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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 80/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Futebol UFLA

Programa de Extensão: Escola de Esportes da UFLA

Resumo da Proposta: Este projeto de extensão tem como objetivo promover o desenvolvimento do futebol de campo em três dimensões: desporto educação, desporto participação e desporto performance. A iniciativa será realizada ao longo de 24 meses, contemplando a comunidade externa da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e integrando alunos, servidores e técnicos administrativos da universidade. A proposta visa promover a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento de habilidades esportivas em diferentes níveis de competência. Acredita-se que o esporte, especialmente o futebol, possa ser uma poderosa ferramenta pedagógica e social, capaz de unir ensino, pesquisa e extensão em benefício de toda a comunidade.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: Não há

Número Estimado de Participantes: 300

Locais de Realização: Ginásios Poliesportivos do DEF e CIUNI

Data de Início: 01/12/2024

Data de Término: 01/12/2026

Justificativa: O projeto "Futebol UFLA" surge da necessidade de criar oportunidades inclusivas para a prática esportiva no município de Lavras e região, utilizando o futebol como uma ferramenta de transformação social. O futebol é o esporte mais popular do Brasil, com um grande potencial para promover a saúde, o bem-estar, a socialização, o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, bem como para estimular a prática de valores como respeito, trabalho em equipe e fair play. Ao integrar a comunidade externa à UFLA, o projeto contribuirá para o fortalecimento do vínculo entre a universidade e a sociedade, promovendo a democratização do acesso ao esporte e criando um ambiente de aprendizagem que favoreça o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.

Caracterização dos Beneficiários:

-Desporto Educação: Crianças e adolescentes de escolas públicas da região, entre 4 e 17 anos, visando o desenvolvimento motor, cognitivo e social por meio da prática do futebol.
-Desporto Participação: Adultos da comunidade local, incluindo pais dos jovens participantes, moradores de Lavras, servidores, técnicos administrativos e alunos da UFLA, com interesse em participar de atividades recreativas de futebol para promover saúde e bem-estar.
-Desporto Performance: Jovens atletas da região, entre 15 e 25 anos, que demonstram potencial esportivo e desejam aprimorar suas habilidades para competições de alto nível, contando com suporte técnico especializado e acompanhamento multidisciplinar.

Objetivos:

Promover o Futebol como uma prática esportiva inclusiva e de desenvolvimento, englobando três dimensões do esporte: educação, participação e performance.
Específicos
-Desporto Educação: Promover a iniciação esportiva ao Futebol, contribuindo para a formação integral de crianças e adolescentes.
-Desporto Participação: Estimular a prática regular do Futebol como forma de lazer, interação social e melhoria da saúde mental.
-Desporto Performance: Desenvolver o desempenho de atletas em competições, aprimorando suas habilidades técnicas e táticas.

Metas:

1.Desporto Educação: Realizar 2 aulas semanais de futebol para crianças e adolescentes, com acompanhamento psicopedagógico e social.
2.Desporto Participação: Organizar 2 encontros semanais de futebol recreativo, promovendo integração e bem-estar.
3.Desporto Performance: Estabelecer treinos semanais para jovens atletas e participar de pelo menos 2 competições regionais ou estaduais por ano

Fundamentação Teórica:

O projeto "Futebol UFLA" fundamenta-se na concepção do esporte como um direito social e uma ferramenta multifacetada para o desenvolvimento humano, conforme preconizado pelo Conselho Nacional de Esportes (2006). A prática esportiva desempenha um papel crucial na promoção da saúde e do bem-estar físico e mental (MENDES, 2014), no fortalecimento de vínculos sociais (CARRANO, 2015) e no desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais (SILVA, 2017). As três dimensões abordadas – educação, participação e performance – refletem uma abordagem abrangente que atende às diferentes necessidades e interesses da comunidade, reforçando o papel do esporte na promoção da inclusão social (BRASIL, 2019).

ARAÚJO, Ricardo; GRECO, Pablo José. Futebol: uma abordagem metodológica para iniciantes. 5. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.

GARGANTA, Júlio; GRAÇA, Amândio. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Orgs.). O ensino dos jogos desportivos. 2. ed. Porto: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade do Porto, 1995. p. 11-25.

MESQUITA, Isabel. Desenvolvimento do conhecimento tático no futebol: implicações para o ensino e o treino. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 5, n. 1, p. 7-24, 2005.

GRECO, Pablo José; BENDA, Ricardo Nonato; SALVADOR, Paulo Corrêa de Oliveira. Ensino e treinamento dos jogos esportivos coletivos. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.

Metodologia:

O projeto será desenvolvido em três módulos simultâneos, correspondendo às dimensões mencionadas. As atividades ocorrerão em diferentes espaços da UFLA, como quadras poliesportivas, ginásios e salas de aula:
-Desporto Educação: Aplicação de uma metodologia participativa e lúdica, focada no aprendizado motor e na socialização, utilizando jogos e brincadeiras como estratégias pedagógicas.
-Desporto Participação: Desenvolvimento de atividades recreativas e integrativas, com foco na prática inclusiva e no incentivo à atividade física regular, respeitando os diferentes níveis de condicionamento físico.
-Desporto Performance: Utilização de treinamentos específicos e periodizados, com foco na técnica, tática, condicionamento físico e mental dos atletas, complementados por suporte multidisciplinar.

Impactos na Formação Discente: O projeto proporcionará aos estudantes do Curso de Educação Física da UFLA a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos na prática, contribuindo para a sua formação profissional. Eles terão a chance de atuar como monitores, organizadores de eventos esportivos e auxiliares nos treinamentos, desenvolvendo habilidades como liderança, comunicação, planejamento e trabalho em equipe.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto Futebol UFLA está intrinsecamente ligado ao trinômio Ensino, Pesquisa e Extensão, elementos fundamentais da missão universitária, proporcionando uma sinergia que enriquece tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral. No âmbito do ensino, o projeto oferece aos estudantes uma oportunidade prática de aplicar e integrar conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, permitindo-lhes vivenciar diretamente os conceitos de disciplinas como Educação Física, Psicologia, Sociologia, entre outras. Na pesquisa, o "Futebol UFLA” serve como um laboratório vivo, onde podem ser desenvolvidos estudos sobre os impactos da prática do Futebol no desenvolvimento humano, na socialização e na saúde física e mental, gerando conhecimento científico que pode ser disseminado através de publicações e apresentações em conferências. Na extensão, o projeto conecta a universidade à comunidade, aplicando o conhecimento produzido no âmbito acadêmico para resolver problemas concretos e contribuir para a busca da melhora da qualidade de vida da população participante do projeto. Essa interação contínua entre ensino, pesquisa e extensão não só fortalece a formação integral dos estudantes como também reafirma o papel da universidade como agente de transformação social.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Ao promover o Futebol como atividade esportiva inclusiva, o projeto contribui para a melhoria da saúde e do bem-estar da comunidade universitária, além de fortalecer os laços sociais. O projeto visa reduzir desigualdades no acesso ao esporte e estimular a participação ativa da comunidade em atividades esportivas, gerando um impacto positivo no ambiente social de Lavras.

Resultados Esperados:

-Desporto Educação: Aumento no número de crianças e adolescentes envolvidos em atividades esportivas regulares; melhoria nas habilidades motoras e sociais.
-Desporto Participação: Maior engajamento da comunidade em práticas esportivas; promoção do bem-estar físico e de saúde mental.
-Desporto Performance: Formação de equipes competitivas para participação em torneios; aprimoramento técnico dos atletas.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

-Desporto Educação: Frequência nas aulas, avaliações de habilidades motoras, e feedback dos participantes.
-Desporto Participação: Número de participantes nas sessões, nível de satisfação e engajamento nas atividades.
-Desporto Performance: Desempenho em competições, evolução técnica e tática dos atletas, e taxa de adesão aos treinos.

Cronograma:

-Mês 1-3: Planejamento e divulgação do projeto, seleção de participantes.
-Mês 4-7: Início das atividades práticas nas três dimensões, avaliação inicial dos participantes.
-Mês 8-24: Execução contínua das atividades, monitoramento e avaliação periódica.

Descrição Resumida: O projeto de extensão "Futebol UFLA” visa promover a prática do futebol de campo em três dimensões – educação, participação e performance – com o intuito de integrar e beneficiar a comunidade local e regional ao longo de 24 meses. Com foco na inclusão social, no desenvolvimento humano e na excelência esportiva, o projeto busca fortalecer o vínculo entre a universidade e a sociedade, promover saúde e bem-estar e identificar novos talentos esportivos.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • ANDREA DE OLIVEIRA BARRA - Início: 16/09/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ANDREA DE OLIVEIRA BARRA

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: andreabarra[em]ufla.br

E-mail Alternativo: andreacefetmg[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 13/11/2024 - 15:47:50

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA: De 16/09/2024 a 16/12/2024.
  • ANDREA DE OLIVEIRA BARRA: De 16/12/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
31/10/2024 - 15:22:58Projeto de Extensão aprovado pelo Coordenador do Programa e enviado para o Chefe de Departamento para aprovação. (ANDREA DE OLIVEIRA BARRA)
31/10/2024 - 15:24:52Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA)
31/10/2024 - 15:48:48Projeto de Extensão reprovado pelo Colegiado de Extensão. Motivo: Prezado/a coordenador/a, inserir as referências bibliográficas no item “Referencial Teórico”. (ANDREA DE OLIVEIRA BARRA)
31/10/2024 - 16:00:41Projeto de Extensão aprovado pelo Coordenador do Programa e enviado para o Chefe de Departamento para aprovação. (ANDREA DE OLIVEIRA BARRA)
31/10/2024 - 16:02:35Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA)
12/11/2024 - 11:13:16Projeto de Extensão reprovado pelo Colegiado de Extensão. Motivo: Prezados Coordenadores, há a necessidade de alguns ajustes no projeto para que ele seja passível de aprovação. Destacamos a seguir as correções necessárias: (1) Data de início e encerramento (máximo de dois anos) das atividades. Os projetos devem ser reelaborados e reavaliados a cada dois anos, no máximo, sendo necessária nova submissão à PROEEC. (2) Corrigir a data inicial do projeto para uma data posterior a avaliação deste colegiado (sugerimos 15 dias a partir de hoje 12/11/2024), entendendo que a coordenação do projeto consiga readequá-lo conforme solicitado acima. Caso não seja possível, a coordenação poderá estipular outra data de início. (ANDREA DE OLIVEIRA BARRA)
13/11/2024 - 15:43:03Projeto de Extensão reprovado pelo Coordenador do Programa De Extensão. Motivo: cronograma (RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA)
13/11/2024 - 15:58:08Projeto de Extensão aprovado pelo Coordenador do Programa e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA)
13/11/2024 - 16:00:45Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 80/2024 (ANDREA DE OLIVEIRA BARRA)

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