Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 83/2024
Título: Handebol UFLA
Programa de Extensão: Escola de Esportes da UFLA
Resumo da Proposta: Este projeto visa promover a prática do handebol na comunidade de Lavras, com foco em três dimensões do esporte: desporto educação, desporto participação e desporto performance. O projeto buscará envolver cerca de 150 participantes, membros da comunidade externa da UFLA. As atividades serão estruturadas de modo a fomentar a inclusão social, o desenvolvimento motor e cognitivo dos participantes e a formação de equipes competitivas, reforçando a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Além disso este projeto, com base no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFLA, visa atender também, alunos, servidores e técnicos administrativos da universidade.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: Não há.
Número Estimado de Participantes: 150
Locais de Realização: Ginásios Poliesportivos do DEF e CIUNI
Data de Início: 01/12/2024
Data de Término: 01/12/2026
Justificativa: O handebol é um esporte que contribui significativamente para o desenvolvimento físico, social e cognitivo dos praticantes. A prática esportiva regular é um importante instrumento de promoção da saúde e de integração social, especialmente em comunidades que têm menos acesso a atividades esportivas organizadas. Este projeto visa suprir essa carência na cidade de Lavras, proporcionando uma alternativa de lazer saudável e incentivando a prática esportiva em diferentes níveis, desde a iniciação até a performance, de forma inclusiva e contínua. A estruturação do projeto em três dimensões permite uma abordagem abrangente, contemplando desde a iniciação até a especialização esportiva, garantindo a inclusão de diferentes perfis de participantes.
Caracterização dos Beneficiários:
Desporto Educação: Crianças e adolescentes de 7 a 14 anos da comunidade de Lavras, incluindo estudantes da rede pública de ensino. Desporto Participação: Jovens e adultos (15 a 60 anos) da comunidade externa à UFLA, além de alunos, servidores e técnicos administrativos da universidade, interessados na prática do handebol como lazer e socialização. Desporto Performance: Jovens atletas (16 a 25 anos) com interesse em desenvolvimento esportivo avançado, buscando competir em torneios locais e regionais.
Objetivos:
Geral: Promover o Handebol como uma prática esportiva inclusiva e de desenvolvimento, englobando três dimensões do esporte: educação, participação e performance. Específicos: Desporto Educação: Promover a iniciação esportiva ao Handebol, contribuindo para a formação integral de crianças e adolescentes. Desporto Participação: Estimular a prática regular do Handebol como forma de lazer, interação social e melhoria da saúde mental. Desporto Performance: Desenvolver o desempenho de atletas em competições, aprimorando suas habilidades técnicas e táticas.
Metas:
Formar, em 38 meses, ao menos 10 educadores para atuar como facilitadores em projetos esportivos comunitários. Realizar 200 sessões de treinamento e desenvolvimento motor com crianças e adolescentes. Participar de pelo menos 6 competições regionais de handebol.
Fundamentação Teórica:
O esporte, em suas várias dimensões, é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento humano integral. Segundo Bracht (2013), o desporto educação atua na formação dos indivíduos através do ensino dos fundamentos básicos das modalidades esportivas, promovendo o desenvolvimento motor, social e cognitivo. Já o desporto participação, de acordo com Tubino (2001), está centrado no esporte como prática social, incentivando a integração e a promoção da saúde. Por fim, o desporto performance é voltado para o alto rendimento, envolvendo treinamento sistemático e competição, buscando o desenvolvimento das capacidades esportivas dos participantes (TUBINO, 1996). GRECO, Pablo José; BENDA, Ricardo Nonato. Educação física escolar: métodos de ensino em handebol. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. FREIRE, João Batista. O jogo como espaço para o desenvolvimento humano. São Paulo: Scipione, 2008. LIMA, Wanderley Marchi Júnior. Handebol: iniciação e treinamento. 4. ed. Barueri: Manole, 2010. WEIN, Horst. Desenvolvimento do jogo de handebol. São Paulo: Phorte, 2011.
Metodologia:
Desporto Educação: Aulas práticas de Handebol, utilizando métodos de ensino lúdicos e progressivos, acompanhadas de oficinas teóricas sobre regras e valores do esporte. Desporto Participação: Sessões de treinamento e jogos amistosos semanais, voltados para a prática recreativa e socializadora do Handebol. Desporto Performance: Programação de treinos intensivos, com foco em desenvolvimento de habilidades específicas, preparação física e estratégias táticas, além de participação em competições regionais e
Impactos na Formação Discente: O projeto proporcionará aos estudantes do Curso de Educação Física da UFLA a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos na prática, contribuindo para a sua formação profissional. Eles terão a chance de atuar como monitores, organizadores de eventos esportivos e auxiliares nos treinamentos, desenvolvendo habilidades como liderança, comunicação, planejamento e trabalho em equipe.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto Handebol UFLA está intrinsecamente ligado ao trinômio Ensino, Pesquisa e Extensão, elementos fundamentais da missão universitária, proporcionando uma sinergia que enriquece tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral. No âmbito do ensino, o projeto oferece aos estudantes uma oportunidade prática de aplicar e integrar conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, permitindo-lhes vivenciar diretamente os conceitos de disciplinas como Educação Física, Psicologia, Sociologia, entre outras. Na pesquisa, o "Handebol UFLA” serve como um laboratório vivo, onde podem ser desenvolvidos estudos sobre os impactos da prática do Handebol no desenvolvimento humano, na socialização e na saúde física e mental, gerando conhecimento científico que pode ser disseminado através de publicações e apresentações em conferências. Na extensão, o projeto conecta a universidade à comunidade, aplicando o conhecimento produzido no âmbito acadêmico para resolver problemas concretos e contribuir para a busca da melhora da qualidade de vida da população participante do projeto. Essa interação contínua entre ensino, pesquisa e extensão não só fortalece a formação integral dos estudantes como também reafirma o papel da universidade como agente de transformação social.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Ao promover o Handebol como atividade esportiva inclusiva, o projeto contribui para a melhoria da saúde e do bem-estar da comunidade universitária, além de fortalecer os laços sociais. O projeto visa reduzir desigualdades no acesso ao esporte e estimular a participação ativa da comunidade em atividades esportivas, gerando um impacto positivo no ambiente social de Lavras.
Resultados Esperados:
Desporto Educação: Aumento no número de crianças e adolescentes envolvidos em atividades esportivas regulares; melhoria nas habilidades motoras e sociais. Desporto Participação: Maior engajamento da comunidade em práticas esportivas; promoção do bem-estar físico e de saúde mental. Desporto Performance: Formação de equipes competitivas para participação em torneios; aprimoramento técnico dos atletas.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Desporto Educação: Frequência nas aulas, avaliações de habilidades motoras, e feedback dos participantes. Desporto Participação: Número de participantes nas sessões, nível de satisfação e engajamento nas atividades. Desporto Performance: Desempenho em competições, evolução técnica e tática dos atletas, e taxa de adesão aos treinos.
Cronograma:
Meses 1-3: Planejamento, divulgação e capacitação da equipe. Meses 4-24: Execução das atividades (aulas, treinos, competições). Meses 20-24: Avaliação final do projeto e publicação de resultados.
Descrição Resumida: O projeto “Handebol UFLA” propõe-se a promover a prática do handebol em diferentes níveis de engajamento esportivo para a comunidade de Lavras e membros da UFLA, com o objetivo de desenvolver habilidades motoras e sociais, promover o bem-estar e formar atletas competitivos, além de proporcionar um espaço para melhora da saúde mental.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: ANDREA DE OLIVEIRA BARRA
Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
E-mail Institucional: andreabarraufla.br
E-mail Alternativo: andreacefetmggmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 13/11/2024 - 16:01:20
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.86.2
Créditos