Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 80/2024
Título: Futebol UFLA
Programa de Extensão: Escola de Esportes da UFLA
Resumo da Proposta: Este projeto de extensão tem como objetivo promover o desenvolvimento do futebol de campo em três dimensões: desporto educação, desporto participação e desporto performance. A iniciativa será realizada ao longo de 24 meses, contemplando a comunidade externa da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e integrando alunos, servidores e técnicos administrativos da universidade. A proposta visa promover a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento de habilidades esportivas em diferentes níveis de competência. Acredita-se que o esporte, especialmente o futebol, possa ser uma poderosa ferramenta pedagógica e social, capaz de unir ensino, pesquisa e extensão em benefício de toda a comunidade.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: Não há
Número Estimado de Participantes: 300
Locais de Realização: Ginásios Poliesportivos do DEF e CIUNI
Data de Início: 01/12/2024
Data de Término: 01/12/2026
Justificativa: O projeto "Futebol UFLA" surge da necessidade de criar oportunidades inclusivas para a prática esportiva no município de Lavras e região, utilizando o futebol como uma ferramenta de transformação social. O futebol é o esporte mais popular do Brasil, com um grande potencial para promover a saúde, o bem-estar, a socialização, o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, bem como para estimular a prática de valores como respeito, trabalho em equipe e fair play. Ao integrar a comunidade externa à UFLA, o projeto contribuirá para o fortalecimento do vínculo entre a universidade e a sociedade, promovendo a democratização do acesso ao esporte e criando um ambiente de aprendizagem que favoreça o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Caracterização dos Beneficiários:
-Desporto Educação: Crianças e adolescentes de escolas públicas da região, entre 4 e 17 anos, visando o desenvolvimento motor, cognitivo e social por meio da prática do futebol. -Desporto Participação: Adultos da comunidade local, incluindo pais dos jovens participantes, moradores de Lavras, servidores, técnicos administrativos e alunos da UFLA, com interesse em participar de atividades recreativas de futebol para promover saúde e bem-estar. -Desporto Performance: Jovens atletas da região, entre 15 e 25 anos, que demonstram potencial esportivo e desejam aprimorar suas habilidades para competições de alto nível, contando com suporte técnico especializado e acompanhamento multidisciplinar.
Objetivos:
Promover o Futebol como uma prática esportiva inclusiva e de desenvolvimento, englobando três dimensões do esporte: educação, participação e performance. Específicos -Desporto Educação: Promover a iniciação esportiva ao Futebol, contribuindo para a formação integral de crianças e adolescentes. -Desporto Participação: Estimular a prática regular do Futebol como forma de lazer, interação social e melhoria da saúde mental. -Desporto Performance: Desenvolver o desempenho de atletas em competições, aprimorando suas habilidades técnicas e táticas.
Metas:
1.Desporto Educação: Realizar 2 aulas semanais de futebol para crianças e adolescentes, com acompanhamento psicopedagógico e social. 2.Desporto Participação: Organizar 2 encontros semanais de futebol recreativo, promovendo integração e bem-estar. 3.Desporto Performance: Estabelecer treinos semanais para jovens atletas e participar de pelo menos 2 competições regionais ou estaduais por ano
Fundamentação Teórica:
O projeto "Futebol UFLA" fundamenta-se na concepção do esporte como um direito social e uma ferramenta multifacetada para o desenvolvimento humano, conforme preconizado pelo Conselho Nacional de Esportes (2006). A prática esportiva desempenha um papel crucial na promoção da saúde e do bem-estar físico e mental (MENDES, 2014), no fortalecimento de vínculos sociais (CARRANO, 2015) e no desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais (SILVA, 2017). As três dimensões abordadas – educação, participação e performance – refletem uma abordagem abrangente que atende às diferentes necessidades e interesses da comunidade, reforçando o papel do esporte na promoção da inclusão social (BRASIL, 2019). ARAÚJO, Ricardo; GRECO, Pablo José. Futebol: uma abordagem metodológica para iniciantes. 5. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. GARGANTA, Júlio; GRAÇA, Amândio. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Orgs.). O ensino dos jogos desportivos. 2. ed. Porto: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade do Porto, 1995. p. 11-25. MESQUITA, Isabel. Desenvolvimento do conhecimento tático no futebol: implicações para o ensino e o treino. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 5, n. 1, p. 7-24, 2005. GRECO, Pablo José; BENDA, Ricardo Nonato; SALVADOR, Paulo Corrêa de Oliveira. Ensino e treinamento dos jogos esportivos coletivos. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
Metodologia:
O projeto será desenvolvido em três módulos simultâneos, correspondendo às dimensões mencionadas. As atividades ocorrerão em diferentes espaços da UFLA, como quadras poliesportivas, ginásios e salas de aula: -Desporto Educação: Aplicação de uma metodologia participativa e lúdica, focada no aprendizado motor e na socialização, utilizando jogos e brincadeiras como estratégias pedagógicas. -Desporto Participação: Desenvolvimento de atividades recreativas e integrativas, com foco na prática inclusiva e no incentivo à atividade física regular, respeitando os diferentes níveis de condicionamento físico. -Desporto Performance: Utilização de treinamentos específicos e periodizados, com foco na técnica, tática, condicionamento físico e mental dos atletas, complementados por suporte multidisciplinar.
Impactos na Formação Discente: O projeto proporcionará aos estudantes do Curso de Educação Física da UFLA a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos na prática, contribuindo para a sua formação profissional. Eles terão a chance de atuar como monitores, organizadores de eventos esportivos e auxiliares nos treinamentos, desenvolvendo habilidades como liderança, comunicação, planejamento e trabalho em equipe.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto Futebol UFLA está intrinsecamente ligado ao trinômio Ensino, Pesquisa e Extensão, elementos fundamentais da missão universitária, proporcionando uma sinergia que enriquece tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral. No âmbito do ensino, o projeto oferece aos estudantes uma oportunidade prática de aplicar e integrar conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, permitindo-lhes vivenciar diretamente os conceitos de disciplinas como Educação Física, Psicologia, Sociologia, entre outras. Na pesquisa, o "Futebol UFLA” serve como um laboratório vivo, onde podem ser desenvolvidos estudos sobre os impactos da prática do Futebol no desenvolvimento humano, na socialização e na saúde física e mental, gerando conhecimento científico que pode ser disseminado através de publicações e apresentações em conferências. Na extensão, o projeto conecta a universidade à comunidade, aplicando o conhecimento produzido no âmbito acadêmico para resolver problemas concretos e contribuir para a busca da melhora da qualidade de vida da população participante do projeto. Essa interação contínua entre ensino, pesquisa e extensão não só fortalece a formação integral dos estudantes como também reafirma o papel da universidade como agente de transformação social.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Ao promover o Futebol como atividade esportiva inclusiva, o projeto contribui para a melhoria da saúde e do bem-estar da comunidade universitária, além de fortalecer os laços sociais. O projeto visa reduzir desigualdades no acesso ao esporte e estimular a participação ativa da comunidade em atividades esportivas, gerando um impacto positivo no ambiente social de Lavras.
Resultados Esperados:
-Desporto Educação: Aumento no número de crianças e adolescentes envolvidos em atividades esportivas regulares; melhoria nas habilidades motoras e sociais. -Desporto Participação: Maior engajamento da comunidade em práticas esportivas; promoção do bem-estar físico e de saúde mental. -Desporto Performance: Formação de equipes competitivas para participação em torneios; aprimoramento técnico dos atletas.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
-Desporto Educação: Frequência nas aulas, avaliações de habilidades motoras, e feedback dos participantes. -Desporto Participação: Número de participantes nas sessões, nível de satisfação e engajamento nas atividades. -Desporto Performance: Desempenho em competições, evolução técnica e tática dos atletas, e taxa de adesão aos treinos.
Cronograma:
-Mês 1-3: Planejamento e divulgação do projeto, seleção de participantes. -Mês 4-7: Início das atividades práticas nas três dimensões, avaliação inicial dos participantes. -Mês 8-24: Execução contínua das atividades, monitoramento e avaliação periódica.
Descrição Resumida: O projeto de extensão "Futebol UFLA” visa promover a prática do futebol de campo em três dimensões – educação, participação e performance – com o intuito de integrar e beneficiar a comunidade local e regional ao longo de 24 meses. Com foco na inclusão social, no desenvolvimento humano e na excelência esportiva, o projeto busca fortalecer o vínculo entre a universidade e a sociedade, promover saúde e bem-estar e identificar novos talentos esportivos.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: ANDREA DE OLIVEIRA BARRA
Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
E-mail Institucional: andreabarraufla.br
E-mail Alternativo: andreacefetmggmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 13/11/2024 - 15:47:50
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos