibilizado ao produtor. Com o uso de gráficos e infográficos, no último mês do ano de exercício, o relatório final será entregue ao produtor. Indicadores: Custo Operacional Efetivo (COE), Custo Operacional Total (COT) e Custo Total (CT).
Impactos na Formação Discente: Importante no desenvolvimento do pensamento crítico, autonomia na tomada de decisão, aprimorar comunicação técnica e conhecimento prático.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A tríade é atendida primeiramente devido aos conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas GAE143- Elaboração e Gestão Orçamentária Empresarial, GGA114- Estratégias em Mercados de Derivativos Agropecuários e GGA101- Economia Rural, como os cálculos de COE, COT e CT, além de cursos realizados, que se referem ao Ensino. Pesquisas são realizadas para coletar dados e valores atuais de mercado. A Extensão compreende na ação de levar os conhecimentos adquiridos na Universidade para os produtores rurais e vice-versa.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Integração da Universidade com a comunidade, permitindo a agregação de conhecimento mútuo.
Resultados Esperados: Fomentar na população, principalmente a produtores rurais, o interesse em utilizar de meios práticos e eficientes para calcularem os custos e comprovarem até que ponto o sistema de produção apresenta-se como rentável. Apresentar os resultados no Congresso de Extensão da UFLA.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Observaremos a aceitabilidade do produtor atendido, através de questionários mensais de satisfação e se houve melhoria na rentabilidade da propriedade durante o projeto
Cronograma: Em setembro de 2024: coleta de dados da propriedade, elaboração da planilha; inserção de dados na planilha. - De setembro/24 a dezembro/25: acréscimo de dados à planilha e entrega de relatório do mês anterior ao produtor; e fechamento do primeiro ano de projeto com a elaboração e entrega do relatório final em dezembro.
Descrição Resumida: Auxiliar produtores rurais diretamente relacionados à pecuária leiteira, nos custos de produção e gestão de suas finanças.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: RONY ANTONIO FERREIRA
Setor: DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA
E-mail Institucional: ronyufla.br
E-mail Alternativo: ronyufla.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 29/08/2024 - 08:21:17
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 23/10/2024 - 15:36:02
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos